A turbina original do Tjet tem o eixo roletado?
Re: A turbina original do Tjet tem o eixo roletado?
Eu tenho quase certeza porque se não fosse roletada, o turbo lag seria enorme.
- Roda dura de Auto Escola
- Mensagens: 396
- Registrado em: Dom Ago 29, 2010 8:00 pm
- Localização: São Bernado do Campo
Re: A turbina original do Tjet tem o eixo roletado?
arturconstancio12 escreveu:Eu tenho quase certeza porque se não fosse roletada, o turbo lag seria enorme.
Não teria tanta certeza, como ela é pequena, começa a girar cedo tbem.
Acredito que ela seja roletada, devido aos dados tecnicos da turbina (site) e infos da Fiat.
Outra coisa que me faz acreditar ser roletada, é que o carro que vendi p. minha irmã (Tjet) está com 50.000km e não bebe uma gota de oleo e não fuma nadinha.
Se fosse bucha, acho que já daria sinais... (Posso afirmar que fiz essa turbina girar, pego estrada só todo dia!!!)


- Velha Guarda
- Mensagens: 2665
- Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
- Localização: São Paulo
Re: A turbina original do Tjet tem o eixo roletado?
concordo com a afirmação do Ferranda. Meu t-jet esta com 75.000km e até hoje nada de beber óleo rsrsrs....e tb pego mto estrada
- Barbeiro de Auto Escola
- Mensagens: 318
- Registrado em: Seg Mai 04, 2009 9:33 pm
- Localização: Goiânia
Re: A turbina original do Tjet tem o eixo roletado?
Ferranda escreveu:arturconstancio12 escreveu:Eu tenho quase certeza porque se não fosse roletada, o turbo lag seria enorme.
Não teria tanta certeza, como ela é pequena, começa a girar cedo tbem.
Acredito que ela seja roletada, devido aos dados tecnicos da turbina (site) e infos da Fiat.
Outra coisa que me faz acreditar ser roletada, é que o carro que vendi p. minha irmã (Tjet) está com 50.000km e não bebe uma gota de oleo e não fuma nadinha.
Se fosse bucha, acho que já daria sinais... (Posso afirmar que fiz essa turbina girar, pego estrada só todo dia!!!)
Bom, não pensei por esse lado, agora ve se você sabe me responder uma dúvida, você quem mecheu tanto no seu T-Jet, mas porque que a pressão dá o pico e vai caindo, não teria como deixar ela sempre alta.
Digo nesse estilo.
- Roda dura de Auto Escola
- Mensagens: 396
- Registrado em: Dom Ago 29, 2010 8:00 pm
- Localização: São Bernado do Campo
Re: A turbina original do Tjet tem o eixo roletado?
arturconstancio12 escreveu:[b]Bom, não pensei por esse lado, agora ve se você sabe me responder uma dúvida, você quem mecheu tanto no seu T-Jet, mas porque que a pressão dá o pico e vai caindo, não teria como deixar ela sempre alta.
Artur.
Nem alterei tanto assim o carro.
Não alterei turbina e nenhuma parte interna do motor.
Fiz Chip, downpipe. (Só isso na parte de potencia) Tem gente no forum que trocou intercooler e um de brasilia que trocou turbina (Não sei se é verdade)
A Turbina original é pequena (justamente para "pegar" cedo)
Como a turbina é pequena, tem uma tendencia a entrar em over speed cedo tambem.
Aí é uma limitação tecnica, Não é possivel ter o melhor dos dois mundos (Turbina grande, que entre cedo / turbina pequena que empurre muita pressão até os 7000rpms)
Por isso a barra de pressão cai a partir dos 5000 rpms
Rendimento de turbina não tem um grafico linear, percebe-se isso no momento que ela entra (normalmente de uma vez.)


- Velha Guarda
- Mensagens: 2665
- Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
- Localização: São Paulo
Re: A turbina original do Tjet tem o eixo roletado?
annymss escreveu:A questão não eh um fórum estar tendo essa discussão.
A questão mais grave eh dois bons preparadores sendo um inclusive que mexe com os lineas da copa linea afirmar com certeza que não eh roletada e o modelo que ele falou naum bater com o que a Fiat afirma ser.
Por isso a dúvida...
Se alguém puder jogar uma luz aqui com uma fonte fidedigna...
Eu nunca vi a turbina aberta, mas segundo o site da ihi e tal esses dados todos jah tinha colocado lah tb.
Oficialmente eh isso, os dados divergem dos que a fiat apresenta segundo está rolando a discussão...
![]()
A sei la, ja vi tanto preparador "bom" dizendo @#%$^&!......
- Velha Guarda
- Mensagens: 5143
- Registrado em: Sex Fev 06, 2009 9:49 am
- Localização: SP
Re: A turbina original do Tjet tem o eixo roletado?
o preparador mexe oficialmente com os lineas da copa linea...
por isso grilei
alguem aqui de fato jah viu a turbina aberta
o eixo eh roletado?
mandei um email pra fiat sobre a questão
assim como outros aqui no meu carro nem parece ter folga ou nem sinal de que va fumar tao cedo
dificilmente se nao fosse roletada aguentaria pq desde que tirei o carro foi so lenha
mas queria uma fonte segura jah que o cara que inclusive eh contratado da fiat e mexe nos linea afirma isso
se for o caso pq a fiat divulgaria um modelo que no site da ihi diz que eh roletado ne
por isso grilei
alguem aqui de fato jah viu a turbina aberta
o eixo eh roletado?
mandei um email pra fiat sobre a questão
assim como outros aqui no meu carro nem parece ter folga ou nem sinal de que va fumar tao cedo
dificilmente se nao fosse roletada aguentaria pq desde que tirei o carro foi so lenha
mas queria uma fonte segura jah que o cara que inclusive eh contratado da fiat e mexe nos linea afirma isso
se for o caso pq a fiat divulgaria um modelo que no site da ihi diz que eh roletado ne
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 61
- Registrado em: Sex Nov 27, 2009 11:26 pm
- Localização: Brasília
Re: A turbina original do Tjet tem o eixo roletado?
Anny.
Acredito que ninguem aqui do forum tenha aberto a turbina.
O Carro é relativamente novo e ainda não soube de ninguem que tenha enfrentado problemas com a IHI.
Isso sim justificaria abrir e descobrir se é roletada ou não...
Se o rapaz que é preparador da copa Linea tem acesso, é mais facil para ele fazer umas fotos e sanar a duvida de todos nos.
Inclusive informar quais as mod. necessarias para atingir os 215cv dos lineas...

Acredito que ninguem aqui do forum tenha aberto a turbina.
O Carro é relativamente novo e ainda não soube de ninguem que tenha enfrentado problemas com a IHI.
Isso sim justificaria abrir e descobrir se é roletada ou não...
Se o rapaz que é preparador da copa Linea tem acesso, é mais facil para ele fazer umas fotos e sanar a duvida de todos nos.
Inclusive informar quais as mod. necessarias para atingir os 215cv dos lineas...


- Velha Guarda
- Mensagens: 2665
- Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
- Localização: São Paulo
Re: A turbina original do Tjet tem o eixo roletado?
Os Lineas de corrida tem 212cv no motor, porém são leves (raspados), socados e tem cambio sequencial 6 marchas.
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 61
- Registrado em: Sex Nov 27, 2009 11:26 pm
- Localização: Brasília
Re: A turbina original do Tjet tem o eixo roletado?
Mas os lineas (da copa linea) nao usam a IHI...
- Velha Guarda
- Mensagens: 5143
- Registrado em: Sex Fev 06, 2009 9:49 am
- Localização: SP
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 4 visitantes