PARA quem teve o Punto arrombado...
Re: PARA quem teve o Punto arrombado...
Galera,
Por acaso achei esse tópico, mas serviu para 2 coisas: 1) ter certeza que não trocarei as rodas agora ou colocarei bancos de couro; 2) que tentarei ao máximo transformar meu carro no Batmóvel...
Fazer um resumo das idéias que vi por aqui e considerei as mais práticas... Fim de dezembro pretendo colocá-las em prática, a exceção da película blindada porque já me avisaram que é na casa dos 1.000 e agora não tenho como... Por favor, corrijam o que estiver errado abaixo...
Vidros - Película semi-blindada...
Benefícios: "Aumento da resistência do vidro – em até 18 vezes; Resiste a até três projéteis ( balas de revólver)com calibres 22. 38 45 e 9 mm )por metro quadrado se não atirados do mesmo ponto e disparados a uma distância máxima de 8 metros."
Pelo que vi, apenas a marca Insufilm vende tal modelo... Enviei pedido de orçamento do produto e informo aqui quando receber resposta... http://www.insulfilmautomotivo.com.br/
Maçanetas - Trocar as maçanetas da frente por modelos das portas traseiras...
Orientação, na base do ctrl+c ctrl+v de um post do nosso colega Massa... Só acrescentando que a média de preço, pelo que li, é de 45 a 60 reais por maçaneta + 40/60 pra pintar cada uma...
"Fui instalar as maçanetas ontem num auto vidro e segue o que aconteceu:
- A retirada do forro das portas foi tranqüila, sem surpresas;
- Existe uma proteção branca dentro da porta que tem que ser retirado com cuidando utilizando um estilete para "cortar" a cola que a prende na porta pois depois ela volta a colar essa proteção. Não precisa retirar ela inteira, só metade.
- A maçaneta é fixada com três parafusos e é facilmente retirada.
- A tranca também deve ser retirada para que a haste ligada ao miolo de chave posa ser tirada para evitar barulhos.
- Aqui surge um pequeno problema: A maçaneta traseira não encaixa perfeitamente pois um dos três parafusos está ligeiramente deslocado alguns milímetros, imperceptível a olho nú comparando as duas maçanetas (coisas de Fiat).
- Felizmente são alguns milímetros pois é possível fazer outro furo ao lado do original e resolver esse problema.
- Na hora de montar a maçaneta é necessário fazê-lo com a haste que vai acionar o mecanismo de abertura da porta já encaixado.
- Como o braço onde é encaixado essa haste da maçaneta traseira é diferente da dianteira é necessário fazer uma nova regulagem de altura dessa haste para perfeito encaixe no mecanismo de abertura. Parece complicado mas é muito simples, pois essa regulagem é feita através de uma peça rosqueada na haste.
- Agora é só montar tudo de novo, apertar os parafusos, testar para ver se ficou tudo certo e sair pro abraço!
- A maçaneta traseira tem um tipo de contra-peso na parte interna do dipositivo móvel. A Dianteira não tem esse contra-peso (não sei dizer o motivo), mas não é necessário retirar esse contra-peso. Pensei inicialmente que ela não fosse encaixar por algum motivo estrutural da porta dianteira mas a maçaneta foi montada com esse contra-peso e ela não "pega" em nada por isso resolvi deixar.
- A mão-de-obra para a troca das mçanetas foi de R$ 80, duas horas e meia de serviço. Com essas dicas dá para fazer em uma hora e meia, pois boa parte do tempo foi gasto para discutir o que deveria ser feito."
Fechadura no porta-mala - Retirar o miolo e tampar o buraco ou alisar toda a tampa...
Novamente ctrl+c ctrl+v do colega Massa...
"Quanto ao porta malas, retirei o miolo e coloquei uma proteção redonda de plástico preto fosco que serve para tampar o furo do limpador do vidro traseiro em carros que não vem com esse opcional. No meu caso, como o carro é preto, até que não ficou ruim, mas mesmo assim estou pensando em pintar na mesma cor do carro.
Obs: Ela não é colada e sim parafusada por dentro onde vai uma peça de metal do mesmo tamanho e formato da externa."
Seguem, agora, palavras do colega Frmg...
"Com a proteção plástica se o malandro tentar abrir o porta malas ele não consegue assim como se tentar abrir nas portas da frente quebrando as maçanetas também não vai conseguir.
O mecanismo da trava por chave passa a não funcionar mais.
Assim sendo a única forma de entrar no carro é obrigatóriamente quebrando o vidro e consequentemente disparando o alarme que ficará apitando até ser desativado.
Se a chave canivete com o alarme integrado falhar basta substituir a bateria do controle, se falhar no carro (coisa rara) ai a única forma é estourar o vidro o que na minha opinião mesmo que seja necessário vai compensar muito mais do que ter um som ou estepe roubado."
Voltando pro Massa...
"Imagina um "parafuso gigante" de cabeça chata, preta e sem chanfro (lisa) com arruela do mesmo tamanho da cabeça e porca normal. Bom, a "cabeça" do parafuso fica para fora no furo onde estava o miolo do porta-malas. Por dentro, é encaixado a arruela e com a porca tudo é fixado. Muito simples..."
Bateria - Novo fio ligando bateria e lataria...
Idéia bem bacana do socket...
"Recomendo que criem um TERCEIRO FIO pra aterrar na lataria do carro, puxando do polo negativo da bateria. E façam isso o mais escondido possível para que, mesmo com os fios cortados, esse fio mantenha o contato e faça com que o alarme continue funcionando!
Fiz isso no meu... pra não ter surpresas futuras! E fica de MUITO dificil acesso pros ladroes!"
Depois ele completa...
"A questão do alarme... é que existem alguns fios da parte elétrica do carro todo...
Sem eles, o carro não liga e consequentemente o alarme também não!
Por isso recomendo a criação de um terceiro fio, de dificil acesso, para que sirva de backup nesses casos...
E mais seguro ainda seria ter uma bateria auxiliar, de moto (12v) interna... só pro alarme... (este seria o método mais eficiente)"
Estepe - Trava especial para estepe...
Em geral vi que o povo comprou a trava da JTN... Eles enviam para todo Brasil... http://www.jtnindustria.com.br
Vale a pena ver esse tópico do jaspion, com fotos mostrando o sistema... viewtopic.php?f=10&t=456&st=0&sk=t&sd=a&hilit=estepe&start=140#p51997
Mas depois o cebasp trouxe novas informações bastante úteis... "
Pode-se usar o "prato" com o fundo pra cima como o Jaspion usou, ou para baixo como citado pelo Massa. O meu foi o criador mesmo da peça que instalou e colocou com o prato para baixo. Mais uma coisa, eles estavam fabricando um que a haste que tem a rosca é soldada na parte superior, e em alguns casos a solda quebrava, já que era somente forçar, agora eles trocaram esse sistema. Se a de vocês forem com solda, tentem trocar pelo modelo novo, parece muito mais seguro. Falo isso porque quando fui instalar (a minha era soldada) quebrou na minha mão e nem fiz força direito.
E infelizmente temos que andar com aquela chave estranha..rs"
Entretanto o povo difere quanto a posição do prato, pra cima ou pra baixo... Mas enfim...
Finalizando, vale a pena destacar uma parada que o jaspion falou...
"A trava vai no lugar do parafuso que prende o estepe. Ela tem uma rosca que gira em falso sem a chave original.
Para deixar na rua acho que não adianta muito. No meu caso para deixar nos estacionamentos desconhecidos acho que ajuda a evitar os furtos pelos manobristas."
Rodas - Parafusos anti-furto...
