Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to
Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to
Sei que o assunto já está bastante batido por aqui mas gostaria de deixar minha contrbuição para o forum que já me ajudou bastante.
Após quase um ano com o carro e rodados mais de 30mil km entre viagens ao interior do estado e cidade, muito bem rodados por sinal, uma coisa que sempre me incomodou no carro foi a folga na alavanca (ja tive carros VW que p mim eram os melhores engates)... após muita pesquisa aqui no forum e uma ida a CC onde me cobraram a bagatela de 1500,00 pelo conjunto/cabo, a frustação era enorme. A cada dia que passava os engates ficavam mais dificil, a ré então nem se fala!!
Eis que procuro o meu mecanico de confiança (todos DEVEM obrigatoriamente ter um) que pediu para verificar a peça e que poderiamos fazer as buchas de tecnil para substituir as originais que são praticamente de papel, no inicio duvidei um pouco que resolveria. Aproveitando para uma revisao basica de troca de correia, rolamento, freios, etc resolvi tentar fazer a peça.
Resultado: a alavanca está que nem um carro no patio da CC... o prazer de dirigir voltou juntamente com os engates macios do cambio que nao briga mais comigo, rsrsrs
Estou postando as fotos abaixo para quem quiser fazer o mesmo, nao consegui tirar foto da bucha feita pois quando cheguei no torneiro ja estava no lugar, mas tem a antiga amaldiçoada para vcs ter ideia de como fica e a @#%$^&! de material que essas montadoras usam em nossos carros...
agora é so curtir e pilotar!!!
grande abraço e boa sorte a todos.
eomaiaNETO

Retirando o conjunto!

A situação da velha, aos pedaços!

Essa é o local onde fica a bucha! A nova ja no lugar.
.
Após quase um ano com o carro e rodados mais de 30mil km entre viagens ao interior do estado e cidade, muito bem rodados por sinal, uma coisa que sempre me incomodou no carro foi a folga na alavanca (ja tive carros VW que p mim eram os melhores engates)... após muita pesquisa aqui no forum e uma ida a CC onde me cobraram a bagatela de 1500,00 pelo conjunto/cabo, a frustação era enorme. A cada dia que passava os engates ficavam mais dificil, a ré então nem se fala!!
Eis que procuro o meu mecanico de confiança (todos DEVEM obrigatoriamente ter um) que pediu para verificar a peça e que poderiamos fazer as buchas de tecnil para substituir as originais que são praticamente de papel, no inicio duvidei um pouco que resolveria. Aproveitando para uma revisao basica de troca de correia, rolamento, freios, etc resolvi tentar fazer a peça.
Resultado: a alavanca está que nem um carro no patio da CC... o prazer de dirigir voltou juntamente com os engates macios do cambio que nao briga mais comigo, rsrsrs
Estou postando as fotos abaixo para quem quiser fazer o mesmo, nao consegui tirar foto da bucha feita pois quando cheguei no torneiro ja estava no lugar, mas tem a antiga amaldiçoada para vcs ter ideia de como fica e a @#%$^&! de material que essas montadoras usam em nossos carros...
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Sem sacrificios, Sem vitórias...


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Re: Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to
Como faz pra comprar umas buchas destas?
Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
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Re: Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to
Na CC vão querer vender o conjunto completo por miseros 700 a 900 Dilmas!
Vc tem que achar algum torneiro (e artesão) que trabalhe com TECNIL ou Technyl, sei la o nome certo, esse plastico branquinho que o pessoal faz mil e uma coisas com ele, inclusive esse meu foi sobra de uma "calço' que o pessoal por aqui usa para elevar as carrocerias de L200.
Paguei a fortuna de 50 Dilmas por ele fora a mao de obra...
Vc tem que achar algum torneiro (e artesão) que trabalhe com TECNIL ou Technyl, sei la o nome certo, esse plastico branquinho que o pessoal faz mil e uma coisas com ele, inclusive esse meu foi sobra de uma "calço' que o pessoal por aqui usa para elevar as carrocerias de L200.
Paguei a fortuna de 50 Dilmas por ele fora a mao de obra...

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Re: Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to
Não seria Polytec 1000?
Os engates do meu t-jet tb estão meio ruins. O ideal seria arranjar o desenho dessa peça, que aí mando tornear na empresa onde trabalho e sai de graça!!
Os engates do meu t-jet tb estão meio ruins. O ideal seria arranjar o desenho dessa peça, que aí mando tornear na empresa onde trabalho e sai de graça!!
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Re: Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to
O problema nos engates do meu carro são intermitentes. Quando fica "estalando" ao engatar as marchas dura um ou dois dias se eu trocar a marcha tranquilamente, então volta ao normal. Mas ao precisar trocar uma marcha bem rápido, ex: subindo um morro de segunda pra primeira, volta tudo de novo.
Estava com o cambio normal fazem 2 semanas, ontem fui subir um morro com uma troca rapida e voltou tudo. Cambio estralando.
Já fiz um orçamento em uma oficina especializada em fiat aqui ao lado do trabalho e o custo total fica em quase 700 reais.
Tenso... Se conseguirem mais especificações dessa peça, poderiamos encomendar um lote para ajudar alguns foristas.
Estava com o cambio normal fazem 2 semanas, ontem fui subir um morro com uma troca rapida e voltou tudo. Cambio estralando.
Já fiz um orçamento em uma oficina especializada em fiat aqui ao lado do trabalho e o custo total fica em quase 700 reais.
Tenso... Se conseguirem mais especificações dessa peça, poderiamos encomendar um lote para ajudar alguns foristas.
Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
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Re: Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to
qsboy.
Meu tb estalava muito ao trocar as marchas. Sabe qq eu fiz? retirei a proteção de alavanca do cambio, aquela coifa, e lubrifiquei todo o sistema ali com lubrificante que uso na corrente da minha moto (pode ser graxa branca, wd40, etc...). Melhorou demais. Não estala mais nada.
Meu tb estalava muito ao trocar as marchas. Sabe qq eu fiz? retirei a proteção de alavanca do cambio, aquela coifa, e lubrifiquei todo o sistema ali com lubrificante que uso na corrente da minha moto (pode ser graxa branca, wd40, etc...). Melhorou demais. Não estala mais nada.
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Re: Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to
Tenho uma lata de Desengripante vou ver se sapeco ali no sistema que vc falou.
Valeu Ricardo!
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Re: Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to
Muito interessante, seria legal se fizesse umas buchas destas para vender
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Re: Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to
O meu estava com o mesmo problema do câmbio frouxo, mandei tirar o cambio fora, mandei fazer essa peça em material teflon se nao me engano!!!!! No começo ficou duro o cambio, depois que lubrificou, ta muito bom, parece carro novo!!!! Gastei 60 reais, 40 da peça e 20 mao de obra!!!!
punto elx 1.4 verde lagoon, aro 19" TSW Pace
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Re: Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to
Boa tarde !!
Alguém tem mais detalhes dessa bucha? Pq na CC não vende ela separada.. só o conjunto de alavanca completo (R$ 590,00).
O meu câmbio começou a ficar meio mole e a quarta não está engatando legal, tá meio forçada.
Alguém tem mais detalhes dessa bucha? Pq na CC não vende ela separada.. só o conjunto de alavanca completo (R$ 590,00).
O meu câmbio começou a ficar meio mole e a quarta não está engatando legal, tá meio forçada.
TÓPICO DO CARRO: viewtopic.php?f=57&t=20720
ELX 1.4 Prata Bari - Bocão - Máscara negra - 6000K Full - Aerofólio - Abafador - Pedaleiras personalizadas - Carpete personalizado
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