Ajuda para escolha de som (SUB)...

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

Re: Ajuda para escolha de som (SUB)...

por felipe.mm » Sáb Fev 28, 2009 2:37 am

Thiago escreveu:o punto tem lugar paa 1 kit 2 vias (tweeter + woofer) de 5" na frente e coaxial de 6"atras

pra som interno da e sobra muito, principalmente se vc comprar uns kits bacanas... a coisa muda pra som externo, mas ai tem que ver o que vc quer mesmo.. se fosse pra mim, que curto qualidade, eu montaria o seguinte, sem faltar potencia itnerna de forma alguma:

modulo Audiobank KA4100
sub 10"mtx ou NAR de ~200RMS, tendendo para o mtx por precisar de bem menos litragem e eu to pensando em fazer o sub no estepe
1 kit 2 vias NAR 5" de kevlar na frente
1 kit coaxial NAR kevlar 6" atras

e cabô! muita qualidade sem faltar potencia pra som interno

thiago, vc inverteu o tamanho dos falantes.. na frente eh de 6".. e na traseira eh de 5".. ja comentei isso acima, o q quero dar um toque msm eh q vc conseguira kits 2 vias melhores q o NAR de Kevlar e pelo msm preço ou menos.. devido à crise, o kevlar esta mto kro e o kit da nar nao fornece tanta qualidade assim qto outros na msm faixa de preço q sao feitos de outros materiais e que se mostram melhores.. exemplo disso sao os kits Morel Tempo, Diamond D1, Focal Acess.. q vc encontrara na faixa de 650 a 700 reais..

quanto as coaxias, olha, tenho um parzinho desse de kevlar da NAR de 5" nas minha portas traseiras.. e bem dizendo, nao ando com eles ligados.. soh uso eeles para colocar um som para fora.. e nem fica tao bom, ja q eles estao ligados direto no player.. portanto se eu fosse vc.. economizaria grana, e pegaria algo mais barato.. como os coaxia da nar normais, aqueles cinzas, sabe?!

agora o sistema q vc montou esta mto bem equilibrado, vc esta no caminho certo ;)
mas nao custa ajudar qto ao custo x beneficio.. neh?

abs
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por artbar17 » Sáb Fev 28, 2009 8:20 am

Primeiramente, felipe.mm e ricparanagua, desculpem meu equívoco no momento de sugerir um amplificador para o subwoofer!
Sugeri o Hurricane HA 4.120 nem sei como! :shock: Foi mal mesmo! Até daria para ligá-lo, uma bridge por bobina por exemplo, mas, não ficaria a melhor das ligações!

A sugestão do felipe.mm ao citar o T400 foi certeira. Já tive um e sei do que ele é capaz!

Em relação ao uso de kit duas vias, não posso falar muito, pois eu nunca tive. Mas escutei bastante no carro de amigos meus antes de comprar um, e, te falo que não há a necessidade de outros falantes, quando se fala estritamente no objetivo de um som interno.

Sobre o kit duas vias Bicho Papão, já escutei no carro de um amigo meu, e, particularmente não gostei do rendimento. Estava muito bem alimentado, e, estava até mesmo em pezinhos feitos especificamente para eles, e, não ficou legal! Imagina no lugar original nas portas, não boto muita fé no seu rendimento. Além de que, o seu acabamento parece ser de "papelão", não curti. Prefiro ainda os kits da Bravox, tanto é que comprei um CS60B para instalar no meu Punto.

eu, pessoalmente, nao vejo necessidade de gastar dinheiro com falantes traseiros, um kit 2 vias ja fara vc (motorista) ficar satisfeito..

Concordo plenamente com o felipe.mm, sobre os coaxiais eu não vejo necessidade de instalar. Quem tem que estar satisfeito com o som é o motorista, no caso, VOCÊ! O passageiro de trás não deve ser muito visado nessa hora.

* 6x9, ainda continuo na mesma frase! Não vale a pena! Opinião pessoal!

