A importância do ABS

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: A importância do ABS

por DanielTrombetta » Sáb Jan 17, 2009 1:12 pm

e tem do ESP também, que é o programa de estabilidade eletrônica (Eletronic Stability Program).

http://www.youtube.com/watch?v=vf2knRDK ... re=related
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por thventura » Sáb Jan 17, 2009 2:51 pm

Participei de um teste drive da Audi, com os modelos A4 e A6, todos (lógico) com ABS e ESP.
Não acreditei quando o carro freou (sem bater nos obstáculos) a tipo uns 80 km/h com pista molhada.
O exercício era parada em alta velocidade, simulando um acidente na estrada, com carros parados na pista da esquerda. Um carro sem ABS com certeza derraparia e bateria no obstáculo.

Meu Punto está encomendado com Air Bag e ABS. Isso não é luxo é necessidade.
Nesta sexta estive numa concessionária VW. Esses equipamentos no novo Gol custam R$ 5,5 mil.
O pack segurança da Fiat custa R$ 3 mil. Parabens pra Fiat!
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por DanielTrombetta » Sáb Jan 17, 2009 3:45 pm

É meu primeiro carro com ABS e creio que é item de segurança, longe de ser de luxo. Agora quando tenho que frear me preocupo com o carro que vem atrás, que se vier varado vai me acertar!
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Frmg » Sáb Jan 17, 2009 9:38 pm

ABS é excelente para situações de emergência principalmente para pessoas comuns com menos habilidade na condução do veículo, mas vou postar uma curiosidade.

Vocês sabiam que motoristas experientes e pilotos profissionais conseguem frenagens mais eficientes sem o uso do ABS ???

O controle é feito pela conhecimento do comportamento do carro pelo condutor onde ele mesmo controla a frenagem em sua força máxima, porém realizando ele mesmo o controle quando as rodas estão em ponto de travar.

Esse é o principal motivo que os freios ABS não são utilizados em competições desportivas de automóveis como na F-1 por exemplo e ainda de quebra serve para diferenciar o bom piloto do ruim.

Já airbag esse sim acho de absoluta e fundamental importância.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por thventura » Dom Jan 18, 2009 3:17 pm

Ah, mas só de ter a certeza que vc vai tacar o pé no freio e o carro vai te responder é bom demais!
air bag nem se fala mesmo!
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por renatorm » Dom Jan 18, 2009 9:11 pm

Meu carro não tem nenhum dos dois mas me tirem uma dúvida: Quando o ABS é ativado os piscas acendem?

O freio do Punto é muito bom. Até hoje nunca passei por uma situação que o ABS se fez necessário, ainda bem, mas concordo que ele é de suma importância, na minha opinião até mais que o Airbag.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por DanielTrombetta » Dom Jan 18, 2009 10:06 pm

O ABS é um conforto muito grande! É uma preocupação a menos de perder o controle do carro...
Não acende nenhum pisca não, por que acenderiam? Ele apenas faz um barulho de acionamento, que no começo eu achava que era problema do freio e só depois eu entendi que é normal, e o pedal do freio pulsa pra saber que o ABS foi ativado. Às vezes, mesmo sem muita necessidade, antes de uma lombada, por exemplo, o ABS aciona, mas é só para otimizar a freada...
Quando eu pego o carro do meu pai por pura necessidade (Classic 1.0) o que mais eu sinto diferença não é nem no motor, mas sim nos freios! Nota 10 pra FIAT com ABS e EBD!
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por renatorm » Seg Jan 19, 2009 12:24 am

É que tem carros que quando o ABS é acionado os piscas acendem. C3 é um exemplo disso.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por GustavoBH » Seg Jan 19, 2009 1:28 am

renatorm escreveu:É que tem carros que quando o ABS é acionado os piscas acendem. C3 é um exemplo disso.
Imagem

Gustavo - Belo Horizonte MG

Punto Sporting

Cinza Cromo
Blue&Me
G20

=)
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por GustavoBH » Seg Jan 19, 2009 1:28 am

renatorm escreveu:É que tem carros que quando o ABS é acionado os piscas acendem. C3 é um exemplo disso.

Muito interessante... n sabia !!!
Imagem

Gustavo - Belo Horizonte MG

Punto Sporting

Cinza Cromo
Blue&Me
G20

=)
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

AnteriorPróximo