C4 vtr ou punto t-jet
Re: C4 vtr ou punto t-jet
Eu ia até ficar calado. Mas... Com certeza sou mais velho que a maioria da daqui. Tenho 35 anos e a mesma EUFORIA/CRÍTICAS, com relação ao T-JET, eu vivi de perto, em 1994, quando a FIAT, numa só tacada, lançou o UNO TURBO e TEMPRA TURBO. Àquela época, primeira metade dos anos 90, o mercado nacional de carros estava sendo "bombardeado" com os importados. Lembro-me que meus amigos/colegas, de "cabeça pequena" e mecãnicos ou seriam "mexanicos", diziam que os turbos, em questão, nada valiam, era dor-de-cabeça na certa, etc. A FIAT dava o ponta-pé inicial para os turbos de fábrica. O UNO TURBO, não vingou muito, não pelo motor, alías, 1.4 ITALIANO, feito o T-JET, e era um motor que já equipava à época o UNO TURBO ITALIANO, mas, sim, pelo seu preço, TERRIVELMENTE, superior a muitos ótimos importados daqueles tempos. O TEMPRA TURBO, ficou a desejar ou, se muitos preferirem, pecou por ter sido lançado inicialmente em 2 portas. Tanto que um tempinho depois a FIAT lançava o STILE de 4 portas, que ganhou sobre vida. Eu tive um UNO TURBO, somente em 1999, já bem usado, pois era da primeira safra, 1994. Realizava meu SONHO. Pessoal, fiquei até 2001 com o mesmo e jamais, REPITO: JAMAIS tive qualquer tipo de problemas, nada no motor, turbina, cambio, só alegrias e muita saudade. Porém, como o colega e hoje feliz propietário de um T-JET postou, ande de bicicleta ou de ônibus, eu vou mais longe, ANDE A PÉ. Contudo, mesmo assim, terá o gasto das passagens do "buzão", quebras eventuais da bike e muitos mais muitos pares de sapato. Na boa, compre o carro, que seu bolso suportar, pode até ser um 147 e ele vai ser o melhor carro do mundo. Sabe por quê? Porque é TEU. Esquecam revenda e vivam seus sonhos.
"...e vivam seus sonhos."
X2
X2

- Instrutor de Auto Escola
- Velha Guarda
o problema e igual o jaydee falou sempre quem ja tem o veiculo citado puxa uma sardinha eu mesmo tenho o punto iria de C4, mas gosto cada pessoa tem um. No momento atual se fosse para pegar um carro ficaria entre punto tjet, C4 hatch 2.0, Focus hatch 2.0 ou i30 2.0 (nao gosto de carro sedan). No segmento de carros entre 50 e 60 mil reais a escolha é dificil, pois se jogarmos pra sedan tem c4 pallas e corolla tb nesta faixa.
- Campeão de Kart Amador
jaydee_ro escreveu:X3![]()
![]()
Parabéns, você fez uma excelente escolha!
i30 que mais deveria se chamar i24 = carro de gayzinho
Pagar mais de 50 mil em um i30 é só para gay e trouxa!
Agora sim! Meu motor gira a 8400 rpm!
- Roda dura de Auto Escola
Quero relatar a minha exepriência com meu Gol 1.0 16V turbo antes de comprar meu T Jet:
Antes de comprar meu T Jet eu tinha um Gol 1.0 16V Turbo.
Posso falar por experiência própria que carro turbo não pode ter dono relaxado, aliás qualquer carro deve ser bem cuidado mas carros turbos exigem uns cuidados a mais.
O carro anda pra caramba também pois apesar de ter 112cv originais é bem mais leve do que o Punto T Jet.
No T Jet eu não estou sentindo aqueles coices que meu Gol Turbo dava.A turbina enche progressivamente.No Gol dava umas “patadas”, era bruto.
O carrinho tinha a relação de marchas muito curta mesmo.
Até a 3ª marcha o motor empurrava que era uma beleza, porém na quarta e quinta marchas havia um “buraco”, caía bem o rendimento do motor.
Já andei junto e deixei para trás muitos carros com motores maiores quando tinha meu GT.
Sempre falavam mal do Gol Turbo e eu só tive alegrias com ele.
Só de falar em Gol 1.0 16V já viravam a cara e quando dizia que era turbo e então....vixiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
Comprei meu Gol Turbo zero e no começo confesso que não sabia direito ter alguns cuidados especiais com carro turbo mas depois fui aprendendo.
Fiquei 8 anos e 8 meses com ele e o vendi com 168 mil km.
Troquei a turbina dele com 120 mil km.
Tinha uma peça chamada VVT que siginifica “Variable Valve Timing”, que por meio de uma válvula solenóide, altera o momento de abertura e de fechamento das válvulas de admissão, conforme a condição de rotação e carga do motor, imposta pelo motorista no pedal do acelerador.
