O grupo Tata Motors compra Land Rover e Jaguar
3 mensagens
|Página 1 de 1
O grupo Tata Motors compra Land Rover e Jaguar
O grupo indiano Tata anunciou nesta quarta-feira (26/03) a compra das marcas britânicas Jaguar e Land Rover, da montadora americana Ford, por US$ 2,3 bilhões, em uma transação que a catapulta para o setor de carros de luxo. "A Tata Motors concluiu um acordo definitivo com a Ford Motor Company para a compra da Jaguar e da Land Rover por um valor total de US$ 2,3 bilhões, que será pago em dinheiro", afirma a empresa em um comunicado.
"Estamos muito satisfeitos pela perspectiva de que Jaguar e Land Rover sejam uma parte significativa de nosso negócio automobilístico e buscaremos preservar e aprofundar seu patrimônio e competitividade, mantendo suas identidades intactas", afirmou o presidente da companhia, Ratan Tata. A Tata Motors, parte do império Tata Group, que engloba de chá a metalúrgicas, informou que a Ford contribuirá com até US$ 600 milhões nos planos de previdência da Jaguar e da Land Rover.
O acordo foi anunciado no momento em que a Tata busca uma expansão para além da Ásia. Os analistas se perguntam como o grupo indiano, que fabrica o modelo "Nano", o automóvel mais barato do mundo, absorverá as duas marcas de alto luxo. O objetivo da gigante indiana, na verdade, é obter um salto tecnológico ao ter acesso aos sofisticados motores de Land Rover e Jaguar.
O secretário-geral do Unite, Tony Woodley, afirmou estar "satisfeito" com o fato da Tata comprar as marcas, protegendo empregos no Reino Unido, mas ao mesmo tempo se disse "muito decepcionado" pela Ford não ter conservado uma participação. "Nós preferíamos que a Ford tivesse mantido as companhias em sua órbita, sobretudo levando em consideração que a Land Rover é muito rentável", afirma Woodley em um breve comunicado.
"Porém, dados os compromissos assumidos pela Tata sobre o futuro da Jaguar Land Rover e os acordos a longo prazo para receber motores de Bridgend e Dagenham (fábricas da Ford no Reino Unido), naturalmente estamos satisfeitos de que (a empresa americana) se mantenha envolvida na produção das marcas".
A aquisição ocorre em um contexto de desaceleração econômica nos países desenvolvidos, o que afeta a demanda por carros de luxo. Em janeiro, a Tata apresentou o modelo "Nano", que será vendido na Índia a US$ 2.500, o que para a empresa pode provocar uma revolução no transporte de milhões de pessoas.
No entanto, a compra da Jaguar e da Land Rover situa a Tata na irônica posição de fabricar o carro mais barato do mundo e alguns dos modelos mais caros. A crise financeira e de crédito mundial tem afetado o mercado de automóveis. As vendas da Jaguar nos Estados Unidos e Europa registraram queda de 30% nos dois primeiros meses de 2008.
A Tata controla atualmente mais da metade do mercado de caminhões na Índia e quase 20% dos carros de passageiros. A montadora americana Ford, que se encontra em dificuldades depois de ter registrado perdas de US$ 15 bilhões nos últimos dois anos, anunciou em 2007 que as marcas estavam à venda como parte de uma reestruturação.
Os analistas já manifestaram preocupação porque a Tata está absorvendo muita dívida e responsabilidade nos planos de aposentadoria. Eles acreditam que a empresa pode ter problemas para absorver as marcas de luxo em sua linha de veículos convencionais. (editado por Renato Parizzi/Vrum)
link da noticia: http://noticias.vrum.com.br/veiculos/te ... cias.shtml
"Estamos muito satisfeitos pela perspectiva de que Jaguar e Land Rover sejam uma parte significativa de nosso negócio automobilístico e buscaremos preservar e aprofundar seu patrimônio e competitividade, mantendo suas identidades intactas", afirmou o presidente da companhia, Ratan Tata. A Tata Motors, parte do império Tata Group, que engloba de chá a metalúrgicas, informou que a Ford contribuirá com até US$ 600 milhões nos planos de previdência da Jaguar e da Land Rover.
