Pneu 205/55 na roda 16 Punto Essence (tala 6)... dá certo?
Re: Pneu 205/55 na roda 16 Punto Essence (tala 6)... dá cert
A volta para a medida original é mais uma particularidade mesmo, me parece que o carro andava mais solto com o pneu 195, mas claro, questão de gosto.
Vou elencar alguns problemas:
- Desgaste irregular apesar de sempre fazer alinhamento periódico(segundo o auto center é comum no modelo);
- Desgaste prematuro, devido ao treadwear baixo, não passaria de 30mil km;
- Pneus ficaram perigosamente lisos em curvas e tração mesmo em piso seco após 25mil km de uso;
- Calibragem não se mantém mais de tempos pra cá, teria que fazer uma re-montagem para reforçar a vedação, válvulas estão ok;
- Nesta altura da vida o pneu também se mostrou extremamente duro, mais do que os P7 originais;
Estes são alguns defeitos que lembro agora, foi uma das piores experiências com um modelo de pneu que tive, mas claro, ainda é bem melhor que remold
Veja bem, só no quesito desgaste sem considerar qualquer problema destes listados acima já vale apena, o Michelin XM2 tem treadwear 420 o Phantom não consegui encontrar mas deve ser no máximo 240 por ser "esportvo" teoricamente deve durar 75% mais, portando pagar 20% a 30% mais ainda está barato.
- Desgaste irregular apesar de sempre fazer alinhamento periódico(segundo o auto center é comum no modelo);
- Pneus ficaram perigosamente lisos em curvas e tração mesmo em piso seco após 25mil km de uso;
- Calibragem não se mantém mais de tempos pra cá, teria que fazer uma re-montagem para reforçar a vedação, válvulas estão ok;
- Nesta altura da vida o pneu também se mostrou extremamente duro, mais do que os P7 originais;
Estes são alguns defeitos que lembro agora, foi uma das piores experiências com um modelo de pneu que tive, mas claro, ainda é bem melhor que remold

Veja bem, só no quesito desgaste sem considerar qualquer problema destes listados acima já vale apena, o Michelin XM2 tem treadwear 420 o Phantom não consegui encontrar mas deve ser no máximo 240 por ser "esportvo" teoricamente deve durar 75% mais, portando pagar 20% a 30% mais ainda está barato.
Na época que os comprei, o próprio site da Pirelli os colocava com maior durabilidade e menor capacidade de frenagem em comparação aos P7 e aos Cinturatto, então deduzi que entre os 3 era o de treadwear mais alto, porém não achei a informação oficial do fabricante.
Na prática estimo que durarão o mesmo que os P7 originais, algo entre 30 e 35 mil km no meu carro.
Na próxima troca, se ainda estiver com o carro, pensarei em pegar os Primacy3, mas com essa info de treadwear dos XM2 (205/55), talvez opte por eles. Não preciso de um pneu com desempenho espetacular pois meu perfil familiar não exige muito do carro. Gostaria de um pneu durável, macio e silencioso.
Na prática estimo que durarão o mesmo que os P7 originais, algo entre 30 e 35 mil km no meu carro.
Na próxima troca, se ainda estiver com o carro, pensarei em pegar os Primacy3, mas com essa info de treadwear dos XM2 (205/55), talvez opte por eles. Não preciso de um pneu com desempenho espetacular pois meu perfil familiar não exige muito do carro. Gostaria de um pneu durável, macio e silencioso.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Exatamente VLA, consegui te passar minha lógica, rsrsrs
Os pneus novos acabaram de chegar, devo montar hoje a tarde e depois posto as primeiras impressões, a primeira coisa que olhei foi o DOT 2016 (20ª semana de 2016) ou seja foram fabricados a pouco mais de 2 meses, já é um ótimo sinal pois nessas promoções é comum ser queima de estoque antigo.
Enfim, depois mando o feedback.
Os pneus novos acabaram de chegar, devo montar hoje a tarde e depois posto as primeiras impressões, a primeira coisa que olhei foi o DOT 2016 (20ª semana de 2016) ou seja foram fabricados a pouco mais de 2 meses, já é um ótimo sinal pois nessas promoções é comum ser queima de estoque antigo.
Enfim, depois mando o feedback.
felipebm86 escreveu:A volta para a medida original é mais uma particularidade mesmo, me parece que o carro andava mais solto com o pneu 195, mas claro, questão de gosto.
Estes são alguns defeitos que lembro agora, foi uma das piores experiências com um modelo de pneu que tive, mas claro, ainda é bem melhor que remold![]()
Felipe, tenho no punto os Phantom tbm, e assim como vc , não recomendo. Ainda estão novos, mas o que ouvi é que são pneus pra colocar no carro só pra vender. Trabalho em uma concessionária Mercedes Benz, e tenho contato com pessoas que trabalham com Michellin, e os caras são francos comigo, não por representarem a marca, mas por que somos próximos mesmo. Valeria gastar mais por pneus melhores, esses Phanton são pneus de 2 linha .
- Piloto de Autorama
Danilo_Tma escreveu:Felipe, tenho no punto os Phantom tbm, e assim como vc , não recomendo. Ainda estão novos, mas o que ouvi é que são pneus pra colocar no carro só pra vender. Trabalho em uma concessionária Mercedes Benz, e tenho contato com pessoas que trabalham com Michellin, e os caras são francos comigo, não por representarem a marca, mas por que somos próximos mesmo. Valeria gastar mais por pneus melhores, esses Phanton são pneus de 2 linha .
Faz todo o sentido Danilo, no meu ponto de vista não são baratos, estão no preço que valem, já que se consegue facilmente pneus de 1ª com 20% a mais!
Se quiserem pneu duradouro o Michelin Primacy 3 não é dos melhores, embora ele seja muito superior ao Pirelli P7 e Phantom ele tem treadwear baixo, de 240 (ou 260) apenas. Os Energy XM2 devem ter treadwear de 420, embora sejam mais duros, desconfortáveis e menos aderentes.
O Primacy 3 é um pneu excelente, mas usei pouco, menos de 4000 km. Estavam como novos, desgaste perfeito, nem cheguei a fazer rodízio.
O Primacy 3 é um pneu excelente, mas usei pouco, menos de 4000 km. Estavam como novos, desgaste perfeito, nem cheguei a fazer rodízio.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
jpromero escreveu:Os Energy XM2 devem ter treadwear de 420, embora sejam mais duros, desconfortáveis e menos aderentes.
JP, sempre fui da opinião que pneu durável era sinônimo de pneu duro, mas no caso do xm2 tive como fazer a prova real, usei o punto do meu irmão com 4 xm2 205/55 16 no final da vida e eram mais macios que os phantom quando novos, veja no link abaixo as avaliações, esse foi um dos motivos de eu ter corrido pra michelin sem pestanejar!
Parece que essa característica se deve a sílica utilizada na fórmula da borracha.
http://www.melhorpneu.com.br/avaliacao_pneu.php?marca=Michelin&modelo=Energy%20XM2
Bom, como prometi um feedback..
Já posso dizer que o carro mudou, melhorou em todos os aspectos, visualmente ficou mais proporcional ao carro com pneus 195/55 e de quebra ainda sumiu aquela barriga feia nos pneus dianteiros, agora só o dono tem barriga grande
, vou ver se consigo tirar uma foto nos próximos dias e posto aqui pra ter ideia de como ficou.
Mas claro, ainda é cedo pra uma opinião definitiva, pneus novos são sempre ótimos, vamos ver como se comportam daqui pra frente..
Obs. Como falei anteriormente os pneus antigos Pirelli Phantom estavam com desgaste irregular e que haviam me falado que era característico no modelo em questão, pois bem, fiz a montagem num autocenter diferente desta vez e no momento da geometria foi constatado que o alinhamento estava correto, dentro do tolerável, foi apenas ajustado pra ficar realmente zerado nos parâmetros, o que reforça a tese que o desgaste irregular não foi proveniente de problemas no alinhamento.
Já posso dizer que o carro mudou, melhorou em todos os aspectos, visualmente ficou mais proporcional ao carro com pneus 195/55 e de quebra ainda sumiu aquela barriga feia nos pneus dianteiros, agora só o dono tem barriga grande

Mas claro, ainda é cedo pra uma opinião definitiva, pneus novos são sempre ótimos, vamos ver como se comportam daqui pra frente..
Obs. Como falei anteriormente os pneus antigos Pirelli Phantom estavam com desgaste irregular e que haviam me falado que era característico no modelo em questão, pois bem, fiz a montagem num autocenter diferente desta vez e no momento da geometria foi constatado que o alinhamento estava correto, dentro do tolerável, foi apenas ajustado pra ficar realmente zerado nos parâmetros, o que reforça a tese que o desgaste irregular não foi proveniente de problemas no alinhamento.
o pneu velho desgastou nos cantos de dentro, como se a direção estivesse desalinhada?
o meu gastou um pouco assim, mas não posso culpar os pneus a principio pq um pivô estava com folga já há um tempinho e eu atrasei a troca.
uma coisa que não gosto muito nos xm2 é que eles não tem aquela proteção borrachuda nas bordas da roda, como os pirelli tem.... os primacy3 até protegem um pouco.
o meu gastou um pouco assim, mas não posso culpar os pneus a principio pq um pivô estava com folga já há um tempinho e eu atrasei a troca.
uma coisa que não gosto muito nos xm2 é que eles não tem aquela proteção borrachuda nas bordas da roda, como os pirelli tem.... os primacy3 até protegem um pouco.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
VLA escreveu:o pneu velho desgastou nos cantos de dentro, como se a direção estivesse desalinhada?
Os meus P7 também desgastaram nos cantos de dentro. Estavam com o alinhamento um pouco errado segundo um outro auto center, nada exorbitante. No final das contas, o primeiro auto center condenou a caixa de direção, mas outros 3 auto centers disseram que a caixa está boa, a minúscula folga que ela tinha era só na cremalheira, com o volante centralizado e isso não desgasta pneu irregular. Tudo indica que perdi os 2 P7 dianteiros em uns 4000 km por causa do alinhamento e algum possível defeito, fragilidade ou sei lá, na parte interna do pneu. Não tenho argumentos que provam isso, são apenas indícios, na dúvida não compro mais Pirelli.
Por ironia do destino o New Fiesta veio com 4 Pirelli Cinturato P7 que tem esse protetor de rodas (essa borda que vc falou). Até que combinam com o estilo do carro pois a maioria dos NF Titanium usam esse pneu, mas quando for trocar pretendo usar outra marca, Michelin não fabrica mais na medida dele, então vou usar qualquer outro, Hankook, Momo e acho que Dunlop fabricam na medida dele.
João Paulo