[Passo a Passo] Projeto de som Punto ELX (fotos)
[Passo a Passo] Projeto de som Punto ELX (fotos)
Galera,
É com muito prazer que venho compartilhar o projeto de som que montei no meu Punto...
Primeiramente o setup é:
- Bravox 6" kit 2 vias CS60D 70w rms (frontal)
- Bravox 6x9" QRX69 120w rms (traseiro)
- Bravox 10" UXP Power 400w rms
- Taramps T-400
- Hurricane HA4.120
- Pioneer DEH 7980UB
Material utilizado:
- 6m cabo de alimentação 21mm²
- 6m cabo de alimentação 16mm²
- 6m cabo remote 1mm²
- 4m cabo paralelo 4mm² para subwoofer
- 20m cabo paralelo 2,5mm² para falantes
- 15m cabo RCA UniqCable (3x 5m)
- Terminais e conectores em geral
- Porta fusível tipo banana
- Fusíveis de 1A, 30A, 60A e 70A
- Relé auxiliar 5 vias
- Divisor de força porta fusível
- 4m de espaguete para proteção de fios (mangueira preta emborrachada)
- 1m de conduite corrugado
- Abraçadeiras em geral
- Espuma para enrolar os fios pra evitar ruídos
- Espuma colante
- Fita isolante anti-chama
- Fita isolante alta tensão/fusão
- Parafusos de vários tipos
- Cola de contato (sapateiro)
- Silicone para vedação
- Carpete grafite
- Massa plástica para vedação da caixa
- MDF 18mm
Ferramentas:
- Pistola de cola quente
- Pistola aplicadora de massa plástica
- Chaves de fenda, phillips, sextavada...
- Alicates de todo tipo
- Chave inglesa
- Furadeira
- Martelo
- Parafusadeira
- Ferro de solda
- Canivete suíço (esse foi o mais utilizado
)
- Multímetro
- Serra tico tico
- Serra circular
- Lima Grosa
- Lixa
Só lembrando que fiz tudo em casa. Contei com a ajuda do meu pai no trabalho com a madeira e da minha mãe na forração. A parte elétrica toda fui eu. Serviço pesado, mas proveitoso!
Começando o serviço timidamente... verificando os locais pra passar fiação...

Forro da porta já retirado...

Na manhã seguinte, comecei o serviço bruto desmontando tudo na frente...
Até os limpa parabrisa tiveram que ser retirados... deu 1 trabalho da #@%&!...

Local de passagem do fio pra dentro do carro...

Idem...

Fio já dentro do carro... apesar da borracha de fora pra dentro ter abertura pra passar o fio, deu um trabalho da #@%&!...

Fio sobre a bateria...

Medindo a tensão da bateria...

Fio descendo dentro do carro, por cima do pedal da embreagem...

Voltando ao motor, colocação do porta fusível...

Agora o porta fusível já montado com os cabos ligando na bateria, já com conduite de proteção

Cabo com conduite na entrada para o carro

Visão geral da parte elétrica toda montada, incluindo o limpa parabrisa

Uma vez que o forro da porta já tinha sido arrancado, tive que comprar um aro adaptador pra colocar o alto-falante...
Mas montei errado! A inclinação dele é pra esquerda e não pra cima (na foto tá errado)

Fio pronto pra ser passado pelo canto até o porta-malas

Tudo preparado para encaixa-lo... mas apareceu ali um conector misterioso! Alguém sabe do que ele é?
PS: Depois de tudo montado descobri que esse chicote é da fiação traseira do som, que veio faltando no meu carro.

Deixando a porta um pouco de lado e preparando o remote, já soldado e pronto pra ser encaixado no soquete do player...

Fio do remote passando por trás dos botões do computador de bordo pra poder ir pro porta-malas junto com o outro cabo de 21mm²

E eis que aparecem os 2 juntos já nos seus devidos lugares...

Novamente o fio passando pelo local correto, com espuma branca ao seu redor para evitar ruídos

Ao desmontar a porta do passageiro, eis a surpresa!
A fiat me deu de presente um tweeter original...

Mas retirei né...

Porta do passageiro desmontada

Tive que improvisar um método de passar o fio da porta pra dentro do carro...
A lataria do Punto tem vários buracos pra isso, facilitaram o trabalho...

Fio saindo de dentro do carro pra ir pra fora...

Sair com o fio do carro foi fácil... Mas como entrar na porta?