O acordo foi anunciado no momento em que a Tata busca uma expansão para além da Ásia. Os analistas se perguntam como o grupo indiano, que fabrica o modelo "Nano", o automóvel mais barato do mundo, absorverá as duas marcas de alto luxo. O objetivo da gigante indiana, na verdade, é obter um salto tecnológico ao ter acesso aos sofisticados motores de Land Rover e Jaguar.
O secretário-geral do Unite, Tony Woodley, afirmou estar "satisfeito" com o fato da Tata comprar as marcas, protegendo empregos no Reino Unido, mas ao mesmo tempo se disse "muito decepcionado" pela Ford não ter conservado uma participação. "Nós preferíamos que a Ford tivesse mantido as companhias em sua órbita, sobretudo levando em consideração que a Land Rover é muito rentável", afirma Woodley em um breve comunicado.
"Porém, dados os compromissos assumidos pela Tata sobre o futuro da Jaguar Land Rover e os acordos a longo prazo para receber motores de Bridgend e Dagenham (fábricas da Ford no Reino Unido), naturalmente estamos satisfeitos de que (a empresa americana) se mantenha envolvida na produção das marcas".
A aquisição ocorre em um contexto de desaceleração econômica nos países desenvolvidos, o que afeta a demanda por carros de luxo. Em janeiro, a Tata apresentou o modelo "Nano", que será vendido na Índia a US$ 2.500, o que para a empresa pode provocar uma revolução no transporte de milhões de pessoas.
No entanto, a compra da Jaguar e da Land Rover situa a Tata na irônica posição de fabricar o carro mais barato do mundo e alguns dos modelos mais caros. A crise financeira e de crédito mundial tem afetado o mercado de automóveis. As vendas da Jaguar nos Estados Unidos e Europa registraram queda de 30% nos dois primeiros meses de 2008.
A Tata controla atualmente mais da metade do mercado de caminhões na Índia e quase 20% dos carros de passageiros. A montadora americana Ford, que se encontra em dificuldades depois de ter registrado perdas de US$ 15 bilhões nos últimos dois anos, anunciou em 2007 que as marcas estavam à venda como parte de uma reestruturação.
Os analistas já manifestaram preocupação porque a Tata está absorvendo muita dívida e responsabilidade nos planos de aposentadoria. Eles acreditam que a empresa pode ter problemas para absorver as marcas de luxo em sua linha de veículos convencionais. (editado por Renato Parizzi/Vrum)
link da noticia: http://noticias.vrum.com.br/veiculos/te ... cias.shtml
Punto ELX Preto Vesúvio 

- Piloto de Autorama
- Mensagens: 246
- Registrado em: Sex Fev 22, 2008 1:11 pm
- Localização: Natal RN
Vai brincar com Chinês e Indiano pra ver...eles estão chegando pra esmagar o grande império norte americano!!!
De carro mais barato do mundo à compra de 2 das principais fabricantes de luxo...
Ahh eu com uma freelander (sou humilde, não gosto de felino jaguar kkkkk)
De carro mais barato do mundo à compra de 2 das principais fabricantes de luxo...
Ahh eu com uma freelander (sou humilde, não gosto de felino jaguar kkkkk)

- Velha Guarda
- Mensagens: 4505
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 4:12 pm
- Localização: Belo Horizonte-MG
BART escreveu:Vai brincar com Chinês e Indiano pra ver...eles estão chegando pra esmagar o grande império norte americano!!!
De carro mais barato do mundo à compra de 2 das principais fabricantes de luxo...
Ahh eu com uma freelander (sou humilde, não gosto de felino jaguar kkkkk)
O pior de tudo que essa TATA que comprou a LandRover e a Jaguar é de um cara só...... e ele é dono de um milhão de coisas assim como um outro indiano que é o Mittal que é dono do maior grupo siderurgico do mundo.
A FIAT é parceira da Tata e tá com projeto de começar a produzir as pickups dela aqui no Brasil.
Spirito, o retorno!!!!!
BMW 325i 2009 2.5l 24V
Punto Essence 1.6 16V Kit Creative I
Ex-Novo Focus Sedan Ghia 2.0 Aut.
Ex-Punto HLX 1.8
BMW 325i 2009 2.5l 24V
Punto Essence 1.6 16V Kit Creative I
Ex-Novo Focus Sedan Ghia 2.0 Aut.
Ex-Punto HLX 1.8
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 919
- Registrado em: Ter Mar 25, 2008 9:35 pm
- Localização: Belo Horizonte/MG
3 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes