Filtro IN BOX para o Punto!?
Re: Filtro IN BOX para o Punto!?
pedrinho-martines escreveu:Por que não usar o conico?, ele pode render mais, e ainda faz mais barulho e é mais barato, o in box não muda muito a potência, já li uma materia que compararam o esportivo in box com o original a potência aumento em 2cv. Não sei aonde o 1.8 capta o AR, mais no 1.4 não é muito bom, sem pegar um ar frio não vai ter filtro nenhum que ira aumentar a potencia.
Compra um conico e faz um CAI bem legal na grade que vai sentir a difença.
Posso te dizer que pesquisei bastante antes de optar.
No quesito resultado, tenho um amigo que com um civic obteve o mesmo ganho tanto no in box quanto no cônico (medido em dinamômetro).
(Sei que Punto e Civic são carros distintos, mas o resultado serve de parâmetro).
Quanto à captação do ar, no 1.8 a ela é feita no lugar certo, tanto que no 1.4 utilizam a mesma posição.

Fonte: http://www.puntoclube.com/forum/viewtop ... cai#p73366
Neste tópico têm alguns relatos sobre comparações que fecham com o que já pude presenciar (inclusive sobre a influência da temperatura do ar):
http://www.puntoclube.com/forum/viewtop ... &sk=t&sd=a
Agora...respondendo a sua pergunta...
É uma questão de preferência, não quero fazer muitas alterações, por isso a opção do in box.
Estou certo de que a variação é pequena, 2-3 cv.
Mas o que procuro mesmo é um pouco de fôlego nas retomadas e isso eu sei que o in box dá.
Outro detalhe é que o barulho do in box não chama tanta atenção quanto o do cônico....de novo, questão de preferência.
[]´s
Editado pela última vez por Beto em Qui Fev 05, 2009 6:55 pm, em um total de 1 vez.
- Instrutor de Auto Escola
carlansil escreveu:Particulamente nao acredito em aumento de potencia (se der 1 cv acho muito)Mesmo que dê 2 para é quase imperceptivel a diferença ao dirigir.
A alteração em cv´s é realmente muito pequena, mas o que é perceptível é a mudança no comportamento do carro.
Como já mencionei, fizemos a troca em um Civic e o carro melhorou, não em velocidade final mas em retomadas e em respostas mais rápidas.
No punto ainda não sei, ainda não posso afirmar nada, mas espero que o resultado seja o mesmo.
[]´s
Dependendo do filtro dá uns cvs sim, aferido por usuários do forum!! Mas o principal é torque mesmo... Filtro + chipagem então, dá pra preparar o motor legalzinho...
- Velha Guarda
Betoo, voce encomendou um K&N? e tá pagando quanto??
depois posta ae o que achou...
depois posta ae o que achou...
Bravo T-Jet
EX: Sporting Vermelho Modena / VE traseiro / Blue & Me / Ar digital / Couro / Xenon H4 + H1 8000k / Kit duas vias Beyma / Coaxial Bravox / Audiophonic Club 4100 / Audiophonic Club 1700 / Sub Pioneer TS W 257 D2 / Rca Audiophonic Tripla Blindagem / Abafador Isotta / DVD Pioneer
EX: Sporting Vermelho Modena / VE traseiro / Blue & Me / Ar digital / Couro / Xenon H4 + H1 8000k / Kit duas vias Beyma / Coaxial Bravox / Audiophonic Club 4100 / Audiophonic Club 1700 / Sub Pioneer TS W 257 D2 / Rca Audiophonic Tripla Blindagem / Abafador Isotta / DVD Pioneer
- Campeão de Kart profissional
Beto escreveu:pedrinho-martines escreveu:Por que não usar o conico?, ele pode render mais, e ainda faz mais barulho e é mais barato, o in box não muda muito a potência, já li uma materia que compararam o esportivo in box com o original a potência aumento em 2cv. Não sei aonde o 1.8 capta o AR, mais no 1.4 não é muito bom, sem pegar um ar frio não vai ter filtro nenhum que ira aumentar a potencia.
Compra um conico e faz um CAI bem legal na grade que vai sentir a difença.
Posso te dizer que pesquisei bastante antes de optar.
No quesito resultado, tenho um amigo que com um civic obteve o mesmo ganho tanto no in box quanto no cônico (medido em dinamômetro).
(Sei que Punto e Civic são carros distintos, mas o resultado serve de parâmetro).
Quanto à captação do ar, no 1.8 a ela é feita no lugar certo, tanto que no 1.4 utilizam a mesma posição.
Fonte: viewtopic.php?f=22&t=3110&p=73366&hilit=cai#p73366
Neste tópico têm alguns relatos sobre comparações que fecham com o que já pude presenciar (inclusive sobre a influência da temperatura do ar):
viewtopic.php?f=2&t=1452&st=0&sk=t&sd=a
Agora...respondendo a sua pergunta...
É uma questão de preferência, não quero fazer muitas alterações, por isso a opção do in box.
Estou certo de que a variação é pequena, 2-3 cv.
Mas o que procuro mesmo é um pouco de fôlego nas retomadas e isso eu sei que o in box dá.
Outro detalhe é que o barulho do in box não chama tanta atenção quanto o do cônico....de novo, questão de preferência.
[]´s
Bonita a 2ª foto rsrsrsrsrs, parece muito com o cofre do Punto aqui de casa heheehe. Pensando bem, é melhor mesmo, é muita dor de cabeça, ontem troquei de filtro denovo, o carro começou a fazer um barulho estranho, percebi que vinha do respiro de oleo, fazia uma barulheira na tubulação do filtro de ar, só de colocar no respiro do filtro original já paro o barulho. Vou bolar algum jeito de usar a caixa original,com o filtro esportivo .
Mais a diferença o rendimento é muito obvia, só o acelerar o carro em ponto morto já da uma difença,o giro com o filtro original demora mais pra subir.
Punto ELX 20007/2008
Calotas do Siena HLX 2009,filtro Esportivo, cristal vision + blue vision
Marea 1.8 16v SX 1999/2000
meu xodó,filtro Esportivo, rodas marea Turbo.

