Dicas de Manutenção!!!
Re: Dicas de Manutenção!!!
britto.s escreveu:É aconselhavel lavar o motor? Da pra fazer em casa ou tem que ser algo especializado?
Sobre essa questão polêmica, discutida em outros tópicos, sou da opinião que DEPENDE de como lavar. Usando máquina tipo WAP, danifica. Jogar água com nagueira, idem, mas muitos adotam a prática. Então, pesquisando no site da 4Rodas, tem essa (dentre muitas outras dicas úteis) sobre se a lavagem do motor danifica:
Lavar o motor pode trazer problemas em seu desempenho
VERDADEIRO!!!
Antigamente, lavar o motor e deixá-lo tinindo era sinal de capricho para os apaixonados por carro. Mas o tempo passou, a eletrônica invadiu os veículos e trouxe algumas restrições, como a lavagem do motor. Mais do que prejudicar o desempenho, a água pode danificar os componentes eletrônicos instalados sob o capô. Muitos postos nem oferecem mais o serviço. A alternativa é utilizar um pano umedecido ou uma escova para retirar a sujeira do motor.
Caso alguem queira pesquisar outras dúvidas e dicas, segue o link:
http://quatrorodas.abril.com.br/QR2/aut ... ndas.shtml







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Re: Dicas de Manutenção!!!
Não vamos esquecer de calibrar pneus semanalmente.
Economiza combustivel e aumenta a segurança.
Não acelerem o carro antes de desligar, parte do combustivel não queimado vai para o catalizador e danifica o mesmo.
Mesma coisa para a 1º partida, manter baixa rotação até que a temperatura de trabalho seja atingida.
Conforme for lembrando, vamos postando.
Abçs
Economiza combustivel e aumenta a segurança.
Não acelerem o carro antes de desligar, parte do combustivel não queimado vai para o catalizador e danifica o mesmo.
Mesma coisa para a 1º partida, manter baixa rotação até que a temperatura de trabalho seja atingida.
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Re: Dicas de Manutenção!!!
Dicas de Manutenção
As mangueiras do sistema de arrefecimento não podem ter rachaduras e sempre devem estar flexíveis. Se estiverem inchadas e ressecadas, troque-as para não correr o risco de ter um vazamento. As braçadeiras enferrujadas também dever ser substituídas para evitar o mesmo problema!!!
mais uma ai galera, valeu!!!

As mangueiras do sistema de arrefecimento não podem ter rachaduras e sempre devem estar flexíveis. Se estiverem inchadas e ressecadas, troque-as para não correr o risco de ter um vazamento. As braçadeiras enferrujadas também dever ser substituídas para evitar o mesmo problema!!!
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Re: Dicas de Manutenção!!!
Dicas de Manutenção
As boas oficinas contam com o Scanner, um computador que, conectado à central eletrônica do seu carro, analisa todas as informações sobre o funcionamento do motor. Qualquer anormalidade será detectada através desta análise.

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Re: Dicas de Manutenção!!!
Dicas de Manutenção
Primeiros socorros, o que fazer?
Para ajudar é primordial que você mantenha a calma, a vítima já está extremamente abalada ou em estado de choque. NUNCA mova as vítimas, a não ser que estejam em perigo iminente de agravamento da situação. Chame ou peça para chamar socorro especializado:
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia de trânsito
1527 - Polícia Rodoviária Federal ( apenas para BRs)
Para saber mais: pág. 102
Primeiros socorros, o que fazer?
Para ajudar é primordial que você mantenha a calma, a vítima já está extremamente abalada ou em estado de choque. NUNCA mova as vítimas, a não ser que estejam em perigo iminente de agravamento da situação. Chame ou peça para chamar socorro especializado:
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Re: Dicas de Manutenção!!!
Aos que nunca abriram o Manual, logo no verso da capa tem a tabela COM AS PRESSÕES RECOMENDADAS PARA OS PNEUS.
Lindemberg, agora ficou fácil (ou será muito trabalhosos abrir o porta-luvas e pegar o manual, kkkkk)
Abrço.
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Re: Dicas de Manutenção!!!
shadowcps escreveu:Aos que nunca abriram o Manual, logo no verso da capa tem a tabela COM AS PRESSÕES RECOMENDADAS PARA OS PNEUS.
Lindemberg, agora ficou fácil (ou será muito trabalhosos abrir o porta-luvas e pegar o manual, kkkkk)Abrço.
Completando a informação, rsrsrsr
Com carga média 27 ou (1,9)
Com carga Comp. 31 ou (2,2)
Roda reserva: 31 ou (2,2)
Vlw aiiiii shadowcps!




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Re: Dicas de Manutenção!!!
Dicas de Manutenção
Ar-Condicionado: Em trechos curtos na cidade ou à baixa velocidade evite usar o ar-condicionado. O uso deste dispositivo aumenta o consumo de gasolina em 10 porcento aproximadamente.
Abração!!!
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Re: Dicas de Manutenção!!!
Dicas de Manutenção
Aditivos para combustível: Por sua vez, tem basicamente a função detergente e de limpeza para evitar a manutenção dos sistemas de alimentação. Sua eficácia é limpar dutos de combustível e bicos injetores, além de promover uma leve ação anti-ferrugem através da lubrificação dos injetores ou carburadores.
Aditivos para combustível: Por sua vez, tem basicamente a função detergente e de limpeza para evitar a manutenção dos sistemas de alimentação. Sua eficácia é limpar dutos de combustível e bicos injetores, além de promover uma leve ação anti-ferrugem através da lubrificação dos injetores ou carburadores.

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Re: Dicas de Manutenção!!!
hummmmmmmmm, aí já não concordo muito e explico:
antigamente (até meados da década de 70) a gasolina usava como tidpo de aditivo em seu processo de refino o chumbo tetraetila, altamente ´toxico (cancerígeno) e agressivo ao meio ambiente. Com o Proálcool e adição do álcool anidro na gasolina em seu processo, esse substituiu o chumbo e a única função deles era de de anti-detonante (evitar as batidas de pino, os grilos do motor , comuns por exemplo qdo se morava no planalto e ia para o litoral: o carro batia pela maior quantidade de ar no litoral). Com isso o proprio processo de obtenção da gasolina passou pela primeira alteração e de lá para cá, com uso de novos catalisadores (componente químico usado na destilação do petróleo), novas tecnologias (aumento de temperatura e pressão nos equipamentos de refino) enfim, o produto acaba saindo com menos enxofre, compostos "sujos" enfim, uma pureza e qualidade superiores que nas gasolinas de antigamente, quando se inventaram os aditivos, não se possía e, por isso, inventaram os aditivos, que nada mais eram do que detergente (não o de cozinha, claro, mas com função similar) e hoje a gasolina, mesmo a comum, sai da refinaria ja com essa formulação.
Para o cárter (óleo) então, a coisa complica um pouco mais: os aditivos geralmente são feitos com base mineral - petróleo e com o uso de óleo sintético / semi-sintético colocar o aditivo, mesmo da melhor marca, importado e tals inevitavelmente acontecerá a incompatibilidade entre ele e o óleo, levando a formação da famigerada borra (espuma amarelo amarronzada que entupia os motores mais modernos como o excelente FIVETECH dos Mareas e BravAs).
O único aditivo que não traz problemas, mais barato e infelizmente o menos lembrado de ser usado é o para o radiador.
Ou seja: resistam à "empurroterapia" dos frentistas como: vai aí um STP no tanque, por exemplo.
O MELHOR ADITIVO PARA O MOTOR DE SEU CARRO É COMBUSTÍVEL DE PROCEDÊNCIA CONHECIDA E COM QUALIDADE.
antigamente (até meados da década de 70) a gasolina usava como tidpo de aditivo em seu processo de refino o chumbo tetraetila, altamente ´toxico (cancerígeno) e agressivo ao meio ambiente. Com o Proálcool e adição do álcool anidro na gasolina em seu processo, esse substituiu o chumbo e a única função deles era de de anti-detonante (evitar as batidas de pino, os grilos do motor , comuns por exemplo qdo se morava no planalto e ia para o litoral: o carro batia pela maior quantidade de ar no litoral). Com isso o proprio processo de obtenção da gasolina passou pela primeira alteração e de lá para cá, com uso de novos catalisadores (componente químico usado na destilação do petróleo), novas tecnologias (aumento de temperatura e pressão nos equipamentos de refino) enfim, o produto acaba saindo com menos enxofre, compostos "sujos" enfim, uma pureza e qualidade superiores que nas gasolinas de antigamente, quando se inventaram os aditivos, não se possía e, por isso, inventaram os aditivos, que nada mais eram do que detergente (não o de cozinha, claro, mas com função similar) e hoje a gasolina, mesmo a comum, sai da refinaria ja com essa formulação.
Para o cárter (óleo) então, a coisa complica um pouco mais: os aditivos geralmente são feitos com base mineral - petróleo e com o uso de óleo sintético / semi-sintético colocar o aditivo, mesmo da melhor marca, importado e tals inevitavelmente acontecerá a incompatibilidade entre ele e o óleo, levando a formação da famigerada borra (espuma amarelo amarronzada que entupia os motores mais modernos como o excelente FIVETECH dos Mareas e BravAs).
O único aditivo que não traz problemas, mais barato e infelizmente o menos lembrado de ser usado é o para o radiador.
Ou seja: resistam à "empurroterapia" dos frentistas como: vai aí um STP no tanque, por exemplo.
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