Boletim Tecnico -(recall branco) PUNTO - Comando cambio
Re: Boletim Tecnico -(recall branco) PUNTO - Comando cambio
mamonas2 escreveu:Acabei lendo o tópico inteiro e fiquei abismado com a seriedade do problema e a falta de respeito da FIAT com os seus clientes, por minha infelicidade eu finalmente consegui comprar um Sporting 08 e fui premiado com esse problemaDeeeJay escreveu:O meu deve ter quebrado hoje. Reduzi de terceira pra segunda, deu um estralo e a alavanca ficou boba. Alguém tem idéia de preço?
Você vai gastar uns R$150,00 á R$200,00 de mão de obra + R$320,00 á R$400,00 comprando os cabos, aconselho trocar os cabos de engate e desengate, o meu mecânico trocou apenas o que tinha estourado e 3 dias depois o segundo cabo estourou e lá se vai mais 2 dias na oficina!
Valeu! Vou levar pra concessionária e ver o que da pra fazer.
HLX 1.8 viewtopic.php?f=57&t=19900
Pessoal, boa noite.
Tenho um Punto ELX 1.4 2008 e de um tempos pra cá a marcha ré tem dado um estalo logo depois que eu começo a andar. Ocorre principalmente quando tem que acelerar mais um pouco porque estou numa subida.
É um pequeno tranco, como se não tivesse encaixado direito.
Alguém sabe o que isso pode ser?
Tenho um Punto ELX 1.4 2008 e de um tempos pra cá a marcha ré tem dado um estalo logo depois que eu começo a andar. Ocorre principalmente quando tem que acelerar mais um pouco porque estou numa subida.
É um pequeno tranco, como se não tivesse encaixado direito.
Alguém sabe o que isso pode ser?
- Piloto de Atari
Pessoal,
Há algum tempo atras meu punto começou a estalar ao trocar os engates das marchas pares para as impares.
Por exemplo, de primeira para segunda, de segunda para terceira... É uma espécie de enroscada seguida de um barulho de algo batendo ou se encaixando.
Verifiquei o seletor que vai preso ao cambio, e mudando as marchas por lá, não notei barulhos, inclusive entram muito fáceis, sem qualquer anormalidade.
Mas bastou montar os cabos para o barulho começar, o que me levou a acreditar que o barulho fosse no sistema de alavanca/cabos.
Desmontei todo o sistema de comando, troquei as buchas da alavanca, efetuei a lubrificação com graxa de silicone para evitar desgaste e rangidos.
Inspecionei os cabos visualmente e não notei nada "anormal".
Montei todo o conjunto e fiz a regulagem. Ficou muito bom na primeira semana. Engates macios e sem barulhos, mas notei uma ligeira folga nos cabos, coisa pouca, que talvez até seja normal.
Passado 3 meses o estalo voltou e esta bem forte.
As buchas da alavanca não tem nenhuma folga, tudo certinho por ali.
Tiro a conclusão de que o problema desses "estalos" talvez esteja nos cabos de comandos.
Como não da pra abrir, tampouco lubrificar aqueles cabos, a única solução que vejo seria a troca destes. E é aqui que encontrei uma baita dor de cabeça!
Primeiro:
Não encontro os cabos 55209938 (seleção) e 55209940 (engate) originais em nenhuma concessionária.
Liguei pra umas 15 já e nenhuma tem, fora o péssimo atendimento de praxe, desligadas na cara, etc.
Já pesquisei no ML, OLX, e também nada destes originais.
Segundo:
Encontrei uma marca paralela (IKS). Pesquisando na net, parece que não prestam.
O preço também é alto: R$ 250,00 cada, isso mesmo, CADA cabo!
Também não é fácil de achar. Encontrei em um fornecedor e sob encomenda!
Terceiro:
Obtive uma informação (mexânico de concessionária) que a Fiat mudou o fornecedor dessa peça (alavanca e cabos) para um de melhor qualidade.
Ele me falou que a base da alavanca agora é num plastico banco, com um comando mais simplificado (parecido com os VW, segundo ele) e os cabos são melhores e tem cabeças metálicas.
O catalogo da fiat anda apontando pra isso mesmo, dizendo que houve substituição da peça 55209940 para 100212056.
O código 100212056 é um conjunto de alavanca e cabos que custa R$ 900,00. Absurdos 900 temer's!
E também não encontro em lugar algum algum, só sob encomenda, sem previsão de chegada e com sinal de 50% (R$ 450,00).
Iai pessoal, o que fazer?
Infelizmente incendiar o carro não é uma das opções...
Estava muito satisfeito com o Punto, até precisar arrumar uma coisa boba dessas.
Entendo que esse componente se desgasta e talz, mas #@%&!, a fiat transformou uma pecinha tão simples que deveria ter em estoque, numa BAITA dor de cabeça pro proprietário (eles devem entender propriotário)...
