Freio - Reação estranha
9 mensagens
|Página 1 de 1
Freio - Reação estranha
Pessoal, tentei fazer busca, mas está dando erro. Então se já tiver algo parecido com este tópico, peço desculpas.
Enfim, a alguns dias atrás, um fato estranho me ocorreu.
Tenho um punto essence 1.6 com ABS.
Ao me aproximar de uma esquina (possui aquelas tartaruguinhas de preferencial), pisei no freio.... mais ou menos no mesmo momento que passei pelas tartarugas. Ao pisar no freio, automaticamente o pedal começou a fazer pressão contra, não freando o carro. Forcei mais o pé, e o pedal não "afundou", mantendo o fato de recuar.... então soltei o pé e pisei novamente para poder frear. Por sorte não tinha carro na frente, se não teria entrado na traseira....
Já aconteceu isso com alguém? Fiquei muito preocupado, pois freio é mais que questão de segurança...é qse questão de vida, rs....
Não sei se talvez pelo "quicar" do veículo, o freio recuou, ou se foi problema com o sistema do ABS msm.... Logo que tirei o carro senti uma vez uma dificuldade em frear, ficou mais pesado, mas freou normal, e nunca mais havia dado nada. Levei na CC e foi detectado tudo normal, e não sabiam me informar o motivo disso.
Se alguém teve algo parecido e puder dar uma posição....
Enfim, a alguns dias atrás, um fato estranho me ocorreu.
Tenho um punto essence 1.6 com ABS.
Ao me aproximar de uma esquina (possui aquelas tartaruguinhas de preferencial), pisei no freio.... mais ou menos no mesmo momento que passei pelas tartarugas. Ao pisar no freio, automaticamente o pedal começou a fazer pressão contra, não freando o carro. Forcei mais o pé, e o pedal não "afundou", mantendo o fato de recuar.... então soltei o pé e pisei novamente para poder frear. Por sorte não tinha carro na frente, se não teria entrado na traseira....
Já aconteceu isso com alguém? Fiquei muito preocupado, pois freio é mais que questão de segurança...é qse questão de vida, rs....
Não sei se talvez pelo "quicar" do veículo, o freio recuou, ou se foi problema com o sistema do ABS msm.... Logo que tirei o carro senti uma vez uma dificuldade em frear, ficou mais pesado, mas freou normal, e nunca mais havia dado nada. Levei na CC e foi detectado tudo normal, e não sabiam me informar o motivo disso.
Se alguém teve algo parecido e puder dar uma posição....
Re: Freio - Reação estranha
vinha em velocidade mais ou menos ou menos ? Se estava um pouco mais rápido e freou em cima das tartarugas com pouco mais de força, foi o ABS atuando para evitar travamento das rodas. Ele dá umas empurradas no pé mesmo, pisando um pouco mais forte e de repente.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Foi tipo uma endurecida sinistra do pedal? como se o carro nao estivesse ligado?
se sim, isso aconteceu comigo...
mas eu percebi logo o que foi:
eu vinha com marcha engatada e giro relativamente alto, coloquei em ponto morto e acionei o freio.
o vacuo e a depressao causada pela desaceleraçao nao foi suficiente pra manter o freio em 100% do funcionamento.
pelo menos essa é a minha teoria.
qual foi a sua dinamica? vc colocou o carro em ponto morto? baixou muito e rapido a rotaçao?
eu vinha com marcha engatada e giro relativamente alto, coloquei em ponto morto e acionei o freio.
o vacuo e a depressao causada pela desaceleraçao nao foi suficiente pra manter o freio em 100% do funcionamento.
qual foi a sua dinamica? vc colocou o carro em ponto morto? baixou muito e rapido a rotaçao?
Punto Sporting 1.8 Flex
- Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC

Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC

- Piloto de Kart amador
no meu carro acontece a mesma coisa...
sempre qndo esotu freiando e passo por algum buraco ou tartaruga, parece que o freio fica "encavalado", o pedal fica bobo e o carro nao freia. Pra voltar ao normal, tem q tirar o pe do freio e voltar a frenagem normalmente.
esse eh meu primeiro carro com ABS, entao nao sei se isso eh normal
sempre qndo esotu freiando e passo por algum buraco ou tartaruga, parece que o freio fica "encavalado", o pedal fica bobo e o carro nao freia. Pra voltar ao normal, tem q tirar o pe do freio e voltar a frenagem normalmente.
esse eh meu primeiro carro com ABS, entao nao sei se isso eh normal

- Piloto de Auto Escola
bom eu na linha verde nao sei direito, mas estava a 140km/h ae um @#%¨& entrou na minha frente nesses retornos todo tranquilao, pisei no freio de ma vez, afinal o carro tem abs né e pelo que aprendi abs, nao se bomba o pedal, mas pisa q ele faz o resto, rá, quem disse que o carro parou rapido, se nao fosse o carinha da pista da direita me ver no retrovisar e jogar o carro no acostamento tinha atravessado direto o carro da frente, sorte que o cara me viu jogou o carro pro acostamento e passei no meio igual motoboy rs.
abraços ae.
abraços ae.

nossa isso é mto serio, nunca aconteceu comigo o freio sempre funcionou mto bem mesmo nas freadas mais bruscas! se for por causa do abs (o meu tb tem), entao certeza que nao é normal e tem que levar po mecanico dar uma olhada, o freio tem que estar sempre 100%!
ja que tem abs, era pro carro parar mais rapido ainda, e nao o contrario!
ja que tem abs, era pro carro parar mais rapido ainda, e nao o contrario!
tiagocaria escreveu:Foi tipo uma endurecida sinistra do pedal? como se o carro nao estivesse ligado?
Foi quase isso cara.... só que quanto da desligado ele só pesa.... dessa vez ele pesou e jogou contra a força que eu estava aplicando no pedal....
E sim, eu já tinha colocado em ponto morto.
Mas acho que não deveria ser normal fazer isso não.... andei com um Vectra com ABS do meu pai na minha epoca de solteiro, por uns 5 anos, peguei estrada de terra, rodovia, passei pelos mesmos locais, e nunca tive uma reação parecida com esta... por isso me estranha.....
shadowcps escreveu:vinha em velocidade mais ou menos ou menos ? Se estava um pouco mais rápido e freou em cima das tartarugas com pouco mais de força, foi o ABS atuando para evitar travamento das rodas. Ele dá umas empurradas no pé mesmo, pisando um pouco mais forte e de repente.
Cara, eu vinha a uns 40...50km/h.... Mas pode ser algo assim do ABS...como freiei e ele deu o soco na tartaruga, o pneu teoricamente da uma travada devido a "batida", e pode acionar o ABS mesmo, achando que é uma freada mais pontente....faz sentido...
Vou tentar fazer o mesmo processo ver se repete o problema... apesar que ja tentei duas vezes e nao repedtiu.... mas nao tava em ponto morto...vamo ve o rolo, rs....
O meu punto tava acendendo a luz do ABS no painel e dando a mensagem no CB de ABS indisponível, fiquei uns 3 dias andando assim, e nesses dias o pedal tinha uns "estágios" nas frenagens normais ou mais brucas, as vezes ele fazia força contrária como relatou o leandro e as vezes ele abaixava de uma vez...
Após levar na CC (Tecar Sion) o mecânico disse que o sensor do ABS tava com problema e o abs tava atuando sem precisar por isso dava esse problemas...
Após trocar o sensor do ABS peguei o carro ontem andei uns 50 KM e o problema até agora não voltou...
att,
Marcelo Wagner
Após levar na CC (Tecar Sion) o mecânico disse que o sensor do ABS tava com problema e o abs tava atuando sem precisar por isso dava esse problemas...
Após trocar o sensor do ABS peguei o carro ontem andei uns 50 KM e o problema até agora não voltou...
att,
Marcelo Wagner
- Piloto de Atari
Parece que é assim mesmo, quando soca o pé no freio o pedal dá esses "voltadas"
9 mensagens
|Página 1 de 1