Teste Linea T-Jet
Teste Linea T-Jet

“Tá brincando que um carrão desse tamanho tem um motorzinho 1.4!”, se espantou um amigo meu. “Não é bem um motorzinho, é turbo e tem 152 cv”, argumentei. Mas ele não se convenceu. “Sei, sei, mas aí bebe muito...”. “Nem tanto, porque é 1.4. A Fiat diz que ele é 10% mais econômico que um 2.0 aspirado, e anda mais”, retruquei. Para fazê-lo acreditar no que eu estava dizendo, fomos dar uma volta no Linea T-Jet.

Bastou entrarmos no carro para começarem os elogios. “Cara, esse Fiat é chique, hein?” Concordo: a combinação de preto com bege deixa o interior do T-Jet com um aspecto bem mais requintado que os demais Linea. Até o acabamento é mais caprichado nesta versão. A parte central do painel (onde está o CD/MP3 player e o ar-condicionado digital) é meio prata, meio dourada... Não consegui definir exatamente a cor, mas que é bacana, isso é. O quadro de instrumentos com grafia esportiva também não fica atrás. Aliás, o “cockpit” do Linea é um dos pontos fortes do carro. O volante de três raios revestido de couro tem encaixe perfeito para as mãos, e o banco abraça bem o motorista. Como a direção regula em altura e distância, e o banco idem, fica fácil encontrar uma posição legal para dirigir.
Ivan Carneiro
Logo nas primeiras aceleradas, meu carona já se convence de que um 1.4 pode, sim, empurrar o Linea sem problemas. “É, ele responde bem mesmo”. Por ser compacto (e encher rápido), o turbo IHI RFH3 (que opera com 1,0 bar de pressão) faz o motor 1.4 16V ter pegada desde baixas rotações. A 2.250 rpm, por exemplo, os 21,1 kgfm já estão todos a postos. O segredo então é manter a agulha do conta-giros acima dessa faixa. Abaixo disso, como nas saídas de lombadas em segunda marcha, os 1.372 kg desse Linea (aferidos por Autoesporte) são sentidos pelo motorista, principalmente com o carro cheio.
Ivan Carneiro
Na pista de testes, o T-jet lixou “bonito” os pneus na arrancada — foi preciso dosar o acelerador para se obter o melhor desempenho. A aceleração é boa, mas não chega a tirar o fôlego. Foram 9,9 segundos de 0 a 100 km/h e 31 segundos até cruzar os mil metros, a 170,8 km/h. A máxima ficou próxima dos 200, com 199,1 km/h. Saudoso da “patada” do Marea Turbo? Nós também: nosso arquivo de testes mostra 7,3 segundos até chegar aos 100 km/h e 227 km/h de velocidade final. Mas o temperamento do Marea era bem mais agressivo. Com motor cinco cilindros 2.0 20V operando com 1,2 kg de pressão no turbo, ele gerava 182 cv e 27 kgfm de torque a 2.750 rpm. É covardia comparar com esse Linea.
Tudo bem, o T-Jet pode não andar como seu antecessor, mas sua tocada é bem mais suave, sem a entrada violenta do turbo como no Marea. Não fosse pelo assobio do turbo (que instiga a pisar mais fundo), você quase diria que está num carro aspirado. E a promessa da Fiat (aquela de ser melhor que um 2.0 aspirado) se cumpre. Se compararmos o teste do Linea 1.4 turbo com o do novo Focus 2.0 16V, o T-Jet leva vantagem em todas as provas de desempenho, embora a margem seja pequena.
Ivan Carneiro
Mas, e o consumo? A Fiat disse que adotou esse 1.4 italiano por causa da tendência de downsizing (encolhimento) dos motores na Europa, que visa diminuir o gasto de combustível e, conseqüentemente, a emissão de poluentes. Por aqui, registramos 8,9 km/l na cidade e 12,7 km/h na estrada, boas marcas para um carro turbo — contrariando o pensamento do meu amigo. Vale lembrar, porém, que essas médias foram obtidas com o pé leve, o que exige um certo autocontrole nesse carro.
Na estrada, a 120 km/h em quinta marcha, o motor gira a cerca de 3.200 rpm e o turbo sopra pouco (há um mostrador no painel que indica o trabalho do “caracol”). O T-Jet viaja bem mais à vontade que o Linea 1.9 16V, com funcionamento suave mesmo em giros elevados. É um carro gostoso de dirigir. Pode não andar junto do Civic Si, mas não é tão nervoso quanto o Honda, que pede muitas trocas de marcha e tem a suspensão muito ríspida para o dia-a-dia.
Ivan Carneiro
Se comparado ao Linea 1.9, o T-Jet tem molas e amortecedores cerca de 15% mais firmes. Em conjunto com as rodas aro 17” e os pneus 205/50, esse enrijecimento garante a firmeza necessária nas curvas (palavra de quem andou em um autódromo com o carro) sem deixá-lo desconfortável na cidade — o T-Jet sofre menos nos buracos do que aparenta por seu jogo de rodas. A direção também é firme, adequada ao comportamento do carro. E os freios (com ABS de se série) mostraram eficiência nos testes: foram 26,3 metros de 80 km/h a 0, uma boa marca, mas um pouco pior que os 24,4 m da versão 1.9 Dualogic, mais mansa.
Ivan Carneiro
Deixo meu amigo em casa, e ele enfim se convence. “Gostei do carro, esse motor 1.4 é show! Quanto custa?” “Começa em R$ 78.900, mas já vem bem recheado de equipamentos, e tem alguns opcionais interessantes, como o navegador por GPS embutido (Blue&Me NAV)”. “Humm, é quase o preço de um Jetta, não sei não”, reflete ele. Pois é, assim como o Civic e o Corolla topos de linha, o Linea mais caro invade perigosamente a área de carrões como o Jetta e o Fusion. Mas se você gostou do motor T-Jet e não faz questão do espaço e do porta-malas (484 litros aferidos) do Linea, não desanime: o Punto terá esse propulsor em breve, com preço menor e desempenho ainda melhor.
Fonte Autoesporte
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
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Re: Teste Linea T-Jet
Já tinha lido a matéria no site do Auto Esporte. Elogiaram bastante do Linea Turbo, inclusive o acabamento que sempre é tão falado. Detalhe sobre o acabamento, comentaram que nas demais versões do Linea o acabamento não é tão bom quando na versão Turbo.
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Re: Teste Linea T-Jet
Esse inteior tá muito lindo, agora pra saber do motor, tem que acelerar mesmo!!! hehe
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Re: Teste Linea T-Jet
Aff, 10 segundos no 0-100?? Alem de tudo ainda eh manco...
Para esse carro ser competitivo teria que baixar 8mil reais de cada versao, comecando nos 52mil e terminando nos 70mil...
Afinal, o carro eh turbo e talz mas anda parecido com carros 1.8 e 2.0 e tem um acabamento bem inferior.
Para esse carro ser competitivo teria que baixar 8mil reais de cada versao, comecando nos 52mil e terminando nos 70mil...
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Re: Teste Linea T-Jet
10 seg? Ou o cara não sabe tocar ou este 1.4T não é tudo que a Fiat diz. A Fiat prometeu 0-100 em 8,5 seg!!! 10 seg os dois carros aqui de casa conseguem!!!
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Re: Teste Linea T-Jet
8,5 deve ser para o Punto TJet
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Re: Teste Linea T-Jet
fvlino escreveu:10 seg? Ou o cara não sabe tocar ou este 1.4T não é tudo que a Fiat diz. A Fiat prometeu 0-100 em 8,5 seg!!! 10 seg os dois carros aqui de casa conseguem!!!
Sabe o que aconteceu? Este motor deveria vir mesmo para o Brasil, porem para ficar no mesmo nivel dos demais concorrentes e nao ficar colocando o carro lah em cima soh porque ele eh turbo...
Eh a mesma coisa de colocar um compacto 1.0 turbo sendo mais caro que um carro compacto 1.6, mas que no fim das contas vao andar juntos.
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Re: Teste Linea T-Jet
O problema é carro de 152 cv fazer de 0-100 bem semelhante a um de 115cv (Palio 1.8R), independente do peso. Talvez a relação do câmbio priorize mais o conforto que o desmpenho, sei lá. Espero que o Punto TJET faça entre 8 e 9, pois senão não vai valer o preço pedido. Um exemplo: se o Subaru Impreza fosse mais divulgado, venderia horrores, pois o modelo manual custa 69400. Inclusive a simulação de seguro que fiz fica praticamente o mesmo preço do Focus GHIA (e que deve ser mais barato que o Punto TURBO). O carro tem 160 cv, roda 16, tração 4x4, 5 anos de garantia total, além de ser completo de fábrica. O que pega é a revenda (tb pelo fato de ser pouco divulgado) e o preços das revisões, que são um pouco salgadas.
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Re: Teste Linea T-Jet
Salve pessoal,
Comprei terça feira um Linea Tjet, de uma acelerada no bixo e acho que ele chega nos 8-9s que promete, com relaçao ao tal quebramola, isso é FATO! passar de segunda em um quebramola é perigoso deixar o bixo morrer hehhe, mas se segurar o carro acima dos 2000 vai de boa.
Recomendo o carro.
PS: tinha um Stilo connect 16v 122cv e o linea anda bem mais.
Ah, paguei 68k a fiat ta baixando os preços, mas o seguro foi meio salgado, de inicio liguei na mapfre e eles me pediram 10 MIL!!! isso 10 MIL REAIS, mandei eles ...... e procurei outro lugar, achei na sulamerica por 2900 com franquia reduzida e 100% de valorizaçao se der PT.
RECOMENDO MUITO O CARRO.
Abs.
Comprei terça feira um Linea Tjet, de uma acelerada no bixo e acho que ele chega nos 8-9s que promete, com relaçao ao tal quebramola, isso é FATO! passar de segunda em um quebramola é perigoso deixar o bixo morrer hehhe, mas se segurar o carro acima dos 2000 vai de boa.
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Ah, paguei 68k a fiat ta baixando os preços, mas o seguro foi meio salgado, de inicio liguei na mapfre e eles me pediram 10 MIL!!! isso 10 MIL REAIS, mandei eles ...... e procurei outro lugar, achei na sulamerica por 2900 com franquia reduzida e 100% de valorizaçao se der PT.
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Re: Teste Linea T-Jet
chm0d escreveu:Salve pessoal,
Comprei terça feira um Linea Tjet, de uma acelerada no bixo e acho que ele chega nos 8-9s que promete, com relaçao ao tal quebramola, isso é FATO! passar de segunda em um quebramola é perigoso deixar o bixo morrer hehhe, mas se segurar o carro acima dos 2000 vai de boa.
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PS: tinha um Stilo connect 16v 122cv e o linea anda bem mais.
Ah, paguei 68k a fiat ta baixando os preços, mas o seguro foi meio salgado, de inicio liguei na mapfre e eles me pediram 10 MIL!!! isso 10 MIL REAIS, mandei eles ...... e procurei outro lugar, achei na sulamerica por 2900 com franquia reduzida e 100% de valorizaçao se der PT.
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Abs.
Fala, amigo, em qual concessionária vc conseguiu esse preço? Teve carro na troca, e quanto pagaram no seu usado? Abraço.
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