HOW TO: Luz no porta luvas [ATUALIZADO]
HOW TO: Luz no porta luvas [ATUALIZADO]
Novo projeto do porta-luvas...
Página 4...
CLIQUE AQUI PARA VER
#######################################################################################################
#######################################################################################################
Bom galera...
Demorei a fazer isto pq comecei o projeto da luz no porta luvas e fiquei sem tempo de terminar...
Segue ai como foi feito... quem quiser fazer sinta-se à vontade!
Material utilizado:
- Luz de porta luvas de Palio Weekend (comprei por R$10 em loja de sucata)
- Chave sextada T20 ou T25 (melhor a T25...)
- Uns 4m de fio de 1mm²
- Conectores (opcional)
- Borracha rígida (geralmente vendida em lojas de sapateiro)
Usei essa borracha pra prender a luz no local. Mas essa luz poderia ser aparafusada. Mas teria que bolar 1 outro esquema diferente pra fazer isso. Preferi preservar a originalidade do carro ali. Então essa borracha serviu como um calço dentro do porta-luvas.
Então vamos às fotos:
Arranca a plafonier... e começa a passar o fio de 1mm²...
Vejam um fiozinho preto ali pendurado...

Depois arranca a coluna dianteira direita...
É só puxar (com cuidado) que ela desencaixa...
O fio que vem da plafonier deve descer ali...

Agora vamos ligar o fio na plafonier pra termos o positivo...
Eu nao descasquei fio nenhum... nem sequer estraguei nada...
Oq eu fiz foi descascar o meu fio preto e empurrá-lo no local do fio roxo (do meio), fazendo com que o mesmo tenha contato com o terminal original... assim temos nosso fio positivo...

Agora vamos puxar o terra...
Pra isso... tem que desmontar a "soleira" lateral do passageiro (toda)...
Ao fazer isso temos que tirar tb aquela parte lateral que sobe até o porta luvas... então temos à vista uma porca com um fio... é lá que vamos ligar nosso fio terra!
Usei um terminal garfo, de cor azul... pra fio de 2,5mm²...

Depois dessas ligações, pra facilitar o trabalho, sugiro desmontar o porta-luvas superior...

E aqui a visão de dentro do porta luvas desmontado...
É feio mesmo... mas fazer oq...
Foi a Fiat que montou! hehe
Reparem que onde está em vermelho (cor do meu carro) será o local que aparecerão os fios que passamos anteriormente...
Ou seja... o terra vem por baixo... e positivo vem por cima...
Chegar com esses fios aí é facil... basta ir enfiando até que apareçam...

Agora que os fios já estao no porta luvas...
Segue uma gambiarra pra teste...

Após ter testado... vamos fazer algo decente...
Soldei uns conectores pra ligar na luz...
Entortei os ferros originais que vieram nessa luz pra que eu pudesse dar prosseguimento à minha idéia de fixação...

E agora coloquei um pedaço de borracha prensando a luz contra a lateral do porta luvas...
Ainda aparecem os fios...
Mas já está no local correto...
Claro que tive que ajustar colocando meu braço pelo porta luvas de cima e regulando por baixo até ficar batendo no canto certo quando o porta-luvas fechasse...

Aqui uma visão por dentro do porta luvas superior...
Puxei os fios pra cima (ta feio...) mas ninguem vai ver ne?
Prendi eles...
E ali ao fundo vcs vêem a borracha rígida prendendo a luz...
Claro que ela ta tao bem presa que com o impacto do porta luvas fechando nao vai deslocar nada...
E tb está feia... mas ninguem verá isso...

E aqui temos tudo já ok... no seu devido lugar...

Ao fechar... luz apaga...

Ao abrir... luz acende...

E aqui temos o porta-luvas fechado...
Desalinhado como sempre ne...
Mas mostrando que a luz nao interferiu em nada no fechamento e nem desalinhou nada a mais...

Bom...
Ao terminar isso... remontem tudo né!
Um vídeo dessa #@%&! já instalada...
Pena que a camêra não capta direito quando se tem pouca luz...
Mas essa luz do porta-luvas tá iluminando o suficiente pra poder ver dentro...
Como eu tava com a luz de teto acesa e a camêra não favoreceu... ficou escuro...
Mas o vídeo é mais pra mostrar o funcionamento e tal...
Mas garanto que tem luz sim!
Espero que gostem...
Página 4...
CLIQUE AQUI PARA VER
Bom galera...
Demorei a fazer isto pq comecei o projeto da luz no porta luvas e fiquei sem tempo de terminar...
Segue ai como foi feito... quem quiser fazer sinta-se à vontade!
Material utilizado:
- Luz de porta luvas de Palio Weekend (comprei por R$10 em loja de sucata)
- Chave sextada T20 ou T25 (melhor a T25...)
- Uns 4m de fio de 1mm²
- Conectores (opcional)
- Borracha rígida (geralmente vendida em lojas de sapateiro)
Usei essa borracha pra prender a luz no local. Mas essa luz poderia ser aparafusada. Mas teria que bolar 1 outro esquema diferente pra fazer isso. Preferi preservar a originalidade do carro ali. Então essa borracha serviu como um calço dentro do porta-luvas.
Então vamos às fotos:
Arranca a plafonier... e começa a passar o fio de 1mm²...
Vejam um fiozinho preto ali pendurado...

Depois arranca a coluna dianteira direita...
É só puxar (com cuidado) que ela desencaixa...
O fio que vem da plafonier deve descer ali...

Agora vamos ligar o fio na plafonier pra termos o positivo...
Eu nao descasquei fio nenhum... nem sequer estraguei nada...
Oq eu fiz foi descascar o meu fio preto e empurrá-lo no local do fio roxo (do meio), fazendo com que o mesmo tenha contato com o terminal original... assim temos nosso fio positivo...

Agora vamos puxar o terra...
Pra isso... tem que desmontar a "soleira" lateral do passageiro (toda)...
Ao fazer isso temos que tirar tb aquela parte lateral que sobe até o porta luvas... então temos à vista uma porca com um fio... é lá que vamos ligar nosso fio terra!
Usei um terminal garfo, de cor azul... pra fio de 2,5mm²...

Depois dessas ligações, pra facilitar o trabalho, sugiro desmontar o porta-luvas superior...

E aqui a visão de dentro do porta luvas desmontado...
É feio mesmo... mas fazer oq...
Foi a Fiat que montou! hehe
Reparem que onde está em vermelho (cor do meu carro) será o local que aparecerão os fios que passamos anteriormente...
Ou seja... o terra vem por baixo... e positivo vem por cima...
Chegar com esses fios aí é facil... basta ir enfiando até que apareçam...

Agora que os fios já estao no porta luvas...
Segue uma gambiarra pra teste...

Após ter testado... vamos fazer algo decente...
Soldei uns conectores pra ligar na luz...
Entortei os ferros originais que vieram nessa luz pra que eu pudesse dar prosseguimento à minha idéia de fixação...

E agora coloquei um pedaço de borracha prensando a luz contra a lateral do porta luvas...
Ainda aparecem os fios...
Mas já está no local correto...
Claro que tive que ajustar colocando meu braço pelo porta luvas de cima e regulando por baixo até ficar batendo no canto certo quando o porta-luvas fechasse...

Aqui uma visão por dentro do porta luvas superior...
Puxei os fios pra cima (ta feio...) mas ninguem vai ver ne?
Prendi eles...
E ali ao fundo vcs vêem a borracha rígida prendendo a luz...
Claro que ela ta tao bem presa que com o impacto do porta luvas fechando nao vai deslocar nada...
E tb está feia... mas ninguem verá isso...

E aqui temos tudo já ok... no seu devido lugar...

Ao fechar... luz apaga...

Ao abrir... luz acende...

E aqui temos o porta-luvas fechado...
Desalinhado como sempre ne...
Mas mostrando que a luz nao interferiu em nada no fechamento e nem desalinhou nada a mais...

Bom...
Ao terminar isso... remontem tudo né!
Um vídeo dessa #@%&! já instalada...
Pena que a camêra não capta direito quando se tem pouca luz...
Mas essa luz do porta-luvas tá iluminando o suficiente pra poder ver dentro...
Como eu tava com a luz de teto acesa e a camêra não favoreceu... ficou escuro...
Mas o vídeo é mais pra mostrar o funcionamento e tal...
Mas garanto que tem luz sim!

Espero que gostem...

Editado pela última vez por socket em Ter Mar 11, 2008 11:33 pm, em um total de 1 vez.
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
- Piloto de Testes da FIAT
Agora com vídeo desse troço funfando! 

(Som, rodas, etc...)
(Som, rodas, etc...)
- Velha Guarda
Aeeee parabéns, ficou legal.... Mas no meu vai ser dificil fazer... No lugar do porta luvas superior tem o airbag...
Abraço

Abraço
Punto Sporting
Laranja Spot
Huricane HA4.120 - Kit 2 vias 6" Pionner Kevlar 220watts - Triaxial 5" Selenium 100watts - Sub Hinor Cruzader 10" 200watts - Buzina Maritima

Laranja Spot
Huricane HA4.120 - Kit 2 vias 6" Pionner Kevlar 220watts - Triaxial 5" Selenium 100watts - Sub Hinor Cruzader 10" 200watts - Buzina Maritima

- Instrutor de Auto Escola
Uma dúvida, Socket: Tú mexeu na luz de teto só para pegar o positivo constante, né? Porém embaixo do volante tem um cabo vermelho e grosso (aceita mais "fugas" de tensão") que tem o positivo direto, constante. Acho que seria mais fácil puxar dalí.
Como curiosidade, não sei se vç viu no outrofórum.com.br que postei que fiz a luz de assoalho da frente (duas) como alguns carros tem em baixo do painel, como Focus, Cherokee, etc... Daí eu puxei o positivo constante desse fio e o negativo daí sim tive que puxar da luz de teto pois é este que fecha o circuito e acende a luz. Então as luzes do assoalho acendem e apagam conforme a luz do teto (inclusive temporizada).
Como curiosidade, não sei se vç viu no outrofórum.com.br que postei que fiz a luz de assoalho da frente (duas) como alguns carros tem em baixo do painel, como Focus, Cherokee, etc... Daí eu puxei o positivo constante desse fio e o negativo daí sim tive que puxar da luz de teto pois é este que fecha o circuito e acende a luz. Então as luzes do assoalho acendem e apagam conforme a luz do teto (inclusive temporizada).
Anderson – Santos/SP
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Kit Sporting:
Chamber escreveu:Uma dúvida, Socket: Tú mexeu na luz de teto só para pegar o positivo constante, né? Porém embaixo do volante tem um cabo vermelho e grosso (aceita mais "fugas" de tensão") que tem o positivo direto, constante. Acho que seria mais fácil puxar dalí.
O que acha de postar aqui tb esse how-to?
[]
Rodrigo - São Paulo
Punto HLX 1.8 Cinza Scandium
Punto HLX 1.8 Cinza Scandium
- Roda dura de Auto Escola
Vamos por partes:
Quem tem airbag e não pode abrir o "porta luvas" que não existe... há como montar a luz do jeito que eu fiz. Só desmontei o meu pra facilitar o trabalho. Mas poderia muito bem encaixar as coisas por baixo.
Só não sei se isso funciona pra quem tem B&M... pois não me lembro como fica o porta luvas...
Chamber, só usei o positivo da plafonier pelo simples motivo de após alguns minutos das luzes do carro estarem acesas, ele corta toda a alimentação. Saca?
Não sei quanto é esse tempo, mas é mais seguro assim, pois caso algum dia o porta luvas ao fechar não apague a luz... ela se apagará depois e não descarregará a bateria permanentemente.
Quem tem airbag e não pode abrir o "porta luvas" que não existe... há como montar a luz do jeito que eu fiz. Só desmontei o meu pra facilitar o trabalho. Mas poderia muito bem encaixar as coisas por baixo.
Só não sei se isso funciona pra quem tem B&M... pois não me lembro como fica o porta luvas...
Chamber, só usei o positivo da plafonier pelo simples motivo de após alguns minutos das luzes do carro estarem acesas, ele corta toda a alimentação. Saca?
Não sei quanto é esse tempo, mas é mais seguro assim, pois caso algum dia o porta luvas ao fechar não apague a luz... ela se apagará depois e não descarregará a bateria permanentemente.
(Som, rodas, etc...)
(Som, rodas, etc...)
- Velha Guarda
socket escreveu:Chamber, só usei o positivo da plafonier pelo simples motivo de após alguns minutos das luzes do carro estarem acesas, ele corta toda a alimentação. Saca?
Perfeitamente, aliás genial a idéia.
Anderson – Santos/SP
Kit Sporting:
Kit Sporting: