Óleo do motor
Re: Óleo do motor
jaydee_ro escreveu:É o q eu sempre quis dizer, mas n tinha base técnica... só sabia de tanto trocar oleo... mineral a 5k, sintético a 10k. ponto.
Concordo se for no alcool......
- Piloto de Atari
Rush escreveu:Gusta69 escreveu:jaydee_ro escreveu:utilizar cidade ou estrada muda sim a validade do óleo dentro do motor. Mas não é qquer oleo que roda 10000km, nem todo oleo que roda só 5000km. Varia sim entre qual oleo vai no motor, pro tipo de motor...
Senão n teria motivo indicarem oleo pra 10k ou oleo pra 5k...
Aí que está a questão.....A contaminação do óleo independe do tipo(sintético ou mineral).....O sintético contamina na mesma proporção do mineral e perde as caracteristicas igualmente....O sintético é superior se comparado com outro óleo mineral em condições normais(sem contaminação).... Não existe óleo prá determinada kilometragem.....Nenhum fabricante especifica durabilidade do seu óleo em função da kilometragem, na embalagem, por exemplo.....Depende do uso do veiculo....
Errado! Os minerais necessitam de ter uma cadeira de polimeros mais extensa para segurar a viscosidade a quente do oleo base. O sintetico consegue ter uma base mais expessa, portanto precisa de menos adição de polimeros... Durante o uso do oleo no motor, os polimeros que servem para quando quentes, se expandirem e com isso tornar o oleo "mais viscoso" (ou seja, tornar a base do oleo mais viscosa do que se não houvese adição de polimeros), naturalmente tem suas ligações quebradas durante a vida util do oleo, fazendo com que o oleo perca literalmente sua viscosidade...
Se não fui claro ai acima, o resumo é que o oleo sintetico tem uma viscosidade muito mais estavel a longo prazo que o mineral... portanto, ele dura SIM mais km's OU resiste melhor a condiçòes adversas...
Pois é.....Tecnologicamente e quimicamente e teoricamente o sintetico teria que durar mais....Pois vi alguma BMW,Audi, usando sintetico e trocando dentro do prazo especificado pelo fabricante,TRANCAR o motor por causa da borra..... Nossa gasolina derruba qualquer lubrificante que venha a ser desenvolvido....
- Piloto de Atari
Gusta69, vc acha que só gasolina é adulterada com solvente?!
Achar que o alcool nao #@%&! o oleo só porque o oleo fica "limpinho" não é verdade... Claro que a composição da gasosa faz com que os residuos de carvão escureçam o oleo, exigindo assim mais dos aditivos com propriedades dispersantes, agora contra solvente meu amigo, alcool/gasolina é a mesma @#%$^&!...
Achar que o alcool nao #@%&! o oleo só porque o oleo fica "limpinho" não é verdade... Claro que a composição da gasosa faz com que os residuos de carvão escureçam o oleo, exigindo assim mais dos aditivos com propriedades dispersantes, agora contra solvente meu amigo, alcool/gasolina é a mesma @#%$^&!...
- Roda dura de Auto Escola
Rush escreveu:Gusta69, vc acha que só gasolina é adulterada com solvente?!
Bom aí estamos falando de combustivel adulterado......E vc esta concordando comigo......Qual é mais prejudicial?Alcool adulterado ou gasolina adulterada? Gasolina é pior pela formacao da borra.....
- Piloto de Atari
Gusta69 escreveu:Qual é mais prejudicial?Alcool adulterado ou gasolina adulterada? Gasolina é pior pela formacao da borra.....
Ambos combustíveis adulterados são um veneno pro carro, mas na verdade borra não é o único problema, e pode ser formada por inúmeros fatores... pode se formar por gasolina ruim, óleo que perdeu as propriedade ou por tempo ou por excesso de kilometragem (na maioria dos casos) a detalhe borra se forma com álcool tbm... indiferente do combustível borra pode ser formar do mesmo jeito o álcool apenas não carboniza.
Eu não diria no motor mas em ci no conjunto do carro... que o álcool misturado com outras porcarias prejudica mais pq ele corrói bem mais que a gasolina mangeiras, dutos, escapamento, catalisador....sem contar q forma uma gosma no tanque q eh terrível
Máfia Team
-> Finado Punto ELX 1.4
-> Finado Punto ELX 1.4
- Motorista de Auto Escola
Th3bo escreveu:Gusta69 escreveu:Qual é mais prejudicial?Alcool adulterado ou gasolina adulterada? Gasolina é pior pela formacao da borra.....
Ambos combustíveis adulterados são um veneno pro carro, mas na verdade borra não é o único problema, e pode ser formada por inúmeros fatores... pode se formar por gasolina ruim, óleo que perdeu as propriedade ou por tempo ou por excesso de kilometragem (na maioria dos casos) a detalhe borra se forma com álcool tbm... indiferente do combustível borra pode ser formar do mesmo jeito o álcool apenas não carboniza.
Eu não diria no motor mas em ci no conjunto do carro... que o álcool misturado com outras porcarias prejudica mais pq ele corrói bem mais que a gasolina mangeiras, dutos, escapamento, catalisador....sem contar q forma uma gosma no tanque q eh terrível
Me permita discordar.....Corrosão com álcool, é coisa do passado......Estou levantando a polêmica pq.conheço e vi vários motores abertos com o maior problema encontrado: a borra..... Claro que o álcool pode formar uma "gosma", não borra.......Mas isso em condições muito extremas, o que com gasolina é muito comum....Tive carros que trancaram o motor por causa da borra...Tive um gol 16V que com 120.000km trancou...Trocava oleo e filtro a cada 5000 km...oleo Sl....Gasolina abastecia no mesmo posto com procedencia garantida.....Não teve jeito, trancou.....Tirei o cabeçote e desanimei qdo vi as condições do mesmo....Se alguem me falar o mesmo com um motor a alccol, eu gostaria de ver....Ja fiz mais de 300.000 km com gol a alcool.....NUNCA tive problema.....desmontei o motor e estava perfeito(qdo. vendi, o comprador quis ele a gasolina........)Mas essa é a minha experiência, aceito outras opiniões....
- Piloto de Atari
Vamos resumir o topico de maneira benéfica a todos? hehehe
Alguem quer entrar no group buy de oleo 5w30 Valvoline? Atualmente consigo DuraBlend por R$19!
EDIT: valvoline eu consigo comprar barato pequenas quantidades (cx com 6), já BR, é mto barato, porém a caixa é com 24L!!! ou seja, 6 carros!
Alguem quer entrar no group buy de oleo 5w30 Valvoline? Atualmente consigo DuraBlend por R$19!
EDIT: valvoline eu consigo comprar barato pequenas quantidades (cx com 6), já BR, é mto barato, porém a caixa é com 24L!!! ou seja, 6 carros!
Só mais um adendo motor 16v dão pau bem mais cedo e eu não diria que vc nem teve azar, eh normal mesmo carros 16v darem problemas mto mais cedo que 8v
e se for o caso meu tio vendeu o Uno 2005 só gasolina que usava pra trabalhar só viajava ali região de Poa, Montenegro e vale dos sinos com 330 mil km motor ok...
e não da pra comparar 8 e 16v....
Quanto ao Havolyne Energy 5w30 o mínimo que vi gente conseguir foi 22 reais o litro...
e se for o caso meu tio vendeu o Uno 2005 só gasolina que usava pra trabalhar só viajava ali região de Poa, Montenegro e vale dos sinos com 330 mil km motor ok...
e não da pra comparar 8 e 16v....
Quanto ao Havolyne Energy 5w30 o mínimo que vi gente conseguir foi 22 reais o litro...
Máfia Team
-> Finado Punto ELX 1.4
-> Finado Punto ELX 1.4
- Motorista de Auto Escola