O seu Punto motor e-torq consome água?
Re: O seu Punto motor e-torq consome água?
Olá galera,
Sou novo aqui no forum e primeiramente queria parabenizar todos os comentários, pois me ajudaram muito a pensar nos possiveis problemas do meu carro antes de levar ao mecanico e ele me dizer que precisa trocar o motor que ficara uma fortuna (rs).
Meu punto 2012 1.6 esta com o mesmo problema de evaporar a agua e vou levar no mecanico para analisar se não é o tal do microfuro e ver o custo do reparo.
Obrigado e o forum me ajudou demais, vou tentar participar mais e postar o resultado aqui depois.

Sou novo aqui no forum e primeiramente queria parabenizar todos os comentários, pois me ajudaram muito a pensar nos possiveis problemas do meu carro antes de levar ao mecanico e ele me dizer que precisa trocar o motor que ficara uma fortuna (rs).
Meu punto 2012 1.6 esta com o mesmo problema de evaporar a agua e vou levar no mecanico para analisar se não é o tal do microfuro e ver o custo do reparo.
Obrigado e o forum me ajudou demais, vou tentar participar mais e postar o resultado aqui depois.

Marcus Varèse
Re: O seu Punto motor e-torq consome água?
marcusvarese escreveu:Olá galera,
Sou novo aqui no forum e primeiramente queria parabenizar todos os comentários, pois me ajudaram muito a pensar nos possiveis problemas do meu carro antes de levar ao mecanico e ele me dizer que precisa trocar o motor que ficara uma fortuna (rs).
Meu punto 2012 1.6 esta com o mesmo problema de evaporar a agua e vou levar no mecanico para analisar se não é o tal do microfuro e ver o custo do reparo.
Obrigado e o forum me ajudou demais, vou tentar participar mais e postar o resultado aqui depois.
Não se esqueça de verificar a tampa também. As vezes é até bom trocar, pois com o tempo ela resseca e pode apresentar vazamentos.
No meu eu troquei o radiador. Ja tem quase 1 ano e mais de 30mil km rodados. Usei o da marca denso e ate agora sem novos problemas.
Ha uns 2 meses atras tava baixando um pouco de agua e apareceu umas goticulas de aditivo no lado externo do reservatorio de expansao. Troquei a tampa (20 reais) e não baixa nada de agua.
Outra coisa importante eh manter o sistema limpo e com aditivo na proporçao certa.
Uso o bardahl rad cool long life na proporçao de 50% com agua desmineralizada.
Abs.
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Raphael - Mauá-SP
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
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Re: O seu Punto motor e-torq consome água?
Olá a todos, como prometido vou dar meu feedback sobre o radiador da marca NOTUS.
Primeira impressão:
- Chegou muito bem embalado porém logo ao olhar por fora da caixa vi uma coisa que me deixou intrigado "MADE IN CHINA"
, mas ao abrir constatei que a aparência do acabamento e construção era tão boa quanto o DENSO original então fiquei mais tranquilo;
- Sua principal diferença visual é que a base superior e inferior da colmeia é de cor preta, seguem fotos (tiradas à noite e com pouca iluminação);


