Ajuda para escolha de som (SUB)...

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

Ajuda para escolha de som (SUB)...

por ricparanagua » Sex Fev 27, 2009 12:24 am

Ae Pessoal!

Seguinte, como o som que tinha no carro antigo era herdado do mais antigo ainda, resolvi colocar tudo novo no meu punto, que tá novinho, peguei na sexta passada.

À exceção do Player, que tem pouco mais de um ano, trocarei tudo.

O Som que eu quero pôr é básico, contudo, quero um grave imponente, e sei que terei de investir mais em uma selada de 12" e um módulo realmente bom que a empurre. Vi que muita gente aqui entende do assunto, fica o exemplo do socket, que montou seu próprio som e tudo... e eu realmente não entendo muito, pelo que peço-lhes humildemente ajuda para escolher o melhor custo/benefício para o meu projeto.

Bom, atualmente o meu projeto é:

6x9 BOMBER NEW EDGE SUB 6X9 PENTAXIAL 300W RMS (PAR)
R$ 181,99
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ms-par-_JM

6x6 KIT 2 VIAS BOMBER TWO WAY BICHO PAPÃO 320W RMS LINHA 2009
R$ 188,99
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-2009-_JM

Então, na 6x9 e na 6x6 não tenho muitas dúvidas.. acho que é isso mesmo, mas aceito é claro sugestões, entretanto, a minha dúvida reside mesmo é no sub, qual pegar?? Vou fazer uma lista aqui com 6 opções com os respectivos links com preços para que se possível me sinalizem qual seria a melhor opção, visando sempre o melhor custo/benefício...

1) SUBWOOFER 12 BOMBER BICHO PAPÃO EVOLUTION 12 650W RMS LINHA 2009
R$ 303,99
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-2009-_JM

2) SUBWOOFER SPYDER NITRO 12 x 700w RMS bobina dupla
R$ 199,30 (bem potente e mais barata...será que essa marca presta? não conheço...)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -dupla-_JM

3) SUBWOOFER 800 W RMS 12SW12A DVC MATADOR MAX SELENIUM
R$ 395,00 (a mais potente e mais cara dentre todas aqui elencadas...mas vale a pena mesmo?)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-90493481-_JM

4) SUBWOOFER BRAVOX UXP POWER 12 POL 500 WATTS RMS
R$ 319,99
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ts-rms-_JM

5) Subwoofer HBuster Killer 12 pol. 650WRMS Bobina dupla NF+GAR
R$ 179,99 (o mais barato, e a marca até que é conhecida..vale?)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -nfgar-_JM

6) Subwoofer Pioneer 12 polegadas 400W rms
R$ 244,99 (é o que tem a menor potência em rms, mas é o que tem a melhor marca dentre os outros...)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 0w-rms-_JM

Enfim pessoal, também não consegui entender muito bem a diferença de ser bobina dupla ou não...mas já soube que não muda muita coisa...o que seria mesmo?

Quanto ao amplificador, realmente aí é que não faço a mínima idéia mesmo, mas escolhendo o sub sei que ficará mais fácil...teria como pôr um único amp pra tocar tudo isso? Ou o melhor resultado seria um amp exclusivo para o sub mesmo? Não sei não, mas pelo que to vendo tô achando que só o amp sairá a metade do preço de tudo, mas enfim, estou disposto a ter um grave no carro que levante a poeira do carpete..hehe..

Enfim, agradeço desde já pela atenção e aguardo sugestões, opiniões e relatos...

Abração a todos!
"Sou a favor da pena de morte apenas em dois casos:
Para estupradores e operadores de telemarketing. Para os dois não adianta você falar 30 vezes: 'Eu não quero!' Eles vão continuar tentando lhe enfiar uma coisa que você não pediu..."
Rafinha Bastos
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Ajuda para escolha de som (SUB)...

por Thiago » Sex Fev 27, 2009 12:33 am

nao use pentaxiais ou qualquer outro axis que nao seja coaxial, pois o agudo fica estridente e ruim..

recomendo dizer quanto tem pra gastar no total, e o que espera do som.. qualidade? spl? pra dentro ou pra fora do carro?

fica mais facil sugerir um setup completo
Punto Sporting Vermelho Modena
V.E.T. / P. Anti-Furto / Blue&Me
[x] G20 / [ ] Bocão / [ ] BiXenon 6000k + Neblina / [ ] Bancos em Couro / [ ] Som personalizado
[ ] Tambores desativados / [x] Estepe XingLing / [ ] Extensão do Peito de Aço / [ ] Alarme c/ Buzina Marítima
Piloto de Kart de feriado

por ricparanagua » Sex Fev 27, 2009 1:01 am

Thiago escreveu:nao use pentaxiais ou qualquer outro axis que nao seja coaxial, pois o agudo fica estridente e ruim..

recomendo dizer quanto tem pra gastar no total, e o que espera do som.. qualidade? spl? pra dentro ou pra fora do carro?

fica mais facil sugerir um setup completo

Blz Thiago!

