Problemas com o Fiat Punto?

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Que problemas teve com seu Punto ? - Liste Aqui

por socket » Sáb Mar 07, 2009 8:58 pm

Juntei os tópicos...
Vamos concentrar todos os problemas em um só!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por alexandrejm » Dom Mar 08, 2009 5:09 pm

Pessoal, tem um detalhe muito importante que às vezes pode passar despercebido. O motor novo precisa ser amaciado antes de estar em condições de entregar a potência máxima. Ou seja, os carros de test drive ainda estão bem presos. Acontece que esses carros devem ser bastante exigidos nos test-drives, o que pode prejudicar o motor.

Antes de comprar o meu carro eu fiz vários test drives. O primeiro teste no 1.4 me desanimou totalmente, ainda mais que estava lendo reclamações quanto ao desempenho desse motor. Mas eu resolvi ir em outras concessionárias e acabei fazendo outros dois test-drives no motor 1.4, além de também no 1.8. Fiquei surpreendido ao saber que deveria haver algum problema com o primeiro carro do test-drive, pois eu não percebi a lerdeza inicial. Detalhe: esse carro "suspeito" era carro de test-drive, sendo que os outros dois eram carros do pátio.

Eu sinto um pouco de falta de potência em aclives, mas não acredito ser algum problema desse motor do Punto, mas uma limitação normal de um motor de 1.400 cilindradas. O meu pai tem um Fit 1.4 e não vejo diferenças, a não ser pelo consumo. Mas cá entre nós, nesse quesito a Honda é fantástica. Bom consumo aliado a um motor confiável, característica esta que eu não arriscaria a dizer sobre o motor 1.4 da GM, por exemplo.

Temos que comparar o desempenho com outros motores 1.4, pois falar vagamente que esse motor é fraco é subjetivo. Vou tentar reunir os dados de outros motores para estudarmos melhor.

O meu ELX 1.4 está me atendendo. Amaciei o motor como manda o figurino (apesar de não estar no manual) e só por volta dos 10.000 km que senti o motor totalmente mais esperto.

Eu fazia 7km/l na gasolina com um Palio 1.6 16V e 10 km/l com Palio 1.0 16V. Hoje faço 7km/l no ÁLCOOL. Não rodo muito na gasolina, mas devo fazer marcas próximas de 10 km/l. Para mim está de muito bom tamanho.

Para quem realmente espera potência, chegou o T-Jet para ninguém botar defeito. R$35 mil a menos que o Civic SI e o Golf GTI (aff!!!), sem fazer muito feio que eles.

Ats,

Alexandre.
Pedido feito em 21/07/2010 - Punto Essence 1.8 16V DL + Creative 4 + Ar Digital + VTE + Banco traseiro bipartido!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Beto » Dom Mar 08, 2009 9:20 pm

alexandrejm escreveu:...
Temos que comparar o desempenho com outros motores 1.4, pois falar vagamente que esse motor é fraco é subjetivo. ...
O meu ELX 1.4 está me atendendo. Amaciei o motor como manda o figurino ...

Muito bem colocado, é subjetivo sim, a meu ver o erro não está no motor e sim no carro.
Nem precisa ir muito longe....fica a comparação no 1.4 FIAT mesmo:
No Palio fica ágil, já no Punto....nem tanto.

A relação de peso do Punto limita sua performance esportiva.
Digo com toda propriedade que o ELX não decepciona, só para quem o compra com expectativas "a mais".

Não diria nem mesmo que se trata de erro de projeto, porque não é....
...foi uma tentativa de trazer para o Brasil um costume europeu de carros com menor motorização.

Como abaixo da linha do Equador a inversão de valores é para lá de evidente.
Tome turbo à gasolina!
Nossos carros ficam literalmente travados no trânsito TODOS OS DIAS....sem mencionar nas "estradas" em feriado...mas não!
O carro TEM que ter mais motor!

Devo estar para lá de errado, pois penso em qualidade de construção, conforto e segurança ( ainda abusaria mencionando preço de revenda).
Enfim, como já disse, devo estar muito equivocado com a proposta do carro.

[]'s
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

Defeitos e fatos estranhos

por helderfsa » Seg Mar 09, 2009 4:32 pm

Galera, devido às minhas constantes idas à concessionária, gostaria de compatilhar isto com vocês.