Abraço,
ARTHUR
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por felipe.mm » Sáb Fev 28, 2009 10:36 am

entao, arthur.. nunca tive a oportunidade de escutar esse kit 2 vias da bomber.. mas eu recomendei ele para um som para fora, pois eh um kit pancada creio eu, q diz fornecer uma grande potencia, sem sombra de duvidas nao deve entregar mta qualidade.. mas deve ser melhor do q usar um par de 6x9!
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Thiago » Sáb Fev 28, 2009 11:25 am

nao me atinei mesmo para a conexao do hurricane em bridge.. falha nossa hehe

e depednendo do preço da serie kevlar compensa dar uma atençao aos concorrentes mesmo

quanto a diferença entre subs de 10 e de 12, eu pretendo ir de 10 pelo custo x beneficio (considerando espaço, valocidade de resposta, etc), mas o sandro (sepacheco) havia postado uma formula para calcular o SPL de saida considerando a dimensao do sub, usando a mesma potencia de entrada, acho que dava uma diferenca razoavel sim, se eu achar a formula eu posto aqui

edit: o post eh esse aqui, ta tratando de outro assunto (2 subs de 400W num T400 bater ou nao mais que 1 sub no mesmo amp), mas dobrar a area do cone daria o mesmo efeito que dobrar a potencia.. claro que de 10 pra 12 nao esta dobrando a area do cone, mas aumenta..

sepacheco escreveu:Primeiro

Para tirar o timbre correto de um falante, o amp deve ter ao menos 70% da potencia RMS suportada pelo falante

Ou seja nesse pioneer 400 WRMS, logo não empurra 2...
O T 400 tem versão de 1 e de 2 ohms... a interação de impedâncias dos falantes ligados nele tem que respeitar a impedância minima que ele aceita.

PROVISORIAMENTE, visando futuro upgrade você poderia ligar dois falantes desses desde que a impedância batesse, para depois instalar o amp mais forte.

Para calcular o que toca mais a formula é essa

SPLT=S+10xlogP
Para cada vez que dobra a area do cone ou potencia, acrescenta-se 3 dB

1 SUB desses com 400 WRMS

SPLT=88+10log400 = 114,02 dB
Mais um sub sem aumentar a potencia = 117,02 dB

[]

Sandro
Punto Sporting Vermelho Modena
V.E.T. / P. Anti-Furto / Blue&Me
[x] G20 / [ ] Bocão / [ ] BiXenon 6000k + Neblina / [ ] Bancos em Couro / [ ] Som personalizado
[ ] Tambores desativados / [x] Estepe XingLing / [ ] Extensão do Peito de Aço / [ ] Alarme c/ Buzina Marítima
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por ricparanagua » Dom Mar 01, 2009 3:11 am

Thiago escreveu:HS 960S
3 canais - 1040W PMPO
2x70W RMS (2 0hm)
1x120W RMS (2 0hm)
CrossOver 80/100Hz
a 18dB/Oitava

parece ser bem fraco pro seu futuro sistema, e nao informa potencia em 4ohms que seria a dos falantes, teoricamente daria 2x35 em 4ohms.. acho que compensaria vende-lo..

quanto ao KA4100 ele pode ser usado com esses subs sim, mas eh pouco pra empurrar um sub como o uxp ou o 307 ao mesmo tempo que os falantes.. nesse caso acho melhor pegar 2 modulos mais baratos, como hurricane + gta 260, ou mesmo o ka4100 pro sub ja que ele nao custa tanto a mais qu eo hurricane

entre o pioneer 307 e o bravox uxp, eu iria de uxp sem nem pensar..

o negocio eh que um sub de 500w rms soh pra som interno vai ficar com um grave descomunal perto do conjunto, vc provavelmente usara com o ganho bem reduzido no dia a dia

Valeu Thiago...

Módulo Falcon descartado então...

Não me preocupo de o grave ficar muito mais forte, mas é interessante colocar além do kit duas vias da bravox na frente, dois coaxiais atrás mesmo, pois quero um som interno bem forte também...

felipe.mm escreveu:Eai Ricardo.. tdo sussa!?

kra, se o seu intuito eh aliar SQ com SPL, formando o SQPL, q eh o som de qualidade com graves mais presentes, 1500 da pra fazer o um negocio bem de entrada..

gostaria de saber primeiramente, e ngm perguntou, qual eh o teu player!?

segundo.. ha alguns informaçoes erradas nas respostas dos amigos acima.. no punto ha espaço para 1 kit 2 vias na frente de 6".. e atras, apesar daquela telinha existente acima da maçaneta, vc soh conseguira por falantes como um midbass, coaxial e etc..

outra informaçao errada.. nao ha como usar o hurricane HA 4.120 para o subwoofer, visto q ele nao eh um amplificador passivel de formar 1 bridge entre os 4 canais, portanto se vc fosse usar um desses para o sub vc teria q usar 2 canais para o sub soh, oq te forneceria somente 240W RMS, e assim sobraria os outros dois canais.. com ctz nao eh a melhor opção! ;P

eu, pessoalmente, nao vejo necessidade de gastar dinheiro com falantes traseiros, um kit 2 vias ja fara vc (motorista) ficar satisfeito.. dentro desses 1500 reais q vc pretende gastar.. se for soh em produto, a melhor opçao seria:

