Teste Linea T-Jet

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

Teste Linea T-Jet

por mkk » Ter Out 21, 2008 9:50 am

Imagem
“Tá brincando que um carrão desse tamanho tem um motorzinho 1.4!”, se espantou um amigo meu. “Não é bem um motorzinho, é turbo e tem 152 cv”, argumentei. Mas ele não se convenceu. “Sei, sei, mas aí bebe muito...”. “Nem tanto, porque é 1.4. A Fiat diz que ele é 10% mais econômico que um 2.0 aspirado, e anda mais”, retruquei. Para fazê-lo acreditar no que eu estava dizendo, fomos dar uma volta no Linea T-Jet.
Imagem
Bastou entrarmos no carro para começarem os elogios. “Cara, esse Fiat é chique, hein?” Concordo: a combinação de preto com bege deixa o interior do T-Jet com um aspecto bem mais requintado que os demais Linea. Até o acabamento é mais caprichado nesta versão. A parte central do painel (onde está o CD/MP3 player e o ar-condicionado digital) é meio prata, meio dourada... Não consegui definir exatamente a cor, mas que é bacana, isso é. O quadro de instrumentos com grafia esportiva também não fica atrás. Aliás, o “cockpit” do Linea é um dos pontos fortes do carro. O volante de três raios revestido de couro tem encaixe perfeito para as mãos, e o banco abraça bem o motorista. Como a direção regula em altura e distância, e o banco idem, fica fácil encontrar uma posição legal para dirigir.
Ivan Carneiro

Logo nas primeiras aceleradas, meu carona já se convence de que um 1.4 pode, sim, empurrar o Linea sem problemas. “É, ele responde bem mesmo”. Por ser compacto (e encher rápido), o turbo IHI RFH3 (que opera com 1,0 bar de pressão) faz o motor 1.4 16V ter pegada desde baixas rotações. A 2.250 rpm, por exemplo, os 21,1 kgfm já estão todos a postos. O segredo então é manter a agulha do conta-giros acima dessa faixa. Abaixo disso, como nas saídas de lombadas em segunda marcha, os 1.372 kg desse Linea (aferidos por Autoesporte) são sentidos pelo motorista, principalmente com o carro cheio.
Ivan Carneiro

Na pista de testes, o T-jet lixou “bonito” os pneus na arrancada — foi preciso dosar o acelerador para se obter o melhor desempenho. A aceleração é boa, mas não chega a tirar o fôlego. Foram 9,9 segundos de 0 a 100 km/h e 31 segundos até cruzar os mil metros, a 170,8 km/h. A máxima ficou próxima dos 200, com 199,1 km/h. Saudoso da “patada” do Marea Turbo? Nós também: nosso arquivo de testes mostra 7,3 segundos até chegar aos 100 km/h e 227 km/h de velocidade final. Mas o temperamento do Marea era bem mais agressivo. Com motor cinco cilindros 2.0 20V operando com 1,2 kg de pressão no turbo, ele gerava 182 cv e 27 kgfm de torque a 2.750 rpm. É covardia comparar com esse Linea.

Tudo bem, o T-Jet pode não andar como seu antecessor, mas sua tocada é bem mais suave, sem a entrada violenta do turbo como no Marea. Não fosse pelo assobio do turbo (que instiga a pisar mais fundo), você quase diria que está num carro aspirado. E a promessa da Fiat (aquela de ser melhor que um 2.0 aspirado) se cumpre. Se compararmos o teste do Linea 1.4 turbo com o do novo Focus 2.0 16V, o T-Jet leva vantagem em todas as provas de desempenho, embora a margem seja pequena.
Ivan Carneiro

Mas, e o consumo? A Fiat disse que adotou esse 1.4 italiano por causa da tendência de downsizing (encolhimento) dos motores na Europa, que visa diminuir o gasto de combustível e, conseqüentemente, a emissão de poluentes. Por aqui, registramos 8,9 km/l na cidade e 12,7 km/h na estrada, boas marcas para um carro turbo — contrariando o pensamento do meu amigo. Vale lembrar, porém, que essas médias foram obtidas com o pé leve, o que exige um certo autocontrole nesse carro.

