Limpeza de Bico

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Limpeza de Bico

por VLA » Sex Jun 01, 2012 9:01 am

limpeza de bico só se faz se os bicos apresentarem problema de vasão, e se faz fora do motor, desmontado, em máquinas específicas.

mas com 62 mil km vc nunca fez revisão? não se preocupe com "limpeza do corpo de borboleta, reprogramação da injeção eletrônica, limpeza de bico", alias, "reprogramação da injeção eletrônica"??? isso não existe em revisão! :? preocupe-se com troca de correia dentada e regulagem de válvulas, que são MUITO mais importantes num motor fire.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por sep_otavio » Sex Jun 01, 2012 9:17 am

VLA escreveu:limpeza de bico só se faz se os bicos apresentarem problema de vasão, e se faz fora do motor, desmontado, em máquinas específicas.

mas com 62 mil km vc nunca fez revisão? não se preocupe com "limpeza do corpo de borboleta, reprogramação da injeção eletrônica, limpeza de bico", alias, "reprogramação da injeção eletrônica"??? isso não existe em revisão! :? preocupe-se com troca de correia dentada e regulagem de válvulas, que são MUITO mais importantes num motor fire.

VLA,

sim, o mecânico me falou que os bicos seriam limpos com máquinas específicas.
Não é que eu NUNCA fiz revisão, eu comprei esse carro com 53 mil KM, no manual do carro não constava nenhum carimbo de revisão NA CC. Creio que o último dono tenha feito revisões em um mecânico de confiança.
desculpe, me expressei mal. na verdade quando se faz limpeza do corpo eles reprogramam o corpo da borboleta e não a injeção :x
quando retirei da concessionária fizeram a troca de correia para mim. vou verificar a regulagem das válvulas, troca de velas, limpeza de corpo de borboleta, troca do filtro de combustível e TALVEZ a limpeza dos bicos
como disse anteriormente o consumo está muito elevado, nunca vi um carro 1.4 fazer 8 km/l na gasolina! (~X() vamos ver se tudo isso resolve.
ELX 1.4: Bocão, DVD Pioneer Retrátil, DB Drive 120w 6" nas portas, Abafador JK, Suspensão Fixa Down Works, Bocão, Xenon 6000k - Milha, Diamond Vision no Farol, Leds na Lanterna, G5 Traseira e Laterais.

Tópico do Carro: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=20744
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por RABD » Sex Jun 01, 2012 9:29 am

Acredito que tenha vários tópicos aqui no forum sobre isso, mas sobre tuas dúvidas:
- Limpeza de bico: Não tem por que fazer isso mesmo... Se isso fosse procedimento de manutenção, estaria em algum manual ou coisa parecida... vá em qualquer mecânico e peça para ele mostrar um procedimento de limpeza de bico: não existe.
- limpeza da TBI: isso é coisa de motores monoponto que injetavam o combustível antes da borboleta... a única coisa que passa pela borboleta em carros multiponto é ar filtrado... não tem porque fazer isso...
- reprogramação de injeção eletronica: que é isso?!
- carro bebendo muito: veja mais relatos no forum... o 1.4 bebe bastante mesmo... não ache que porque um motor tem menor capacidade volumétrica em relação a outro ele vai beber menos... consumo depende basicamente de tres coisas: pé do motorista, tipo de pista que roda e peso do carro.

Minha sugestão: troque velas, óleo, filtros, correia (ou o 1.4 é corrente?) e passe o scanner pra ver se tem algum sensor falhado, e veja o estado dos outros fluidos (freio/DH/radiador)... pronto... não invente moda...

Valeu!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por sep_otavio » Sex Jun 01, 2012 9:52 am

RABD,

- Limpeza de bico: estão quase me convencendo de que realmente não há necessidade, como falei anteriormente vou conversar com o mecânico e ver qual a real necessidade disso
- Limpeza da TBI : irei realizar esse procedimento porque estava andando com filtro esportivo e, como estava instalado com uma "gambiarra" ele acabou caindo e nem percebi, então andei por muito tempo sem filtro de ar, quando fui ver o corpo da borboleta estava PRETO de tanta sujeira. Então acho que vale fazer uma limpeza do mesmo
- Como disse acima, me equivoquei, seria reprogramação do corpo da borboleta, procedimento que é realizado sempre que se faz uma limpeza do mesmo.
- entendo o que disse em relação ao consumo, mas tenho amigos com 1.4 que fazem um consumo bem superior ao meu e, como disse, como não sei o que foi feito anteriormente vou realizar um check-up pra ver o que está em ordem.

já troquei o óleo e filtro de óleo, o filtro de ar está aparentemente novo, já que não o utilizei por muito tempo. no caso do 1.4 é correia e a mesma foi trocada com 53 mil KM (hoje está com 62), vou pedir para passar o scanner para ver se tem algum erro nos sensores .
Quanto aos fluídos, o de freio está normal, DH foi trocado e radiador também.

Abraços!
ELX 1.4: Bocão, DVD Pioneer Retrátil, DB Drive 120w 6" nas portas, Abafador JK, Suspensão Fixa Down Works, Bocão, Xenon 6000k - Milha, Diamond Vision no Farol, Leds na Lanterna, G5 Traseira e Laterais.

Tópico do Carro: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=20744
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Marquinhos_rj » Sex Jun 01, 2012 1:56 pm

Sem duvidas todas essas orientações a anteriores estão perfeitas. Faça apenas o que precisar realmente ser feito! O restante, como todos disseram, não apresentando nenhum problema aparente basta seguir as orientações.

Boa sorte amigo! E poste os resultados disso tudo!

Abraço! MRQ!
Link - Fotos do meu Punto ...
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
Velha Guarda
Velha Guarda

por Febezza » Sex Jun 01, 2012 5:17 pm

sobre os fluidos o de freio é bom verificar com aquela caneta, as vezes se troca 1 ano ou 2 no maximo, vai depender de quanto esta contaminado

de arrefecimento a cada 2 anos é bom checar tb...as correias a cada 2 anos, a troca do esticador é feita pela KM e nao pelo tempo..a nao ser que queira aproveitar a M.O e gastar um pouco mais, ai troca tb
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por leandrollvp » Sex Jun 01, 2012 5:57 pm

Marquinhos, saudações companheiro!
já que se falou de válvulas, qual é a consequência, quando ela entra não está regulada?
Estou achando o desenvolvimento do meu carro estranho. ele não pipoca, mas a aceleração dele não é serena, está semelhante a de um maverick, seria esse o caso?
obrigado!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Carlos Martins » Sex Jun 01, 2012 8:44 pm

sep_otavio escreveu:RABD,

- Limpeza de bico: estão quase me convencendo de que realmente não há necessidade, como falei anteriormente vou conversar com o mecânico e ver qual a real necessidade disso
- Limpeza da TBI : irei realizar esse procedimento porque estava andando com filtro esportivo e, como estava instalado com uma "gambiarra" ele acabou caindo e nem percebi, então andei por muito tempo sem filtro de ar, quando fui ver o corpo da borboleta estava PRETO de tanta sujeira. Então acho que vale fazer uma limpeza do mesmo
- Como disse acima, me equivoquei, seria reprogramação do corpo da borboleta, procedimento que é realizado sempre que se faz uma limpeza do mesmo.
- entendo o que disse em relação ao consumo, mas tenho amigos com 1.4 que fazem um consumo bem superior ao meu e, como disse, como não sei o que foi feito anteriormente vou realizar um check-up pra ver o que está em ordem.

já troquei o óleo e filtro de óleo, o filtro de ar está aparentemente novo, já que não o utilizei por muito tempo. no caso do 1.4 é correia e a mesma foi trocada com 53 mil KM (hoje está com 62), vou pedir para passar o scanner para ver se tem algum erro nos sensores .
Quanto aos fluídos, o de freio está normal, DH foi trocado e radiador também.

Abraços!

(=D>) (=D>) (=D>) (=D>) (=D>) (=D>) (=D>) (=D>) (=D>) (=D>) (=D>)
leandrollvp escreveu:Marquinhos, saudações companheiro!
já que se falou de válvulas, qual é a consequência, quando ela entra não está regulada?
Estou achando o desenvolvimento do meu carro estranho. ele não pipoca, mas a aceleração dele não é serena, está semelhante a de um maverick, seria esse o caso?
obrigado!

Amigo,vou me meter no assunto. Meu penúltimo carro foi um Palio Fire 1.0 8V e este apresentou o seguinte problema: Em marcha lenta tremia até a alma de quem estava dentro, estava gastando e andando pouco, como estava com muita falta de tempo e viajando muito fui deixando (relaxamento) até que numa viagem notei que estava andando menos ainda, para ter noção pisei no fundo e não passou de 120km/h, quando cheguei na cidade levei no meu mecânico e ele pediu para deixar o carro o que fiz prontamente, quando ele verificou as válvulas tinha duas queimadas e ocasionando a parada do 4ºcilindro o que justificava o andar pouco. Foi realizada a troca das válvulas e se não me engano retificado o cabeçote.
:arrancada:Carlos Martins :arrancada:
"PUNTO, UM IMENSO PRAZER"
ImagemImagem

viewtopic.php?f=57&t=19460
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

por Marquinhos_rj » Sex Jun 01, 2012 11:37 pm

obrigado!

Carlos Martins escreveu:
Amigo,vou me meter no assunto. Meu penúltimo carro foi um Palio Fire 1.0 8V e este apresentou o seguinte problema: Em marcha lenta tremia até a alma de quem estava dentro, estava gastando e andando pouco, como estava com muita falta de tempo e viajando muito fui deixando (relaxamento) até que numa viagem notei que estava andando menos ainda, para ter noção pisei no fundo e não passou de 120km/h, quando cheguei na cidade levei no meu mecânico e ele pediu para deixar o carro o que fiz prontamente, quando ele verificou as válvulas tinha duas queimadas e ocasionando a parada do 4ºcilindro o que justificava o andar pouco. Foi realizada a troca das válvulas e se não me engano retificado o cabeçote.

É por aí mesmo Carlos.
Já tive problema semelhante.
E é por aí mesmo, perda de potencia, gasto elevado de combustivel, aceleração fora da normalidade dentre outros sintomas.... Porem amigo Leandro, acho que não fui eu quem citou algo sobre válvulas especificamente. Creio que tenha sido o " VLA ". rsrs !!

Grd abraço! vlw!
MRQ!
Link - Fotos do meu Punto ...
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
Velha Guarda
Velha Guarda

por leandrollvp » Sáb Jun 02, 2012 2:20 pm

Marquinhos_rj escreveu:
obrigado!

Carlos Martins escreveu:

É por aí mesmo Carlos.
Já tive problema semelhante.
E é por aí mesmo, perda de potencia, gasto elevado de combustivel, aceleração fora da normalidade dentre outros sintomas.... Porem amigo Leandro, acho que não fui eu quem citou algo sobre válvulas especificamente. Creio que tenha sido o " VLA ". rsrs !!

Grd abraço! vlw!
MRQ!

Verdade. Foi mau companheiro. De qualquer forma, agradeço a atenção e esclarecimentos.
Abraço!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo