Compra de veículos com isenção fiscal / Adaptações


Instalações, montagens, alterações... Discuta aqui o passo-a-passo de como fazer. Tutoriais, Artigos e Dicas de como fazer em casa.

Compra de veículos com isenção fiscal / Adaptações

Mensagempor DiogoDZ em Ter Jul 29, 2008 08:15

Em dezembro de 2005 sofri um acidente de moto e por isso perdi o movimento do pé direito. Em decorrência disso terei que fazer adpações para mim poder guiá-lo.
Nesses casos temos isenção de impostos para aquisição do veículo 0 km. Descontos do IPI e IOF (federal) e do ICMS (estadual).

É um processo muito lento e burocrático, eu passei um longo tempo em busca desta documentação e olha, é só pq era um ótimo desconto mesmo senão e desistia no meio do caminho.

Portanto vou ajudar a quem esta nesta cituação e vou colocar passo-a-passo como conseguir a documentação.

DiogoDZ
Coordenador Regional
Coordenador Regional
 
Mensagens: 3308
Registrado em: Ter Jul 22, 2008 08:11
Localização: Caxias do Sul / Florianópolis
Nome: Diogo
Punto: Essence 1.6 16V DL
Cor: Branco Banchisa
Apelido do Punto: Bagre

Aquisição de veículo com isenção fiscal.

Mensagempor DiogoDZ em Ter Jul 29, 2008 08:18

Somente portadores de deficiência física e de algumas doenças têm direito a esse desconto. São várias doenças e/ou dificuldades de saúde que dão direito a essas isenções, valhe a penas conferir quem tem direito.

1º Passo: Tem que fazer a renovação da CNH atravéz da junta médica do Detran, mesmo que não esteja vencida. Lá será avaliado a condição e a necessidade de fazer adptação do veículo. Vc deve-se dirigir a um CFC da sua cidade para agendar o exame da junta médica. O valor que paguei (Fevereiro de 2008) foi de R$ 80,00.

2º Passo: Fazer o pedido da isenção do IPI e IOF. Deve-se juntar a documentação requerida no site (http://www.receita.fazenda.gov.br/GuiaC ... Fisico.htm) e levar até a Receita Federal mais próxima. Este processo leva cerca de 45 dias e não tem custos de taxas;

3º Passo:
Quando chegar o documento de IPI e IOF (se for o caso do IOF), deve-se ir a concecionária que fará a compra, pedir uma declaração com o valor do veícolo com e sem o desconto, anexar com duas vias do IPI, verificar na receita da fazenda do estado qual documentação o seu estado requer e fazer o pedido de isenção. Esse processo foi bme mais rápido pra mim, ficou pronto de um dia para o outro.

Dica: Tenha uma cópia autenticada de TODOS documentos e principlamente do LAUDO DA JUNTA MÉDICA DO DETRAN. Que esse vc só receberá duas vias! Um vai pra receita federal, uma pra estadual e vc terá que ter c´pois para a concecionária e se for o caso, para o seguro DPVAT. Então do laudo do Detran aconcelho 3 cópia autenticadas, para vc também poder ficar com uma para eventuais necessidades. Eu tive que pelear muito com isso, pq eu não sabia, por isso já aviso de ante-mão.

*Se alguém vai fazer a requizição do seguro DPVAT, esse é muito mais burocrático o meu demorou mais de 90 dias e o governo não tém respeito algum, então é muito complicado. Se alguém quiser uma ajuda nisso é só me pedir.
DiogoDZ
Coordenador Regional
Coordenador Regional
 
Mensagens: 3308
Registrado em: Ter Jul 22, 2008 08:11
Localização: Caxias do Sul / Florianópolis
Nome: Diogo
Punto: Essence 1.6 16V DL
Cor: Branco Banchisa
Apelido do Punto: Bagre

Mensagempor peacewarrior em Ter Jul 29, 2008 08:26

Muito interessante ...

Minha esposa é deficiente e eu ia pegar o carro com descontos, porém no caso dela é mais #@%&! ainda, pois ela não consegue dirigir .... Então nem sei como faz, pois sou eu quem tenho carteira de motorista e tudo mais ... você tem alguma informação a respeito disso ?

Vi que ia demorar muito então desisti, mas o próximo vou pegar nesse esquema ... Até porque o Punto já tem data até para ser vendido uhauhauhuha ....

Abs
Igor
peacewarrior
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 241
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 11:19
Localização: Guaru - SP
Punto: ELX 1.4
Cor: Fosco

Adaptações

Mensagempor DiogoDZ em Ter Jul 29, 2008 08:44

As adaptações possíveis são:

Pomo giratorio: (um dos membros superiores) Este produto permite uma maior tranquilidade para virar o volante ate 180 graus possibilitanto uma segurança ao dirigir . O tempo de instalação é de 10 minutos.


Pomos de volante 3 pontas: (um dos membros superiores e os membros inferiores) Empunhadura fixado ao volante do veículo, facilitando a dirigibilidade e permitindo manobras. Dispositivo necessário para quem possui deficiência em um dos membros inferiores ( TETRAPLEGIA ) ,pessoas com maiores dificuldades nos membros superiores.
Imagem



Este produto foi desenvolvido pela Guidosimplex no Brasil, porém, sem perder o padrão de qualidade dos produtos vendidos pela Guidosimplex em todo o mundo. Seu acionamento segue o padrão dos aceleradores/freios manuais: puxa para acelerar e empurra para frear. O dispositivo é feito em alumínio, leve e resistente. A pintura é eletroestática, que não descasca. Diferentemente dos demais aceleradores/freios manuais do mercado, no Elite o acionamento do acelerador é feito por cabo, o que dá mais segurança e não incomoda o motorista. Diferentemente dos antigos sistemas que utilizam varão de metal para esta função. Outro diferencial do produto é a sua capacidade de camuflagem, já que o dispositivo se integra ao painel do carro. Obs: Este dispositivo não altera as características originais do veículo, sendo preservado o projeto original da montadora.
Imagem


Embreagem progressiva: (um dos membros inferiores): Com este dispositivo o acionamento do pedal da embreagem se dá quando o motorista encosta a mão na alavanca do câmbio. Isso porque, é colocado um sensor de foto célula (infra-vermelho) na manopla do câmbio, que é acionado com o calor da mão. O dispositivo não altera as características originais do veículo, já que o sistema funciona acionando o próprio pedal original do carro. A embreagem Guidosimplex é progressiva, ou seja, a velocidade da saída do veículo é proporcional à aceleração. O dispositivo possui uma central elétrica, que permite desligar o equipamento com um simples toque de botão, possibilitando dirigir o veículo sem a adaptação. Esta central não desregula caso seja retirada a bateria do veículo. Obs: Equipamento também disponível na versão ESPORTIVA.
Imagem


Central de comandos:
(um dos membros superiores)
Este dispositivo reúne todos os comandos elétricos do veículo em uma central que é fixada no volante, acoplada ao pomo giratório, permitindo que o usuário conduza o veículo com apenas um braço. Este dispositivo funciona por sensor de infra-vermelho, dispensando o uso de fios. O equipamento tem um botão de liga/desliga, e não altera as características originais do veículo, sendo que todos os comandos do carro continuam funcionando também em seus botões originais. O equipamento é leve e pequeno, o menor disponível no mercado, seu design é arrojado e se integra muito bem ao painel do veículo.
Imagem


Inversão de pedais:
(membro inferior direito)
Este dispositivo permite ao motorista acelerar utilizando o pé esquerdo. O equipamento não altera as características originais do veículo, ou seja, não é necessário retirar o pedal do acelerador original. A diferencial deste dispositivo para os semelhantes, encontrados no mercado, é o fato de ser escamoteável O motorista não precisa se abaixar, retirar o pedal do lado direito e colocar do lado esquerdo. Basta um leve toque no botão, que é acoplado no painel, para baixar o pedal do lado esquerdo. A aceleração é feita sobre o pedal original, através de uma roldana. Quando não for mais necessário a sua utilização, basta empurrar o pedal para cima, utilizando o pé. Este dispositivo só pode ser instalado em veículos com câmbio automático.
Imagem


Acelerador/aro superior eletrÔnico e freio
: (um membro superior e um inferior) O equipamento permite dirigir sem retirar as mãos do volante e é dotado de um dispositivo de segurança que anula automaticamente a aceleração em caso de freada ou expansão do air-bag. O funcionamento dos pedais de acelerador e freio permanecem independentes. O sistema de freio é acoplado ao lado do volante, e conta com um botão de travamento, permitindo que o usuário faça manobras com conforto e segurança. Para o acionamento do freio basta pressioná-lo, empurrando para baixo. Este dispositivo é produzido na Itália, dentro das mais rígidas normas de segurança e qualidade. * Não disponível a pronta entrega mercado brasileiro (somente encomendas) * Montado sobre o volante original.
Imagem


Acelerador/aro superior mecÂnico e freio
(um membro superior e um inferior)
Este acelerador/freio manual foi desenvolvido pelos técnicos da Guidosimplex no Brasil. O dispositivo é feito em alumínio, leve e resistente. A pintura é etroestática, que não descasca. O equipamento foi desenvolvido pensando na necessidade, principalmente, das locadoras de automóveis, concessionárias de veículos e auto-escolas, que não precisam mais disponibilizar um carro para atender exclusivamente o motorista com deficiência. Além disso, o dispositivo permite que a empresa coloque mais de um modelo de carro à disposição do cliente, o que garante o direito de escolha da pessoa com deficiência. Este modelo também vem atender a necessidade das famílias, cujo veículo é dirigido também por pessoas comuns. Seu acionamento segue o padrão dos aceleradores/freios manuais: puxa para acelerar e empurra para frear. Obs: Este dispositivo não altera as características originais do veículo, sendo preservado o projeto original da montadora. Equipamento disponível apenas para veículos com câmbio automático.
Imagem


Acelerador/freio manual elite nacional removÍvel
(um membro superior e um inferior)
Este acelerador/freio manual foi desenvolvido pelos técnicos da Guidosimplex no Brasil. O dispositivo é feito em alumínio, leve e resistente. A pintura é etroestática, que não descasca. O equipamento foi desenvolvido pensando na necessidade, principalmente, das locadoras de automóveis, concessionárias de veículos e auto-escolas, que não precisam mais disponibilizar um carro para atender exclusivamente o motorista com deficiência. Além disso, o dispositivo permite que a empresa coloque mais de um modelo de carro à disposição do cliente, o que garante o direito de escolha da pessoa com deficiência. Este modelo também vem atender a necessidade das famílias, cujo veículo é dirigido também por pessoas comuns. Seu acionamento segue o padrão dos aceleradores/freios manuais: puxa para acelerar e empurra para frear. O equipamento pode ser retirado e colocado em 1 minuto e meio, dispensando o uso de ferramentas. O processo é rápido e simples, podendo ser feito por qualquer pessoa. Obs: Este dispositivo não altera as características originais do veículo, sendo preservado o projeto original da montadora. Equipamento disponível apenas para veículos com câmbio automático.
Imagem

Acelerador/freio manual elite nacional(um membro superior e um inferior)
Este produto foi desenvolvido pela Guidosimplex no Brasil, porém, sem perder o padrão de qualidade dos produtos vendidos pela Guidosimplex em todo o mundo. Seu acionamento segue o padrão dos aceleradores/freios manuais: puxa para acelerar e empurra para frear. O dispositivo é feito em alumínio, leve e resistente. A pintura é eletroestática, que não descasca. Diferentemente dos demais aceleradores/freios manuais do mercado, no Elite o acionamento do acelerador é feito por cabo, o que dá mais segurança e não incomoda o motorista. Diferentemente dos antigos sistemas que utilizam varão de metal para esta função. Outro diferencial do produto é a sua capacidade de camuflagem, já que o dispositivo se integra ao painel do carro. Obs: Este dispositivo não altera as características originais do veículo, sendo preservado o projeto original da montadora.
Imagem
DiogoDZ
Coordenador Regional
Coordenador Regional
 
Mensagens: 3308
Registrado em: Ter Jul 22, 2008 08:11
Localização: Caxias do Sul / Florianópolis
Nome: Diogo
Punto: Essence 1.6 16V DL
Cor: Branco Banchisa
Apelido do Punto: Bagre

Adaptação de Embreagem automatica em um Fiat Siena.

Mensagempor DiogoDZ em Ter Jul 29, 2008 08:48

Aqui adaptação de embreagem automática num Fiat siena:

Imagem
No detalhe a alavanca de marchas com a adaptação para deficiêntes físicos. Note o cabo que sobe até o pomo da alavanca. Nele esta o sensor que ao tocar aciona automaticamente a embreagem.


Imagem
Observe no detalhe em vermelho que a adaptação não altera em quase nada a mecânica original do veículo. A Equipar Veículos somente utiliza equipamentos e produtos da Guido Simplex do Brasil.
DiogoDZ
Coordenador Regional
Coordenador Regional
 
Mensagens: 3308
Registrado em: Ter Jul 22, 2008 08:11
Localização: Caxias do Sul / Florianópolis
Nome: Diogo
Punto: Essence 1.6 16V DL
Cor: Branco Banchisa
Apelido do Punto: Bagre

Mensagempor DiogoDZ em Ter Jul 29, 2008 08:52

peacewarrior escreveu:Muito interessante ...

Minha esposa é deficiente e eu ia pegar o carro com descontos, porém no caso dela é mais #@%&! ainda, pois ela não consegue dirigir .... Então nem sei como faz, pois sou eu quem tenho carteira de motorista e tudo mais ... você tem alguma informação a respeito disso ?
Igor


Igor, para condutores com deficiência também tem isenções sim. Mesmo que o veículo não precise de adaptações. Vai numa concecionária e te informa sobre isso.
Ah...um detalhe, a FIAT é a montadora que mais investe nisso e que mais da vantágens para esse tipo de venda, é um exemplo a ser seguido. Deficilmente, daqui 3 anos quando eu puder já trocar de carro eu trocarei de bandeira...

Programa Autonomy da Fiat:
http://www.fiat.com.br/br/vendasespecia ... tonomy.jsp
DiogoDZ
Coordenador Regional
Coordenador Regional
 
Mensagens: 3308
Registrado em: Ter Jul 22, 2008 08:11
Localização: Caxias do Sul / Florianópolis
Nome: Diogo
Punto: Essence 1.6 16V DL
Cor: Branco Banchisa
Apelido do Punto: Bagre

Mensagempor Ricardofar2008 em Ter Jul 29, 2008 09:06

Muito interassante Diogo eu desconhecia completamente o assunto, tenho um amigo que não tem o movimento das pernas e sei que ele dirige mas eu não sabia como.
abs
Ricardofar2008
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola
 
Mensagens: 263
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 23:28
Localização: Maceió-AL
Nome: Ricardo
Punto: ELX 1.4
Cor: Azul Vitality

Mensagempor roddox_df em Ter Jul 29, 2008 10:43

Diogo, Parabens pelo tópico cara, infelizmente vivemos em um país que se esquece de pessoas com deficiencia, e incrivel como coisas simples como um corrimão ou uma rampa possibilida o acessa a milhares de pessoas com problemas!

Parabens!
roddox_df
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 103
Registrado em: Seg Jun 23, 2008 07:40
Localização: Brasília
Nome: Rodrigo
Punto: ELX 1.4
Cor: Cinza Cromo

Mensagempor Chamber em Ter Jul 29, 2008 11:49

Parabéns pelo excelente tópico. :wink:
Anderson – Santos/SP
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Chamber
Velha Guarda
Velha Guarda
Avatar do usuário
 
Mensagens: 1528
Registrado em: Sex Fev 22, 2008 23:23
Localização: Santos/SP
Nome: Anderson
Punto: HLX 1.8
Cor: Cinza Scandium

Mensagempor nels0n em Ter Jul 29, 2008 16:09

Muito Legal, mais uma vez parabéns!

O primeiro Punto que eu entrei se não me engano era um todo adaptado, foi um fazendo propaganda do projeto Fiat Autonomy
http://www.fiat.com.br/br/vendasespeciais/coautonomy.jsp

Pena que não tinha ninguém treinado no local para tirar minhas dúvidas sobre o funcionamento... Realmente é um assunto muito interessante!

Abraços,
Imagem
nels0n
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 774
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 18:21
Localização: Santos/SP
Nome: Nelson
Punto: ELX 1.4
Cor: Prata Bari

Próximo

Voltar para Artigos e How-to

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes