Óleo Lubrificante para e-torq 1.6 ou 1.8
Óleo Lubrificante para e-torq 1.6 ou 1.8
Olá Amigos!
Alguém poderia me dizer se posso usar o óleo SELENIA 5w30 PERFORMER no E-TORQ 1.6? O Manual indica o SELENIA 5w30 K PURE ENERGY.
Ocorre que na concessionária não tem o 5w30 K PURE ENERGY e disseram que pode ser usado o 5w30 PERFORMER sem nenhum problema. Mas, como vocês sabem, concessionária fala qualquer coisa para vender.
Agradeço a ajuda!
Alguém poderia me dizer se posso usar o óleo SELENIA 5w30 PERFORMER no E-TORQ 1.6? O Manual indica o SELENIA 5w30 K PURE ENERGY.
Ocorre que na concessionária não tem o 5w30 K PURE ENERGY e disseram que pode ser usado o 5w30 PERFORMER sem nenhum problema. Mas, como vocês sabem, concessionária fala qualquer coisa para vender.
Agradeço a ajuda!
- Piloto de Atari
Re: Óleo Lubrificante para e-torq 1.6
Seria Perform, e não Performer, correto?
O selenia K é API SM, então vc pode usar qualquer sintético 5w30 API SM, incluindo o Perform.
O Performer é 15w40, cuidado com o detalhe.
Já vi lotes antigos do Perform com API SL, acho que alteraram recentemente. Assim como inventaram um K-Power com API SN agora.
Manual do Punto é confuso. Em vez de especificar uma marca/modelo de lubrificante, deveria especificar a viscosidade, base, api e ponto final.
O selenia K é API SM, então vc pode usar qualquer sintético 5w30 API SM, incluindo o Perform.
O Performer é 15w40, cuidado com o detalhe.
Já vi lotes antigos do Perform com API SL, acho que alteraram recentemente. Assim como inventaram um K-Power com API SN agora.
Manual do Punto é confuso. Em vez de especificar uma marca/modelo de lubrificante, deveria especificar a viscosidade, base, api e ponto final.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Carlos Renato Silva escreveu:Olá Amigos!
Agradeço a ajuda!
Carlos, não existe Selènia Performer 5W30, o que existe é o Selènia Power 5W30 que é API SN, mais moderno, é o lubrificante mais recente da linha.
Lí no Blog Auto Entusiastas que não se deve usar óleo com a classificação API superior a necessária ao motor mas já fiz isso muitas vezes e por muito tempo e não tive problemas, portanto eu usaria sim o POWER 5W30.
Mas se você quiser usar um Shell, Mobil ou outro 5W30 sintético com API SM pode usar sem medo.
Aqui você encontra mais informações sobre os lubrificantes Selènia, fabricados pela Petronas: http://www.pli-petronas.com.br/products/am_selenia.aspx
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Vinícius,
É isso mesmo! PERFORM. Grato pela correção. Você se refere ao API SM, em lotes antigos. O lote que eu comprei é API SL. Não sei se é apenas uma questão de nomenclatura. No site sugerido pelo João Paulo, a classificação do PERFORM está API SM. De qualquer forma, farei a troca e em uma próxima compra eu volto a usar o K PURE ENERGY, ou até o novo POWER SN. Estou atento à classificação principal que é o 5W30. Usar outra classificação seria mesmo um problema! Muito Grato!
João,
O produto existe, mas é o PERFORM. Eu escrevi errado e o Vinícius corrigiu. Veja no site que você sugeriu. Penso que usar óleo de classificação superior não trará problema. Esse POWER 5W30, pelo que o site fala, é interessante por evitar ou prevenir a tal de BORRA que é um problema sério para os motores. Talvez eu passe a usar o POWER por causa disso. Muito grato pela colaboração!
É isso mesmo! PERFORM. Grato pela correção. Você se refere ao API SM, em lotes antigos. O lote que eu comprei é API SL. Não sei se é apenas uma questão de nomenclatura. No site sugerido pelo João Paulo, a classificação do PERFORM está API SM. De qualquer forma, farei a troca e em uma próxima compra eu volto a usar o K PURE ENERGY, ou até o novo POWER SN. Estou atento à classificação principal que é o 5W30. Usar outra classificação seria mesmo um problema! Muito Grato!
João,
O produto existe, mas é o PERFORM. Eu escrevi errado e o Vinícius corrigiu. Veja no site que você sugeriu. Penso que usar óleo de classificação superior não trará problema. Esse POWER 5W30, pelo que o site fala, é interessante por evitar ou prevenir a tal de BORRA que é um problema sério para os motores. Talvez eu passe a usar o POWER por causa disso. Muito grato pela colaboração!
- Piloto de Atari
Não vejo problemas em usar o Perform, uso no E-torq 1.8. Quando lançado, o Selenia K Pure Energy éra API SL e depois pulou para a SM, logo não vejo problemas em usar um óleo API SL, desde que atenda a viscosidade.

- Piloto de Autorama
Alem de ver a viscosidade do oleo (5W30, 15W30, etc), precisa ficar atendo ao API, se for anterior ao sugerido pela montadora NÃO SE DEVE UTILIZAR, e os APIs são por ordem alfabetica, como por exemplo SL, SM, SN
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
- Piloto de Kart de feriado
no manul na pagina E-18 esta apenas dizendo que a especificação do óleo para o motor etorq e LUBRIFICANTE SINTÉTICO SAE 5W30 , então chega-se a conclusão que qualquer oleo 5w30 100% sintetico sl sm sn sendo que em belo horizonte o Sn hellix e o lubrax valoura sn estão em torno de 50 reais o litro ,selenia sm 5w30 k pure 35 reais e o perform 5w30 sl 24 reais.

Editado pela última vez por bld17 em Qua Abr 02, 2014 4:14 pm, em um total de 2 vezes.
- Piloto de Autorama
bruno, vc precisa enviar a imagem pra algum site, como por exemplo http://imgur.com/ ou http://pt-br.tinypic.com/
depois vc posta o link da imagem entre as tags [img ][/img ]
depois vc posta o link da imagem entre as tags [img ][/img ]
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
- Piloto de Kart de feriado
- Piloto de Autorama
Bruno,
Também pensei da mesma forma. De acordo com o Manual, um SAE 5W30 atende. O preço do PERFORM está bem melhor! Isso deve ser levado em conta!
Valeu!
É bom saber que já teve alguém que usou e não teve problema!
Também pensei da mesma forma. De acordo com o Manual, um SAE 5W30 atende. O preço do PERFORM está bem melhor! Isso deve ser levado em conta!
Valeu!
É bom saber que já teve alguém que usou e não teve problema!
- Piloto de Atari