Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por Marcus Vilasboas » Qui Jul 17, 2014 9:32 am

ireno escreveu:Jovens, a respeito do creeping, aquela limitação dele de aplicar somente 3,5kgfm de torque e desenvolver no máximo 7 km/h, eh apenas uma questao de configuração no software que comanda o câmbio, ou teria um limitante mecanico?? Isso eh algo que pode ser contornado?? Pergunto isso pq acredito q se fosse permitido aplicar um torque maior que esse entao acabaria o problema do carro descer numa ladeira acentuada... o creeping soh segura o carro em ladeiras com quase nada de inclinação...

ireno, no creeping, a marcha lenta ganha um ligeiro incremento de aceleração e a embreagem vai soltando bem devagar pra fazer o carro andar. O torque de 3,5 kgfm e a velocidade são apenas a resultante deste incremento, a variável monitorada me parece ser apenas a rotação do motor. Uma alteração de software poderia fazer essa aceleração ser mais forte, mas eu acho que esta alteração teria que ser feita pela FIAT, ou seja, não é um parâmetro que possamos alterar com um scanner, ou pelo menos eu nunca li nada a esse respeito.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Marcus Vilasboas » Qui Jul 17, 2014 9:38 am

[quote: qsboy] O pior é minha esposa falando comigo que eu sou roda dura já que quando ela dirige o carro não faz isso. (~X() (~X() (~X() (~X()[/quote]

Kkkkkkkkkkkkk. Essa foi muito boa...

Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Qui Jul 17, 2014 11:09 am

qsboy escreveu:Tenho uma dúvida:

Paro meu carro numa descida. Piso no freio. Câmbio marcando '1'. Vou solto o freio parcialmente o carro começa a descer e vai ganhando velocidade. Ele chega aos 30 KM por Hora e eu continuo acionando o freio e o cambio continua marcando '1' e o conta giros marcando 800 RPM (marcha lenta). Estando eu a mais ou menos 30 km por hora, quando solto o freio (que na verdade também aciona a embreagem), o carro não deveria engatar a segunda ou terceira marchas? No meu continua na primeira e o cavalo dá um coice enorme e eu passo vergonha.
O carro de mais alguém é assim?

Dualogic Plus. 13/13

Sim, o meu é igual, mas não dá tranco, porque não deixo chegar a 30 km/h sem acelerar, começou a andar eu já acelero e ele vai de primeira marcha, depois engata a segunda se tiver velocidade suficiente, se não tiver, como se o trânsito estiver engarrafado na descida, ele continua na primeira marcha, mas ai já sei que tenho que acelerar muito de leve para não pular como um cavalo xucro. Mas não tem jeito, essa situação é catastrófica, tem que "pegar muito o jeito" para não dar trancos, porque mesmo comandando a mudança manual para segunda marcha o sistema não permite pois tem pouca velocidade.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por jpromero » Qui Jul 17, 2014 11:13 am

VLA escreveu:após a inclusão do creeping e outras melhorias, até tenho olhado para o dualogic com bons olhos... mas ainda nao entendo a fiat privar compradores de carros acima dos 50k (bravo/punto/linea) de um bom cambio automatico de verdade, como existe por exemplo nas versoes mais caras do cinquecento.

ireno escreveu:Jovens, a respeito do creeping, aquela limitação dele de aplicar somente 3,5kgfm de torque e desenvolver no máximo 7 km/h, eh apenas uma questao de configuração no software que comanda o câmbio, ou teria um limitante mecanico?? Isso eh algo que pode ser contornado?? Pergunto isso pq acredito q se fosse permitido aplicar um torque maior que esse entao acabaria o problema do carro descer numa ladeira acentuada... o creeping soh segura o carro em ladeiras com quase nada de inclinação...

essa deficiencia poderia ser contornada se a fiat colocasse no punto o sistema de auxilio de partida em rampas, que mantem o carro parado por 3 ou 5s após tirar o pé do freio (tempo suficiente pra acelerar e arrancar)... é um sistema que deve ser relativamente simples e por acaso tbm existe no fiat cinquecento... uma lastima a fiat privar carros como punto, linea e bravo desse sistema e de outros que ela já vende lá fora a anos. :(

obs: enquanto a fiat faz economia porca com o mercado brasileiro, a vw já coloca assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e comando variavel até em carros da familia gol e fox na linha 2015... acorda fiat!

O Bravo tem o Hill Holder, não é de série nos aspirados apenas no T-Jet que é.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por jpromero » Qui Jul 17, 2014 11:16 am

Alguém já tentou mudar de D para N com o carro em movimento e vice versa? Sempre quis fazer mas tenho medo (:D)

Porque isso deve resolver os trancos nas descidas, se o trânsito estiver lento poderíamos começar a andar em N e quando puder acelerar coloca no D e o Dualogic escolhe a marcha adequada. Faço isso nos automáticos com conversor de torque sem problema algum.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Marcus Vilasboas » Qui Jul 17, 2014 11:46 am

jpromero escreveu:Alguém já tentou mudar de D para N com o carro em movimento e vice versa? Sempre quis fazer mas tenho medo (:D)

Porque isso deve resolver os trancos nas descidas, se o trânsito estiver lento poderíamos começar a andar em N e quando puder acelerar coloca no D e o Dualogic escolhe a marcha adequada. Faço isso nos automáticos com conversor de torque sem problema algum.

Pode fazer sim, sem medo. Eu faço isso toda hora, pois tenho mania de deixar o carro "na banguela". Mas sempre fiz isso sem pisar no freio. Não sei como o carro vai reagir se vc passar do D pro N com velocidade e freio acionado.

Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Qui Jul 17, 2014 2:00 pm

Legal Marcus! Agora resta saber se o Dualogic irá engatar a marcha correta ou vai enfiar a primeira marcha a 50 km/h!
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Marcus Vilasboas » Qui Jul 17, 2014 2:53 pm

jpromero escreveu:Legal Marcus! Agora resta saber se o Dualogic irá engatar a marcha correta ou vai enfiar a primeira marcha a 50 km/h!

Imagine uma situação, onde vc está com o carro em movimento e entra em uma descida, se vc parar de acelerar e colocar o cambio em N, o câmbio vai desengatar e o carro desce "na banguela". No meio ou no final da descida, se vc colocar o cambio de volta em D, ele vai engatar uma marcha equivalente à sua velocidade e ainda equaliza a rotação do motor para que a marcha entre SEM NENHUM TRANCO. Se vc estiver parado num farol numa descida, colocar o câmbio em N e soltar o freio, o carro começa a descer desengatado e vc pode colocar o câmbio em D a qualquer momento que ele vai engatar uma marcha equivalente à sua velocidade e equalizar a rotação. Se vc tiver acelerando e colocar o cambio em N, ele acende o aviso "MANOBRA NÃO PERMITIDA".
O problema acontece quando vc para totalmente o carro numa descida, deixa o cambio em D e depois solta levemente o pedal do freio, suficiente pro carro descer e ganhar velocidade, mas com o pedal do freio ainda pressionado. Quando vc soltar totalmente o pedal do freio, ele não engata uma marcha correta e nem equaliza a rotação, ele engata a primeira e daí vem o "coice" que, dependendo da velocidade, pode estourar alguma coisa.

Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Marcus Vilasboas » Qui Jul 17, 2014 2:57 pm

jpromero escreveu:Legal Marcus! Agora resta saber se o Dualogic irá engatar a marcha correta ou vai enfiar a primeira marcha a 50 km/h!

Imagine uma situação, onde vc está com o carro em movimento e entra em uma descida, se vc parar de acelerar e colocar o cambio em N, o câmbio vai desengatar e o carro desce "na banguela". No meio ou no final da descida, se vc colocar o cambio de volta em D, ele vai engatar uma marcha equivalente à sua velocidade e ainda equaliza a rotação do motor para que a marcha entre SEM NENHUM TRANCO. Se vc estiver parado num farol numa descida, colocar o câmbio em N e soltar o freio, o carro começa a descer desengatado e vc pode colocar o câmbio em D a qualquer momento que ele vai engatar uma marcha equivalente à sua velocidade e equalizar a rotação. Se vc tiver acelerando e colocar o cambio em N, ele acende o aviso "MANOBRA NÃO PERMITIDA".
O problema acontece quando vc para totalmente o carro numa descida, deixa o cambio em D e depois solta levemente o pedal do freio, suficiente pro carro descer e ganhar velocidade, mas com o pedal do freio ainda pressionado. Quando vc soltar totalmente o pedal do freio, ele não engata uma marcha correta e nem equaliza a rotação, ele engata a primeira e daí vem o "coice" que, dependendo da velocidade, pode estourar alguma coisa.

Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Qui Jul 17, 2014 3:07 pm

Marcus Vilasboas escreveu:

Entendi, então o melhor a fazer nesse caso é deixar em N e depois quando o trânsito estiver fluindo engatar em D.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

AnteriorPróximo