Olhem esse tópico do socket... Diz tudo, leiam até o final...
viewtopic.php?f=3&t=3697&p=63400&hilit=parafuso+segredo#p63400
Espero que ajude alguém... Não tive saco pra revisar tudo que coloquei aqui, mas acho que pode ajudar de leve...
Abraços
Por acaso achei esse tópico, mas serviu para 2 coisas: 1) ter certeza que não trocarei as rodas agora ou colocarei bancos de couro; 2) que tentarei ao máximo transformar meu carro no Batmóvel...
Fazer um resumo das idéias que vi por aqui e considerei as mais práticas... Fim de dezembro pretendo colocá-las em prática, a exceção da película blindada porque já me avisaram que é na casa dos 1.000 e agora não tenho como... Por favor, corrijam o que estiver errado abaixo...
Vidros - Película semi-blindada...
Benefícios: "Aumento da resistência do vidro – em até 18 vezes; Resiste a até três projéteis ( balas de revólver)com calibres 22. 38 45 e 9 mm )por metro quadrado se não atirados do mesmo ponto e disparados a uma distância máxima de 8 metros."
Pelo que vi, apenas a marca Insufilm vende tal modelo... Enviei pedido de orçamento do produto e informo aqui quando receber resposta... http://www.insulfilmautomotivo.com.br/
Maçanetas - Trocar as maçanetas da frente por modelos das portas traseiras...
Orientação, na base do ctrl+c ctrl+v de um post do nosso colega Massa... Só acrescentando que a média de preço, pelo que li, é de 45 a 60 reais por maçaneta + 40/60 pra pintar cada uma...
"Fui instalar as maçanetas ontem num auto vidro e segue o que aconteceu:
- A retirada do forro das portas foi tranqüila, sem surpresas;
- Existe uma proteção branca dentro da porta que tem que ser retirado com cuidando utilizando um estilete para "cortar" a cola que a prende na porta pois depois ela volta a colar essa proteção. Não precisa retirar ela inteira, só metade.
- A maçaneta é fixada com três parafusos e é facilmente retirada.
- A tranca também deve ser retirada para que a haste ligada ao miolo de chave posa ser tirada para evitar barulhos.
- Aqui surge um pequeno problema: A maçaneta traseira não encaixa perfeitamente pois um dos três parafusos está ligeiramente deslocado alguns milímetros, imperceptível a olho nú comparando as duas maçanetas (coisas de Fiat).
- Felizmente são alguns milímetros pois é possível fazer outro furo ao lado do original e resolver esse problema.
- Na hora de montar a maçaneta é necessário fazê-lo com a haste que vai acionar o mecanismo de abertura da porta já encaixado.
- Como o braço onde é encaixado essa haste da maçaneta traseira é diferente da dianteira é necessário fazer uma nova regulagem de altura dessa haste para perfeito encaixe no mecanismo de abertura. Parece complicado mas é muito simples, pois essa regulagem é feita através de uma peça rosqueada na haste.
- Agora é só montar tudo de novo, apertar os parafusos, testar para ver se ficou tudo certo e sair pro abraço!
- A maçaneta traseira tem um tipo de contra-peso na parte interna do dipositivo móvel. A Dianteira não tem esse contra-peso (não sei dizer o motivo), mas não é necessário retirar esse contra-peso. Pensei inicialmente que ela não fosse encaixar por algum motivo estrutural da porta dianteira mas a maçaneta foi montada com esse contra-peso e ela não "pega" em nada por isso resolvi deixar.
- A mão-de-obra para a troca das mçanetas foi de R$ 80, duas horas e meia de serviço. Com essas dicas dá para fazer em uma hora e meia, pois boa parte do tempo foi gasto para discutir o que deveria ser feito."
Fechadura no porta-mala - Retirar o miolo e tampar o buraco ou alisar toda a tampa...
Novamente ctrl+c ctrl+v do colega Massa...
"Quanto ao porta malas, retirei o miolo e coloquei uma proteção redonda de plástico preto fosco que serve para tampar o furo do limpador do vidro traseiro em carros que não vem com esse opcional. No meu caso, como o carro é preto, até que não ficou ruim, mas mesmo assim estou pensando em pintar na mesma cor do carro.
Obs: Ela não é colada e sim parafusada por dentro onde vai uma peça de metal do mesmo tamanho e formato da externa."
Seguem, agora, palavras do colega Frmg...
"Com a proteção plástica se o malandro tentar abrir o porta malas ele não consegue assim como se tentar abrir nas portas da frente quebrando as maçanetas também não vai conseguir.
O mecanismo da trava por chave passa a não funcionar mais.
Assim sendo a única forma de entrar no carro é obrigatóriamente quebrando o vidro e consequentemente disparando o alarme que ficará apitando até ser desativado.
Se a chave canivete com o alarme integrado falhar basta substituir a bateria do controle, se falhar no carro (coisa rara) ai a única forma é estourar o vidro o que na minha opinião mesmo que seja necessário vai compensar muito mais do que ter um som ou estepe roubado."
Voltando pro Massa...
"Imagina um "parafuso gigante" de cabeça chata, preta e sem chanfro (lisa) com arruela do mesmo tamanho da cabeça e porca normal. Bom, a "cabeça" do parafuso fica para fora no furo onde estava o miolo do porta-malas. Por dentro, é encaixado a arruela e com a porca tudo é fixado. Muito simples..."
Bateria - Novo fio ligando bateria e lataria...
Idéia bem bacana do socket...
"Recomendo que criem um TERCEIRO FIO pra aterrar na lataria do carro, puxando do polo negativo da bateria. E façam isso o mais escondido possível para que, mesmo com os fios cortados, esse fio mantenha o contato e faça com que o alarme continue funcionando!
Fiz isso no meu... pra não ter surpresas futuras! E fica de MUITO dificil acesso pros ladroes!"
Depois ele completa...
"A questão do alarme... é que existem alguns fios da parte elétrica do carro todo...
Sem eles, o carro não liga e consequentemente o alarme também não!
Por isso recomendo a criação de um terceiro fio, de dificil acesso, para que sirva de backup nesses casos...
E mais seguro ainda seria ter uma bateria auxiliar, de moto (12v) interna... só pro alarme... (este seria o método mais eficiente)"
Estepe - Trava especial para estepe...
Em geral vi que o povo comprou a trava da JTN... Eles enviam para todo Brasil... http://www.jtnindustria.com.br
Vale a pena ver esse tópico do jaspion, com fotos mostrando o sistema... viewtopic.php?f=10&t=456&st=0&sk=t&sd=a&hilit=estepe&start=140#p51997
Mas depois o cebasp trouxe novas informações bastante úteis... "
Pode-se usar o "prato" com o fundo pra cima como o Jaspion usou, ou para baixo como citado pelo Massa. O meu foi o criador mesmo da peça que instalou e colocou com o prato para baixo. Mais uma coisa, eles estavam fabricando um que a haste que tem a rosca é soldada na parte superior, e em alguns casos a solda quebrava, já que era somente forçar, agora eles trocaram esse sistema. Se a de vocês forem com solda, tentem trocar pelo modelo novo, parece muito mais seguro. Falo isso porque quando fui instalar (a minha era soldada) quebrou na minha mão e nem fiz força direito.
E infelizmente temos que andar com aquela chave estranha..rs"
Entretanto o povo difere quanto a posição do prato, pra cima ou pra baixo... Mas enfim...
Finalizando, vale a pena destacar uma parada que o jaspion falou...
"A trava vai no lugar do parafuso que prende o estepe. Ela tem uma rosca que gira em falso sem a chave original.
Para deixar na rua acho que não adianta muito. No meu caso para deixar nos estacionamentos desconhecidos acho que ajuda a evitar os furtos pelos manobristas."
