[DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.6 16v

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.6 16v

por VLA » Seg Set 12, 2016 3:00 pm

depois que solucionar os problemas deixe um feedback pra gente.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por MrPunto95 » Sáb Set 24, 2016 8:06 am

Não terá os injetores entupidos?
Fiat Punto 55 S "Puntix"
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por baixinho » Seg Jan 16, 2017 2:34 pm

Pessoal.. acabei de fazer o um canal no youtube onde disponibilizo alguns videos do meu Punto E.Torq TURBINADO!! :formatura:

https://www.youtube.com/channel/UCD2n2FpRW0CwBGwUhOTRqiQ

Qualquer dúvida, pode mandar as perguntas por aqui ou por lá!

Abraço!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por BigDan89 » Qua Fev 01, 2017 3:54 pm

VLA escreveu:depois que solucionar os problemas deixe um feedback pra gente.

Fala Galera, beleza? Desculpa a demora para responder. é que ouve Muitas indas e Vindas da vida e com o Carro.

Eu nos 50mil km do carro fiz uma mega revisão do carro.
Troca de velas, cabos, limpeza do TBI, pedi para verificar os Bicos injetores, troca de filtro de combustível, óleo, filtro de óleo (mecânico detectou o vazamento da junta do filtro de óleo) junta do filtro, limpeza do filtro de ar (estou usando o INflow, não sei quanto a potencia, mas em resposta o carro melhora) e a reprogramação da Injeção, ele zerou ela.
Alem disso, troquei discos e pastilhas (TRW é bom mas barulhento), fluido de freio, pedi para ele ver se tem mais algum vazamento, ele disse q esta tudo ok.

Na revisão dos 30 mil eu havia trocado as velas, mas foi necessário novamente. Sobre a gasolina de baixa Qualidade, eu me policio a usar gasolina comum, aditivada e álcool aditivado. Volte e meia eu coloco um frasco de aditivo qndo vou encher o tanque, então me espantou o fato de ter ficado dessa maneira.

Eu não manjo muito de mecânica, preciso me aprofundar mais. Ainda mais eu que sou chato demais com o carro.

O carro realmente Mudou demais, pega muito fácil, na gasolina ele é linear na primeira partida (seja dia frio ou não), no Álcool ele ainda pipoca, da tranco e etc. Mas realmente foi necessário fazer uma limpeza completa no motor (injeção, tbi, bicos).

o que me chamou a atenção é que o carro melhorou no consumo com gasolina na cidade e piorou na estrada:

em 2013, ele fazia 15 km/l media de 110, 120
Hoje ele ta fazendo 14,5km/l media de 100,110 km/h

na cidade ele ta fazendo 11,5 hoje em dia e em 2013 ele fazia 10,5

No alcool eu ainda não peguei estrada, na cidade na mudou, 6 com filtro normal, 6,5, 7 com filtro Inflow

Outra coisa que mudou foi o comportamento. Ele é muito mais "macio" na gasolina. aqui em SP, como está tudo em 50 km/h, na gasolina eu rodo em 5 marcha só com a força do motor tranquilamente nos seus 2mil rpm, 1.5, nao lembro. ele fica mais preso.

Quando eu coloco álcool, o carro fica aspero, agressivo, eu nao consigo manter ele a 50km/h, ou eu reduzo para a 4ª (ando com rotação um pouco alta) ou ando em 5ª pisando no freio e pipocando o carro (nessas condições ele da uns "pulos" de motor).

Fiz um teste em um trecho na dutra e, na gasolina ele tende a ter um comportamento de 8v. Desenvolve de forma progressiva. No Álcool ele se torna um canhãozinho. conta giro sobre, velocidade sobe e se vc tira o pé do acelerador ele demora a diminuir a velocidade (impressão de manter rotação).

Agora tem outra coisa me incomodando: em Outubro, uma renegade bateu na quina do meu carro, afetando paralama e (por incrível que pareça) o compressor do ar condicionado. apos o reparo da funilaria, levei em um loja para a bendita troca do compressor e resultado:

o carro esta perdendo mais potencia que antigamente com o ar ligado, alem de, a ventoinha estar fazendo barulho alto (ar condicionado influencia na ventoinha? ou tem ventoinha?). Outra coisa, aparentemente o carro anda esquentando acima do que era antes (ventoinha ligada a mais tempo).
Não sei se é Neura Minha. mas isso me incomoda.

Outra coisa, as vezes sinto que o carro da uma patinada, não sei sou eu cabassando ou realmente esta. Hoje ele esta com 55 mil, ja ta na hora de olhar para embreagem?

Bom é isso, e ta chegando a revisão dos 60 mil esta chegando mais rápido do q eu esperava.rs =(

Óleo eu sempre usei selênia o original FIAT (vermelho) 5W30, e ja to pensando em fazer um nova limpeza no filtro de ar (vou começar a ser mais rigoso)

Obrigado pelas dicas, ajudou muito e se não for incomodo (como você tem um e-torq também) gostaria de trocar informações com você sobre o dia a dia com o motor.

Quero aprender a entender ele e a mexer quem sabe.

Abraços.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por FlavioBsAs Sporting » Sáb Jan 20, 2018 1:31 am

Boa noite pergunto de Buenos Aires, possível colocar admissão strada ou palio sugando ar de roda
Desculpe pela tradução
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Anterior