- Roda dura de Auto Escola
pedrinho-martines escreveu: Bonita a 2ª foto rsrsrsrsrs, parece muito com o cofre do Punto aqui de casa heheehe. ....
Já tava preocupado que você não tivesse entendido a minha alfinetada....

Mas o seu ponto é válido sim, tem muita dúvida sobre cônico versus in box.
Eu acredito que a temperatura no in box seja mais propícia do que a do cônico.
Mas vamos ver, amanhã eu vou fazer o teste com os dois, só que vai ser bem subjetivo porque não vou por em dinamômetro ($$$$$!).
[]´s
No meu, quando eu troquei de filtro, me lembro de ter acelerado o carro antes pra ver ronco e o ponteiro de rpm. Depois, só com a troca do filtro, o ponteirinho subiu mais rápido mesmo, visivelmente...o ronco nem se fale a mudança que dá...
Quanto ao ar frio, eu creio que da forma que o meu foi posicionado, praticamente dentro da caixa de ar original, mas sem a parte de cima, ele capta o as na mesma temperatura que o original devia captar...
Quanto ao ar frio, eu creio que da forma que o meu foi posicionado, praticamente dentro da caixa de ar original, mas sem a parte de cima, ele capta o as na mesma temperatura que o original devia captar...
Então...
Chegou o filtro e fizemos os "testes".
As dimesões são quase idênticas, a diferença é muito pequena.

Finalmente "o" filtro esportivo.....entra um pouco apertado, mas encaixa bem no lugar.

Perfeito, não?
Não....
As abas do filtro são muito grossas e isso impede o fechamento da parte superior do duto.

Solução para testar o filtro: 3 grampos de pressão que seguraram o filtro e tampa bem fechados.
Rodamos em várias situações com os dois filtros, a diferença estava única e exclusivamente na resposta do motor, somente.
(E o ronco, claro!....mesmo sendo mais modesto que o do cônico)
Velocidade final: idêntica com motor trabalhando fielmente nas mesmas condições.
Foi então que resolvi tirar a dúvida do motivo da diferença em tempo de resposta.
Como estava próximo de uma concessionára Fiat, comprei um filtro novo para substituir.
(meu Punto já passou dos 6.000 km.....mesmo não precisando trocá-lo agora, comprei um.)
Nem me surpreendi muito, com o novo filtro (original) tive o mesmo comportamento do K&N.
MINHAS CONCLUSÕES
Com o motor sem alteração, filtro não tem diferença significativa.
Pois o motor não precisa de mais ar além do que foi projetado.
Com o motor "chipado" e demais alterações, precisa sim de filtro esportivo, pois a limitação já citada pelo Daniel, influencia muito.
Claro que o esportivo tem a vantagem de não precisar mais ser substituído, lavando nos períodos certos você tem ele enquanto tiver o carro.
(Sem mencionar a qualidade de materiais e construção....dá um chute no nacional...)
Particularmente, não aconselho ninguém a comprá-lo, pois o modelo 33-2105 não encaixa 100% como deveria.
Paguei R$182,50 e por sorte tenho quem compre.
Mas, em todo caso, a experiência foi válida, passando a garantia eu penso em reprogramação e na alteração de filtro.
Queria pegar um Tiida da Nissan, mas como meu HLX não tá valendo mais do que R$35.000,00 na atualidade (hilário)....
...cheguei a conclusão de que terei de ficar com ele até que desmonte por completo.
[]´s

Finalmente "o" filtro esportivo.....entra um pouco apertado, mas encaixa bem no lugar.

Perfeito, não?
Não....
As abas do filtro são muito grossas e isso impede o fechamento da parte superior do duto.

Solução para testar o filtro: 3 grampos de pressão que seguraram o filtro e tampa bem fechados.
Rodamos em várias situações com os dois filtros, a diferença estava única e exclusivamente na resposta do motor, somente.
Velocidade final: idêntica com motor trabalhando fielmente nas mesmas condições.
Foi então que resolvi tirar a dúvida do motivo da diferença em tempo de resposta.
Como estava próximo de uma concessionára Fiat, comprei um filtro novo para substituir.
(meu Punto já passou dos 6.000 km.....mesmo não precisando trocá-lo agora, comprei um.)
Nem me surpreendi muito, com o novo filtro (original) tive o mesmo comportamento do K&N.
MINHAS CONCLUSÕES
Com o motor "chipado" e demais alterações, precisa sim de filtro esportivo, pois a limitação já citada pelo Daniel, influencia muito.
Claro que o esportivo tem a vantagem de não precisar mais ser substituído, lavando nos períodos certos você tem ele enquanto tiver o carro.
(Sem mencionar a qualidade de materiais e construção....dá um chute no nacional...)
Particularmente, não aconselho ninguém a comprá-lo, pois o modelo 33-2105 não encaixa 100% como deveria.
Mas, em todo caso, a experiência foi válida, passando a garantia eu penso em reprogramação e na alteração de filtro.
Queria pegar um Tiida da Nissan, mas como meu HLX não tá valendo mais do que R$35.000,00 na atualidade (hilário)....
...cheguei a conclusão de que terei de ficar com ele até que desmonte por completo.

[]´s
Beto escreveu:Então...
Perfeito, não?
Não....
MINHAS CONCLUSÕES
...cheguei a conclusão de que terei de ficar com ele até que desmonte por completo.![]()
[]´s
Devia ter feito o teste com conico também, no 1.4 achei que mudou bastante do filtro original pro conico.
Você percebeu se com K&N in box o Rpm sobe mais rapido se com o original?
Punto ELX 20007/2008

- Roda dura de Auto Escola
pedrinho-martines escreveu: Devia ter feito o teste com conico também, no 1.4 achei que mudou bastante do filtro original pro conico.
Funciona assim, eu encomedei os filtros já sabendo que se não desse certo eu já teria para quem revender....
...o filtro in box confirmou revenda.... já o cônico eu não consegui quem comprasse....logo nem abri.
pedrinho-martines escreveu: Você percebeu se com K&N in box o Rpm sobe mais rapido se com o original?
Sobe sim (discreto, mas sim), o detalhe é que entre filtros originais, usado e novo....no novo acontece a mesma coisa.
Conversei com vários mecânicos especializados no assunto e a maioria me disse que o resultado seria resposta mais rápida, o que se confirmou.
O filtro original zerado tem a mesma resposta....o problema é que suja mais rápido (diminui a vazão de ar) perdendo vantagem em poucos km.
Outro teste que fiz a pouco, ligamos (teste in loco) o Punto sem filtro, com o esportivo e por último com o original.
Sem filtro, "no berro" a resposta é imediata (nem poderia ser diferente).
Com o esportivo e o filtro original novo, tem-se a impressão de ser a mesma coisa.
[]´s