Punto t-jet Vs Uno turbo ie "Baile de debutante"
Punto t-jet Vs Uno turbo ie "Baile de debutante"

Uno Turbo (à dir.) é do tempo que esportivo tinha duas portas; aqui, só há Punto com quatro portas
A história começa na primeira semana de abril de 1994. A Fiat precisava mostrar serviço para alçar voos ousados no Brasil. Aproveitou o dólar a R$ 0,85 para abarrotar sua linha com motores esportivos importados da Itália. Tinha de tudo: injeções eletrônicas, cabeçotes de motor com 16 válvulas e, claro, turbocompressores. E poucos sabiam o que fazer com isso. Mandaram trazer de Turim um pequenino motor 1.4 usado no Punto deles. Ninguém dava nada por ele até ver o milagre que uma turbina Garrett e um "intercooler" (resfriador de ar) poderiam fazer.
Pronto. Foi o suficiente para nomear o Uno como o primeiro carro turbinado de série do Brasil. Lembra-se? Era um país que enaltecia o então motor AP 2.0 do Gol GTi, ainda penando para se adequar ao complexo sistema analógico de injeção eletrônica. A geringonça foi aperfeiçoada para enfim equipar o Uno Turbo. Era um tempo em que os carros se orgulhavam das "novas" invenções, como a injeção, o catalisador, o câmbio automático, o freio ABS (antitravamento)... E estampavam tudo na tampa traseira, numa sopa de letrinhas.
Geração Coca-Cola
Com a injeção, era um tal de MPFI aqui, GLSi acolá. O Uno foi mais direto: apenas "i.e.", de injeção eletrônica, ao lado do escrito "Turbo" em relevo.
Agora, exatamente 15 anos depois, o pequeno notável da Fiat encontra sua geração Coca-Cola: tem pressão, mas se sacudir perde o gás.
Sua graça? Punto T-Jet. O sobrenome é um neologismo para designar um motor turbinado que tem vergonha dos seus 1.368 cm3 de cilindrada. Daí o americanismo: "T-Jet". Você não verá a Fiat bater no peito e dizer: "Meu novo esportivo é o Punto 1.4 Turbo". Pois deveria. É a prova viva do "downsizing", palavra em inglês para resumir os novos motores pequenos, que, com turbo ou compressor, andam bem e bebem pouco.
"Os turbos estão menores. E é possível monitorar melhor a injeção de combustível", diz o engenheiro Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat. Ele participou do desenvolvimento do Uno Turbo e do Punto T-Jet. Curiosidades não faltam. Ferreira conta que, em 1994, o primeiro desafio era colocar tanta coisa num carro tão pequeno. O cofre do motor do Uno até então só havia recebido motores até o 1.6R. Sobrava até lugar para o estepe, uma ideia original do italiano Giorgetto Giugiaro, em 1982.Com as mangueiras do turbo e o "intercooler", não sobrou espaço sequer para a direção hidráulica e para o evaporador do ar-condicionado. A direção acabou entrando na marra, mas o ar ficou para o ano seguinte. E o estepe?
Uno esperava 30s antes de desligar motor
O estepe foi apenas uma das muitas dores de cabeça da Fiat na homologação do Uno Turbo.
O primeiro desafio era adaptar o motor italiano à gasolina brasileira (ao menos 20% de álcool) e conseguir resfriar e lubrificar o turbo em uso severo.
"Eu mesmo escrevi o texto do manual recomendando que o motorista do Uno aguardasse em marcha lenta por 30s antes de desligar o motor", relembra Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat. O Punto T-Jet não tem essas frescuras. Pode ser usado como um carro comum e desligado quando você bem entender. Pudera: na Europa, ele já foi bem testado nas três versões de Punto com esse motor, gerando 120 cv, 155 cv (Abarth) ou 180 cv (Abarth SS).
Aqui optaram pela intermediária, que perdeu 3 cv e ficou com 152 cv. O Uno tem 118 cv.
Nem a pressão do turbo de 1 bar -ante 0,8 bar do Uno- foi suficiente para fazer o T-Jet arrancar melhor. No teste Folha-Mauá, ele precisou de 9,67s para atingir 100 km/h. O Uno, em 1994, levou apenas 8,89s.
"O peso é vital nessa prova", comenta Ferreira. São 975 kg do Uno contra 1.230 kg do Punto, que, mesmo assim, tem melhor relação peso/potência.
Com esse desempenho, fica difícil encontrar um Uno Turbo em bom estado. Se você gostou do vermelhinho das fotos, esqueça. Seu dono, o promotor de vendas Weligthon Oliveira, 25, a essa hora está trocando-o por um Gol 1997. "É melhor para ir e voltar do trabalho", diz. Em tempo: o estepe do Uno foi para trás e deixou 245 l para as malas.
Cinto vermelho ia virar samba do crioulo doido no Punto
O Uno Turbo herdou do Uno 1.6R o cinto de segurança vermelho. A moda acabou chegando ao Punto Sporting 1.8, mas não ao T-Jet, que tem o cinto normal, preto. "Optamos por usar a cor da carroceria no painel. E misturar, por exemplo, o amarelo do console com o cinto vermelho ficaria uma salada", diz Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat. No mais, há tudo que um esportivo de verdade merece: bancos e volante esportivos e forrados de couro, manopla com boa pega, pedaleiras de alumínio e manômetro para monitoramento da pressão do turbo. No Punto, ele é digital e fica no centro do painel de instrumentos. Já no Uno, é analógico e indica até 0,8 bar de pressão máxima.
Uninho é um foguetinho já tomei , pitoco de um uninho deste na epoca eu tinha um Vectra GSI , maravilhoso um monstro de maquina .

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Re: Punto t-jet Vs Uno turbo ie "Baile de debutante"
Pena não se achar um Unoo deste interio se não eu comprava !
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Re: Punto t-jet Vs Uno turbo ie "Baile de debutante"
Até hoje o uno turbo é uma lenda 


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Re: Punto t-jet Vs Uno turbo ie "Baile de debutante"
Galera
Das 1081 unidades já fabricadas do Uno Turbo, hoje tem aproximadamente a metade por volta de 500 e poucas rodando e torando esse mundo velho por ai, digo que a grande maioria dos UT´s uns 90% já ultrapassaram os 100.000km´s rodados e estão com saúde a toda prova lógico que a manutenção preventiva e fundamental e digo o carrinho tem mais de 15 anos de vida e tem uns 5% deles que estão com menos de 40.000km rodados eu mesmo conheço um UT que parece que saiu da fábrica em Betim uma verdadeira lenda viva digo imagine qdo o T.Jet fizer 15 anos de existencia sempre vai ter um proprietário que ira guardar o carro em cima de um cavalete esses são os escolhidos para compra certa por um carro antigo com aparencia de novo e com baixa km.
Abs,
Henrique
Das 1081 unidades já fabricadas do Uno Turbo, hoje tem aproximadamente a metade por volta de 500 e poucas rodando e torando esse mundo velho por ai, digo que a grande maioria dos UT´s uns 90% já ultrapassaram os 100.000km´s rodados e estão com saúde a toda prova lógico que a manutenção preventiva e fundamental e digo o carrinho tem mais de 15 anos de vida e tem uns 5% deles que estão com menos de 40.000km rodados eu mesmo conheço um UT que parece que saiu da fábrica em Betim uma verdadeira lenda viva digo imagine qdo o T.Jet fizer 15 anos de existencia sempre vai ter um proprietário que ira guardar o carro em cima de um cavalete esses são os escolhidos para compra certa por um carro antigo com aparencia de novo e com baixa km.
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Re: Punto t-jet Vs Uno turbo ie "Baile de debutante"
eu jah vi 1.6r mas a turbo nunca
Molas eibach , xenon e bi-xenon 6000k foral e milha , bancos em couro de porco com costuras vermelhas, rodas souys 18'', filtro esportivo Race Krome
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Re: Punto t-jet Vs Uno turbo ie "Baile de debutante"
Já vi vários Uno Turbo...
Mas nenhum "inteiro"!
Uma pena... pois o Uno é sensacional! Só quem teve um sabe! (Mesmo que não tenha sido turbo
)
Mas nenhum "inteiro"!
Uma pena... pois o Uno é sensacional! Só quem teve um sabe! (Mesmo que não tenha sido turbo

VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
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Re: Punto t-jet Vs Uno turbo ie "Baile de debutante"
socket escreveu:Já vi vários Uno Turbo...
Mas nenhum "inteiro"!
Uma pena... pois o Uno é sensacional! Só quem teve um sabe! (Mesmo que não tenha sido turbo)
Com certeza amigão eu tive o modelo 1.6 mpi ,um carrinho fantastico
igual o meu.............

henriquemoro escreveu:Galera
Das 1081 unidades já fabricadas do Uno Turbo, hoje tem aproximadamente a metade por volta de 500 e poucas rodando e torando esse mundo velho por ai, digo que a grande maioria dos UT´s uns 90% já ultrapassaram os 100.000km´s rodados e estão com saúde a toda prova lógico que a manutenção preventiva e fundamental e digo o carrinho tem mais de 15 anos de vida e tem uns 5% deles que estão com menos de 40.000km rodados eu mesmo conheço um UT que parece que saiu da fábrica em Betim uma verdadeira lenda viva digo imagine qdo o T.Jet fizer 15 anos de existencia sempre vai ter um proprietário que ira guardar o carro em cima de um cavalete esses são os escolhidos para compra certa por um carro antigo com aparencia de novo e com baixa km.
Abs,
Henrique
Henrique , esta raridade no avatar é sua ? se for parabéns ,pela foto parece estar inteirão .
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Re: Punto t-jet Vs Uno turbo ie "Baile de debutante"
Aqui em curitiba ja vi uns 4 inteiraços. Um amigo meu ganhou um do velho dele preto, ta lindo o carro, ele andou 20.000km e ficou morando 3 anos na Nova Zelandia, o velho ligava o carro e saia de vez enquando, vi ocarro esses dias, ta com 45.000km e o cara nao vende nem a pau.
TISSOT
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Re: Punto t-jet Vs Uno turbo ie "Baile de debutante"
Bahhh, sempre fui louco pelo Uno Turbo, mas nunca tive a chance de "pilotar" um!!
Outra lenda é o Tempra Turbo, aquele duas portas!! Super esportivo! Há quem diga até hj que dava benga nos Marea Turbo! Baita carrão! Tive um Tempra 16v e digo: Andava muito! Acima de 4000 rpm, virava um monstro! Dava 210km/h na reta plana! Poucos carros(aspirados) novos hj conseguem atingir essa velocidade!
Outra lenda é o Tempra Turbo, aquele duas portas!! Super esportivo! Há quem diga até hj que dava benga nos Marea Turbo! Baita carrão! Tive um Tempra 16v e digo: Andava muito! Acima de 4000 rpm, virava um monstro! Dava 210km/h na reta plana! Poucos carros(aspirados) novos hj conseguem atingir essa velocidade!
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