Rodas - Parafusos anti-furto...
Olhem esse tópico do socket... Diz tudo, leiam até o final...
viewtopic.php?f=3&t=3697&p=63400&hilit=parafuso+segredo#p63400
Espero que ajude alguém... Não tive saco pra revisar tudo que coloquei aqui, mas acho que pode ajudar de leve...
Abraços
- Motorista de Auto Escola
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- Registrado em: Qui Mar 13, 2008 3:14 pm
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Re: PARA quem teve o Punto arrombado...
Outra coisa... Seria uma boa mudar o título do tópico para "Dicas anti-furto para seu Punto" ou algo parecido, o q acham?? Apenas uma idéia...
Abraços
Abraços
- Motorista de Auto Escola
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- Registrado em: Qui Mar 13, 2008 3:14 pm
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Re: PARA quem teve o Punto arrombado...
socket escreveu:A peça da antena é esta:
Só resta saber se realmente dá pra usar na mala (questão de profundidade e tal...)
Mas arrumando uma peça similar, mais comprida... dá perfeitamente!
Fui atrás dessa peça hoje... O cara da concessionária ficou com vergonha de dizer que o preço dessa pecinha no sistema é de R$112,50... Pois é... Procurei nas principais lojas de acessórios de Brasília alguma coisa que funcionasse para esse propósito e nada... Por fim, voltando pra casa passei na concessionária onde comprei meu carro e o cara deu uma idéia, a qual devo seguir pela simples falta de opções... Usarei o protetor que o Uno possui quando não tem limpador no vidro traseiro... É um pouco maior do que eu queria, mas fazer o que, espero não ficar tão ruim com a pintura na cor do carro... O funcionamento é idêntico ao explicado aqui e basta ver um Uno com isso pra entender como fica...
Em tempo, já comprei as maçanetas e as mesmas serão pintadas na sexta, juntamente com o aerofólio e a moldura do farol de neblina... Acredito que sábado terei tudo instalado...
Abraços
- Motorista de Auto Escola
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Re: PARA quem teve o Punto arrombado...
Ótimo resumo, Gabriel.
Depois quero ver tudo pronto. Penso em fazer o esquema das maçanetas, mas tenho que ver direitinho esse esquema do alarme para poder abrir o carro sem a chave mesmo se tentarem cortar os fios.
Depois quero ver tudo pronto. Penso em fazer o esquema das maçanetas, mas tenho que ver direitinho esse esquema do alarme para poder abrir o carro sem a chave mesmo se tentarem cortar os fios.

- Instrutor de Auto Escola
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Re: PARA quem teve o Punto arrombado...
Eu incluiria aí a soldagem de uma placa no protetor de carter que serviria como uma extensão lateral afim de impedir o acesso aos fios da bateria por baixo do carro.


Instalação de uma chapa fechando o interior do para-lama, evitando também o acesso aos cabos.

Trocar o sistema de saque-rápido do terminal negativo da bateria por um parafuso com porca.

Acho que o alarme, de todos os outros itens, é o mais importante. Sem desligar o alarme, provavelmente não tentarão mexer nas fechaduras ou quebrar o vidro.


Instalação de uma chapa fechando o interior do para-lama, evitando também o acesso aos cabos.

Trocar o sistema de saque-rápido do terminal negativo da bateria por um parafuso com porca.

Acho que o alarme, de todos os outros itens, é o mais importante. Sem desligar o alarme, provavelmente não tentarão mexer nas fechaduras ou quebrar o vidro.
Editado pela última vez por RaSiCo em Qui Dez 04, 2008 6:19 pm, em um total de 2 vezes.
- Piloto de Autorama
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Re: PARA quem teve o Punto arrombado...
RaSiCo escreveu:Eu incluiria aí a soldagem de uma placa no protetor de carter que serviria como uma extensão lateral afim de impedir o acesso aos fios da bateria por baixo do carro.
http://lh6.ggpht.com/_GgzlLpFVJ1A/STSK5 ... 65_250.jpg
Instalação de uma chapa fechando o interior do para-lama, evitando também o acesso aos cabos.
http://lh4.ggpht.com/_GgzlLpFVJ1A/STMRk ... nterno.jpg
Trocar o sistema de saque-rápido do terminal negativo da bateria por um parafuso com porca.
http://lh6.ggpht.com/_GgzlLpFVJ1A/STXJ5 ... k/cima.JPG
Acho que o alarme, de todos os outros itens, é o mais importante. Sem desligar o alarme, provavelmente não tentaram mexer nas fechaduras ou quebrar o vidro.
Se possível, hospede suas fotos em outro servidor pois elas nunca aparecem assim...
É sempre necessário clicar nelas para que abram...
Recomendo o imageshack ou photobucket...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
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Re: PARA quem teve o Punto arrombado...
Soh pra constar..
pelo menos aqui em curitiba..
qualquer chaveiro troca o miolo por 100 reais.. e fica perfeito. a concessionaria quer ganhar em cima..
Mais ainda axo q a melhor opção é colocar a maçaneta de tras na frente..
Se quer roubar.. quebra o vidro #@%.. pelo menos o seguro cobre com uma franquia menor..
pelo menos aqui em curitiba..
qualquer chaveiro troca o miolo por 100 reais.. e fica perfeito. a concessionaria quer ganhar em cima..
Mais ainda axo q a melhor opção é colocar a maçaneta de tras na frente..
Se quer roubar.. quebra o vidro #@%.. pelo menos o seguro cobre com uma franquia menor..
- Piloto de Atari
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Re: PARA quem teve o Punto arrombado...
socket escreveu:Pedro Josino escreveu:E se arriar a bateria e os vidros tiverem películas anti-vandalismo? Como entra no carro?
Fura a lata!
pega a chave reserva..

- Piloto de Atari
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Re: Roubaram meu estepe =/
Galera, vale a pena lembrar que mesmo essa solução tem lá seus pontos falhos...
Portanto, além do(s) fio(s) terra adicional(is), eu retiraria aquela alavanca de saque-rápido do terminal negativo da bateria e colocaria um parafuso com porca. Além disso vedaria a parte de baixo soldando uma placa ao protetor de carter.
Isso já vai dificultar bastante a vida do "larápio".
Vejam o tópico "Para quem teve o Punto arrombado" pois lá tem outras soluções legais.
Portanto, além do(s) fio(s) terra adicional(is), eu retiraria aquela alavanca de saque-rápido do terminal negativo da bateria e colocaria um parafuso com porca. Além disso vedaria a parte de baixo soldando uma placa ao protetor de carter.
Isso já vai dificultar bastante a vida do "larápio".
Vejam o tópico "Para quem teve o Punto arrombado" pois lá tem outras soluções legais.
Editado pela última vez por RaSiCo em Sex Dez 05, 2008 8:40 pm, em um total de 1 vez.
- Piloto de Autorama
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Re: Roubaram meu estepe =/
RaSiCo escreveu:Galera, vale a pena lembrar que mesmo essa solução tem lá seus pontos falhos...
Portanto, além do(s) fio(s) terra adicional(is), eu retiraria aquela alavanca de saque-rápido do terminal negativo da bateria e colocaria um parafuso com porca. Além disso vedaria a parte de baixo soldando uma placa ao protetor de carter.
Isso já vai dificultar bastante a vida do "larápio".
Vejam o tópico "Para quem teve o Punto arrombado" pois lá tem outras soluções legais.
Pois é... isso já dificulta bastante a vida dos larápios!
Editado pela última vez por socket em Sex Dez 05, 2008 8:51 pm, em um total de 1 vez.
Razão: Editado...
Razão: Editado...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
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