Seguinte, quero qualidade, mas que tenha um bom spl também...que o grave bata forte mesmo...acho que prefiro spl mesmo...e o orçamento é em torno de R$ 1.500,00...

No caso do coaxial, vi que são menos potentes...é isso mesmo ou tem também algumas com boa potência também? pq a que me referi tinha 300 rms o par...mas enfim, qual me indicaria então?

Grato!
Para estupradores e operadores de telemarketing. Para os dois não adianta você falar 30 vezes: 'Eu não quero!' Eles vão continuar tentando lhe enfiar uma coisa que você não pediu..."
Rafinha Bastos
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Thiago » Sex Fev 27, 2009 11:06 am

1500 é um pouco limitado para 2 modulos (pra empurrar um sub forte precisará de um modulo a parte), kit 2 vias e 6x9 (nao curto)

Audiobank KA-4060 pra alimentar o kit componente e 6x9

Hurricane HA 4.120 pro SUB

SUB Bravox UXP Power 500W RMS 2x4ohms

NAR Kit Componente CS50.01 5" pras portas da frente

Pra economizar nao mexeria nos coaxiais das postas de tras

6x9 é até dificil recomendar, a maioria mente a potencia e só sai agudo
talvez um par desse Hurricane Alto-Falante DR69.4 Dominator 6x9" 110WRMS 4ohms

ainda tem a caixa, cabos, conectores e mao de obra.. acho que 1500 nao daria
[x] G20 / [ ] Bocão / [ ] BiXenon 6000k + Neblina / [ ] Bancos em Couro / [ ] Som personalizado
[ ] Tambores desativados / [x] Estepe XingLing / [ ] Extensão do Peito de Aço / [ ] Alarme c/ Buzina Marítima

por artbar17 » Sex Fev 27, 2009 2:05 pm

Até que R$ 1.500,00 dá sim, pra fazer um set bem legal!
É só procurar que consegue achar.

Então sugiro o seguinte set pra vc ricparanagua:

01 Kit 02 vias BRAVOX CS60B (portas dianteiras) - R$ 185,00
01 Subwoofer com potência variando de 300 à 500rms - R$ 200,00 ~ R$ 350,00
01 amplificador Audiobank KA-4060 para o kit duas vias - R$ 325,00
01 amplificador Hurricane HA4.120 para o subwoofer - R$ 379,00

O restante para atingir R$ 1500,00 ficaria por conta de materiais de instalação, mão-de-obra, caixa, acabamento e etc.

Com ctza você ficaria muito satisfeito com o rendimento do set! Estou montando algo parecido no meu Punto, logo, assim que montar o meu, posto fotos aqui no fórum e falo como ficou pra galera!

ps.: Não mexa com 6x9, não vale a pena!!!

Qualquer coisa só me add no msn pra trocar idéia!

Abração,
ARTHUR
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por ricparanagua » Sex Fev 27, 2009 9:44 pm

Thiago escreveu:1500 é um pouco limitado para 2 modulos (pra empurrar um sub forte precisará de um modulo a parte), kit 2 vias e 6x9 (nao curto)

Audiobank KA-4060 pra alimentar o kit componente e 6x9

Hurricane HA 4.120 pro SUB

SUB Bravox UXP Power 500W RMS 2x4ohms

NAR Kit Componente CS50.01 5" pras portas da frente

Pra economizar nao mexeria nos coaxiais das postas de tras

6x9 é até dificil recomendar, a maioria mente a potencia e só sai agudo
talvez um par desse Hurricane Alto-Falante DR69.4 Dominator 6x9" 110WRMS 4ohms

ainda tem a caixa, cabos, conectores e mao de obra.. acho que 1500 nao daria

Agradeço desde já pela atenção Thiago...

Velho, sem as 6x9(sempre as tive e nunca me queixei), o som interno ia ficar só a cargo das 2 6x6 das portas dianteiras? Pq meu punto não veio com som algum...como seria o esquema então? Estou aberto a sugestões, pois como disse, de quase nada entendo de som...

No que concerne ao valor...os R$ 1.500,00 é só pra os falantes, sub e módulos, para a instalação eu sei que vai ser outra grana...

artbar17 escreveu:Até que R$ 1.500,00 dá sim, pra fazer um set bem legal!
É só procurar que consegue achar.

Então sugiro o seguinte set pra vc ricparanagua:

01 Kit 02 vias BRAVOX CS60B (portas dianteiras) - R$ 185,00
01 Subwoofer com potência variando de 300 à 500rms - R$ 200,00 ~ R$ 350,00
01 amplificador Audiobank KA-4060 para o kit duas vias - R$ 325,00
01 amplificador Hurricane HA4.120 para o subwoofer - R$ 379,00

O restante para atingir R$ 1500,00 ficaria por conta de materiais de instalação, mão-de-obra, caixa, acabamento e etc.

Com ctza você ficaria muito satisfeito com o rendimento do set! Estou montando algo parecido no meu Punto, logo, assim que montar o meu, posto fotos aqui no fórum e falo como ficou pra galera!

ps.: Não mexa com 6x9, não vale a pena!!!

Qualquer coisa só me add no msn pra trocar idéia!

Abração,
ARTHUR

Valeu pela atenção também Artur...

A mesma pergunta lhe faço: Como iria ficar o som interno? só a cargo das 2 6x6 das portas dianteiras? Como ficaria o som pra quem tá no banco de trás?

E mais uma pergunta para vocês... neste módulo (B52) eu teria como ligar tudo?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88196652-_JM
lá diz q são 1400 rms e 4 canais...

Abraços a todos!
Rafinha Bastos
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Thiago » Sex Fev 27, 2009 10:08 pm

o punto tem lugar paa 1 kit 2 vias (tweeter + woofer) de 5" na frente e coaxial de 6"atras

pra som interno da e sobra muito, principalmente se vc comprar uns kits bacanas... a coisa muda pra som externo, mas ai tem que ver o que vc quer mesmo.. se fosse pra mim, que curto qualidade, eu montaria o seguinte, sem faltar potencia itnerna de forma alguma:

modulo Audiobank KA4100
sub 10"mtx ou NAR de ~200RMS, tendendo para o mtx por precisar de bem menos litragem e eu to pensando em fazer o sub no estepe
1 kit 2 vias NAR 5" de kevlar na frente
1 kit coaxial NAR kevlar 6" atras

e cabô! muita qualidade sem faltar potencia pra som interno

por ricparanagua » Sex Fev 27, 2009 11:34 pm

Thiago escreveu:o punto tem lugar paa 1 kit 2 vias (tweeter + woofer) de 5" na frente e coaxial de 6"atras

pra som interno da e sobra muito, principalmente se vc comprar uns kits bacanas... a coisa muda pra som externo, mas ai tem que ver o que vc quer mesmo.. se fosse pra mim, que curto qualidade, eu montaria o seguinte, sem faltar potencia itnerna de forma alguma:

modulo Audiobank KA4100
sub 10"mtx ou NAR de ~200RMS, tendendo para o mtx por precisar de bem menos litragem e eu to pensando em fazer o sub no estepe
1 kit 2 vias NAR 5" de kevlar na frente
1 kit coaxial NAR kevlar 6" atras

e cabô! muita qualidade sem faltar potencia pra som interno

Beleza Thiago!

Eu quero som interno mesmo... É, fica até mais clean o visual sem as 6x9...outra dúvida: eu já tenho um módulo falcon hs 960, com 260 rms...poderia aproveitá-lo para o som interno e pegar um módulo só para um sub...dos que listei no tópico, os que melhor ouvi falar foram o pioneer 307 e o bravox uxp...qual seria o melhor? E este Audio bank poderia tocar qualquer um dos dois?

Abração!
Rafinha Bastos
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Thiago » Sáb Fev 28, 2009 12:38 am

HS 960S
3 canais - 1040W PMPO
2x70W RMS (2 0hm)
1x120W RMS (2 0hm)
CrossOver 80/100Hz
a 18dB/Oitava

parece ser bem fraco pro seu futuro sistema, e nao informa potencia em 4ohms que seria a dos falantes, teoricamente daria 2x35 em 4ohms.. acho que compensaria vende-lo..

quanto ao KA4100 ele pode ser usado com esses subs sim, mas eh pouco pra empurrar um sub como o uxp ou o 307 ao mesmo tempo que os falantes.. nesse caso acho melhor pegar 2 modulos mais baratos, como hurricane + gta 260, ou mesmo o ka4100 pro sub ja que ele nao custa tanto a mais qu eo hurricane

entre o pioneer 307 e o bravox uxp, eu iria de uxp sem nem pensar..

o negocio eh que um sub de 500w rms soh pra som interno vai ficar com um grave descomunal perto do conjunto, vc provavelmente usara com o ganho bem reduzido no dia a dia

por felipe.mm » Sáb Fev 28, 2009 2:26 am

Eai Ricardo.. tdo sussa!?

kra, se o seu intuito eh aliar SQ com SPL, formando o SQPL, q eh o som de qualidade com graves mais presentes, 1500 da pra fazer o um negocio bem de entrada..

gostaria de saber primeiramente, e ngm perguntou, qual eh o teu player!?

segundo.. ha alguns informaçoes erradas nas respostas dos amigos acima.. no punto ha espaço para 1 kit 2 vias na frente de 6".. e atras, apesar daquela telinha existente acima da maçaneta, vc soh conseguira por falantes como um midbass, coaxial e etc..

outra informaçao errada.. nao ha como usar o hurricane HA 4.120 para o subwoofer, visto q ele nao eh um amplificador passivel de formar 1 bridge entre os 4 canais, portanto se vc fosse usar um desses para o sub vc teria q usar 2 canais para o sub soh, oq te forneceria somente 240W RMS, e assim sobraria os outros dois canais.. com ctz nao eh a melhor opção! ;P

eu, pessoalmente, nao vejo necessidade de gastar dinheiro com falantes traseiros, um kit 2 vias ja fara vc (motorista) ficar satisfeito.. dentro desses 1500 reais q vc pretende gastar.. se for soh em produto, a melhor opçao seria:

- kit 2 vias Bravox CS60D
- amplificador Hurricane HA 4.120
- amplificador Taramps T400
- subwoofer Bravox UXP Power 10" D4 400W RMS

esse sistema casa perfeitamente em potencia e impedancia.. porem, ainda sobrara 2 canais do hurricane, dessa forma, vc pode escolher comprar um par de coaxiais para colocar na porta traseira.. ou, talvez fosse mais interessante vc investir no kit 2 vias Bicho Papao da Bombe, e coloca-los junto com o sub no malas.. assim vc andaria com eles desligados e eventualmente, num churrascos ou qdo quisesse ouvir um som fora do carro, vc os ligaria..

tudo isso daria quase 1500 reais acho, vc ainda teria gastos com mao-de-obra, caixa e eh bom investir pelo menos em uns RCAs legais, tipo Uniq Cables, Stinger.. ja q eles eh quem mandam o sinal do player para o amplificador, e se forem ruins, o som tbm nao ficaria legal.. ;P

se optar por colocar os coaxiais na porta traseira.. vc poderia ficar com os Bravox Diamond CX60D ou uns mais simples ate.. td isso eh pensando em qualidade aliada a custo x beneficio aliado ao SPL q vc gostaria..

um adendo, vc pode achar q subs de 12" batem mais q os de 10", na verdade isso eh lenda, geralmente o de 10" se mostra superior pelo fato de ser mais agil, permitir batidas mais rapidas q sao mto presentes em musicas eletronicas e de rock.. a unica diferença q o de 12" tem, e q nem eh tao perceptivel pelos nossos ouvidos, eh o fato de ele ser capaz de reproduzir faixas de frequencias menores q o de 10", enqto o de 12" pode chegar a 20 Hz, ou de 10" geralmente nao reproduz faixas abaixo dos 30 Hz.. isso para o ouvido humano nao faz diferença.. portanto, se eu fosse vc, iria de sub de 10".. ;) e lembre, um som de spl eh caracterizado pelo excesso de graves, portanto, pense bem no q vc quer!

qq coisa.. estamos ai para ajudar!
abs

*tópico editado 2 vezes.. foi mal, alguns erros! ;P
Editado pela última vez por felipe.mm em Sáb Fev 28, 2009 2:46 am, em um total de 1 vez.
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

Próximo