Aceleração 0-100km/h

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Aceleração 0-100km/h

por DanielTrombetta » Qua Jan 14, 2009 3:34 pm

Boa tarde pessoal,

fiz uma viagem com meu punto sporting de campinas pro rio de janeiro hoje e resolvi fazer uns testes no carro. Claro que eu sou amador e tal, mas eu qria saber de quem entende mais do assunto.
Eu fiz (ou tentei fazer) o teste de aceleração de 0-100km/h qnd eu parava em alguns pedágios, qnd a via tava livre à frente e era uma praça de pedágio plana. Bom, fiz 3 testes e cheguei nos resultados. 13,11 seg, 12,77 seg e 13,3 seg. Achei meio estranho esses valores, porque a ficha técnica do sporting indica 10,2 seg no álcool. Eu tava no álcool tb, com o ar condicionado desligado (eu desligava no pedagio pra fazer o teste). Estávamos apenas em 2 pessoas eu e minha irmã, que tirou os tempos pra mim. E o tanque nao tava mais de 1/4. De resto ta tudo em ordem, pois peguei a velocidade máxima de 184km/h sem forçar pra mais.
O carro ta com tudo original, digo, sem filtro esportivo, sem nada...que é como eu creio que os testes devem ter sido realizados na fiat. Eu passava as marchas em 5k rpm, mais ou menos, chegando a 100km/h em 3a pra 4a. Isso sem contar que o painel não indica a velocidade real de 100 km/h, não é mesmo?
Bom, se alguém souber porque esses dados não batem ou se eu fiz o teste de maneira errada (eu sei que eu não tinha equipamento pra isso, exceto o cronômetro) dê alguma opinião, por favor...
E também queria saber por que a velocidade máxima indicada pro stilo é de 190km/h (alc) e do punto é de 184km/h sendo que é o mesmo motor 1.8 8v e ele é mais pesado.
Bom, foram mtas dúvidas hehehe

Até mais!

P.S. Eu já li a mensagem de alguém do forum falando que tinha feito um teste parecido e tinha conseguido apenas 13 seg pro 0-100km/h tb...não me lembro quem e não consegui achar a msg de novo e nenhum outro tópico sobre esse assunto...
valeu!
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

Re: Aceleração 0-100km/h

por saul » Qua Jan 14, 2009 4:48 pm

Cara primeiro que na pista de testes é totalmente diferente da realidade pois eles usam combustivel não adulterado, o carro esta livre de peso, o piloto sabe como extrair proveito do carro ao maximo e a pista é boa. Ja na realidade na maioria das veses nosso combustivel é ruim, andamos com algumas parafernalhas no carro, não sabemos dirigir da mesma forma que um piloto de testes, nossas pistas são ruins. Agora ja na comparação entre o stilo 1.8 com um punto 1.8 não tem nada a ver no quesito velocidade final pois os dois carros mesmo utilizando os mesmos motores, tem cambios diferentes, acerto de motor diferente, sistema de exaustaão diferente, e outros biriris, que dão muita diferença. eu ja pilotei la em interlagos e na granja viana, entao posso te falar que mesmo usando um carro padrão as medições entre pista de testes e rua são totalmente diferentes.
projeto palio g3

em reconstrução
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por DanielTrombetta » Qua Jan 14, 2009 4:59 pm

Valeu cara, mto interessante!

Então esses testes na verdade são como física, os resultados só funcionam no laboratório, nas condições x e y, neh...e cada carro deve ter sua particularidade, também. Foi o que eu imaginei, mas tinha achado uma diferença grande entre o resultado e os dados da ficha técnica. Mas é isso ae!
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por AndreBsB » Qua Jan 14, 2009 6:39 pm

O fato é que você esticou relativamente menos do que deveria, pode ter demorado na troca de marchas e ainda estava com sua esposa no carro. Mesmo assim, demorou bem. Tem carros que testei que dava igual, alguns até menos e outros mais. Depende de muitos fatores. Não testei o meu Punto ainda.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por renatorm » Qui Jan 15, 2009 12:03 am

Creio que para extrair o máximo do torque do motor você não deve esticar até 5~6krpm. O torque total do motor fica disponível em 3,5krpm portanto creio que em 4k seja a rotação ideal para passar de marcha e já cair na faixa de torque máximo. Acho que seja assim para obter o melhor tempo usando esse motor.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por nels0n » Qui Jan 15, 2009 9:40 am

Eu também acho que o combustível é o fator principal da diferença! Claro, sem ignorar outros fatores, como sua troca de marchas, calibragem de pneus e o óleo utilizado (Sim, para testes o óleo é diferente, com viscosidade menor)

Eu lembro de um teste que fizeram com a BMW M3 2008, aqui no Brasil ela andou BEM menos (0 - 100) do que o especificado pela fábrica e do que os testes europeus! Combustivel zuaaaado...

Nem quero fazer o teste no meu 1.4 pra n ficar feio pra mim hueahue :lol: :lol: :lol:
Imagem
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por AndreBsB » Qui Jan 15, 2009 9:43 am

Pessoal... podem esticar até 6.000rpm. Trocar com 4.000rpm o carro não vai andar muito! A potência máxima está em 5.500rpm se não me engano. Esgoelem essa @#%$^&!, seus frescos! :lol:
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por joao_neto_pb » Qui Jan 15, 2009 2:52 pm

Eu fiz o mesmo teste com meu 1.4 tres vezes. todos os 3 foram na casa de 13segundos indo ateh 105km/h(+- 100km/h reais). Se fosse 100 no painel seriam todos na casa de 12segundos.

Esticando marcha ateh quase o corte, pista plana, a noite, 1 pessoa no carro e rodando no alcool
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por DanielTrombetta » Qui Jan 15, 2009 4:39 pm

Eu fiquei em dúvida quanto ao momento de trocar a marcha, porque a potência máxima se dá com 5500rpm, porém o torque máximo é em 2800 rpm. Na cidade ou em saídas normais eu passo as marchas em 3000-3500 rpm, dependendo da esticada...
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por GustavoBH » Sáb Jan 17, 2009 2:04 am

O ideal é fazer as trocas perto do torque máximo...
Imagem

Gustavo - Belo Horizonte MG

Punto Sporting

Cinza Cromo
Blue&Me
G20

=)
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

Próximo