Antes de prosseguir... tenho que mostrar como estava a situação do carro nesse momento!

Organização do porta-malas...

E voltando... o fio saiu do carro e agora vai entrar na porta do carro... como?

Furei a borracha do soquete da porta e passei o fio por dentro dela... foi simples!

Depois dos fios dentro das portas... o que fazer com o crossover do kit 2 vias? Coloco dentro do carro ou dentro da porta?
Tive a idéia maluca de colocar dentro do forro da porta... mas pq dentro?
Pq eu posso ter acesso ao mesmo quando eu quiser... mudando de 0db pra -3db caso o tweeter esteja gritando mto...

Tweeter colocado no local original dele na porta... porém não encaixou...
Solução foi utilizar muita cola quente ao redor dele... ficou bom...

E como é que eu vou mexer no crossover se o forro da porta vai estar encaixado?
Simples! Colei ele justamente no encaixe do vidro elétrico...
Quando eu quiser mexer nele, basta tirar a tampinha dos botoes dos vidros e pronto!
Essa idéia foi mto #@%&!... eheh

Depois disso, voltando às portas... temos o acabamento final... do fio saindo de dentro do carro e entrando na porta...
Ele está preto pois usei o tal espaguete (mangueira preta emborrachada) para protege-lo...
Essa foto é da porta aberta... e o que é visto é o encaixe da porta na lataria do carro...

E aqui a foto por dentro da porta... como fio está chegando lá!

E aqui o fio saindo de dentro do carro... já com a borracha no seu devido lugar...

E aqui a porta do motorista com a mesma coisa... (a outra porta era do passageiro)

O fio entrando no carro, bem abaixo do porta fusíveis dele...
Deu um trabalho do kct pra passar esse fio aí... mas não tinha outro lugar melhor...

Fio da porta passando por baixo do volante indo em direção à porta do passageiro pra depois ir pra mala...
Ele aí está pendurado, mas já foi fixado... e não fica visível!

O mesmo fio anterior, passando por dentro do console do carro (foto pelo buraco do encaixe do player)

E finalmente saindo embaixo do porta luvas... pronto pra passar pro porta-malas...

Aqui temos o falante de 6" com os fios já conectados usando conectores...
Esses conectores estão protegidos com fita isolante de alta tensão pois a mesma é emborrachada e não larga cola (pois nao tem cola
)...
Fica muito bem isolado!

E agora o falante na porta (do motorista) já encaixado na posição correta!

Forro da porta do passageiro já encaixado...

Local do encaixe do botao do vidro eletrico...
Reparem onde está o crossover...

Aqui o falante já com o forro na porta...

Tweeter instalado no local original...

E agora o 1o teste... ligando o Hurricane HA4.120...
Tive que usar um cabo RCA comum pois os meus de 5m ainda não tinham chegado...

Ligação temporária dos fios...

Aterramento improvisado... ligado ao parafuso do encaixe do banco traseiro...
Detalhe que esse parafuso está em contato direito com a lataria do carro, e essa parte da lataria não é pintada...
Então me parece ser um bom local pra ligar o terra... (porém esse aí foi temporário)

Vista geral do amplificador...

E o player tocando uma musiquinha só pra testar...

Começando a nivelar o porta malas (virando um Punto Europeu!
)...
Chapinha de MDF de 18mm aqui em casa já... (1,83m x 2,75m, pequena né? pesa só 90kg isso aí)

Espessura de 18mm pq infelizmente aqui na cidade não existe de 20mm...
Só tem 18 ou 25... Sendo que a de 25 era cara d+ e mto grossa (sem #@%&! hehe)... aí optei pela de 18... já ta bom d+ pra tudo...

Começando os recortes...

Esse pedaço aí de cima virou isso aqui... (foram feitos vários ajustes pra caber sob medida!... na perfeição!)



O carpete todo da mala foi removido pra fazermos umas medições com precisão...

Carro sem o carpete...

E eis que surge o recorte especial pro estepe...


Gambiarra 2, o retorno...

Testando os 6x9...

Panorama da bagunça com os 6x9...

Tampão do estepe...

Lateral pra colocar os modulos...

Cortei mesmo... tive motivos pra não fazer um tampão novo...
Reparem na sujeira nos apoios de cabeça do banco atrás...

Embora cada um desses falantes pese 3kg... (total de 6kg), o tampão original aguenta bem...
E a resultante das forças com a tampa aberta permite que as cordas originais da mala possam ser utilizadas...

Depois de cortar, tirei os 6x9 pq ainda to no trabalho com madeira...
Aí está o panorama da mala agora...
A caixa ficará do lado esquerdo... (ainda sendo projetada)

Saiu a caixa... tem 25l e é selada... mas ainda não está completa...
Falta passar cola, selar e vedar 100%...



Fundo da mala nivelado e devidamente forrado...




Caixa agora totalmente vedada com massa plástica (por dentro e por fora)




E agora a caixa toda forrada já no carro...


Parte de trás da caixa (vista do banco de trás)

A lateral que anteriormente estava só em madeira, sem cortes... já está terminada...



Passando os RCA pelo painel (eles estão pendurados, de preto... reparem saindo ali nos pés do passageiro...)

Um pequeno ensaio da lateral... sem ligação nenhuma de fios...

Os fios de terra e positivo passando pro outro lado do carro...
Os terra são esses meio rosa e o vermelho é o positivo que vem da bateria...
Esses meio rosa foram trocados por preto devido a um errinho de projeto (ficaram curtos)... então "vejam" tudo preto ali... hehe...

E os fios saindo na lateral pra ligar nos amps...

Fazendo as regulagens dos altofalantes através do multimetro (neste momento tava tudo desligado)
Reparem no relé auxiliar utilizado para ligar os 2 amps e tb no porta fusivel atrás da taramps...

Aqui é a minha caixa... que agora está sem essa grelha...
E esse conector (barra de sindal) é para poder removê-la da mala sempre que precisar... sem a necessidade de desconectar nada dos amps... basta puxar isso e pronto!

Porta fusível e relé já devidamente fixados...

Detalhe do relé...

E aí está o fim! Completinho! Detalhe que a lateral direita ficou em cima da tampa do estepe... Montei a lateral e não me atentei pra isso...
Mas é só dar um empurrão que ele fica no lugar certinho...

Fotos finais do projeto...
Com tudo no devido lugar...
Só falta uma grelha/grade no subwoofer pra evitar coca-colas voadoras na mala...
Primeramente o player no painel... (alguem tinha me pedido... e eu esqueci de colocar)

E aqui segue o restante do acabamento do porta-malas...


Pode dar a impressão de que a caixa está sobre o tampão da roda... mas a foto tá enganando... tá na medida justinho...

Lateral no detalhe...

Foram 4 semanas de trabalho... muito cansativas!
Espero que gostem...
********************** 27/03/2008
Adicionando a bateria nova...
Moura 75Ah...



********************** 02/06/2008
A caixa selada finalmente virou dutada!
Primeiramente o material que comprei...
- Aeroduto de 3"
- Tubo PVC 3" por 50cm (só vendia meio metro)
- Joelho 90º 3"
- Luva 3"

O objetivo era instalar um duto de 3" com 28cm de comprimento!
Os dados foram calculados no programa bassbox (simulador) com o auxílio de um revendedor da Taramps em São Paulo. Foram verificados, conforme as dimensões da minha caixa e potência do subwoofer, qual seria a opção ideal pra ter um pico bom (típico das dutadas) e que não soprasse tanto e fosse bom para tocar todas as freqüências (sem sacrificar a qualidade que a selada tem). Dessa forma chegou-se nesse número acima.
Porém, na hora da execução percebi que teria problemas devido ao projeto da minha caixa. Pretendia colocar o duto na mesma face do subwoofer, mas infelizmente não tive profundidade suficiente para fazê-lo. Mesmo utilizando o joelho não daria certo! Restou-me então fazer o duto no topo da caixa! Desta forma, dispensei o uso do joelho e da luva. O duto + aeroduto ficaram assim:

Aqui está feito o furo na caixa... deu dó de furar essa caixa que deu tanto trabalho pra fazer!

E aqui o duto já devidamente instalado!

O que posso dizer é que o subwoofer está tocando muito mais. Com o carro fechado e o volume na potência máxima (definida por mim, na configuração do meu set) dava pra ouvir na casa toda.
Sentado no carro você sente aquela sensação de que está tudo vibrando. Tipo dentro de uma caixa fechada a vácuo! Tanto que abafou os sons vindos de fora. Você não sente nada a não ser o impacto nas costas e os pêlos do corpo vibrando (sem brincadeira
). Antes com a caixa selada, o subwoofer tocava bem, mas não tinha aquele PICO de potência que uma caixa dutada dá. Esse pico realmente deu uma sobrevida gigantesca ao meu som! Gostei do resultado! 
Se não me falha a memória, a caixa inicialmente havia sido projetada com 25,6litros. Segundo recomenda a Bravox, pra caixa selada seriam 21,4litros. Mas fiz com 4litros a mais por recomendação do amigo Sandro (na realidade ele recomendou 24litros, mas um pequeno erro meu... ficou 25,6litros)!
Ainda, segundo a Bravox, pra caixa dutada seriam 25,7litros com duto de 3"x23cm. Então a minha está bem próxima do recomendado pelo fabricante, logo atendendo bem à finalidade de tocar bem!
********************** 17/07/2008
Embora eu já tenha feito isto há bastante tempo... só lembrei agora de adicionar aqui!
Como meu player tem saída USB na traseira... eu puxei o cabo dele por baixo do volante e coloquei no porta objetos da esquerda...
Resultado está aqui:


********************** 12/09/2008
Meu subwoofer sendo espancado pela musica BASS I LOVE YOU:
Toca bonito viu!
É com muito prazer que venho compartilhar o projeto de som que montei no meu Punto...
Primeiramente o setup é:
- Bravox 6" kit 2 vias CS60D 70w rms (frontal)
- Bravox 6x9" QRX69 120w rms (traseiro)
- Bravox 10" UXP Power 400w rms
- Taramps T-400
- Hurricane HA4.120
- Pioneer DEH 7980UB
Material utilizado:
- 6m cabo de alimentação 21mm²
- 6m cabo de alimentação 16mm²
- 6m cabo remote 1mm²
- 4m cabo paralelo 4mm² para subwoofer
- 20m cabo paralelo 2,5mm² para falantes
- 15m cabo RCA UniqCable (3x 5m)
- Terminais e conectores em geral
- Porta fusível tipo banana
- Fusíveis de 1A, 30A, 60A e 70A
- Relé auxiliar 5 vias
- Divisor de força porta fusível
- 4m de espaguete para proteção de fios (mangueira preta emborrachada)
- 1m de conduite corrugado
- Abraçadeiras em geral
- Espuma para enrolar os fios pra evitar ruídos
- Espuma colante
- Fita isolante anti-chama
- Fita isolante alta tensão/fusão
- Parafusos de vários tipos
- Cola de contato (sapateiro)
- Silicone para vedação
- Carpete grafite
- Massa plástica para vedação da caixa
- MDF 18mm
Ferramentas:
- Pistola de cola quente
- Pistola aplicadora de massa plástica
- Chaves de fenda, phillips, sextavada...
- Alicates de todo tipo
- Chave inglesa
- Furadeira
- Martelo
- Parafusadeira
- Ferro de solda
- Canivete suíço (esse foi o mais utilizado

- Multímetro
- Serra tico tico
- Serra circular
- Lima Grosa
- Lixa
Só lembrando que fiz tudo em casa. Contei com a ajuda do meu pai no trabalho com a madeira e da minha mãe na forração. A parte elétrica toda fui eu. Serviço pesado, mas proveitoso!
Começando o serviço timidamente... verificando os locais pra passar fiação...

Forro da porta já retirado...

Na manhã seguinte, comecei o serviço bruto desmontando tudo na frente...
Até os limpa parabrisa tiveram que ser retirados... deu 1 trabalho da #@%&!...

Local de passagem do fio pra dentro do carro...

Idem...

Fio já dentro do carro... apesar da borracha de fora pra dentro ter abertura pra passar o fio, deu um trabalho da #@%&!...

Fio sobre a bateria...

Medindo a tensão da bateria...

Fio descendo dentro do carro, por cima do pedal da embreagem...

Voltando ao motor, colocação do porta fusível...

Agora o porta fusível já montado com os cabos ligando na bateria, já com conduite de proteção

Cabo com conduite na entrada para o carro

Visão geral da parte elétrica toda montada, incluindo o limpa parabrisa

Uma vez que o forro da porta já tinha sido arrancado, tive que comprar um aro adaptador pra colocar o alto-falante...
Mas montei errado! A inclinação dele é pra esquerda e não pra cima (na foto tá errado)

Fio pronto pra ser passado pelo canto até o porta-malas

Tudo preparado para encaixa-lo... mas apareceu ali um conector misterioso! Alguém sabe do que ele é?
PS: Depois de tudo montado descobri que esse chicote é da fiação traseira do som, que veio faltando no meu carro.

Deixando a porta um pouco de lado e preparando o remote, já soldado e pronto pra ser encaixado no soquete do player...

Fio do remote passando por trás dos botões do computador de bordo pra poder ir pro porta-malas junto com o outro cabo de 21mm²

E eis que aparecem os 2 juntos já nos seus devidos lugares...

Novamente o fio passando pelo local correto, com espuma branca ao seu redor para evitar ruídos

Ao desmontar a porta do passageiro, eis a surpresa!
A fiat me deu de presente um tweeter original...

Mas retirei né...


Porta do passageiro desmontada

Tive que improvisar um método de passar o fio da porta pra dentro do carro...
A lataria do Punto tem vários buracos pra isso, facilitaram o trabalho...

Fio saindo de dentro do carro pra ir pra fora...

Sair com o fio do carro foi fácil... Mas como entrar na porta?

Antes de prosseguir... tenho que mostrar como estava a situação do carro nesse momento!

Organização do porta-malas...

E voltando... o fio saiu do carro e agora vai entrar na porta do carro... como?

Furei a borracha do soquete da porta e passei o fio por dentro dela... foi simples!

Depois dos fios dentro das portas... o que fazer com o crossover do kit 2 vias? Coloco dentro do carro ou dentro da porta?
Tive a idéia maluca de colocar dentro do forro da porta... mas pq dentro?
Pq eu posso ter acesso ao mesmo quando eu quiser... mudando de 0db pra -3db caso o tweeter esteja gritando mto...

Tweeter colocado no local original dele na porta... porém não encaixou...
Solução foi utilizar muita cola quente ao redor dele... ficou bom...

E como é que eu vou mexer no crossover se o forro da porta vai estar encaixado?
Simples! Colei ele justamente no encaixe do vidro elétrico...
Quando eu quiser mexer nele, basta tirar a tampinha dos botoes dos vidros e pronto!
Essa idéia foi mto #@%&!... eheh


Depois disso, voltando às portas... temos o acabamento final... do fio saindo de dentro do carro e entrando na porta...
Ele está preto pois usei o tal espaguete (mangueira preta emborrachada) para protege-lo...
Essa foto é da porta aberta... e o que é visto é o encaixe da porta na lataria do carro...

E aqui a foto por dentro da porta... como fio está chegando lá!

E aqui o fio saindo de dentro do carro... já com a borracha no seu devido lugar...

E aqui a porta do motorista com a mesma coisa... (a outra porta era do passageiro)

O fio entrando no carro, bem abaixo do porta fusíveis dele...
Deu um trabalho do kct pra passar esse fio aí... mas não tinha outro lugar melhor...

Fio da porta passando por baixo do volante indo em direção à porta do passageiro pra depois ir pra mala...
Ele aí está pendurado, mas já foi fixado... e não fica visível!

O mesmo fio anterior, passando por dentro do console do carro (foto pelo buraco do encaixe do player)

E finalmente saindo embaixo do porta luvas... pronto pra passar pro porta-malas...

Aqui temos o falante de 6" com os fios já conectados usando conectores...
Esses conectores estão protegidos com fita isolante de alta tensão pois a mesma é emborrachada e não larga cola (pois nao tem cola

Fica muito bem isolado!

E agora o falante na porta (do motorista) já encaixado na posição correta!

Forro da porta do passageiro já encaixado...

Local do encaixe do botao do vidro eletrico...
Reparem onde está o crossover...

Aqui o falante já com o forro na porta...

Tweeter instalado no local original...

E agora o 1o teste... ligando o Hurricane HA4.120...
Tive que usar um cabo RCA comum pois os meus de 5m ainda não tinham chegado...

Ligação temporária dos fios...

Aterramento improvisado... ligado ao parafuso do encaixe do banco traseiro...
Detalhe que esse parafuso está em contato direito com a lataria do carro, e essa parte da lataria não é pintada...
Então me parece ser um bom local pra ligar o terra... (porém esse aí foi temporário)

Vista geral do amplificador...

E o player tocando uma musiquinha só pra testar...

Começando a nivelar o porta malas (virando um Punto Europeu!

Chapinha de MDF de 18mm aqui em casa já... (1,83m x 2,75m, pequena né? pesa só 90kg isso aí)

Espessura de 18mm pq infelizmente aqui na cidade não existe de 20mm...
Só tem 18 ou 25... Sendo que a de 25 era cara d+ e mto grossa (sem #@%&! hehe)... aí optei pela de 18... já ta bom d+ pra tudo...

Começando os recortes...

Esse pedaço aí de cima virou isso aqui... (foram feitos vários ajustes pra caber sob medida!... na perfeição!)



O carpete todo da mala foi removido pra fazermos umas medições com precisão...

Carro sem o carpete...

E eis que surge o recorte especial pro estepe...


Gambiarra 2, o retorno...

Testando os 6x9...

Panorama da bagunça com os 6x9...

Tampão do estepe...

Lateral pra colocar os modulos...

Cortei mesmo... tive motivos pra não fazer um tampão novo...
Reparem na sujeira nos apoios de cabeça do banco atrás...

Embora cada um desses falantes pese 3kg... (total de 6kg), o tampão original aguenta bem...
E a resultante das forças com a tampa aberta permite que as cordas originais da mala possam ser utilizadas...

Depois de cortar, tirei os 6x9 pq ainda to no trabalho com madeira...
Aí está o panorama da mala agora...
A caixa ficará do lado esquerdo... (ainda sendo projetada)

Saiu a caixa... tem 25l e é selada... mas ainda não está completa...
Falta passar cola, selar e vedar 100%...



Fundo da mala nivelado e devidamente forrado...




Caixa agora totalmente vedada com massa plástica (por dentro e por fora)




E agora a caixa toda forrada já no carro...


Parte de trás da caixa (vista do banco de trás)

A lateral que anteriormente estava só em madeira, sem cortes... já está terminada...



Passando os RCA pelo painel (eles estão pendurados, de preto... reparem saindo ali nos pés do passageiro...)

Um pequeno ensaio da lateral... sem ligação nenhuma de fios...

Os fios de terra e positivo passando pro outro lado do carro...
Os terra são esses meio rosa e o vermelho é o positivo que vem da bateria...
Esses meio rosa foram trocados por preto devido a um errinho de projeto (ficaram curtos)... então "vejam" tudo preto ali... hehe...

E os fios saindo na lateral pra ligar nos amps...

Fazendo as regulagens dos altofalantes através do multimetro (neste momento tava tudo desligado)
Reparem no relé auxiliar utilizado para ligar os 2 amps e tb no porta fusivel atrás da taramps...

Aqui é a minha caixa... que agora está sem essa grelha...
E esse conector (barra de sindal) é para poder removê-la da mala sempre que precisar... sem a necessidade de desconectar nada dos amps... basta puxar isso e pronto!

Porta fusível e relé já devidamente fixados...

Detalhe do relé...

E aí está o fim! Completinho! Detalhe que a lateral direita ficou em cima da tampa do estepe... Montei a lateral e não me atentei pra isso...
Mas é só dar um empurrão que ele fica no lugar certinho...

Fotos finais do projeto...
Com tudo no devido lugar...
Só falta uma grelha/grade no subwoofer pra evitar coca-colas voadoras na mala...
Primeramente o player no painel... (alguem tinha me pedido... e eu esqueci de colocar)

E aqui segue o restante do acabamento do porta-malas...


Pode dar a impressão de que a caixa está sobre o tampão da roda... mas a foto tá enganando... tá na medida justinho...


Lateral no detalhe...

Foram 4 semanas de trabalho... muito cansativas!
Espero que gostem...
********************** 27/03/2008
Adicionando a bateria nova...
Moura 75Ah...



********************** 02/06/2008
A caixa selada finalmente virou dutada!
Primeiramente o material que comprei...
- Aeroduto de 3"
- Tubo PVC 3" por 50cm (só vendia meio metro)
- Joelho 90º 3"
- Luva 3"

O objetivo era instalar um duto de 3" com 28cm de comprimento!
Os dados foram calculados no programa bassbox (simulador) com o auxílio de um revendedor da Taramps em São Paulo. Foram verificados, conforme as dimensões da minha caixa e potência do subwoofer, qual seria a opção ideal pra ter um pico bom (típico das dutadas) e que não soprasse tanto e fosse bom para tocar todas as freqüências (sem sacrificar a qualidade que a selada tem). Dessa forma chegou-se nesse número acima.
Porém, na hora da execução percebi que teria problemas devido ao projeto da minha caixa. Pretendia colocar o duto na mesma face do subwoofer, mas infelizmente não tive profundidade suficiente para fazê-lo. Mesmo utilizando o joelho não daria certo! Restou-me então fazer o duto no topo da caixa! Desta forma, dispensei o uso do joelho e da luva. O duto + aeroduto ficaram assim:

Aqui está feito o furo na caixa... deu dó de furar essa caixa que deu tanto trabalho pra fazer!

E aqui o duto já devidamente instalado!

O que posso dizer é que o subwoofer está tocando muito mais. Com o carro fechado e o volume na potência máxima (definida por mim, na configuração do meu set) dava pra ouvir na casa toda.
Sentado no carro você sente aquela sensação de que está tudo vibrando. Tipo dentro de uma caixa fechada a vácuo! Tanto que abafou os sons vindos de fora. Você não sente nada a não ser o impacto nas costas e os pêlos do corpo vibrando (sem brincadeira


Se não me falha a memória, a caixa inicialmente havia sido projetada com 25,6litros. Segundo recomenda a Bravox, pra caixa selada seriam 21,4litros. Mas fiz com 4litros a mais por recomendação do amigo Sandro (na realidade ele recomendou 24litros, mas um pequeno erro meu... ficou 25,6litros)!
Ainda, segundo a Bravox, pra caixa dutada seriam 25,7litros com duto de 3"x23cm. Então a minha está bem próxima do recomendado pelo fabricante, logo atendendo bem à finalidade de tocar bem!

********************** 17/07/2008
Embora eu já tenha feito isto há bastante tempo... só lembrei agora de adicionar aqui!
Como meu player tem saída USB na traseira... eu puxei o cabo dele por baixo do volante e coloquei no porta objetos da esquerda...
Resultado está aqui:


********************** 12/09/2008
Meu subwoofer sendo espancado pela musica BASS I LOVE YOU:
Toca bonito viu!

Editado pela última vez por socket em Sex Dez 26, 2008 9:25 pm, em um total de 15 vezes.
Razão: Agora com vídeo
Razão: Agora com vídeo
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
- Mensagens: 9024
- Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
- Localização: Portugal
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- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 4:12 pm
- Localização: Belo Horizonte-MG
Kct mlk parabens viu?
Que trabalheira da poha!!!!
Ficou show de bola...axo que vou fazer um projetinho parecido, so que com caixa dutada.

Que trabalheira da poha!!!!
Ficou show de bola...axo que vou fazer um projetinho parecido, so que com caixa dutada.




[x] LEDS de Iluminação Interna
[x] Bi-Xenon Boxster 6000k H4
[x] Xenon Boxster 6000k H3 (neblina)
[x] TSW X-Treme 17"
Não sinta inveja, batalhe!
[x] Bi-Xenon Boxster 6000k H4
[x] Xenon Boxster 6000k H3 (neblina)
[x] TSW X-Treme 17"
Não sinta inveja, batalhe!
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 131
- Registrado em: Qua Fev 20, 2008 4:43 pm
- Localização: Brasília - DF
- Piloto de Kart de feriado
- Mensagens: 1410
- Registrado em: Sáb Fev 16, 2008 5:17 pm
- Localização: Contagem/BH - MG
Kareka ABC escreveu:Vc tá de parabéns! Fiocu filé!
Mas e o meu guarda-roupas, vai fazer ou não?! Preciso também de casinha de cachorro, Tem jeito?!
Hehe...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
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- Velha Guarda
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isso sim, se chama arte!
parabéns socket. daqui um tempo to querendo fazer algo parecido no meu
parabéns socket. daqui um tempo to querendo fazer algo parecido no meu

Marca: Fiat
Modelo: Punto ELX 1.4 FLEX
Cor: Branca
Opcionais: Rodas em liga leve ,Kit Convergence, Chave canivete, Película G20 nas laterais, G50 na traseirae nada na frente.
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Socket, eu tenho as 6x9 no armário lá de casa pois não tive coragem de furar o tampão original, além do que acho horríveis esses tampões personalizados.
Me dá um help: Quando vç anda em ruas esburacadas ele pula muito? Faz muito barulho?
Eu detesto essas coisas...
Me dá um help: Quando vç anda em ruas esburacadas ele pula muito? Faz muito barulho?
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Anderson – Santos/SP
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
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