Óleo do motor

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Óleo do motor

por Febezza » Sáb Set 29, 2012 5:42 pm

O ideal é utilizar o que está descrito no manual do carro.
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por OmarST » Qua Fev 20, 2013 2:44 pm

Para um Essence 1.6 qual seria melhor: Shell Helix 5W30, API SN: R$38/litro ou Selenia K Pure Energy 5W30, API SM: R$33/litro ?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por danielcingano » Sex Fev 22, 2013 3:56 pm

OmarST escreveu:Para um Essence 1.6 qual seria melhor: Shell Helix 5W30, API SN: R$38/litro ou Selenia K Pure Energy 5W30, API SM: R$33/litro ?

O Selenia é o recomendado pela fiat, porém o shell é superior por possuir alguns aditivos que melhorar seu trabalho.
Se souber um pouco de inglês ira entender melhor pelo gráfico.

Imagem
Imagem
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por muriloferreira » Sex Fev 22, 2013 4:58 pm

na ultima troca de óleo utilizei o 10W40 100% sintético, com nova tecnologia APISN,
recomendo!
Semi sintético nunca mais!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por rodsniper » Ter Jun 04, 2013 4:55 pm

Pessoal comprei um Punto 1.8 Sporting 2008/2008 e já quero substituir o óleo dele. Dei uma olhada no manual dele e informa p/ utilizar o Selenia Performer 10w40. Procurei em tudo qto é lugar pra comprar esse óleo e sem sucesso. Vi que no manual recomenda a usar óleo 10w40 API SL FIAT 9.55535 (Detalhe que essa especificação é genérica e não está espec). Fui nas 2 concessionárias de Ribeirão Preto/SP e as 2 não possuem o óleo e não souberam me informar ql óleo eu coloco. Entrei em contato com a FIAT e eles orientam a usar o óleo que passei anteriormente (mas só Deus deve ter esse óleo pra vender) e não informam onde adquirir e como. Estou indignado e com receio de ter uma dor de cabeça futura por causa da minha escolha.
Vcs que são os cara que entendem de Punto, podem me ajudar a encontrar o melhor caminho(óleo)?
Abs.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por tiagocaria » Ter Jun 04, 2013 5:52 pm

pode colocar um 5W40 com qualquer classificação superior a SL, ou seja, SM/SN que voce estará melhor servido...

o 5w significa que na fase fria ele é menos viscoso que o recomendado e assim chega mais rapido às partes mais distantes da bomba e com menos esforço... Ja na fase quente ele tem a mesma caracteristica do original nao sofrendo perdas.

ja a classe API é pela qualidade dos aditivos... quanto mais perto do Z, melhor
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por EvandroHenrique » Qua Jun 19, 2013 9:47 am

Fala moçada!!! Acabei de comprar um Punto HLX (1.8 8v), está com 67.000km e também estou querendo trocar o óleo do mesmo, mas não sei ao certo qual utilizar, na FIAT sempre recomendam o 15w40 semi-sintetico da Selenia. Gostaria de saber qual o melhor oleo para este motor (viajo na maioria dos fds) e se devo realizar algum procedimento na troca do oleo, uma vez que não sei qual era o oleo utilizado pelo proprietário anterior. 8)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por tiagocaria » Sex Jun 21, 2013 10:04 am

no meu sporting 1.8 8v eu usava o Selenia 2k Pure energy.

5W30 sintético.

Nunca tive problemas...

se for adotar oleo de base diferente, faça uma limpeza antes
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

Anterior