A importância do ABS

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: A importância do ABS

por jaslee » Seg Jan 19, 2009 1:52 am

tb nao sabia que certos carro sacionavma o pisca
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador
 
Mensagens: 2306
Registrado em: Seg Nov 10, 2008 10:54 pm
Localização: Brasília-DF

Re: A importância do ABS

por DanielTrombetta » Seg Jan 19, 2009 8:46 am

Interessante, nunca vi isso, nem sabia disso...só o C3?
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola
 
Mensagens: 1186
Registrado em: Qua Dez 17, 2008 1:10 pm
Localização: Joinville-SC/Valinhos-SP

Re: A importância do ABS

por thventura » Seg Jan 19, 2009 1:36 pm

Punto não sei (ainda), mas os Audi A4 e A6 acendem o pisca alerta
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola
 
Mensagens: 475
Registrado em: Seg Jan 12, 2009 12:26 pm
Localização: Belo Horizonte/MG

Re: A importância do ABS

por xdelta » Seg Jan 19, 2009 2:12 pm

sobre o punto ele tem o abs opicionas mas esse ESP ASR ele tem algum dos 2?

XDELTA
Punto Sporting, Vermelho Modena
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 91
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 10:01 pm
Localização: São Paulo - Diadema

Re: A importância do ABS

por Frmg » Seg Jan 19, 2009 2:34 pm

renatorm escreveu:O freio do Punto é muito bom. Até hoje nunca passei por uma situação que o ABS se fez necessário, ainda bem, mas concordo que ele é de suma importância, na minha opinião até mais que o Airbag.


Eu acho exatamente o contrário.

Um carro com ABS e sem airbag ajuda a evitar a colisão, mas se bater você se arrebenta todo com a batida da cabeça e peito no volante.
Já um carro sem ABS e com airbag se as rodas travarem e você bater o airbag te deixa praticamente ileso.

Na minha opinião é melhor ter a certeza de não se machucar do que ter melhores chances de não bater.

Fora que ...

O Punto com ABS em pista molhada levou 21 metros para parar
O mesmo Punto sem ABS em pista molhada levou 26 metros para parar com as rodas completamente travadas devido a estancada no pedal e ainda ocorreu perda de controle.
O mesmo Punto sem ABS em pista molhada com o controle feito por um piloto profissional leva 20 metros para parar.

Porém numa situação de emergência é muito dificil ter sangue frio e não enfiar o pé no freio com força demais. Por isso o ABS é muito útil para emergência até para bons motoristas, porém ele não é absolutamente essencial como o airbag é já que este é indiscutivelmente eficiente para evitar traumas.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 917
Registrado em: Dom Mai 11, 2008 7:04 pm
Localização: São Paulo

Re: A importância do ABS

por DanielTrombetta » Seg Jan 19, 2009 3:47 pm

O Punto não tem ESP ASR e não acende pisca também.

Concordo com o Frmg, o ABS confere um conforto grande, que mesmo os pilotos devem achar melhor, porque ele não tá em testes, ele está numa situação real.

ABS e Airbag, bom, o kit HSD vem com os dois então não preciso escolher...rsrsrs Mas quando eu sofri um acidente, o ABS poderia ter me salvado, já o airbag não foi nem acionado (capotamento).
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola
 
Mensagens: 1186
Registrado em: Qua Dez 17, 2008 1:10 pm
Localização: Joinville-SC/Valinhos-SP

Re: A importância do ABS

por thventura » Seg Jan 19, 2009 5:11 pm

Realmente, se o motorista "tiver braço", o ABS pode até mesmo desnecessário. Muitas vezes ao invés de frear, uma manobra mais ousada é melhor para sair do obstáculo.

De toda forma, o ideal é que os veículos tenham os dois equipamentos, como a Fiat oferece. :)
Se tudo der certo, num futuro médio esses itens serão OBRIGATÓRIOS em todos os carros, mesmo os populares.

Sobre o ESP, o Fiat 500 tem o sistema como opcional ou ainda de série, em algumas versões. Quem sabe não uma realidade próxima pra Fiat em breve?
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola
 
Mensagens: 475
Registrado em: Seg Jan 12, 2009 12:26 pm
Localização: Belo Horizonte/MG

Re: A importância do ABS

por DanielTrombetta » Seg Jan 19, 2009 5:21 pm

Inclusive o ESP tem carro que pode desligar, como é o caso do C4. Mas se não me engano o do Fiat 500 Abarth não desliga não (li em algum lugar). Não sei pra que desligar, deve ser tipo um controle de tração, aí melhoraria em arrancadas.
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola
 
Mensagens: 1186
Registrado em: Qua Dez 17, 2008 1:10 pm
Localização: Joinville-SC/Valinhos-SP

Re: A importância do ABS

por thventura » Seg Jan 19, 2009 5:38 pm

No Audi tem como desligar...
serve para uma condução mais esportiva ou em outras situações mais especiais...
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola
 
Mensagens: 475
Registrado em: Seg Jan 12, 2009 12:26 pm
Localização: Belo Horizonte/MG

Re: A importância do ABS

por renatorm » Seg Jan 19, 2009 9:21 pm

DanielTrombetta escreveu:Interessante, nunca vi isso, nem sabia disso...só o C3?


Que eu dirigi e vi acionando só o C3 e um Smart ForFour. O A3 não faz isso (pelo menos não os antigos), mas segundo o amigo acima os irmãos maiores fazem. Mesmo o Punto não tendo isso, sempre ligo os piscas quando acontece uma freada brusca.

Frmg escreveu:Eu acho exatamente o contrário.

Um carro com ABS e sem airbag ajuda a evitar a colisão, mas se bater você se arrebenta todo com a batida da cabeça e peito no volante.
Já um carro sem ABS e com airbag se as rodas travarem e você bater o airbag te deixa praticamente ileso.

Na minha opinião é melhor ter a certeza de não se machucar do que ter melhores chances de não bater.

Fora que ...

O Punto com ABS em pista molhada levou 21 metros para parar
O mesmo Punto sem ABS em pista molhada levou 26 metros para parar com as rodas completamente travadas devido a estancada no pedal e ainda ocorreu perda de controle.
O mesmo Punto sem ABS em pista molhada com o controle feito por um piloto profissional leva 20 metros para parar.

Porém numa situação de emergência é muito dificil ter sangue frio e não enfiar o pé no freio com força demais. Por isso o ABS é muito útil para emergência até para bons motoristas, porém ele não é absolutamente essencial como o airbag é já que este é indiscutivelmente eficiente para evitar traumas.


Vendo por esse lado você tem razão. Lógico que consideramos os dois itens de segurança em batidas de frente. Você não ira usar o ABS nem o Airbag se vier um doido e te acertar na traseira, a não ser que depois disso você bata no carro da frente. Sempre pensei no seguinte: evitar uma batida é melhor que bater e ter itens que te protege. Bem, não podemos discordar que os dois são importantes e vai da situação um ser mais que o outro. Se tiver que escolher, escolha os dois.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 159
Registrado em: Qui Dez 11, 2008 12:13 pm
Localização: Santos

AnteriorPróximo

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes