Consumo - ELX e HLX

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Qual versão você compraria se ambas custassem 44 mil?

1.4 ELX
33
10%
1.8 HLX
292
90%

Total de votos : 325

Re: Consumo - ELX e HLX

por qsboy » Qua Mar 11, 2009 12:31 pm

9.0 KM/Litro Alcool --> Belo Horizonte - Diamantina 600km

7.1 na cidade --> Alcool (Descendo a madeira)
Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por DCJunior » Qua Mar 11, 2009 12:57 pm

Dica para aprender a dirigir o seu carro sem beber demais. Coloque o computador de bordo na tela de consumo instantâneo. Ali, você vai conseguir, facilmente, perceber quando está pisando desnecessariamente. Várias vezes você vai aliviar o pedal do acelerador, diminuindo o consumo sem mudar nada na velocidade do carro. Em diversas situações pisar mais fundo no acelerador não influencia em aumentar velocidade, mas aumenta o consumo. Variações de pressão no pedal podem não mudar quase nada na velociade do carro mas sem sombra de dúvida mudam o consumo em muito.

Isso pode e deve ser feito com qualquer carro que tenha computador de bordo. Assim você aprende facilmente quando é necessário usar mais ou menos o acelerador.

O pessoal acha que giros altos consomem mais. Realmente, se este fosse o único critério de medição do consumo, não teríamos dúvida disso. Entretanto, o nível de pressão no acelerador é muito mais importante do que os giros do motor. NO caso do 1.4, por exemplo, o carro fica vivo e muito gostoso de dirigir sempre acima dos 3.000 giros. Nem por isso eu mantendo estes giros vou gastar mais, pois basta saber a hora de pisar no acelerador e a hora de aliviar. Se estou a 110 Km/h, em um leve declive, é fácil ver que vc alivia o pé, mantém a memsma velocidade e pode mudar o consumo de seus 12, 13km/l para 20, 21km/l. Saiba aproveitar os momentos que a estrada te fornece para economizar combustível.

Moro em uma cidade e trabalho em outra. Vou e volto todos os dias. Faço em média uns 20km na cidade e 60km na estrada entre ida e volta. No meio tem uma pequena serra. Na subida acelero, subo ela praticamente em 4a marcha, gastando uns 6km/l, com uma média de 95-100km. Porém ao descer ela, venho em uma velocidade de descida de 100km/h a 110km/h e sem colocar o pé no acelerador, salvo raros momentos. Com isso tudo que gasto na subida economizo na descida. Falo isso no caso desta serra, mas isso é possível fazer no resto da estrada, basta saber usar o relevo da pista a seu favor. Declive muito pequenos são suficientes para ao longo do trecho de fazer econimizar muito.

Outro aspecto, nesta mesma serra, subindo ela, se eu baixar apenas de 95-100km/h a subida para 90-95km/h, o meu consumo sobe de 6km/l para 8km/l, sem praticamente não mudar minha velocidade de subida. Porém esta diferença de 2km/l a favor da subida com apenas 5km/h mais lento, ao final do tanque vai fazer uma diferença enorme na média do consumo.

O mesmo acontece na cidade, mesmo andando a 40 po hora, daí para, arranca... E detalhe, não ando devagar não. APenas não saio fazendo loucuras que no final do trecho vão me fazer chegar 20s antes.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por sobis » Qua Mar 25, 2009 1:02 am

O meu 1.4 ELX tá fazendo em média com gasolina, na cidade, 9.2km/L. numa média de 45km/h, anda e pára. Já na estrada ele fica nos 12km/L, média de 100-110km/h.

Eu curto muito o carro, tenho muito prazer em dirigir e acho muito bonito. Só que nessa parte ele peca, deveria consumir menos, não tem um motor muito potente.

Me disseram que o punto T-JET, 150hp, faz 12km/L na cidade, é verdade isso?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Butcher » Qua Mar 25, 2009 1:12 am

O meu 1.4 é uma piada... 6,5Km/L de média na cidade e na estrada 7.5km/L isso andando normal

To quase levando ele no AA para fazer um tratamento, quem sabe melhora....
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por sobis » Qua Mar 25, 2009 1:17 am

Butcher escreveu:O meu 1.4 é uma piada... 6,5Km/L de média na cidade e na estrada 7.5km/L isso andando normal

Aí é que tá, não seria mal regulado o motor pela fiat? Não pode fazer tão pouco cara, não tem cabimento. Um Sentra de um amigo meu faz 9km/L e tem um motor muito mais potente.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Butcher » Qua Mar 25, 2009 1:27 am

sobis escreveu:
Butcher escreveu:O meu 1.4 é uma piada... 6,5Km/L de média na cidade e na estrada 7.5km/L isso andando normal

Aí é que tá, não seria mal regulado o motor pela fiat? Não pode fazer tão pouco cara, não tem cabimento. Um Sentra de um amigo meu faz 9km/L e tem um motor muito mais potente.

eu tb acho isso, mais levo na concessionaria e sabe o que eles falam?? isso é bico entupido por alcool batizado....

fiz uma vez esta limpeza quando o carro estava na garantia e melhou, fazia 8,0km/L, e agora não to muito afim de pagar para eles fazerem dinovo. pq passa uns 2 meses e tem q fazer dinovo...

e o q é mais #@%&! q sempre abasteço no mesmo posto todo os carro daqui de casa e só o meu da este problema...
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Beto » Qua Mar 25, 2009 11:32 am

Butcher escreveu:...mais levo na concessionaria e sabe o que eles falam?? isso é bico entupido por alcool batizado....

fiz uma vez esta limpeza quando o carro estava na garantia e melhou, fazia 8,0km/L, e agora não to muito afim de pagar para eles fazerem dinovo. pq passa uns 2 meses e tem q fazer dinovo...

e o q é mais #@%&! q sempre abasteço no mesmo posto todo os carro daqui de casa e só o meu da este problema...

Primeiro, isso é desculpa da concessionária, que a meu ver é incompetente.
Segundo, se o combustível não ocasiona problema nenhum com outros carros....sinal que não é o combustível e sim a desculpa do mexânico.
Posso estar errado, mas limpeza de bico por usar álcool!?
Gasolina até vai...

[]'s
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por dhfernandes » Qua Mar 25, 2009 11:48 am

O meu da média de 7,5 km/l na cidade e 9 na estrada. No alcool sempre!
Gasolina eu nem sei...
motor 1.8
Daniel

Punto hlx1.8 / blue-me / 2 air bag + window bags + side bags / abs / som original / kit hi-tech / roda / vidro traseiro elet / sensor de estacionamento / retrov. elétrico / alarme original /
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por dhfernandes » Qua Mar 25, 2009 11:57 am

sobis escreveu:O meu 1.4 ELX tá fazendo em média com gasolina, na cidade, 9.2km/L. numa média de 45km/h, anda e pára. Já na estrada ele fica nos 12km/L, média de 100-110km/h.

Eu curto muito o carro, tenho muito prazer em dirigir e acho muito bonito. Só que nessa parte ele peca, deveria consumir menos, não tem um motor muito potente.

Me disseram que o punto T-JET, 150hp, faz 12km/L na cidade, é verdade isso?

Na verdade sóbis o motor 1.4 pra esse carro acho meio mal dimensionado, o carro é pesado pra esse tipo de motor e vc acaba tendo que andar sempre com o giro alto o que aumenta o consumo. Inclusive teve um desenvolvimento para o punto sair com motor 1.0!!! imagina o fiasco que ia ser!

No caso to turbo ele vai ser mais econômico mesmo, com certeza. Se o cara quiser andar num ritmo tranquilo ele vai dar uma media bem melhor que o 1.4 normal.
E acho que o consumo do seu carro nao ta de todo ruim não, tem coisa pior por ai... nao da muito pra comparar mas ouvi falar que o vectra GT faz 6km/l na gasolina na cidade.
Daniel

Punto hlx1.8 / blue-me / 2 air bag + window bags + side bags / abs / som original / kit hi-tech / roda / vidro traseiro elet / sensor de estacionamento / retrov. elétrico / alarme original /
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Butcher » Qua Mar 25, 2009 12:26 pm

Beto escreveu:
Butcher escreveu:...mais levo na concessionaria e sabe o que eles falam?? isso é bico entupido por alcool batizado....

Primeiro, isso é desculpa da concessionária, que a meu ver é incompetente.
Segundo, se o combustível não ocasiona problema nenhum com outros carros....sinal que não é o combustível e sim a desculpa do mexânico.
Posso estar errado, mas limpeza de bico por usar álcool!?
Gasolina até vai...

[]'s

Eu tb acho isso, é desculpa para enganar bobo... mais e ai, o que vcs aconcelham a fazer??
Pq todo mundo fala isso q ñ precisar fazer e tal, mais como eu resolvo este problema?? o que pode ser??
kd as soluções?
pq só de pensar nisso fico p****
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

AnteriorPróximo