Quais os defeitos e fatos estranhos mais comuns no punto? (O meu é 1.8 HLX)

1 - Queda constante de uma peça que fica nos retrovisores;
2 - Soltura do espelho do retrovisor dianteiro esquerdo. Não chega a cair, mas faz barulho;
3 - Barulho do motor em baixas rotações e com ar ligado, parecendo que há uma entrada de ar;
4 - Barulho na suspensão dianteira / esquerda;
5 - Barulho da DH quando faço o jogo completo;
6 - Barulho da DH quando, parado, faço uma mudança repetina no jogo da direção;
7 - Quebra do encaixe da tampa do porta malas;
8 - Cosumo no computador de bordo nunca bate com o real;
9 - Agora apareceu um barulho forte na suspensão dianteira/direita, quando piso no freio.
10 - Fragilidade de peças internas. É só colocar na buraqueira que o carro parece que folga todo.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Defeitos e fatos estranhos

por jaslee » Seg Mar 09, 2009 4:42 pm

o seu e de qual ano?
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por pedrosouza » Seg Mar 09, 2009 4:45 pm

1 - O Meu nunca caiu.
2 - Os meus dois retrovisores pareceme star quase caindo desde que comprei o carro.
3 - Nunca percebi.
4 - nenhum barulho.
5 - Normal fazer esse barulho quando você força o volante ao extremo.
6 - Sem barulho.
7 - Quebraram quando colocaram couro no meu carro, ams foi trocado na garantia.
8 - Só fiz os calculos no papel no primeiro mes, tudo bateu...não fiz mais.
9 - Nunca ouvi nenhum barulho, vá à autorizada.
10 - Bem vindo ao mundo FIAT Brasil.
Imagem

Frase de banheiro: "Neste lugar sagrado toda a vaidade se acaba, o mais covarte se esforça e o mais valente se caga !" =]
Acessem http://www.myspace.com/banda4ideal
Velha Guarda
Velha Guarda

por qsboy » Seg Mar 09, 2009 4:48 pm

1 - Queda constante de uma peça que fica nos retrovisores; NÃO
2 - Soltura do espelho do retrovisor dianteiro esquerdo. Não chega a cair, mas faz barulho; NÃO
3 - Barulho do motor em baixas rotações e com ar ligado, parecendo que há uma entrada de ar; NÃO
4 - Barulho na suspensão dianteira / esquerda; NÃO
5 - Barulho da DH quando faço o jogo completo; SIM, SERIA NORMAL?
6 - Barulho da DH quando, parado, faço uma mudança repetina no jogo da direção; NÃO
7 - Quebra do encaixe da tampa do porta malas; NÃO
8 - Cosumo no computador de bordo nunca bate com o real; BATE CERTINHO.
9 - Agora apareceu um barulho forte na suspensão dianteira/direita, quando piso no freio. NÃO
10 - Fragilidade de peças internas. É só colocar na buraqueira que o carro parece que folga todo. JÁ TÁ COMEÇANDO...
Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por helderfsa » Seg Mar 09, 2009 5:00 pm

Meu maior problema é que certamente vão querer trocar os coxins depois que a garantia terminou.

No período da garantia, nada falaram. Meu histórico lá tem duas reclamações neste sentido.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por carlansil » Seg Mar 09, 2009 7:19 pm

helderfsa escreveu:Galera, devido às minhas constantes idas à concessionária, gostaria de compatilhar isto com vocês.

Quais os defeitos e fatos estranhos mais comuns no punto? (O meu é 1.8 HLX)

1 - Queda constante de uma peça que fica nos retrovisores;
2 - Soltura do espelho do retrovisor dianteiro esquerdo. Não chega a cair, mas faz barulho;
3 - Barulho do motor em baixas rotações e com ar ligado, parecendo que há uma entrada de ar;
4 - Barulho na suspensão dianteira / esquerda;
5 - Barulho da DH quando faço o jogo completo;
6 - Barulho da DH quando, parado, faço uma mudança repetina no jogo da direção;
7 - Quebra do encaixe da tampa do porta malas;
8 - Cosumo no computador de bordo nunca bate com o real;
9 - Agora apareceu um barulho forte na suspensão dianteira/direita, quando piso no freio.
10 - Fragilidade de peças internas. É só colocar na buraqueira que o carro parece que folga todo.

Primeiramente todo e qualquer problema acione a garantia,faça valer os seus direitos não se acanhe pois voce pagou caro pelo produto.Dos itens que citou o meu perdeu a haste do retrovisor duas vezes ,uma de cada lado(item 1)Eles agora estão colando a peça.O consumo do computador realmente nunca bate com os calculos na caneta,mais os valores são proximos(item8).Quanto ao item 9 O estalo que dá e porque as pastilhas estao longe do disco e so levar na autorizada que eles regulam.Boa sorte com o carro.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por DiogoDZ » Ter Mar 10, 2009 7:59 am

Meu 2008/2009:

1 - Nunca caiu
2 - Nunca
3 - Só o barulho do ventilador na velocidade 1, que parece um ferro raspando, mas bem baixinho
4 - não
5 - não
6 - não
7 - não
8 - mas uns 0,5 km/l a menos que o real em média. Mas faz tempo que não confiro isso. Acredito que isso acontece pq ele tem limites d emédia pra mais e menos, aí acaba dando diferença. Coloca o consumo instatêno do seu que vc vai ver, em descidas ele marca no máximo 50km/l e em subidas muito fortes ele nunca marca menos que 4km/l. Não sei se tme a ver, mas já reparei isso...
9 - não
10 - já percebi isso no início, mas não vi mais, não sei se acostumei... :mrgreen:
Coordenador Regional
Coordenador Regional

AnteriorPróximo