O problema nem é tanto o preço, mas a disponiblidade da peça!
No meu caso, felizmente, o cabo não rompeu, mas parece que isso não vai demorar para acontecer...
E quem tiver o cabo quebrado? Fica sem carro...
Eu estava em lua de mel com o Punto. Já estava pensando em aumentar a familia com a aquisição de um fiat Bravo ou Linea...
Mas agora que conheci melhor a família, decidi meter o pé.
O Punto será meu primeiro e único fiat.
Já tive Peugeot e Ford e NUNCA tive 1/10 do trabalho pra encontrar uma peça.
E olha que no peugeot até o air bag do passageiro eu troquei e não tive dificuldade de encontrar a peça...
Embora sejam marcas que não pretendo voltar tão cedo, não foram piores que a Fiat.
Abs!
Há algum tempo atras meu punto começou a estalar ao trocar os engates das marchas pares para as impares.
Por exemplo, de primeira para segunda, de segunda para terceira... É uma espécie de enroscada seguida de um barulho de algo batendo ou se encaixando.
Verifiquei o seletor que vai preso ao cambio, e mudando as marchas por lá, não notei barulhos, inclusive entram muito fáceis, sem qualquer anormalidade.
Mas bastou montar os cabos para o barulho começar, o que me levou a acreditar que o barulho fosse no sistema de alavanca/cabos.
Desmontei todo o sistema de comando, troquei as buchas da alavanca, efetuei a lubrificação com graxa de silicone para evitar desgaste e rangidos.
Inspecionei os cabos visualmente e não notei nada "anormal".
Montei todo o conjunto e fiz a regulagem. Ficou muito bom na primeira semana. Engates macios e sem barulhos, mas notei uma ligeira folga nos cabos, coisa pouca, que talvez até seja normal.
Passado 3 meses o estalo voltou e esta bem forte.
Tiro a conclusão de que o problema desses "estalos" talvez esteja nos cabos de comandos.
Como não da pra abrir, tampouco lubrificar aqueles cabos, a única solução que vejo seria a troca destes. E é aqui que encontrei uma baita dor de cabeça!
Primeiro:
Não encontro os cabos 55209938 (seleção) e 55209940 (engate) originais em nenhuma concessionária.
Liguei pra umas 15 já e nenhuma tem, fora o péssimo atendimento de praxe, desligadas na cara, etc.
Já pesquisei no ML, OLX, e também nada destes originais.
Segundo:
Encontrei uma marca paralela (IKS). Pesquisando na net, parece que não prestam.
O preço também é alto: R$ 250,00 cada, isso mesmo, CADA cabo!
Também não é fácil de achar. Encontrei em um fornecedor e sob encomenda!
Terceiro:
Obtive uma informação (mexânico de concessionária) que a Fiat mudou o fornecedor dessa peça (alavanca e cabos) para um de melhor qualidade.
Ele me falou que a base da alavanca agora é num plastico banco, com um comando mais simplificado (parecido com os VW, segundo ele) e os cabos são melhores e tem cabeças metálicas.
O catalogo da fiat anda apontando pra isso mesmo, dizendo que houve substituição da peça 55209940 para 100212056.
O código 100212056 é um conjunto de alavanca e cabos que custa R$ 900,00. Absurdos 900 temer's!
E também não encontro em lugar algum algum, só sob encomenda, sem previsão de chegada e com sinal de 50% (R$ 450,00).
Iai pessoal, o que fazer?
Infelizmente incendiar o carro não é uma das opções...
Estava muito satisfeito com o Punto, até precisar arrumar uma coisa boba dessas.
Entendo que esse componente se desgasta e talz, mas #@%&!, a fiat transformou uma pecinha tão simples que deveria ter em estoque, numa BAITA dor de cabeça pro proprietário (eles devem entender propriotário)...
O problema nem é tanto o preço, mas a disponiblidade da peça!
No meu caso, felizmente, o cabo não rompeu, mas parece que isso não vai demorar para acontecer...
E quem tiver o cabo quebrado? Fica sem carro...
Eu estava em lua de mel com o Punto. Já estava pensando em aumentar a familia com a aquisição de um fiat Bravo ou Linea...
Mas agora que conheci melhor a família, decidi meter o pé.
O Punto será meu primeiro e único fiat.
Já tive Peugeot e Ford e NUNCA tive 1/10 do trabalho pra encontrar uma peça.
E olha que no peugeot até o air bag do passageiro eu troquei e não tive dificuldade de encontrar a peça...
Embora sejam marcas que não pretendo voltar tão cedo, não foram piores que a Fiat.
Abs!
Raphael - Mauá-SP
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
- Piloto de Autorama
Também me passaram essa informação de que foi alterado todo o sistema. No meu carro foi trocado tudo, até a alavanca.
HLX 1.8 viewtopic.php?f=57&t=19900
DeeeJay escreveu:Também me passaram essa informação de que foi alterado todo o sistema. No meu carro foi trocado tudo, até a alavanca.
Ainda bem que mudaram o sistema todo, pois o primeiro utilizado não presta mesmo!
Só pesquisar rapidamente que já se encontra um monte de relatos de gente que ficou na mão com isso.
As buchas folgam e os cabos quebram...
Eu andei em um Punto 2014 há algum tempo atras e tinha notado que os engates eram mais precisos, mas conclui isso achando que era devido ao fato do carro ser novo.
Tem uma concessionária com essa peça a pronta entrega, mas desde que se instale na CCS.
Valor da peça: R$ 950,00.
Mão de obra para a instalação: R$ 480,00.
Preço dos cabos do sistema novo: R$ 195,00 (o par - engate + seleção).
Vou mandar uma reclamação pra Fiat, mesmo duvidando que alguém vá tomar alguma providência...
O jeito é tentar encontrar em algum desmanche (legalizado) uma alavanca dessa em bom estado e comprar os cabos novos e originais...
Eu coloquei o carro à venda, mas não quero que o próximo dono tenha problema com algo que eu sei que ta ruim.
Abs!
Raphael - Mauá-SP
- Piloto de Autorama
Apenas para atualizar:
Um fornecedor de autopeças me disse que consegue a alavanca + cabos + suporte por R$ 500,00. Peça nova e original...
Mas pra variar, não tem disponível e vai encomendar. Pelo menos a encomenda é sem custo...
R$ 500,00, embora ainda seja caro, ta no preço do par de cabos paralelo que cheira a produto porcaria.
Quando tiver novidades, vou atualizando aqui pra ajudar.
Abs.
Um fornecedor de autopeças me disse que consegue a alavanca + cabos + suporte por R$ 500,00. Peça nova e original...
Mas pra variar, não tem disponível e vai encomendar. Pelo menos a encomenda é sem custo...
R$ 500,00, embora ainda seja caro, ta no preço do par de cabos paralelo que cheira a produto porcaria.
Quando tiver novidades, vou atualizando aqui pra ajudar.
Abs.
Raphael - Mauá-SP
- Piloto de Autorama
Estou com o mesmo problema. Primeiro o câmbio começou com folgas. Parecia estar todo solto.
Comprei um kit reparo no Mercado Livre, que dizia ser original. Quebrou em 3 meses uma das buchas e não engatava as marchas direito.
Troquei a bucha, mas a ré e a segunda marchas entram com dificuldade.
Me recomendaram trocar o kit reparo novamente e cabo de seleção e engate. R$ 1450,00 tudo. Achei um absurdo de caro.
Alguém já tem uma solução mais barata? Alguma dica de onde encontrar estas peças originais mais baratas?
Comprei um kit reparo no Mercado Livre, que dizia ser original. Quebrou em 3 meses uma das buchas e não engatava as marchas direito.
Troquei a bucha, mas a ré e a segunda marchas entram com dificuldade.
Me recomendaram trocar o kit reparo novamente e cabo de seleção e engate. R$ 1450,00 tudo. Achei um absurdo de caro.
Alguém já tem uma solução mais barata? Alguma dica de onde encontrar estas peças originais mais baratas?
rgapski escreveu:Passado 3 meses o estalo voltou e esta bem forte.
O chefe de oficina de uma concessionária Fiat de Sampa disse que esse estalo pode vir do deslocamento da capa interna do cabo.
rgapski escreveu:Obtive uma informação (mexânico de concessionária) que a Fiat mudou o fornecedor dessa peça (alavanca e cabos) para um de melhor qualidade.
Exatamente! Os cabos (separados) do modelo antigo não são mais fornecidos, somente o novo conjunto completo.
Se fez as revisões pode ser que de para conseguir a substituição como cortesia...
.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Na internet só encontrei marca IKS (xingling)
Na CSS tem disponível o conjunto da referência nova por R$ 850,00 + R$ 380,00 de mão de obra.
Que tragédia esse câmbio. Que tragédia esse valor.

Na CSS tem disponível o conjunto da referência nova por R$ 850,00 + R$ 380,00 de mão de obra.

Que tragédia esse câmbio. Que tragédia esse valor.
Hoje foi trocado a alavanca de cambio e cabos (conjunto completo modelo novo). Peça + mão de obra em cortesia Fiat.
Depois posto fotos do conjunto antigo (original do carro) e o novo, são diferentes.
Os engates nunca foram tão precisos!
Depois posto fotos do conjunto antigo (original do carro) e o novo, são diferentes.
Os engates nunca foram tão precisos!

"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."