Momento de substituir a correia dentada - KM x tempo
Re: Momento de substituir a correia dentada - KM x tempo
é que com o rebaixamento do cabeçote aumenta um pouco a taxa de compressão então, é normal o carro andar um pouco mais. Nas décadas de 70 e 80, antes da abertura de importação e turbo no mercado, era a preparação básica até para carros de competição: trocar comando de válvulas, rebaixar cabeçote e trocar carburador.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Correia dentada troca de 30 em 30.000 km//s ou quando fizer manutenção preventiva na compra de qualquer carro usado !!!!!
- Piloto de Autorama
rgam escreveu:Correia dentada troca de 30 em 30.000 km//s ou quando fizer manutenção preventiva na compra de qualquer carro usado !!!!!
No caso do Punto, como a própria montadora sugere trocar a cada 60.000km ou 3 anos, o que ocorrer primeiro, acho totalmente desnecessário trocar a cada 30.000km. Em relação a carros usados e sem procedência, aí sim.
- Piloto de Testes da FIAT
AndreBsB escreveu:rgam escreveu:Correia dentada troca de 30 em 30.000 km//s ou quando fizer manutenção preventiva na compra de qualquer carro usado !!!!!
No caso do Punto, como a própria montadora sugere trocar a cada 60.000km ou 3 anos, o que ocorrer primeiro, acho totalmente desnecessário trocar a cada 30.000km. Em relação a carros usados e sem procedência, aí sim.
Eu troquei o meu com 3 anos. Nunca vi um carro sendo trocado a correia com 30k km

BATTLEFIELD 3 (PS3) LACRADO NA CAIXA R$140,00
- Usuário Banido
Sempre troco de 50 em 50.000kms, porem todo o conjunto.
Correia, guia / rolamento e tencionador.
Nao vale a pena economizar nesses itens.

Correia, guia / rolamento e tencionador.
Nao vale a pena economizar nesses itens.

- Velha Guarda
AndreBsB escreveu:rgam escreveu:Correia dentada troca de 30 em 30.000 km//s ou quando fizer manutenção preventiva na compra de qualquer carro usado !!!!!
Vai acontecer a mesma coisa que aconteceu com Marea na troca de óleo que no manual falava que podia trocar com km alta e no final deu borra de óleo no motor.A própria montadora queimou o carro.Então troca de 60 em 60.ooo km quando a correia arrebentar no meio da estrada ...
- Piloto de Autorama
VLA escreveu:vc pode pedir a um mecanico que examine visualmente o estado da correia.
eu trocaria preventivamente... se nao me engano o manual recomenda isso.
melhor gastar uns reais na troca do que ter que fazer uma retifica de cabeçote numa eventual quebra da correia.
quando eu tinha motor fiasa e fire, eu nunca deixava passar dos 40 mil km.
Correia dentada tem que trocar e não examinar visualmente.
- Piloto de Autorama
rgam escreveu:AndreBsB escreveu:rgam escreveu:Correia dentada troca de 30 em 30.000 km//s ou quando fizer manutenção preventiva na compra de qualquer carro usado !!!!!
Vai acontecer a mesma coisa que aconteceu com Marea na troca de óleo que no manual falava que podia trocar com km alta e no final deu borra de óleo no motor.A própria montadora queimou o carro.Então troca de 60 em 60.ooo km quando a correia arrebentar no meio da estrada ...
Vai desejar isso pro seu pai, velhote! Vou trocar na revisão dos 45.000km mas pq o carro já tem 4 anos. Ultrapassou um dos critérios, o tempo. Óleo só trouxa para trocar a cada 15.000km, apesar de constar errado no manual.
- Piloto de Testes da FIAT
Um pouco de calma e bom-senso ajuda muito. Antigamente (décadas de 80 e 90 e em alguns casos/marcas, até meados dos anos 2000) a correia dentada era para ser trocada sim, a cada 30.000km. Só que não só o uso de materiais mais resistentes mas a própria cosntrução dos motores evoluiu e então, aumentaram o prazo porém - e aqui entra o bom senso - se o camarada usa o carro direto só em cidade, no anda e pára ou então, pega muita poeira, ocorre um maior desgaste dos componentes como um todo e aí, entra a correia dentada. Outra coisa é que a partir o momento que, para fazer outro serviço qualquer afrouxarem a correia ou até mesmo tirarem-na, ela foi "destencionada" e aí está o maior perigo pq, ao tencionar de novo ela poderá romper. E, por ultimo, a correia dentada deve trabalhar seca então, mesmo que seja acidental mas se cair um pouco de óleeo nela ou algum outro liquido que não seja água, poderá sofrer ataque químico e aí, levar ao rompimento. No Manual, qdo falam em troca acada X km, é um numero estatístico obtido atraves de testes, muitops testes, considerando inclusive, o fator de passar um pouco da km recomendada (a margem de segurança) só que é claro que inspeção visual não vale nada porque só é visível o lado externo dela e uma boa inspeção visual deveria ser feita em toda a extensão externa e interna porquee grande numero de casos de rompimento de correia dentada acontece, antes, o rompimento de alguns dentes e aí já é suficente para tirar o motor do ponto e provocar ochoque das cabeças dos pistões com as válvulas.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Só pra constar, quando peguei meu punto(usado) ele estava com 75mil km, quando acabou a garantia de 3 meses levei no mecanico pra verificar a correia....era original com 84mil km, então acho que aguenta bem os 60mil km!!
Essence 2014, Kit creative 2,VET e Alarme.
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box