- kit 2 vias Bravox CS60D
- amplificador Hurricane HA 4.120
- amplificador Taramps T400
- subwoofer Bravox UXP Power 10" D4 400W RMS

esse sistema casa perfeitamente em potencia e impedancia.. porem, ainda sobrara 2 canais do hurricane, dessa forma, vc pode escolher comprar um par de coaxiais para colocar na porta traseira.. ou, talvez fosse mais interessante vc investir no kit 2 vias Bicho Papao da Bombe, e coloca-los junto com o sub no malas.. assim vc andaria com eles desligados e eventualmente, num churrascos ou qdo quisesse ouvir um som fora do carro, vc os ligaria..

tudo isso daria quase 1500 reais acho, vc ainda teria gastos com mao-de-obra, caixa e eh bom investir pelo menos em uns RCAs legais, tipo Uniq Cables, Stinger.. ja q eles eh quem mandam o sinal do player para o amplificador, e se forem ruins, o som tbm nao ficaria legal.. ;P

se optar por colocar os coaxiais na porta traseira.. vc poderia ficar com os Bravox Diamond CX60D ou uns mais simples ate.. td isso eh pensando em qualidade aliada a custo x beneficio aliado ao SPL q vc gostaria..

um adendo, vc pode achar q subs de 12" batem mais q os de 10", na verdade isso eh lenda, geralmente o de 10" se mostra superior pelo fato de ser mais agil, permitir batidas mais rapidas q sao mto presentes em musicas eletronicas e de rock.. a unica diferença q o de 12" tem, e q nem eh tao perceptivel pelos nossos ouvidos, eh o fato de ele ser capaz de reproduzir faixas de frequencias menores q o de 10", enqto o de 12" pode chegar a 20 Hz, ou de 10" geralmente nao reproduz faixas abaixo dos 30 Hz.. isso para o ouvido humano nao faz diferença.. portanto, se eu fosse vc, iria de sub de 10".. ;) e lembre, um som de spl eh caracterizado pelo excesso de graves, portanto, pense bem no q vc quer!

qq coisa.. estamos ai para ajudar!
abs

*tópico editado 2 vezes.. foi mal, alguns erros! ;P

Felipe meu caro, lhe agradeço também pelas infos prestadas...

Quanto à questão se o sub será de 10" ou de 12", por eu querer potência no grave, acho que ficarei com o UXP de 12" mesmo pq são 500 rms contra os 400 rms dos de 10". Contudo, só restaria uma dúvida para fechar o projeto: o Taramps T400, de 400 rms, puxaria perfeitamente o UXP de 500 rms? Pq eu quero explorar ao máximo o meu sub, entende?

Quanto ao AMPLIFICADOR STETSOM SUPER POWER SPL-3500 2CH 500W RMS, tá de R$ 379,00 no ML, e é 500 rms, é bom? Ou o T400 já puxa a UXP tranquilo mesmo?

Outra dúvida meus caros, o hurricane é 480 rms, e os kits das portas traseiras e dianteiras juntos só totalizam 280 rms...mudaria em alguma coisa pôr um modulozinho de 300 rms por exemplo, mais barato? Ou não?

Vou fazer exatamente o que concluirmos daqui deste tópico...e estamos chegando perto de finalizar...hehe

Então, vamos lá tentar fechar o meu projeto...Ele ficaria assim?:

-Portas dianteiras:
Kit 2 Vias (Two Way) Bravox CS60d 140W RMS 6pol.
R$ 314,99
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... otagar-_JM

-Portas traseiras:
KIT Coaxial Diamond BRAVOX CX50D / CX60D 140Wrms Par
R$ 285,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-89190783-_JM

-Amp para o kit duas vias e as coaxiais:
AMPLIFICADOR HURRICANE HA4.120
R$ 369,99
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... gratis-_JM

-Sub:
Bravox UXP 12 D/4 500 Wrms
R$ 309,99
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 0-wrms-_JM

-Amp p/ Sub:
Taramps T400 - 400 Wrms Digital
R$ 374,99
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... icador-_JM

TOTAL: R$ 1.654,96

???

Aguardo confirmações...hehe...Valeu mesmo pela paciência, atenção e presteza moçada!

Abração!
"Sou a favor da pena de morte apenas em dois casos:
Para estupradores e operadores de telemarketing. Para os dois não adianta você falar 30 vezes: 'Eu não quero!' Eles vão continuar tentando lhe enfiar uma coisa que você não pediu..."
Rafinha Bastos
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por artbar17 » Dom Mar 01, 2009 11:34 am

Show de bola ric!
Fechando esse setup aí, tenho certeza que você ficará muito satisfeito!

Apenas a título de informação. Você não acha que comprando todos os produtos em um só lugar, você não economizaria no frete? Tenta cotar os preços no http://www.leosound.com.br e veja se fica mais em conta do que você comprar no Mercado Livre.

Comprei meu set todo lá e ficou mais barato!!!

Te mandei uma MP também...

Abraço,
ARTHUR
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por felipe.mm » Seg Mar 02, 2009 1:40 am

olha ricardo.. nem msm fornecendo 500W RMS para o UXP de 12" vc estara tirando tdo oq ele pode bater, eh comum subs aguentarem ate o dobro da potencia declarada, entao se vc quer msm usar tdo do sub pegue um amplificador na ksa dos 800W Rms, por ai.. agora 400W RMS eh potencia pra caramba dentro de um Punto kra..

quanto ao amplificador q vc citou da Stetsom, olha, ele nao te serve, visto q eh um amplificado de 2 canais e as especificaçoes tecnicas dele sao:

Número de Canais 2
Potência PMPO 3500W
Potência RMS -
STEREO 2 Ohms 2 x 250W
STEREO 4 Ohms 2 x 200W
Consumo 0,4 a 50A
Tensão de Alimentação 13,8V
Resposta de Freqüência 20Hz a 20KHz
Impedância de Entrada 50 Ohms
Impedância mínima de Saída 2 Ohms
Dimensão 6 x 21 x 35 cm
Peso 4,96 Kg

vide link: http://www.stetsom.com.br/br/DetalhesProduto.aspx?c=129&cat=177

portanto, se vc procurar uma alternativa mais barata para amplificar o sub, procure por amplificadores digitais de 1 canal soh, ou seja, mono! Mas lembre-se, o T400 eh mto bem conceituado, assim como os Soundigital, fato eh q amplificadores mto baratos tem qualidade mediocre e as vezes nem cumprem o q prometem, e eu acho q no caso de produtos eletronicos e talz, eh valido aquele ditado, o barato sai caro.. analise oq sera melhor pra vc, vc pode encontrar amplificadores mais baratos com ctz, ha inumeras marcas de amplificador..

abs
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por ricparanagua » Seg Mar 02, 2009 12:32 pm

artbar17 escreveu:Show de bola ric!
Fechando esse setup aí, tenho certeza que você ficará muito satisfeito!

Apenas a título de informação. Você não acha que comprando todos os produtos em um só lugar, você não economizaria no frete? Tenta cotar os preços no http://www.leosound.com.br e veja se fica mais em conta do que você comprar no Mercado Livre.

Comprei meu set todo lá e ficou mais barato!!!

Te mandei uma MP também...

Abraço,
ARTHUR

MP respondida...Boa idéia, acho que vou comprar tudo na leosound mesmo...

Abração!

felipe.mm escreveu:olha ricardo.. nem msm fornecendo 500W RMS para o UXP de 12" vc estara tirando tdo oq ele pode bater, eh comum subs aguentarem ate o dobro da potencia declarada, entao se vc quer msm usar tdo do sub pegue um amplificador na ksa dos 800W Rms, por ai.. agora 400W RMS eh potencia pra caramba dentro de um Punto kra..

quanto ao amplificador q vc citou da Stetsom, olha, ele nao te serve, visto q eh um amplificado de 2 canais e as especificaçoes tecnicas dele sao:

Número de Canais 2
Potência PMPO 3500W
Potência RMS -
STEREO 2 Ohms 2 x 250W
STEREO 4 Ohms 2 x 200W
Consumo 0,4 a 50A
Tensão de Alimentação 13,8V
Resposta de Freqüência 20Hz a 20KHz
Impedância de Entrada 50 Ohms
Impedância mínima de Saída 2 Ohms
Dimensão 6 x 21 x 35 cm
Peso 4,96 Kg

vide link: http://www.stetsom.com.br/br/DetalhesProduto.aspx?c=129&cat=177

portanto, se vc procurar uma alternativa mais barata para amplificar o sub, procure por amplificadores digitais de 1 canal soh, ou seja, mono! Mas lembre-se, o T400 eh mto bem conceituado, assim como os Soundigital, fato eh q amplificadores mto baratos tem qualidade mediocre e as vezes nem cumprem o q prometem, e eu acho q no caso de produtos eletronicos e talz, eh valido aquele ditado, o barato sai caro.. analise oq sera melhor pra vc, vc pode encontrar amplificadores mais baratos com ctz, ha inumeras marcas de amplificador..

abs

Beleza Felipe, então posso fechar aquele setup a que me referi mesmo né?

Só confirmando, o punto pega 6" na dianteira e 5" na traseira mesmo né? (só para evitar de pegar o produto errado por engano...)

E mais duas últimas dúvidas, a UXP, diante do meu setup, pego 2x2 ohms ou 2x4 ohms?? E as tweeters do kit 2 vias da bravox vão se instalar aonde no carro mesmo?

Abração!
Para estupradores e operadores de telemarketing. Para os dois não adianta você falar 30 vezes: 'Eu não quero!' Eles vão continuar tentando lhe enfiar uma coisa que você não pediu..."
Rafinha Bastos
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por felipe.mm » Seg Mar 02, 2009 12:48 pm

Bom ricardo.. eu acho q o seu set up ja corresponde bem para oq vc quer! Quanto as medidas dos falantes na porta, eh essa msm q vc citou, 6" nas dianteiras e 5" nas traseiras.. a impedancia do UXP vai depender do T400, ja que o T400 pode ser de 1 ohm ou 2 ohms.. em virtude de futuras compatibilidades e ateh venda, eu recomendo vc a pegar o T400 de 2 ohms com o UXP de bobina dupla de 4 ohms, assim vc ligara as bobinas em paralelo, resultando numa impedancia final de 2 ohms para bater com a do amplificador ;)

agora, qto aos tweeters, como vc nao quer gastar mais grana, tera q ser no lugar original das portas, q nao eh dos melhores, se puder e quiser colocar os tweeters em cima do painel e direcionado, o seu sistema vai ficar mto melhor.. ja q a sensaçao de palco vai ser otimizada.. da a sensaçao ate q o agudo fica mais alto.. eh mto melhor sim.. da uma olhada no meu topico para vc ver as fotos de como foi feito para colocar os tweeters em cima do painel:

http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=2725

ha mtas outras formas.. se pretende algo mais aprimorado, tente gastar mais um pouco para coloca-los direcionado para vc e em cima do painel..

grande abraço
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por ricparanagua » Seg Mar 02, 2009 3:26 pm

felipe.mm escreveu:Bom ricardo.. eu acho q o seu set up ja corresponde bem para oq vc quer! Quanto as medidas dos falantes na porta, eh essa msm q vc citou, 6" nas dianteiras e 5" nas traseiras.. a impedancia do UXP vai depender do T400, ja que o T400 pode ser de 1 ohm ou 2 ohms.. em virtude de futuras compatibilidades e ateh venda, eu recomendo vc a pegar o T400 de 2 ohms com o UXP de bobina dupla de 4 ohms, assim vc ligara as bobinas em paralelo, resultando numa impedancia final de 2 ohms para bater com a do amplificador ;)

agora, qto aos tweeters, como vc nao quer gastar mais grana, tera q ser no lugar original das portas, q nao eh dos melhores, se puder e quiser colocar os tweeters em cima do painel e direcionado, o seu sistema vai ficar mto melhor.. ja q a sensaçao de palco vai ser otimizada.. da a sensaçao ate q o agudo fica mais alto.. eh mto melhor sim.. da uma olhada no meu topico para vc ver as fotos de como foi feito para colocar os tweeters em cima do painel:

http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=2725

ha mtas outras formas.. se pretende algo mais aprimorado, tente gastar mais um pouco para coloca-los direcionado para vc e em cima do painel..

grande abraço

Felipe, mais uma vez muito obrigado pela atenção e pelas dúvidas tiradas...meu som vai ser esse q me indicou mesmo...

Ah...e eu vi o tópico do seu carro...kra, q som loko é akele q bolou no porta malas man...muito irado mesmo...nunca tinha visto uma montagem dakela forma não...não é a toa q vc entende de som p/ carai...

Quanto às tweeters, ainda vou pensar a respeito de colocá-las ou não no local original, pq não sei se quero sacrificar aquela janelinha, principalmente porque não gosto de película nos vidros...

Grande abraço!
Rafinha Bastos
Piloto de Atari
Piloto de Atari

AnteriorPróximo