Rodar pouco estraga o motor

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

Rodar pouco estraga o motor

por Marquinhos_rj » Seg Jul 08, 2013 10:43 am

A publicitária Fernanda Pereira mora pertinho do seu trabalho na capital paulista. Entre ida e volta, o percurso não chega a seis quilômetros. Mesmo assim, ela prefere ir dirigindo. Recentemente, começou a ouvir uns barulhinhos estranhos em seu carro e, quando soube do diagnóstico, teve a desagradável surpresa: o motor estava com problemas devido ao uso restrito. Fernanda tirou pessoalmente a prova de que rodar pouco estraga a motorização, não é apenas um mito.

Para saber quem corre o mesmo risco, antes é preciso conhecer o que se entende por rodar pouco. “O que prejudica são os trajetos curtos, que fazem com que o motor não atinja sua temperatura ideal de trabalho. Quando a gasolina não aquece totalmente, ela forma uma camada preta, uma incrustação que dificulta a refrigeração. O motor que trabalha em temperatura mais baixa carboniza mais”, explica o professor de engenharia mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI), Silvio Sumioshi.

Integrante do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP, o também professor universitário Marcelo Alves ressalta que pode haver fadiga prematura de algumas peças e do próprio propulsor. “Ao rodar percursos muitos curtos, e por pouco tempo, o motor não atinge a condição ideal de funcionamento. Isso pode ser prejudicial por conta de fadiga prematura de alguns componentes. A má aplicação do motor pode fazer com que ele trabalhe mais próximo do seu limite de projeto por um tempo maior, o que faz com que a vida útil seja reduzida”, comenta. Alves afirma ser difícil quantificar a quilometragem ou o tempo necessários para evitar esse desgaste do motor. Já Sumioshi acredita que, de maneira geral, é preciso rodar aproximadamente dez quilômetros. “É o mínimo para evitar danos ao motor, principalmente no inverno, quando ele demora mais para aquecer”, complementa.

Ler mais...

http://revistaautoesporte.globo.com/Ser ... motor.html
Link - Fotos do meu Punto ...
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: Rodar pouco estraga o motor

por VLA » Seg Jul 08, 2013 12:29 pm

isso é fato, só achei a km citada (6km de percurso) não tão curta assim... imaginei esse tipo de problema acontecendo com quem roda até uns 4km de percurso.

creio que os danos ao motor minimizam se a pessoa antecipar a troca de oleo, fazendo por tempo e nao por km, e se variar os percursos fazendo alguns mais longos eventualmente, certo?
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Marquinhos_rj » Seg Jul 08, 2013 2:31 pm

Concordo. De certa forma atualmente é até o meu caso. Hoje em dia, com o trampo próximo do metro ando bem menos de carro durante a semana. O que não impede de pleo menos uma vez no meio da semana, tipo numa quarta por exemplo dar uma saída de leve com o carro para colocar ele para rodar. Ou então se der pelo menos ligar ele um pouco dentro da garagem mesmo.

Mas em relação a manutenção é mais ou menos por aí que faço. Procuro antecipar certos itens ( óleo por exemplo ) afim de tentar preservar ao máximo os componentes.
Link - Fotos do meu Punto ...
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
Velha Guarda
Velha Guarda

por Arnaldo B » Seg Jul 08, 2013 2:38 pm

VLA acredito que mesmo trocando o óleo não mude muita coisa, e isso não é somente privilégio de FIAT (avisar antes que algum antifiat se manifeste)... Um amigo tinha um astra, me lembro que a KM não era muito alta na época, e teve problemas no motor, começou a fumar. Mandou arrumar e adivinha... desgaste do cabeçote, e retentores de válvula bem ressecados, devido o motor estar trabalhando fora da temperatura ideal, tudo provocado por um problema na válvula termostática, que não dava tempo do motor esquentar, pois ficava circulando a água direto. Nos primeiros 6 km dependendo da região onde ela anda mora, 6 km acredito não ser o suficiente para o motor chegar na temperatura ideal de trabalho e mesmo que consiga chegar, acho que a maior parte do tempo ela pode ter andado com o motor frio demais.
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por VLA » Ter Jul 09, 2013 8:34 am

pow isso me interessa pois em breve pretendo me mudar para menos de 4km do meu trampo... tadinho do punto :(
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Ferranda » Ter Jul 09, 2013 11:16 am

Nesses casos, pré aquecer o motor pode ser uma boa saída.
O grande problema não é só a contaminação do óleo com combustível, mas também a baixa temperatura da câmara de combustão.
6Km sem transito, realmente deve ser um trajeto bem rápido. Rsrsrs

(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda