ARTIGO: Como funciona o AIRBAG
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ARTIGO: Como funciona o AIRBAG
Durante muitos anos o confiável cinto de segurança foi considerado a melhor opção para a segurança de passageiros em automóveis. No entanto há uma série de controvérsias em relação a sua efetiva eficácia, especialmente no que diz respeito a colisões acompanhadas de incêndio e a eficácia em crianças. Apesar das controvérsias, as estatísticas mostram que milhões de vidas tem sido salvas pelo uso de cinto de segurança.
O cinto de segurança evita o deslocamento dos passageiros dentro do veículo durante a colisão mas não protege partes como o pescoço e a cabeça que estão sujeitas a sérios ferimentos. Nos dias atuais, com a utilização dos airbags, os fabricantes de automóveis tem atingido ótimos índices de segurança e proteção de passageiros em colisões. Os airbags começaram a ser desenvolvidos há muitos anos atrás, inicialmente com uso restrito a aviões (a primeira patente de airbag foi registrada logo após a II Guerra Mundial). Em 1980 surgiu o primeiro airbag para uso comercial em automóveis. Desde 1998 (nos EUA) todos os fabricantes de automóvel foram obrigados a lançar seus carros novos munidos de airbag frontal para passageiro e motorista.
COMO FUNCIONA O AIRBAG :
Todos os passageiros e objetos soltos dentro de um veículo estão sujeitos a Lei da Inércia. Durante a colisão, a velocidade do carro é interrompida bruscamente, no entanto os passageiros e objetos mantem a velocidade e se deslocam na mesma direção e sentido seguidos pelo carro no momento do impacto. Para conter este deslocamento frontal ou lateral e neutralizar a velocidade dos corpos é necessária uma força extremamente grande e de ação rápida, uma vez que a distância entre o corpo até a direção, painel ou laterais do carro é muito pequena e corpos em movimento percorrem essa distância em menos de 2 centésimos de segundo.
O airbag é constítuido de 3 partes:
Uma bolsa de tecido de nylon fina dobrada e acoplada ao painel, direção (airbags laterais apresentam diferentes tecnologias)
Um "inflador" , sistema mecânico / químico de inflagem
um sensor de colisões
O sensor de colisões detecta desde situações de impacto equivalentes a uma colisão de 16 a 24km/h contra uma parede de tijolos até colisões de alta velocidade. Detectada a colisão, o sensor através de impulso elétrico aciona a ignição do inflador, onde estão contidos KNO3 (nitrato de potassio), NaN3 (ácido sódico) e SiO2 (dióxido de silício). O processo funciona como o detonamento de uma bomba, a reação química dos três elementos provoca uma combustão instantânea que dá origem a densa formação de gases de nitrogênio responsáveis pelo inflamento da bolsa "airbag", na realidade "gasbag". O volume de gases produzidos é tão grande que provoca a expulsão da bolsa a uma velocidade de 320 km/h (você não consegue nem piscar seus olhos tão rapidamente). No instante seguinte, os gases começam a dissipar-se e são expelidos pelos poros existentes na bolsa liberando o movimento do corpo do passageiro. Com a liberação dos gases contidos dentro da bolsa é expelido tambem um pó branco que não é nada mais do que talco ou amido de milho, utilizado pelos fabricantes para conservação (flexibilidade e maleabilidade) da bolsa durante o período de estocagem nos compartimentos de direção e painel.
Pesquisas mostram que ainda existe certa resistência ao uso de airbags principalmente entre os grupos de passageiros representados por gestantes, crianças, portadores de doenças pulmonares com insuficiência respiratória e pessoas dependendentes de uso de óculos de grau.
A partir de 1997 foi permitida a instalação de dispositivos de ON/OFF no acionamento do air bag. Uma vez que a bolsa é expulsada de seu compartimento a uma velocidade de 320 km/h em alguns casos pode-se realmente resultar em sufocamento, traumatismo ao passageiro e até mesmo a morte em pequenas crianças. Depois de constatados casos de risco e fatalidade os fabricantes de automóveis foram obrigados a proceder a instalação de airbags de menor potência (20 a 30% inferior) em seus automóveis, além de estudos mais adequados referentes ao posicionamento da mesma em diferentes partes do veículo.
Fabricantes como Audi, Volvo e BMW, hoje são os maiores pioneiros em diferentes posições de instalação do airbag e empenham-se ardorosamente no estudo dos airbags laterais. Estatísticas mostram que 30% dos acidentes são colisões laterais. Apesar de não representar a maioria dos acidentes, uma colisão lateral pode provocar lesões muito mais sérias ao passageiro, ao passo em que uma colisão frontal o maior impacto é absorvido por pará-choques, motor, painel e direção atingindo o passageiro depois de 30 a 40 milésimos de segundo enquanto que na colisão lateral, a única barreira entre o passageiro e o colisor é a porta, fazendo com que o impacto o atinja depois de 5 a 6 milesimos de segundo.
O modelo BMW 850 foi o primeiro automóvel em 1995 a apresentar 6 airbags instalados de fábrica. A Volvo faz opção pelo uso de airbags laterais instaladas na aba lateral do encosto dos bancos, já a BMW vem utililizando as "door airbags" que possuem maior superfície de contato. A partir de 1999 a BMW foi a primeira a utilizar "head airbags" em formatos de "grandes salsichas" e com uma permanência de inflagem de 5 segundos o que protege o passageiro no caso de segundos ou terceiros choques após a colisão inicial.
USE SEU AIRBAG CORRETAMENTE:
Para evitar riscos e ferimentos causados pelos airbags é importante que você esteja atento aos seguintes pontos:
O uso do airbag só é efetivo quando combinado ao uso do cinto de segurança de 3 pontos.
Nunca deixe crianças pequenas sentadas no banco da frente, em casos de automóveis que não possuam assento traseiro (exemplo: conversíveis, pickups), coloque a cadeirinha da criança no banco da frente a uma distância mínima de 26 centímetros do painel com o encosto levemente reclinado e o cinto de segurança devidamente atado.
Adultos também devem manter uma distância mínima de 26 cm entre o tórax e o painel ou volante, se você tem estatura baixa e tem necessidade de deslocar o assento totalmente até a frente, ajuste a inclinação do encosto para atrás para atingir a distância de 26 cm necessária. Se a reclinação do encosto o dificulta na visibilidade acima do painel, utilize almofadas anti-derrapantes sobre o assento. Mesmo quando a distância entre o seu tórax e o volante é igual ou superior a 26 cm, não é seguro dirigir com o encosto em posição vertical (90 graus).
Se seu automóvel é equipado com assentos e volantes reguláveis verticalmente, ajuste-os de maneira em que você possa posicionar o centro do volante na mesma altura do centro do tórax.
Airbags laterais são instaladas em diferentes posições que variam de acordo com fabricante, consulte o manual do proprietário para verificar exatamente as instruções de segurança específicas ao modelo do seu automóvel.
O cinto de segurança evita o deslocamento dos passageiros dentro do veículo durante a colisão mas não protege partes como o pescoço e a cabeça que estão sujeitas a sérios ferimentos. Nos dias atuais, com a utilização dos airbags, os fabricantes de automóveis tem atingido ótimos índices de segurança e proteção de passageiros em colisões. Os airbags começaram a ser desenvolvidos há muitos anos atrás, inicialmente com uso restrito a aviões (a primeira patente de airbag foi registrada logo após a II Guerra Mundial). Em 1980 surgiu o primeiro airbag para uso comercial em automóveis. Desde 1998 (nos EUA) todos os fabricantes de automóvel foram obrigados a lançar seus carros novos munidos de airbag frontal para passageiro e motorista.
COMO FUNCIONA O AIRBAG :
Todos os passageiros e objetos soltos dentro de um veículo estão sujeitos a Lei da Inércia. Durante a colisão, a velocidade do carro é interrompida bruscamente, no entanto os passageiros e objetos mantem a velocidade e se deslocam na mesma direção e sentido seguidos pelo carro no momento do impacto. Para conter este deslocamento frontal ou lateral e neutralizar a velocidade dos corpos é necessária uma força extremamente grande e de ação rápida, uma vez que a distância entre o corpo até a direção, painel ou laterais do carro é muito pequena e corpos em movimento percorrem essa distância em menos de 2 centésimos de segundo.
O airbag é constítuido de 3 partes:
Uma bolsa de tecido de nylon fina dobrada e acoplada ao painel, direção (airbags laterais apresentam diferentes tecnologias)
Um "inflador" , sistema mecânico / químico de inflagem
um sensor de colisões
O sensor de colisões detecta desde situações de impacto equivalentes a uma colisão de 16 a 24km/h contra uma parede de tijolos até colisões de alta velocidade. Detectada a colisão, o sensor através de impulso elétrico aciona a ignição do inflador, onde estão contidos KNO3 (nitrato de potassio), NaN3 (ácido sódico) e SiO2 (dióxido de silício). O processo funciona como o detonamento de uma bomba, a reação química dos três elementos provoca uma combustão instantânea que dá origem a densa formação de gases de nitrogênio responsáveis pelo inflamento da bolsa "airbag", na realidade "gasbag". O volume de gases produzidos é tão grande que provoca a expulsão da bolsa a uma velocidade de 320 km/h (você não consegue nem piscar seus olhos tão rapidamente). No instante seguinte, os gases começam a dissipar-se e são expelidos pelos poros existentes na bolsa liberando o movimento do corpo do passageiro. Com a liberação dos gases contidos dentro da bolsa é expelido tambem um pó branco que não é nada mais do que talco ou amido de milho, utilizado pelos fabricantes para conservação (flexibilidade e maleabilidade) da bolsa durante o período de estocagem nos compartimentos de direção e painel.
Pesquisas mostram que ainda existe certa resistência ao uso de airbags principalmente entre os grupos de passageiros representados por gestantes, crianças, portadores de doenças pulmonares com insuficiência respiratória e pessoas dependendentes de uso de óculos de grau.
A partir de 1997 foi permitida a instalação de dispositivos de ON/OFF no acionamento do air bag. Uma vez que a bolsa é expulsada de seu compartimento a uma velocidade de 320 km/h em alguns casos pode-se realmente resultar em sufocamento, traumatismo ao passageiro e até mesmo a morte em pequenas crianças. Depois de constatados casos de risco e fatalidade os fabricantes de automóveis foram obrigados a proceder a instalação de airbags de menor potência (20 a 30% inferior) em seus automóveis, além de estudos mais adequados referentes ao posicionamento da mesma em diferentes partes do veículo.
Fabricantes como Audi, Volvo e BMW, hoje são os maiores pioneiros em diferentes posições de instalação do airbag e empenham-se ardorosamente no estudo dos airbags laterais. Estatísticas mostram que 30% dos acidentes são colisões laterais. Apesar de não representar a maioria dos acidentes, uma colisão lateral pode provocar lesões muito mais sérias ao passageiro, ao passo em que uma colisão frontal o maior impacto é absorvido por pará-choques, motor, painel e direção atingindo o passageiro depois de 30 a 40 milésimos de segundo enquanto que na colisão lateral, a única barreira entre o passageiro e o colisor é a porta, fazendo com que o impacto o atinja depois de 5 a 6 milesimos de segundo.
O modelo BMW 850 foi o primeiro automóvel em 1995 a apresentar 6 airbags instalados de fábrica. A Volvo faz opção pelo uso de airbags laterais instaladas na aba lateral do encosto dos bancos, já a BMW vem utililizando as "door airbags" que possuem maior superfície de contato. A partir de 1999 a BMW foi a primeira a utilizar "head airbags" em formatos de "grandes salsichas" e com uma permanência de inflagem de 5 segundos o que protege o passageiro no caso de segundos ou terceiros choques após a colisão inicial.
USE SEU AIRBAG CORRETAMENTE:
Para evitar riscos e ferimentos causados pelos airbags é importante que você esteja atento aos seguintes pontos:
O uso do airbag só é efetivo quando combinado ao uso do cinto de segurança de 3 pontos.
Nunca deixe crianças pequenas sentadas no banco da frente, em casos de automóveis que não possuam assento traseiro (exemplo: conversíveis, pickups), coloque a cadeirinha da criança no banco da frente a uma distância mínima de 26 centímetros do painel com o encosto levemente reclinado e o cinto de segurança devidamente atado.
Adultos também devem manter uma distância mínima de 26 cm entre o tórax e o painel ou volante, se você tem estatura baixa e tem necessidade de deslocar o assento totalmente até a frente, ajuste a inclinação do encosto para atrás para atingir a distância de 26 cm necessária. Se a reclinação do encosto o dificulta na visibilidade acima do painel, utilize almofadas anti-derrapantes sobre o assento. Mesmo quando a distância entre o seu tórax e o volante é igual ou superior a 26 cm, não é seguro dirigir com o encosto em posição vertical (90 graus).
Se seu automóvel é equipado com assentos e volantes reguláveis verticalmente, ajuste-os de maneira em que você possa posicionar o centro do volante na mesma altura do centro do tórax.
Airbags laterais são instaladas em diferentes posições que variam de acordo com fabricante, consulte o manual do proprietário para verificar exatamente as instruções de segurança específicas ao modelo do seu automóvel.
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
- Mensagens: 9024
- Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
- Localização: Portugal
Muito bom esse artigo!
Lendo ele eu lembrei de um teste feito pelo Mythbuster sobre Air-Bags...
Quem tem mania de dirigir segurando o volante(com air-bag) pelos raios, corre o risco de quebrar os dedões em caso de colisão, pois os mesmos ficam posicionados em pontos onde os air-bags "estouram"
Lendo ele eu lembrei de um teste feito pelo Mythbuster sobre Air-Bags...
Quem tem mania de dirigir segurando o volante(com air-bag) pelos raios, corre o risco de quebrar os dedões em caso de colisão, pois os mesmos ficam posicionados em pontos onde os air-bags "estouram"

- Administrador
- Mensagens: 1552
- Registrado em: Dom Nov 25, 2007 11:01 am
- Localização: Florianópolis/SC
Re: ARTIGO: Como funciona o AIRBAG
cara, alguem saberia como funcionaria o air bag especificamente do punto?
pois me acidentei faz um tempo, e o air bag por sinal não abriu.. a minha colisão.. foi frontal.. mas foi no lado do carro
tipo bati de frente mas pego no farol.. e ai do farol pra tras entro tudo.. até a roda que grudo na porta..
porem o air bag não abriu.. e então bati com o peito na direçao e tive uma luxação no osso esterno..
ja que o cinto por sua vez também não funciono.. ele seguro um tempo e depois afloxo..
desde já agradeço.. se alguem souber aonde que realmente deveria pegar pra ele abri.. e só tenho air bag frontal..
pois me acidentei faz um tempo, e o air bag por sinal não abriu.. a minha colisão.. foi frontal.. mas foi no lado do carro
tipo bati de frente mas pego no farol.. e ai do farol pra tras entro tudo.. até a roda que grudo na porta..
porem o air bag não abriu.. e então bati com o peito na direçao e tive uma luxação no osso esterno..
ja que o cinto por sua vez também não funciono.. ele seguro um tempo e depois afloxo..
desde já agradeço.. se alguem souber aonde que realmente deveria pegar pra ele abri.. e só tenho air bag frontal..
- Piloto de Atari
- Mensagens: 31
- Registrado em: Qua Fev 20, 2008 10:53 pm
- Localização: Pelotas - Rio Grande do Sul
Re: ARTIGO: Como funciona o AIRBAG
interessente o texto, só achei estranho a sugestão de usar cadeirinha no banco dianteiro de pickup... a legislação nao permite isso? ou permite?
e ja descobri entao que se meu carro tivesse airbag meus dedões estariam correndo serio perigo
e ja descobri entao que se meu carro tivesse airbag meus dedões estariam correndo serio perigo

"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: ARTIGO: Como funciona o AIRBAG
Como funciona o Air Bag?!?
Não sei, não quero saber, e tenho pena de quem sabe....
Não sei, não quero saber, e tenho pena de quem sabe....


XV,XR,XS
- Velha Guarda
- Mensagens: 4892
- Registrado em: Ter Out 07, 2008 4:09 pm
- Localização: São Paulo
Re: ARTIGO: Como funciona o AIRBAG
kd as fotinha? sou igual criança preciso ver fotinha, desenho, ilustrações.. uhauhauhauha
Power...
Re: ARTIGO: Como funciona o AIRBAG
coloniah escreveu:cara, alguem saberia como funcionaria o air bag especificamente do punto?
pois me acidentei faz um tempo, e o air bag por sinal não abriu.. a minha colisão.. foi frontal.. mas foi no lado do carro
tipo bati de frente mas pego no farol.. e ai do farol pra tras entro tudo.. até a roda que grudo na porta..
porem o air bag não abriu.. e então bati com o peito na direçao e tive uma luxação no osso esterno..
ja que o cinto por sua vez também não funciono.. ele seguro um tempo e depois afloxo..
desde já agradeço.. se alguem souber aonde que realmente deveria pegar pra ele abri.. e só tenho air bag frontal..



Rapaizzzz... Cinto não funcionar é muito grave....
Ele soltou ? ou vce deixou ele frouxo no corpo usando aqueles malditos clips de cinto.
Aquilo (clips) é a pior coisa que inventaram...
O Airbag tem um sensor inercial, que só é acionado caso o impacto gere tantos g’s de desaceleração. Se ele não abriu é porque a porrada não foi tão forte, apesar do estrago ter sido grande (bateu de quina).
Antigamente o sensor era bem mais sensível, porem ocorreram alguns casos de acionamento indevido, graças as condições “ótimas” de nossas estradas e avenidas. Rsrsrs
O que gerou a sua lesão, com certeza foi o cinto não ter funcionado corretamente, ou por mau uso ou por falha.
Abçs

- Velha Guarda
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