Trocar kit embreagem Dualogic

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Trocar kit embreagem Dualogic

por macelhads » Dom Jul 30, 2017 7:49 am

Olá, galerinha, tudo bem? Sou novo aqui no forúm e descobri vcs porque procurei informações sobre a troca da embreagem do meu Bravo dualogic essence 2011/2012.

Bem, vamos lá...

O meu carro estava com 107km rodados e estava apresentando sintomas de embreagem, como trepidação muito forte, principalmente na saída pela manhã, saídas de primeira marcha em trânsito lento e em subidas, fora que estava sem força, eu acelerava e o carro parecia muuito pesado. Pois bem, não pensei duas vezes e fui em busca de orçamento das peças, procurei um mecânico e me espantei com a falta de conhecimento dos mecânicos da minha cidade (natal/RN) com relação ao cambio dualogic e manutenção, não tem, ninguém mexe, ninguém sabe, ninguém viu (kkkkk). No entanto, garimpei e achei um que mexia. Falei com ele e ele falou que também seria necessário trocar o Atuador hidráulico (que até então eu desconhecia essa peça) e me cobrou R$650 pela troca da embreagem e atuador, junto com a reprogramação do Dualogic e disse que só fazia o serviço com peças originais FIAT pq se não, não ficava bom o serviço e mesmo assim ele não garantia nada (impressionante esses mecânicos)... Corri lá na fiat e pedi orçamento das peças, para minha surpresa foi um tremendo de um ABSURDO!! A embreagem me cobraram R$450 (preço normal) e incríveis R$2100 no atuador hidráulico, totalizando R$2550 e ainda só dividiam em 6X no cartão. E sabem quanto pra fazer o serviço? R$em torno de 1000-1500R$... Saí de lá abismado com total falta de respeito com o cliente com relação a manutenção... Corri e procurei as peças no mercado livre (pq dinheiro tá difícil), achei o a embreagem e o atuador por R$1500 (Embreagem VALEO e atuador LUK, mesma marca dos fornecedores dessa peça na FIAT), comprei.

Nesse meio tempo procurei outro mecânico que fazia o serviço e mais experiente (por indicação de um primo), pois trabalhou em concessionária e conhecia o sistema dualogic. Fiz o serviço com ele, em um dia ele me entregou o carro. Resultado: o carro ganhou força (ficou até mais econômico) e parou com as trepidações. No entanto, andando com ele nos outros dias notei que o Dualogic tá meio "doido", principalmente em segunda e terceira marchas, as vezes o carro reduz pra elas. e quando vou acelerar e aperto um pouco mais no acelerador o giro n sobe (como se algo estivesse segurando) e depois sobe com tudo (como se tivesse ficado normal), acontece na terceira marcha também, a mesma coisa. Outro ponto é que quando está de 5ª marcha e eu piso mais no acelerador para ganhar mais força ele meio que reduz para a segunda (nunca reduzia para segunda antes, era sempre para a terceira) dando uns trancos e logo em seguida passa para a terceira, é como se ele estivesse indeciso nas marchas..

Sou leigo no assunto, mas pesquisei bastante, será que não é erro na reprogramação do dualogic?? Devo levar direto na concessionária para reprogramar? Falei com o mecânico e ele disse que queria dar uma volta no carro pra ver o que poderia ter ocorrido, não falou nada de reprogramação. Sinceramente estou com medo de ser algo a mais..

OBS: O carro dava trancos antes, bem fortes às vezes, já estava acostumado com eles e conhecia o "estilo" dos trancos, pois rodei 100km com dualogic kkkk. Dessa vez os trancos estão diferentes, como sitado acima.

OBS2: O atuador é da marca LUK, mesma usado na FIAT (LUK ou VALEO), porém o que eu comprei é diferente do que tinha no carro, o disign é um pouco diferente, mas creio que isso n influencia em muita coisa (ou não?)...

Abraço a todos!!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Marcus Vilasboas » Dom Jul 30, 2017 4:11 pm

Olá macelhads.

O sistema do câmbio Dualogic é "adaptativo", ou seja, os parâmetros de funcionamento variam conforme o nível de desgaste dos componentes. Parâmetros como o mapa de marcha x rotação x torque não são fixos. Com as peças novas que foram colocadas, o módulo do câmbio deve estar se ajustando aos novos tempos de troca de marcha, transmissão de torque, etc...

Eu sugiro que vc vá usando o carro até que o ajuste se estabeleça sozinho. Se estiver muito ruim, vc pode pedir ao seu mecânico que faça um reset dos parâmetros do câmbio, mas eu te antecipo que o carro pode ficar do mesmo jeito que está agora.

Pela sua descrição, o carro me parece normal. Ele dá essas reduções violentas quando se pisa no acelerador com mais firmeza. Claro que eu não andei no seu carro pra saber, mas ele me parece normal. Talvez vc tenha que se acostumar com a nova configuração e reaprender o ponto do acelerador pra evitar essas reduções.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por macelhads » Dom Jul 30, 2017 11:21 pm

(removida a citação)

Fico mais aliviado com essa sua resposta... isso que vc falou de se acostumar com a nova configuração e o ponto do acelerador faz muito sentido mesmo. Eu estava andando hoje e comecei a pegar o jeito para essa nova configuração, é diferente do que eu estava acostumado hoje, mas consegui melhorar bastante, embora ainda esteja dando uns "trancos doidos" e aceleradas estranhas...

Mas no geral o carro ficou bem mais suave e o barulho dos estalos das trocas de marcha reduziram uns 50%, ficaram bem mais silenciosos...

Vou seguir seu conselho, andar e aguardar pra ver como fica e melhorar meu "feeling". Volto aqui pra dizer como ficou nesses próximos dias.

Abraços!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por macelhads » Seg Jul 31, 2017 8:42 am

Outra coisa que esqueci de relatar ou não ficou bem claro, ocorre principalmente em segunda e terceira marchas, ele engata as marchas, eu acelero e o giro sobe, porém o carro n anda e de repente ele dá um tranco com tudo. É como se vc passasse a marcha e ficasse com o pé na embreagem e acelerasse muito sem tirar o pé da embreagem e de repente soltasse com tudo...

De qualquer forma vou aguardar mais uns dias pra ver.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por yurimaeda » Dom Abr 08, 2018 10:56 pm

macelhads escreveu:Outra coisa que esqueci de relatar ou não ficou bem claro, ocorre principalmente em segunda e terceira marchas, ele engata as marchas, eu acelero e o giro sobe, porém o carro n anda e de repente ele dá um tranco com tudo. É como se vc passasse a marcha e ficasse com o pé na embreagem e acelerasse muito sem tirar o pé da embreagem e de repente soltasse com tudo...

De qualquer forma vou aguardar mais uns dias pra ver.

sou novo aqui no fórum, esse é meu primeiro post...partindo do ponto que a embreagem e atuador foram comprados e instalados corretamente, esse defeito está na programação do dualogic, após troca de embreagem e atuador deve-se programar o dualogic, retesar o índice de degradação (desgaste) da embreagem e proceder o aprendizado do kiss (contato do disco de embreagem ao platô e volante) e após isso deve se sair da imobilidade andar uns 5m e parar o carro, repetindo por 20x.. feito isso desliga-se o carrro e aguarde 1min para a central do dualogic gravar os novos parâmetros, assim sanado os defeitos relatados.. lembrando que em caso de vazamento e fuga de pressão deve se trocar os reparos do robô, só trocar embreagem e atuador nem sempre resolverão 100% dos problema do cambio..
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Anterior