[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
overspeed escreveu:ela trabalha desviando pressão que iria pra wastegate causando sua abertura (diminuindo pressão) pra fora (pro intake), ela é controlada via PWM pela central...
R384 acho que empurra uns 230~240cv na podium com bicos e demais alterações necessárias
intendi, o controle dela então é de forma proporcional e não uma voltagem fixa de abertura on - off.
Ela com a borboleta fechada ela desvia pressão toda para intake ou deixa tudo liberado para a wastegate? Nos mapas que você monta, consegue trabalhar na abertura dessa válvula alterando a pressão de trabalho?
- Piloto de Atari
Sim, proporcional a pressão de overboost desejada (pressão acima da setada mecanicamente pela mola), com borboleta fechada ela fica em 5% ou seja, todoo ar vai pra wastegate facilitando sua abertura.
Sim, é basicamente neste setor do SW que estão os principais mapas alterados
- Piloto de Autorama
Cristiano Frank escreveu:Boa noite, acabo de adquirir um Tjet vermelho 13/13 ,27mkm.
Quero deixá-lo com 200cv sem troca de turbina.
O que recomendam e quem recomendam para fazer aqui em SP?
Quero tbm fazer escape.
Ahhh e tem multimídia para punto de na qualidade, pois o som é bom mas pouco recurso não consigo nem usar Bluetooth no player do I phone.
Aguardo opiniões.
Em breve fotos.
Até cerca de 185cv consegue na podium cmo DP e filtro... se converter pra alcool (precisa de bicos e kit de partida a frio) ai chega em média a 205~210cv de motor
Se quier me chama no whatts 11991012051
- Piloto de Autorama
overspeed escreveu:Cristiano Frank escreveu:Boa noite, acabo de adquirir um Tjet vermelho 13/13 ,27mkm.
Quero deixá-lo com 200cv sem troca de turbina.
O que recomendam e quem recomendam para fazer aqui em SP?
Quero tbm fazer escape.
Ahhh e tem multimídia para punto de na qualidade, pois o som é bom mas pouco recurso não consigo nem usar Bluetooth no player do I phone.
Aguardo opiniões.
Em breve fotos.
Até cerca de 185cv consegue na podium cmo DP e filtro... se converter pra alcool (precisa de bicos e kit de partida a frio) ai chega em média a 205~210cv de motor
Se quier me chama no whatts 11991012051
Pra chegar aos 200cv na IHI etanol qual a pressão de trabalho? Muito risco de vazamento de água?
"RACING-Because football, baseball, bowling, basketball & golf only require one ball!"
EX: Punto T-jet 09/10 Branco - Skydome/Blue&ME/NAV/Subwoofer FIAT
Atual: Linea T-jet 09/10 Preto Vesúvio - Blue&ME/NAV/Subwoofer FIAT
EX: Punto T-jet 09/10 Branco - Skydome/Blue&ME/NAV/Subwoofer FIAT
Atual: Linea T-jet 09/10 Preto Vesúvio - Blue&ME/NAV/Subwoofer FIAT
overspeed escreveu:Sim, proporcional a pressão de overboost desejada (pressão acima da setada mecanicamente pela mola), com borboleta fechada ela fica em 5% ou seja, todoo ar vai pra wastegate facilitando sua abertura.
Ok, então deixa eu ver se intendi, considerando um carro todo original de fabrica, a partir do momento que eu to com a borboleta toda aberta no pé e com baixa rpm, a central desvia o ar todo para o intake e vai liberando para a wastegate aos poucos para fazer o controle da pressão conforme o mapa e aumento da rpm do motor.
No caso dos Bravos o Overboost então só mantem a válvula por mais tempo fechada para a wastegate para liberar um pouco mais de pressão por uma tempo maior.
Todo esse controle varia conforme a carga do motor, combustivel utilizado ( comum ou premium)?
- Piloto de Atari
Racer_X escreveu:
Pra chegar aos 200cv na IHI etanol qual a pressão de trabalho? Muito risco de vazamento de água?
na ultima versão que fiz vem ate 1,55bar na rua de pico dependendo das condições... até agora com esse setup acho que nínguem teve problemas de vazamento de água
- Piloto de Autorama
ThiagoAnacleto escreveu:
Ok, então deixa eu ver se intendi, considerando um carro todo original de fabrica, a partir do momento que eu to com a borboleta toda aberta no pé e com baixa rpm, a central desvia o ar todo para o intake e vai liberando para a wastegate aos poucos para fazer o controle da pressão conforme o mapa e aumento da rpm do motor.
No caso dos Bravos o Overboost então só mantem a válvula por mais tempo fechada para a wastegate para liberar um pouco mais de pressão por uma tempo maior.
Todo esse controle varia conforme a carga do motor, combustivel utilizado ( comum ou premium)?
na pratica não todo o ar, o limite é 90% na pierbrug se não me confundi... ela pulsa em 90% o ar pra o intake até atingir a pressão setada, depois entra em pressão estabilizada e fica em media na casa dos 55~65% de DC.
Sim, no bravo com OB ligado esses 65 ficam um pouco mais elevados dos 2.000 a algo perto dos 4500 dai pra frente fica tudo igual de novo.
esse controle varia com muitos sensores, temperatura, RPM, pedal, se teve Knock, tempo de utilização, etc etc etc
- Piloto de Autorama
Bacana, obrigado pelo conhecimento repassado.
- Piloto de Atari
overspeed escreveu:ThiagoAnacleto escreveu:
na pratica não todo o ar, o limite é 90% na pierbrug se não me confundi... ela pulsa em 90% o ar pra o intake até atingir a pressão setada, depois entra em pressão estabilizada e fica em media na casa dos 55~65% de DC.
Sim, no bravo com OB ligado esses 65 ficam um pouco mais elevados dos 2.000 a algo perto dos 4500 dai pra frente fica tudo igual de novo.
esse controle varia com muitos sensores, temperatura, RPM, pedal, se teve Knock, tempo de utilização, etc etc etc
Como se comportaria a pressão de trabalho se eu interligasse a mangueira que sai da pressurização da turbina direto no atuador da wastegate sem passar pela pierburg? Você já chegou a realizar esse teste alguma vez?
- Piloto de Atari
Pessoal, to pensando em colocar um Downpipe sem fazer o remap, so pra dar uma diferença no ronco.
Porem ouvi falar que Downpipe sem remap o carro chega a perder potência, isso procede??
Porem ouvi falar que Downpipe sem remap o carro chega a perder potência, isso procede??
- Piloto de Atari