Essa peça “entupia” quando o óleo do motor ficava muito sujo e fazia um barulho parecendo motor diesel.
Por isso eu sempre comprava óleo semi sintético para 10 milkm e o trocava antes, com 5 milkm.
E sempre trocava o filtro de óleo a cada troca de óleo.
Depois disso não tive mais este problema com a VVT.
A tecnologia empregada neste motor 1.0 turbo da VW é fantástica.
vejam abaixo:
“Os pistões são forjados em liga de alumínio resistente a altas temperaturas (até 250ºC) e tem sua saia lateral grafitada para reduzir atrito, ruído e desgaste, principalmente durante a fase de aquecimento. Para melhorar a lubrificação dos pistões, sua refrigeração, e permitir uma taxa de compressão otimizada, foram introduzidos os injetores de óleo para os pistões, que proporcionam melhor aproveitamento do avanço de ignição, gerando maior torque em todas as faixas de rotações. O óleo do motor, por sua vez, é resfriado em radiador específico.
Os anéis do pistão estão com folgas menores entre as pontas e são fabricados com aço nitretado, que garante a maior precisão dimensional e estabilidade térmica.
As válvulas de escapamento são refrigeradas com sódio para suportar temperaturas até 1100ºC, equiparando-se à temperatura da válvula dos motores aspirados.
As válvulas de admissão e escape tem tratamento superficial (Stelite) para resistir ao desgaste, e as sedes de válvulas são feitas com um novo tipo de aço sinterizado, pelo mesmo motivo.
O coletor de escape foi desenvolvido com uma liga à base de cromo e níquel, que aumenta a resistência estrutural e térmica. O coletor tem a função de unir as correntes de gases dos quatro cilindros, direcionando-as para a turbina. A junta, os parafusos e porcas também foram reprojetados para suportar críticas condições de funcionamento, e temperaturas até 950ºC.”
Fonte:CDTM - Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Mecânica -
Obviamente algumas peças eram mais caras do que as peças de um motor que não é turbo.
Isso é óbvio pois o motor turbo tem que resistir a maiores pressões do que um motor aspirado.
Isso exige um custo maior.
O maior gasto que eu tive foi quando troquei a turbina dele com 120 mil km.
Troquei a Turbina e VVT. Na época, uns 2 anos meio atrás eu gastei em torno de 4 mil reais somando peças e mão-de-obra.
Fora isso foi apenas manutenção de rotina, como troca de correia dentada etc.
O jogo de velas era bem caro.
Custava em torno de uns 360 reais.
Porém nesses 8 anos e meio e 168 milkm rodados eu só troquei o jogo de velas 1 (uma) única vez!!!!
Depois vem gente que nem conhece o carro e nunca teve carro turbo e mete o pau dizendo que o “carro turbo” é um bicho de 7 cabeças.
Isio é culpa de donos que compram o carro turbo e só querem acelerar sem ter os devidos cuidados.
É claro que em pouco tempo vão estourar o motor.
O meu eu vendi com 168milkm e o motor ainda estava muito bom, redondinho, nunca variou marcha lenta e nunca engasgou.
Garanto que se eu continuasse com ele, rodaria até pelo menos uns 250 mil km sem mexer no motor.
Tem que saber usar carro turbo. Não é só ligar o carro e sair acelerando.
Na hora de esquentar o motor com o carro em movimento devemos ir devagar sem socar o pé até o motor atingir a temperatura normal de funcionamento.
Antes de desligar o motor, principalmente depois de dirigir esportivamente é bom deixar o motor com a turbina girando pelo menos uns 30 segundos antes de desligá-lo.
De resto, mantendo tudo em dia a manutenção, um carro turbo só traz alegrias.
E antes de dar meu Gol Turbo na troca colocaram um monte de defeitos.
Diziam que o carro estava muito rodado, que Gol turbo era difícil de vender, etc.
Foi tão difícil de vender que deixei meu Gol na sexta-feira na concessionária e na terça-feira seguinte fingi ser um interessado no carro e liguei na concessionária perguntando sobre o carro.
O vendedor me confirmou o carro e disse que ele havia sido vendido no final de semana.
Impressionante não?
O meu Gol não parou nem 3 dias na concessionária e já foi vendido.
Por que será que diziam que GOL TURBO era difícil de vender?
Será que ele vendeu rápido porque eu cuidava muito bem dele, mecânica e funilaria OK pois nunca foi batido, e estava todo original ?
Com meu T Jet vou fazer a mesma coisa, vou cuidar muito bem dele.
O segredo é esse.
Abraços
Antes de comprar meu T Jet eu tinha um Gol 1.0 16V Turbo.
Posso falar por experiência própria que carro turbo não pode ter dono relaxado, aliás qualquer carro deve ser bem cuidado mas carros turbos exigem uns cuidados a mais.
O carro anda pra caramba também pois apesar de ter 112cv originais é bem mais leve do que o Punto T Jet.
No T Jet eu não estou sentindo aqueles coices que meu Gol Turbo dava.A turbina enche progressivamente.No Gol dava umas “patadas”, era bruto.
O carrinho tinha a relação de marchas muito curta mesmo.
Até a 3ª marcha o motor empurrava que era uma beleza, porém na quarta e quinta marchas havia um “buraco”, caía bem o rendimento do motor.
Já andei junto e deixei para trás muitos carros com motores maiores quando tinha meu GT.
Sempre falavam mal do Gol Turbo e eu só tive alegrias com ele.
Só de falar em Gol 1.0 16V já viravam a cara e quando dizia que era turbo e então....vixiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
Comprei meu Gol Turbo zero e no começo confesso que não sabia direito ter alguns cuidados especiais com carro turbo mas depois fui aprendendo.
Fiquei 8 anos e 8 meses com ele e o vendi com 168 mil km.
Troquei a turbina dele com 120 mil km.
Tinha uma peça chamada VVT que siginifica “Variable Valve Timing”, que por meio de uma válvula solenóide, altera o momento de abertura e de fechamento das válvulas de admissão, conforme a condição de rotação e carga do motor, imposta pelo motorista no pedal do acelerador.
Essa peça “entupia” quando o óleo do motor ficava muito sujo e fazia um barulho parecendo motor diesel.
Por isso eu sempre comprava óleo semi sintético para 10 milkm e o trocava antes, com 5 milkm.
E sempre trocava o filtro de óleo a cada troca de óleo.
Depois disso não tive mais este problema com a VVT.
A tecnologia empregada neste motor 1.0 turbo da VW é fantástica.
vejam abaixo:
“Os pistões são forjados em liga de alumínio resistente a altas temperaturas (até 250ºC) e tem sua saia lateral grafitada para reduzir atrito, ruído e desgaste, principalmente durante a fase de aquecimento. Para melhorar a lubrificação dos pistões, sua refrigeração, e permitir uma taxa de compressão otimizada, foram introduzidos os injetores de óleo para os pistões, que proporcionam melhor aproveitamento do avanço de ignição, gerando maior torque em todas as faixas de rotações. O óleo do motor, por sua vez, é resfriado em radiador específico.
Os anéis do pistão estão com folgas menores entre as pontas e são fabricados com aço nitretado, que garante a maior precisão dimensional e estabilidade térmica.
As válvulas de escapamento são refrigeradas com sódio para suportar temperaturas até 1100ºC, equiparando-se à temperatura da válvula dos motores aspirados.
As válvulas de admissão e escape tem tratamento superficial (Stelite) para resistir ao desgaste, e as sedes de válvulas são feitas com um novo tipo de aço sinterizado, pelo mesmo motivo.
O coletor de escape foi desenvolvido com uma liga à base de cromo e níquel, que aumenta a resistência estrutural e térmica. O coletor tem a função de unir as correntes de gases dos quatro cilindros, direcionando-as para a turbina. A junta, os parafusos e porcas também foram reprojetados para suportar críticas condições de funcionamento, e temperaturas até 950ºC.”
Fonte:CDTM - Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Mecânica -
Obviamente algumas peças eram mais caras do que as peças de um motor que não é turbo.
Isso é óbvio pois o motor turbo tem que resistir a maiores pressões do que um motor aspirado.
Isso exige um custo maior.
O maior gasto que eu tive foi quando troquei a turbina dele com 120 mil km.
Troquei a Turbina e VVT. Na época, uns 2 anos meio atrás eu gastei em torno de 4 mil reais somando peças e mão-de-obra.
Fora isso foi apenas manutenção de rotina, como troca de correia dentada etc.
O jogo de velas era bem caro.
Custava em torno de uns 360 reais.
Porém nesses 8 anos e meio e 168 milkm rodados eu só troquei o jogo de velas 1 (uma) única vez!!!!
Depois vem gente que nem conhece o carro e nunca teve carro turbo e mete o pau dizendo que o “carro turbo” é um bicho de 7 cabeças.
Isio é culpa de donos que compram o carro turbo e só querem acelerar sem ter os devidos cuidados.
É claro que em pouco tempo vão estourar o motor.
O meu eu vendi com 168milkm e o motor ainda estava muito bom, redondinho, nunca variou marcha lenta e nunca engasgou.
Garanto que se eu continuasse com ele, rodaria até pelo menos uns 250 mil km sem mexer no motor.
Tem que saber usar carro turbo. Não é só ligar o carro e sair acelerando.
Na hora de esquentar o motor com o carro em movimento devemos ir devagar sem socar o pé até o motor atingir a temperatura normal de funcionamento.
Antes de desligar o motor, principalmente depois de dirigir esportivamente é bom deixar o motor com a turbina girando pelo menos uns 30 segundos antes de desligá-lo.
De resto, mantendo tudo em dia a manutenção, um carro turbo só traz alegrias.
E antes de dar meu Gol Turbo na troca colocaram um monte de defeitos.
Diziam que o carro estava muito rodado, que Gol turbo era difícil de vender, etc.
Foi tão difícil de vender que deixei meu Gol na sexta-feira na concessionária e na terça-feira seguinte fingi ser um interessado no carro e liguei na concessionária perguntando sobre o carro.
O vendedor me confirmou o carro e disse que ele havia sido vendido no final de semana.
Impressionante não?
O meu Gol não parou nem 3 dias na concessionária e já foi vendido.
Por que será que diziam que GOL TURBO era difícil de vender?
Será que ele vendeu rápido porque eu cuidava muito bem dele, mecânica e funilaria OK pois nunca foi batido, e estava todo original ?
Com meu T Jet vou fazer a mesma coisa, vou cuidar muito bem dele.
O segredo é esse.
Abraços
i30 que mais deveria se chamar i24 = carro de gayzinho
- Roda dura de Auto Escola
C4 VTR: 1279 KG, 143CV: 8,94Kg/cv
Punto t-jet: 1230 KG, 152 CV: 8,09Kg/cv
Da pau a pau se for olha por este lado. Numa volta em interlagos não sei qual seria o veredito final, pelo o que pude ler punto tem boa valocidade final e boa aceleração, o C4 é pior neste ponto, mas na curva acho que da C4.
Bom, não pilotei nem C4 nem Punto, foi só conclusões que tirei dando uma lida na net.
Punto t-jet: 1230 KG, 152 CV: 8,09Kg/cv
Da pau a pau se for olha por este lado. Numa volta em interlagos não sei qual seria o veredito final, pelo o que pude ler punto tem boa valocidade final e boa aceleração, o C4 é pior neste ponto, mas na curva acho que da C4.
Bom, não pilotei nem C4 nem Punto, foi só conclusões que tirei dando uma lida na net.
- Piloto de Atari
continuo indo de T-jet... ninguem ainda me convenceu ao contrario... eu nao tenho dinheiro suficiente para perder 15, 20 mil reais em um carro....
T-jet na cabeça............
T-jet na cabeça............
Kdu Castro
Punto HLX 1.8, preto
- Teto Skydome, Ar digital, Blue&Me, abs, air bags frontais, Rodas Stilo Abarth aro 17" , Bi-Xenon 8000k.
- Barbeiro de Auto Escola
PTurbo, disse tudo!!!!
E valeu pelo elogio na escolha!!!
Nunca tive carro turbo, sei q terei alguns cuidados a mais, mas o grosso da manutenção já é o q na teoria TODOS deveriam fazer em qquer carro!!!!

E valeu pelo elogio na escolha!!!
Nunca tive carro turbo, sei q terei alguns cuidados a mais, mas o grosso da manutenção já é o q na teoria TODOS deveriam fazer em qquer carro!!!!
- Velha Guarda
Daniel,
só pegando carona aqui, vc chipou foi Unichip? Sentiu uma melhora real? Diferença mais em torque ou potencia?
Vlw!
só pegando carona aqui, vc chipou foi Unichip? Sentiu uma melhora real? Diferença mais em torque ou potencia?
Vlw!
DanielTrombetta escreveu:Putz, meu amigo tem um c4 vtr q eu pego as vezes...o carro eh mto #@%&! msm!! Ele nao tem nada de mais, ainda tem as rodas 15" originais e tal, mas o carro é de mais...o ESP dele faz o carro colar no chão em qualquer curva e a aceleração dele é muito #@%&!...o freio é muito bom tbe a direçao é elétrica! Só tenho elogios pra ele. Só o q me dxa meio assim é q ele nao eh flex, não sei se jah lançou, pq acho q jah tem o c4 pallas flex. Se bem que o t-jet não é flex tb... o vtr tem 143 cv, mas se chipar ele chega em 165 cv (que é o valor do vts, q só tem na europa). Em termos de dirigibilidade e tecnologia o vtr é mais carro...além de ser 2 portas.
Agora, Punto é Punto, neh camarada...hehehe skydome, cor amarela, blue&me...jah vem com rodas 17" tb. O meu é sporting, ta com 131 cv chipado e filtro, tem uma dirigibilidade mto boa tb e o carro chama mto mais a atençao q o c4 vtr (amarelo com sky nao tem pra ngm...hehehehe).
Acho q nao ajudei em nada, mas os dois carros são de mais msm...
Punto HLX - HSD, VET, Couro, Xenon 8k H1, Rodas Sporting 16
- Motorista de Auto Escola