Infelizmente não consegui tirar fotos a partir desta altura da troca porque meu telefone ficou sem bateria, mas vou tentar descrever do melhor jeito como foi o resto da instalação...
Também não vou descrever a remoção e instalação do novo radiador pois está muito bem detalhado em posts anteriores, pois bem,..
Fixação do novo radiador:
- Como nesta vida nem tudo são flores, rsrsrsr, logo no início da instalação do novo radiador percebi que os encaixes dos pinos de fixação da travessa superior ficavam numa posição muito à frente da posição do radiador antigo, não deixando espaço para o radiador do A/C, neste momento já pensei em todo o transtorno que teria pra fazer a devolução e possível troca do radiador
;
Mas parando um pouco, com bastante paciência comecei a analisar todo o conjunto quando percebi que haviam 2 posições de encaixe das buchas, tanto na travessa superior quanto nos suportes inferiores, com uma diferença de aproximadamente 5cm entre as posições, testando essa segunda opção de encaixe ficou perfeito!
Recolocação da mangueiras:
- O engate rápido superior localizado abaixo do reservatório teve um encaixe perfeito, porem ao recolocar o engate rápido inferior que fica próximo ao compressor do A/C não entrava de forma alguma, pensei, Put# que pariu!!! só estou me fud#### com essa merd#! Desculpem os maus modos, mas foi isso mesmo que pensei, rsssr, mas blz, respirei fundo e fui ver o motivo do "não-encaixe". Pra a minha surpresa, mais uma rsrs, no engate rápido do radiador original tem dois guias um da cada lado e neste haviam 4 guias, os dois (um da cada lado) e mais dois (em cima e abaixo) do engate!
Tirando o fato de ter que remover novamente o radiador, esses guias extras foram facilmente removidos com uma lima, após isso encaixe foi perfeito!
Após esses contratempos foi tudo normal, abasteci com agua para identificar possíveis vazamentos e verificar pressão do sistema, não tendo maiores problemas esgotei o sistema e abasteci com Valeu Ultra Protect na proporção 1:1 com água desmineralizada.
Já rodados quase 100km por enquanto tudo ok.
Conclusão:
Tendo em vista os "problemas" que tive com a marca NOTUS no momento da instalação, talvez não o recomendasse, porém levando em consideração o custo R$ 357,00 e o fato do radiador original DENSO R$ 480,00 ter falhado comigo duas vezes, recomendo sim a marca, até porque se quem for instalar ler este relato antes já não vai enfrentar os contratempos que eu tive na instalação.
Vamos ver como se comporta e vou atualizando o tópico.
Abraço a todos!
Quase esqueci, seguem fotos do radiador DENSO com vazamento, exatamente no mesmo lugar do primeiro! (vide pag17).


Primeira impressão:
- Chegou muito bem embalado porém logo ao olhar por fora da caixa vi uma coisa que me deixou intrigado "MADE IN CHINA"

- Sua principal diferença visual é que a base superior e inferior da colmeia é de cor preta, seguem fotos (tiradas à noite e com pouca iluminação);


Infelizmente não consegui tirar fotos a partir desta altura da troca porque meu telefone ficou sem bateria, mas vou tentar descrever do melhor jeito como foi o resto da instalação...
Também não vou descrever a remoção e instalação do novo radiador pois está muito bem detalhado em posts anteriores, pois bem,..
Fixação do novo radiador:
- Como nesta vida nem tudo são flores, rsrsrsr, logo no início da instalação do novo radiador percebi que os encaixes dos pinos de fixação da travessa superior ficavam numa posição muito à frente da posição do radiador antigo, não deixando espaço para o radiador do A/C, neste momento já pensei em todo o transtorno que teria pra fazer a devolução e possível troca do radiador

Mas parando um pouco, com bastante paciência comecei a analisar todo o conjunto quando percebi que haviam 2 posições de encaixe das buchas, tanto na travessa superior quanto nos suportes inferiores, com uma diferença de aproximadamente 5cm entre as posições, testando essa segunda opção de encaixe ficou perfeito!

Recolocação da mangueiras:
- O engate rápido superior localizado abaixo do reservatório teve um encaixe perfeito, porem ao recolocar o engate rápido inferior que fica próximo ao compressor do A/C não entrava de forma alguma, pensei, Put# que pariu!!! só estou me fud#### com essa merd#! Desculpem os maus modos, mas foi isso mesmo que pensei, rsssr, mas blz, respirei fundo e fui ver o motivo do "não-encaixe". Pra a minha surpresa, mais uma rsrs, no engate rápido do radiador original tem dois guias um da cada lado e neste haviam 4 guias, os dois (um da cada lado) e mais dois (em cima e abaixo) do engate!


Após esses contratempos foi tudo normal, abasteci com agua para identificar possíveis vazamentos e verificar pressão do sistema, não tendo maiores problemas esgotei o sistema e abasteci com Valeu Ultra Protect na proporção 1:1 com água desmineralizada.
Já rodados quase 100km por enquanto tudo ok.
Conclusão:
Tendo em vista os "problemas" que tive com a marca NOTUS no momento da instalação, talvez não o recomendasse, porém levando em consideração o custo R$ 357,00 e o fato do radiador original DENSO R$ 480,00 ter falhado comigo duas vezes, recomendo sim a marca, até porque se quem for instalar ler este relato antes já não vai enfrentar os contratempos que eu tive na instalação.
Vamos ver como se comporta e vou atualizando o tópico.
Abraço a todos!
Quase esqueci, seguem fotos do radiador DENSO com vazamento, exatamente no mesmo lugar do primeiro! (vide pag17).


Editado pela última vez por felipebm86 em Seg Jul 11, 2016 1:23 pm, em um total de 2 vezes.
Re: O seu Punto motor e-torq consome água?
valeu pelo relato!
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: O seu Punto motor e-torq consome água?
felipebm86 escreveu:- Chegou muito bem embalado porém logo ao olhar por fora da caixa vi uma coisa que me deixou intrigado "MADE IN CHINA", mas ao abrir constatei que a aparência do acabamento e construção era tão boa quanto o DENSO original então fiquei mais tranquilo.
Pensei que fosse fabricado no Brasil: http://www.notus.ind.br/index.html
Muito importante seu relato em relação aos detalhes diferentes do radiador original Fiat.

"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: O seu Punto motor e-torq consome água?
Scorpio escreveu:Pensei que fosse fabricado no Brasil: http://www.notus.ind.br/index.html
Exatamente Scorpio!
Fui induzido ao erro justamente pelo site, pelo que percebi a NOTUS é importadora e não indústria, pelo menos no caso do radiador em questão.
Re: O seu Punto motor e-torq consome água?
felipebm86 escreveu:- Como nesta vida nem tudo são flores, rsrsrsr, logo no início da instalação do novo radiador percebi que os encaixes dos pinos de fixação da travessa superior ficavam numa posição muito à frente da posição do radiador antigo, não deixando espaço para o radiador do A/C, neste momento já pensei em todo o transtorno que teria pra fazer a devolução e possível troca do radiador;
Mas parando um pouco, com bastante paciência comecei a analisar todo o conjunto quando percebi que haviam 2 posições de encaixe das buchas, tanto na travessa superior quanto nos suportes inferiores, com uma diferença de aproximadamente 5cm entre as posições, testando essa segunda opção de encaixe ficou perfeito!
Depois da readequação a distância entre o radiador NOTUS e do ar-condicionado ficou a mesma distância do radiador original Fiat e do ar-condicionado?
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: O seu Punto motor e-torq consome água?
Scorpio escreveu:Depois da readequação a distância entre o radiador NOTUS e a do ar-condicionado ficou a mesma distância do radiador original Fiat e a do ar-condicionado?
Sim, ele ficou exatamente na mesma posição do original, mudou apenas o local onde é fixado.
Re: O seu Punto motor e-torq consome água?
Então ficou perfeito!
Quanto a ser fabricado na China, a China fabrica componentes para marcas tops (Sony, Philips, Bosch, RCA, Siemens, etc...) o que muda é o nível de exigência de quem contrata a fabricação.

Quanto a ser fabricado na China, a China fabrica componentes para marcas tops (Sony, Philips, Bosch, RCA, Siemens, etc...) o que muda é o nível de exigência de quem contrata a fabricação.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: O seu Punto motor e-torq consome água?
Blz, valeu Scorpio e VLA!
Estou de olho, qualquer alteração no funcionamento postarei aqui no fórum.
Abs.
Estou de olho, qualquer alteração no funcionamento postarei aqui no fórum.
Abs.
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