Motor fraco???? Punto elx 1.4 X PUG 206 1.4
Re: Motor fraco???? Punto elx 1.4 X PUG 206 1.4

Link - Fotos do meu Punto ...
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
- Velha Guarda
shadowcps escreveu:Leandro, não tem tubulação de combustível para o sistema de AC. O compressor do sistema, que é o que rouba potência do motor), é acionado por polia e correia que são ligadas diretamente ao girabrequim do motor (o mesmo que captura e transforma o movimento vertical dos pistões do motor em movimento circular, que pelo câmbio, são transformados em tração pelas rodas). O caso é que quanto mais fraco (em termos de torque) é o motor, mais ele "sente" quando o AC é acionado (imaagina um motor 1.0 com carro carregado e AC ligado) por isso, a impressão de que o motor fica mais áspero, porque inclusive há um aumento das rotações do motor em marcha lenta. Quanto ao barulho, provavelmente é o do sistema liga-desliga do AC, que através de um relé, aciona o compressor e em subidas ou quando se aumenta o giro do motor, ele desliga o compressor, liberando a potência usada pelo sistema para a tração, sistema esse que passou a ser usado na década de 90 e chamado de inteligente, ao contrário do sistema até então em uso e que funcionava direto.

montagnini escreveu:desliga o ar na ultrapassagem e engata a terceira, fecha os olhos e reza 5 pai nosso... rs....

shadowcps escreveu:Leandro, não tem tubulação de combustível para o sistema de AC. O compressor do sistema, que é o que rouba potência do motor), é acionado por polia e correia que são ligadas diretamente ao girabrequim do motor (o mesmo que captura e transforma o movimento vertical dos pistões do motor em movimento circular, que pelo câmbio, são transformados em tração pelas rodas). O caso é que quanto mais fraco (em termos de torque) é o motor, mais ele "sente" quando o AC é acionado (imaagina um motor 1.0 com carro carregado e AC ligado) por isso, a impressão de que o motor fica mais áspero, porque inclusive há um aumento das rotações do motor em marcha lenta. Quanto ao barulho, provavelmente é o do sistema liga-desliga do AC, que através de um relé, aciona o compressor e em subidas ou quando se aumenta o giro do motor, ele desliga o compressor, liberando a potência usada pelo sistema para a tração, sistema esse que passou a ser usado na década de 90 e chamado de inteligente, ao contrário do sistema até então em uso e que funcionava direto.
Companheiro, obrigado pela AULA. O jeito então é adquirir um punto 1.8, rsrs.
Mais uma vez obrigado pelo esclarecimento, Shadow.
- Piloto de Autorama
O que vale é que voce entendeu como o sistema funciona.
Qto a comprar um 1.8, de fato seria a melhor opção, porque o Puntão é pesado para o 1.4, mesmo que em pouco tempo a nova versão venha com o 1.4 "melhorado" com 88 mini-pôneis. Mas, voltando ao tema-título do tópico, sobre o comparativo PUG x Punto, a resposta está ali mesmo, na ficha técnica dos motores e ela é ], de novo, o torque e a relação peso/potencia que no PUG são melhores do que no Punto 1.4.

montagnini escreveu:APENAS COMPARANDO DADOS TECNICOS:
veja que teoricamente nosso motor e mais forte:
aracterísticas técnicas 206 1.4 Flex
2009/2010
Motor
Número de cilindros 4
Número de válvulas 6
Cilindrada 1360
Potência máxima cv (DIN) / rpm Álcool: 82 / 5250 - Gasolina: 80 / 5250
Torque máximo mkgf (DIN) / rpm Álcool: 12,85 / 3.250 - Gasolina: 12,85 / 3.250
Alimentação Injeção eletrônica multiponto seqüencial
PUNTO 1.4
# MOTOR
* Número de cilindros: 04 em linha
* Eixo de comando de válvulas: 01 no cabeçote
* Nº de válvulas por cilindro: 02 no cabeçote
* Torque máximo (ABNT) / regime: 12,4 Kgfm (Gas) - 12,5 Kgfm (Alc) / 3500 rpm
* Potência máxima (ABNT) / regime: 85,0 CV (Gas) - 86,0 CV (Alc) / 5750rpm
* Posição do motor: transversal anterior
* Cilindrada total: 1368.00 cc
* Taxa de compressão: 10,35:1
Detalhe que com o pug, numa reta, conseguia tranquiamente mandar o carro a 170km.
Galera quem tem o motor 1.4 e ate mesmo a galera dos invejados T-jet e 1.8 que puderem me ajudar, com dicas para melhorar o desenvolvimento desse carro, serei muito agradecido... fiquei assustado hoje.
E ralatem quem tem o mesmo motor se depois de amaciado se melhorou alguma coisa....
Ahhh so mais um detalhe o consumo hoje foi de 8.9km/l...... axei ate razoavel....
pois estiquei da terceira em diante ate os 6mil giros.......
valew galera...

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Não adianta... Se quiser subir rápido tem que colocar uma 4ª porque a relação 4ª e 5ª são muito longas no Punto. Pra se ter uma ideia, a faixa de giro do motor Fire 1.4 é igual ao eTorq 1.6 16v. Abraços.
MARCUS VINÍCIUS in
PUNTO ELX 1.4 2009 - BLACK VULCANO

PUNTO ELX 1.4 2009 - BLACK VULCANO

- Piloto de Autorama
Cara estou muito satisfeito com o meu, fiz uma viajem e ele respondeu muito bem em subidas ele suportou tranquilamente em velocidade acima de 130, 140 e ate em 160km estou muito satisfeito mesmo sem falar no conforto que tem e tbm sem falar q o meu estar com rodas 17 e pneus 225 de perfil e 1l e meio pesadão mesmo e ele estar fazendo 12.1 o computador estar informando então não tenho nada a falar.
- Piloto de Atari