Atualização:
Meu punto parece gostar de me fazer de palhaço...

Depois desse textão acima vou ter que digitar outro aqui.
Dias depois notei que o carro voltou a ficar meio estranho denovo. Quando fui ver, tirei a tampa do bocal de asbastecimento, pressão dentro do tanque denovo! Antes de correr aqui pra postar fiquei alguns dias testando o comportamento do carro com pressão dentro do tanque e sem pressão. Testei umas cinco vezes, em dias diferentes pra ter certeza. Ao tirar a pressão de dentro do tanque e rodar um dia com o carro, fica perfeito, só ir subindo a pressão que o comportamento do carro começa a ficar um pouco pior, é coisa tão leve que ninguém além do dono vai perceber, só se o mecânico for muito atento, conhecedor e ter vontade de resolver o problema.
Hoje desmontei o canister parcialmente e ao virar de cabeça pra baixo começou a derramar os micro carvões de dentro dele por um orifício original da peça. Fiquei em dúvida se isso é normal, acho que não... Já estou pronto pra comprar um canister novo e ver se dessa vez resolve, vou tentar dar uma olhada se tem alguma mangueira entupida tb. Quero fazer eu mesmo porque pra mexer nisso parece que poucos mecânicos têm paciência, não é algo corriqueiro que mexem toda hora, tem muita sujeira e conexões ali embaixo pra mexer, mas pode ser que isso também não seja o problema, explico:
Nas pesquisas que fiz, vi que em cima do tanque, onde saem duas mangueiras direto pro canister, tem duas válvulas, válulas essa que a FIAT chama de Válvula com bóia e pelo que parece elas só são vendidas junta com o tanque inteiro! Espero que o problema seja só o canister porque se for nessas válvulas, ai tá dificil! Arrancar o tanque todo??? Ja vi que custa uns 300,00 reais, mas o problema é a mão de obra do cão pra trocar. O canister novo é mais caro que o tanque, mas é mais fácil de trocar...
A função dessas válvulas é a seguinte, quando o tanque tá cheio, ela sobe tipo uma boia interna que fecha a saída do combustivel em direção ao canister, à medida que o nível do tanque vai descendo a boia desce e abre o respiro pros vapores irem ao canister. Meio que "acidentealmente" descobri que ao menos no Punto, aparentemente não tem problema em encher demais o tanque que não vai enxarcar o canister por conta dessa válvula. Essa mesma valvula serve tb em caso de capotamento o combustivel não vazar pro canister e correr risco de vazar pro chão. Pesquisei em todos lugares e não achei essas peças pra vender a parte e praticamente ninguém conhece! Descobri nesse documento:
http://www.infotecfiat.com.br/Por/Anexo ... 10_001.pdfNessa imagem abaixo mostra bem as duas válvulas onde saem as duas mangueiras azuais que vão direto ao Canister. Sem fuçar e pesquisar jamais saberia que tinha isso no carro e tem muito mecânico que também não sabe! No Palio por exemplo, essa valvula fica no alto do gargalo...
https://http2.mlstatic.com/tanque-de-co ... 2016-F.jpgMas e o que tudo isso tem haver com o falhamento e comportamento do motor?? Pelo meu conhecimento, a injeção eletrônica precisa contabilizar tudo que entra e tudo que sai depois da queima pra tudo ficar ok, mistura ok... O sistema de canister com alguma falha pode gerar vários comportamentos estranhos, falhamentos por exemplo é um deles. Se entrar ar além do normal ao invés de vapor, dá problema, se entrar vapor demais, dá problema... Pressão alta no tanque, dá problema! Outra coisa inclusive é que meu carro não tá segurando o A/F em 13,2 - gasolina. Forço via scanner e o A/F em poucos dias volta pra 12 a 11,7, onde teria que dar de 13 pra cima. A gasolina não tem excesso de alcool, bicos já passaram por 3 manutenções e em nenhuma identificaram nada, a sonda trabalha bem aparentemente, apesar do carro tá com quase 150 mil km, mas penso em troca-la preventivamente, velas iridium, cabos foram trocados, corpo limpo, etc. Tudo tá me recaindo a suspeita no sistema de evaporação de gases do tanque.
Caso solucione de vez, posto aqui pra ficar como solução pra quem passar pelo mesmo. Eu sei bem o que é pesquisar e não achar ninguém falando do mesmo problema ou ninguém te dar uma solução, nem mecânicos!