Óleo Lubrificante para e-torq 1.6 ou 1.8
Re: Óleo Lubrificante para e-torq 1.6 ou 1.8
Kapna escreveu:Pior a resposta da FIAT, que se a concessionária colocou esse óleo, pode ser utilizado qualquer um do manual, mesmo sendo e-torq 1.6, disse que no manual não estava isso e falaram que não tem problemas, qualquer avaria procurar a concessionária.
Aparentemente o carro está normal, vou acompanhar e na próxima troca dar um escracho na concessionária.
É um absurdo......
Teoricamente você não vai notar qualquer diferença no funcionamento, porém se usar este óleo mais "grosso" por um longo período e no futuro voltar para o 5w30 poderá ocorrer queima de óleo.
Como sou leigo não vou entrar em detalhes de outras características técnicas que sofrem alteração no sistema de lubrificação tendo em vista que foi projetado para uma viscosidade específica de óleo, mas imagino que tenham n fatores alterados, como por exemplo a capacidade da bomba de óleo, demora maior para lubrificação plena numa partida a frio, etc.....
Kapna escreveu:Pior a resposta da FIAT, que se a concessionária colocou esse óleo, pode ser utilizado qualquer um do manual, mesmo sendo e-torq 1.6, disse que no manual não estava isso e falaram que não tem problemas, qualquer avaria procurar a concessionária.
Aparentemente o carro está normal, vou acompanhar e na próxima troca dar um escracho na concessionária.
Se fosse para usar o 15W40 semi-sintético nos motores e-torq o manual iria informar....
Certamente o motor terá deficiência de lubrificação na fase fria devido a maior viscosidade do lubrificante 15W40.
Se fosse o meu carro trocaria o óleo, por minha conta, pelo especificado no manual. (sintético 5W30)
.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Scorpio escreveu:Se fosse para usar o 15W40 semi-sintético nos motores e-torq o manual iria informar....
Certamente o motor terá deficiência de lubrificação na fase fria devido a maior viscosidade do lubrificante 15W40.
Se fosse o meu carro trocaria o óleo, por minha conta, pelo especificado no manual. (sintético 5W30)
Bem ridículo esse atendimento da FIAT, como estamos efetuando as trocas a cada 5000km, vou usar esse por enquanto, na próxima troca já volto para o 5W30, pior que questionei referente ao que estava no manual e tiveram coragem de dizer que é qualquer um do manual, eu falei que no manual não estava qualquer um e sim o 5w30 para o 1,6.
- Piloto de Autorama
Kapna escreveu:Bem ridículo esse atendimento da FIAT, como estamos efetuando as trocas a cada 5000km, vou usar esse por enquanto, na próxima troca já volto para o 5W30, pior que questionei referente ao que estava no manual e tiveram coragem de dizer que é qualquer um do manual, eu falei que no manual não estava qualquer um e sim o 5w30 para o 1,6.
Pede para mandar por escrito que é "qualquer um (lubrificante) do manual" para o Punto 1.6 !!!!!
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
felipebm86 escreveu:.... porém se usar este óleo mais "grosso" por um longo período e no futuro voltar para o 5w30 poderá ocorrer queima de óleo.
A maior viscosidade do lubrificante vai tornar a lubrificação deficiente, principalmente na fase fria, ocasionando desgaste prematuro do motor.
Ao voltar ao lubrificante de menor viscosidade o desgaste ocasionado pelo lubrificante incorreto fará o aparecimento de queima de óleo.
Como agravante o 15W40 é semi-sintético.
Bom dia!!!
Estou na dúvida quanto ao óleo! Posso usar o 5w30 normal sem ser o tal de "K".
Pergunto pois o preço está absurdamente mais alto. Andei fazendo uma pesquisa e o 5w30 Selênia parece ser superior ao K na classificação SN.
Uma vez no mercado car ia utilizar o 5W30 que estava por R$ 19,90 enquanto o K estava 42,00.
O vendedor na época falou que os motores e-torq esquentavam mais e o o Selenia normal não daria conta
, acabei optando pelo K mais caro.
Porém não sei se realmente é isso. Agora o carro já saiu da garantia, além do quê por 2 vezes colocaram o óleo errado 15w40 no carro.
Parto para o 5w30 Selenia sem K mesmo?rs rs
Obrigado.
Pergunto pois o preço está absurdamente mais alto. Andei fazendo uma pesquisa e o 5w30 Selênia parece ser superior ao K na classificação SN.
Uma vez no mercado car ia utilizar o 5W30 que estava por R$ 19,90 enquanto o K estava 42,00.
O vendedor na época falou que os motores e-torq esquentavam mais e o o Selenia normal não daria conta

Porém não sei se realmente é isso. Agora o carro já saiu da garantia, além do quê por 2 vezes colocaram o óleo errado 15w40 no carro.
Obrigado.
- Piloto de Autorama
Kapna escreveu:Bom dia!!!
O vendedor na época falou que os motores e-torq esquentavam mais e o o Selenia normal não daria conta![]()
![]()
Obrigado.
Olá Kleeber, pode usar qualquer óleo com viscosidade 5w30 API SM ou superior de boa qualidade (Shell Helix, Mobil, etc..) que não terás problemas.
Nunca permita que utilize óleo com viscosidade diferente da recomendada pela FIAT como ocorreu no seu relato, usar óleo com maior viscosidade como o 15w40 vai prejudicar a fluidez do lubrificante tanto em temperatura de trabalho como em partidas a frio.
Também troque sempre o elemento filtrante do óleo.
Abraço.
felipebm86 escreveu:Kapna escreveu:Bom dia!!!
O vendedor na época falou que os motores e-torq esquentavam mais e o o Selenia normal não daria conta![]()
![]()
Obrigado.
Olá Kleeber, pode usar qualquer óleo com viscosidade 5w30 API SM ou superior de boa qualidade (Shell Helix, Mobil, etc..) que não terás problemas.
Nunca permita que utilize óleo com viscosidade diferente da recomendada pela FIAT como ocorreu no seu relato, usar óleo com maior viscosidade como o 15w40 vai prejudicar a fluidez do lubrificante tanto em temperatura de trabalho como em partidas a frio.
Também troque sempre o elemento filtrante do óleo.
Abraço.
Obrigado Felipe!!! Vou fazer isso mesmo.
Abraço!
- Piloto de Autorama