Pensando em comprar um Punto: Adeus Astra 2001.....

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Pensando em comprar um Punto: Adeus Astra 2001.....

por diogoem » Seg Jan 26, 2009 11:40 pm

Pessoal,

Vim até este forum pq acho uma fonte de informação fundamental. Ouvir a opinião de proprietários quase sempre é a melhor forma de conhecer um produto, principalmente um carro. Portanto, gostaria de compartilhar com vcs a minha dúvida....

Tenho um Astra GL 1.8 2001. O carro considerando o ano de fabricação é excelente. A única reclamação é em relação ao famoso "atuador de marcha-lenta", quem tem ou teve Astra anterior ao modelo 2003 deve saber do que estou falando. De resto, tem todos os atributos que se poder esperar de um carro com esta idade. Destaco principalmente a robustez da mecânica e do acabamento, que embora defasado é bem resolvido, sem folgas nos encaixes e plásticos muito robustos.
Embora com suas qualidades o carro está "velho". Penso em trocar por um Punto, Polo ou Fiesta Sedan 1.6. Explico os motivos....
O Astra está desafado, deve sair de linha ainda em 2009, além de que é o mesmo carro desde 1998...se comprar um novo em 2 meses vou me sentir dirigindo o mesmo carro que possuo a 3,5 anos. O Polo me agrada pela qualidade do acabamento, design e mecânica, o Fiesta 1.6 2009 acho um carro bonito, com um interior novo - bem diferente do amontoado de plásticos de versões anteriores - tem um câmbio que considero bem escalonado, com marchas mais longas. E o Punto? Acho o carro muito bonito, sem dúvida o mais bonito dos três. No entanto, vejo comentários recorrentes, aqui e em outros lugares de pessoas reclamando principalmente do acabamento: embora o carro possua um interior agradável e moderno as peças seriam de baixa qualidade - porta-luvas desalinhados, coifa da manopla de câmbio com problemas, capa do retrovisor que cai (já vi em algum tópico aqui no forum alguém dizer que o carro se desmonta).
Apesar disto, o carro agrada muito visualmente, e o motor 1.8 derivado do Monza (mesma herança do motor do Astra) é confiável, mecânica simples, durável, etc. O do Astra com 145000 funciona como um relógio, abasteço em qualquer posto, qualquer um mesmo, e nunca tive problemas com combustível.
Se optar pelo Punto seria a versão HLX 1.8. Gostaria de ouvir opiniões em geral quanto as estes aspectos: robustez mecânica e do acabamento, e a opinião de alguém que tenha trocado um carro de maior porte, porém com idade já avançada por um Punto...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Pensando em comprar um Punto: Adeus Astra 2001.....

por qsboy » Ter Jan 27, 2009 8:30 am

Completei 1 mês com meu punto e já viajei pra bahia com ele (1500km ida e volta). Dirijo muito na cidade e estou com 3500 km rodados. Nenhum problema dos citados pelos outros proprietários. Sexta feira fui no detran aqui em Belo Horizonte fazer vistoria no meu carro e vieram 2 pessoas pedir informações do carro e acharam ele muito lindo (ELX 1.4 com calotas do 1.8 sem teto nem nada). Minha tia é chefe do setor de peças de uma concessionária aqui de Belo Horizonte e me informou que não tem mais nenhum problema saindo desses puntos novos.
Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por menendez » Ter Jan 27, 2009 10:21 am

Se for pegar...aconselho pegar um 2009...pra evitar dores de cabeça...os modelos 07 e 08 apresentam em alguns casos falhas...os 09 ja estão 100%
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por DanielTrombetta » Ter Jan 27, 2009 11:21 am

Também acho que a fiat corrigiu quase tudo nos modelos 09. A maior parte de reclamações é das primeiras versões, 07 e 08, que eu creio que seja até normal um lançamento sair com algumas falhas que são corrigidas. O meu apesar de ser 07/08, nunca me deu nenhum tipo de dor de cabeça! Nada mesmo! Espero que você tenha a sorte de pegar um carro sem problemas. Acho que o HLX também foi o modelo que menos apresentou defeitos em acabamento e afins. Mas o Punto é um carro que fará muito mais sucesso onde você for...você vai ver que vale a pena! Boa compra!
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por valduca » Ter Jan 27, 2009 12:34 pm

Cara, o meu é um 1.4 ELX com Kit Convergence (blue & me + abs air bag). Também não tive problemas com o carro.
Eu tinha um Polo. Ambos são bons carros, com seus prós e contras.
Se vc não tem problemas quanto a espaço de Porta Malas o Punto não deixa de ser uma boa opção, mas caso vc necessite de espaço (lembrando que vc tem um Astra e este tem uma boa mala) eu pensaria em Focus (esperar a versao flex) e/ou I30 da Hunday (acho que escrevi errado, rs).

Caso necessite exclarecer alguma duvida ref. Punto/Polo fale comigo !!

abraços !
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por gmorais » Ter Jan 27, 2009 12:43 pm

boa troca. tive um astra advantage, gostava muito do carro. esse com facelift é mto bonito. mas realmente está ficando defasado.
o design do punto é mto mais atual e o carro nao perde em termos de direção, estabilidade além do motor ser da mesma família. só porta-malas mesmo que vai ser uma grande perda pra vc.

boa sorte com o menino

abraço
Punto HLX - HSD, VET, Couro, Xenon 8k H1, Rodas Sporting 16
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Denilson-BF » Ter Jan 27, 2009 12:50 pm

Diogo,

Tenho um HLX 1.8, o modelo que vc está querendo.
meu carro completou 10.000 outro dia, tenho ele a 3 meses.

Como ele é modelo 2009 todos os problemas que vc falou acima, nenhum se encaixa com meu carro.
Estou simplesmente amando... o carro é tudo de bom.
a única coisa que não posso falar é sobre o banco de veludo, pois na própria concessionária eu substitui por couro.
no mais, me agrada em tudo.
Imagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por thventura » Ter Jan 27, 2009 12:56 pm

Diogo,
se vc permite uma sugestão... o Punto HLX é muito superior ao Polo e ao Fiesta Sedan. Como a galera citou, os problemas de acabamento foram mais nas versões 07 e 08, mas claro que você pode pegar um carro azarão, coisa que pode acontecer com QUALQUER carro de qq marca.
Mas quanto ao Design e acabamento o Punto é MUITO melhor que esses concorrentes e tem custo/benefício melhor, e acredito que ande mais que o motor 1,6 da ford ou da volks.
agora.. falando em segmentos de carro, você estará saindo de um hacth médio para um compacto premium (polo ou punto) ou sedã compacto (fiesta). Uma opção dentro da sua atual faixa seria o novo Focus Hatch, mas se vc procura um carro na faixa de 45k, o melhor é o Punto.
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por diogoem » Ter Jan 27, 2009 6:56 pm

Pessoal, valeu pelos comentários! Eu imaginava (na verdade desejava ouvir isso) que problemas como os citados fossem nas primeiras unidades. Concordo que carro de qualquer marca pode dar problema, principalmente quando se trata de um modelo novo, como o Punto. Quanto a troca por um hatch médio como Focus, Golf ou outros modelos, está descartada por restrições orçamentárias. Quero um carro zero, e também na condição de trocar um carro maior, o novo não pode ser muito simples (gol, corsa, etc) mas um compacto premium como citado. A questão do Fiesta ser levado em conta é o preço, que considerei muito bom. Claro que, um Punto é mais "presença" que um Fiesta, sem comparação. Vou pensando nos próximos dias, obrigado pela opinião de todos.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Beto » Qui Jan 29, 2009 7:52 pm

Diogo, pelo menos o motor você já conhece.

Não muda muita coisa, o comportamento é quase o mesmo, com a diferença do consumo que só um carro flex pode te oferecer.... (:D)
Tive um astra 2001 "Wannabe" (não me aguentei e coloquei as rodas do Sport....é eu sei!!!)
...voltando ao assunto...
Antes de ter um Punto eu trocaria de carro na hora, hoje não.
Mesmo tendo uma avaliação maravilhosa no usado e preço bom no Punto, com o que sei hoje.....pensaria 2x.
(Gosto muito do Punto....mas a realidade não condiz com a proposta em sua totalidade....e muito menos com o preço).

Meu conselho é que faça vários testes antes de comprar, ou então, se achar, alugue um e fique um tempo.

[]´s
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

Próximo