Na estrada, a 120 km/h em quinta marcha, o motor gira a cerca de 3.200 rpm e o turbo sopra pouco (há um mostrador no painel que indica o trabalho do “caracol”). O T-Jet viaja bem mais à vontade que o Linea 1.9 16V, com funcionamento suave mesmo em giros elevados. É um carro gostoso de dirigir. Pode não andar junto do Civic Si, mas não é tão nervoso quanto o Honda, que pede muitas trocas de marcha e tem a suspensão muito ríspida para o dia-a-dia.
Ivan Carneiro

Se comparado ao Linea 1.9, o T-Jet tem molas e amortecedores cerca de 15% mais firmes. Em conjunto com as rodas aro 17” e os pneus 205/50, esse enrijecimento garante a firmeza necessária nas curvas (palavra de quem andou em um autódromo com o carro) sem deixá-lo desconfortável na cidade — o T-Jet sofre menos nos buracos do que aparenta por seu jogo de rodas. A direção também é firme, adequada ao comportamento do carro. E os freios (com ABS de se série) mostraram eficiência nos testes: foram 26,3 metros de 80 km/h a 0, uma boa marca, mas um pouco pior que os 24,4 m da versão 1.9 Dualogic, mais mansa.
Ivan Carneiro

Deixo meu amigo em casa, e ele enfim se convence. “Gostei do carro, esse motor 1.4 é show! Quanto custa?” “Começa em R$ 78.900, mas já vem bem recheado de equipamentos, e tem alguns opcionais interessantes, como o navegador por GPS embutido (Blue&Me NAV)”. “Humm, é quase o preço de um Jetta, não sei não”, reflete ele. Pois é, assim como o Civic e o Corolla topos de linha, o Linea mais caro invade perigosamente a área de carrões como o Jetta e o Fusion. Mas se você gostou do motor T-Jet e não faz questão do espaço e do porta-malas (484 litros aferidos) do Linea, não desanime: o Punto terá esse propulsor em breve, com preço menor e desempenho ainda melhor.

Fonte Autoesporte
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Re: Teste Linea T-Jet

por DCJunior » Ter Out 21, 2008 10:02 am

Já tinha lido a matéria no site do Auto Esporte. Elogiaram bastante do Linea Turbo, inclusive o acabamento que sempre é tão falado. Detalhe sobre o acabamento, comentaram que nas demais versões do Linea o acabamento não é tão bom quando na versão Turbo.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por guilherme caxias » Ter Out 21, 2008 10:09 am

Esse inteior tá muito lindo, agora pra saber do motor, tem que acelerar mesmo!!! hehe
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por joao_neto_pb » Ter Out 21, 2008 12:49 pm

Aff, 10 segundos no 0-100?? Alem de tudo ainda eh manco...

Para esse carro ser competitivo teria que baixar 8mil reais de cada versao, comecando nos 52mil e terminando nos 70mil...

Afinal, o carro eh turbo e talz mas anda parecido com carros 1.8 e 2.0 e tem um acabamento bem inferior.
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por fvlino » Ter Out 21, 2008 1:59 pm

10 seg? Ou o cara não sabe tocar ou este 1.4T não é tudo que a Fiat diz. A Fiat prometeu 0-100 em 8,5 seg!!! 10 seg os dois carros aqui de casa conseguem!!!
Palio 1.8R Vermelho Modena
New Civic LXS Dourado Poente

Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Thiago » Ter Out 21, 2008 6:14 pm

8,5 deve ser para o Punto TJet
Punto Sporting Vermelho Modena
V.E.T. / P. Anti-Furto / Blue&Me
[x] G20 / [ ] Bocão / [ ] BiXenon 6000k + Neblina / [ ] Bancos em Couro / [ ] Som personalizado
[ ] Tambores desativados / [x] Estepe XingLing / [ ] Extensão do Peito de Aço / [ ] Alarme c/ Buzina Marítima
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por joao_neto_pb » Ter Out 21, 2008 7:32 pm

fvlino escreveu:10 seg? Ou o cara não sabe tocar ou este 1.4T não é tudo que a Fiat diz. A Fiat prometeu 0-100 em 8,5 seg!!! 10 seg os dois carros aqui de casa conseguem!!!

Sabe o que aconteceu? Este motor deveria vir mesmo para o Brasil, porem para ficar no mesmo nivel dos demais concorrentes e nao ficar colocando o carro lah em cima soh porque ele eh turbo...

Eh a mesma coisa de colocar um compacto 1.0 turbo sendo mais caro que um carro compacto 1.6, mas que no fim das contas vao andar juntos.
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por fvlino » Qua Out 22, 2008 5:50 pm

O problema é carro de 152 cv fazer de 0-100 bem semelhante a um de 115cv (Palio 1.8R), independente do peso. Talvez a relação do câmbio priorize mais o conforto que o desmpenho, sei lá. Espero que o Punto TJET faça entre 8 e 9, pois senão não vai valer o preço pedido. Um exemplo: se o Subaru Impreza fosse mais divulgado, venderia horrores, pois o modelo manual custa 69400. Inclusive a simulação de seguro que fiz fica praticamente o mesmo preço do Focus GHIA (e que deve ser mais barato que o Punto TURBO). O carro tem 160 cv, roda 16, tração 4x4, 5 anos de garantia total, além de ser completo de fábrica. O que pega é a revenda (tb pelo fato de ser pouco divulgado) e o preços das revisões, que são um pouco salgadas.

Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por chm0d » Sáb Jan 10, 2009 1:39 am

Salve pessoal,

Comprei terça feira um Linea Tjet, de uma acelerada no bixo e acho que ele chega nos 8-9s que promete, com relaçao ao tal quebramola, isso é FATO! passar de segunda em um quebramola é perigoso deixar o bixo morrer hehhe, mas se segurar o carro acima dos 2000 vai de boa.

Recomendo o carro.

PS: tinha um Stilo connect 16v 122cv e o linea anda bem mais.

Ah, paguei 68k a fiat ta baixando os preços, mas o seguro foi meio salgado, de inicio liguei na mapfre e eles me pediram 10 MIL!!! isso 10 MIL REAIS, mandei eles ...... e procurei outro lugar, achei na sulamerica por 2900 com franquia reduzida e 100% de valorizaçao se der PT.

RECOMENDO MUITO O CARRO.

Abs.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por fvlino » Sáb Jan 10, 2009 4:35 pm

chm0d escreveu:Salve pessoal,

Comprei terça feira um Linea Tjet, de uma acelerada no bixo e acho que ele chega nos 8-9s que promete, com relaçao ao tal quebramola, isso é FATO! passar de segunda em um quebramola é perigoso deixar o bixo morrer hehhe, mas se segurar o carro acima dos 2000 vai de boa.

Recomendo o carro.

PS: tinha um Stilo connect 16v 122cv e o linea anda bem mais.

Ah, paguei 68k a fiat ta baixando os preços, mas o seguro foi meio salgado, de inicio liguei na mapfre e eles me pediram 10 MIL!!! isso 10 MIL REAIS, mandei eles ...... e procurei outro lugar, achei na sulamerica por 2900 com franquia reduzida e 100% de valorizaçao se der PT.

RECOMENDO MUITO O CARRO.

Abs.

Fala, amigo, em qual concessionária vc conseguiu esse preço? Teve carro na troca, e quanto pagaram no seu usado? Abraço.

Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Próximo