Carro morrendo - bomba não é alimentada..

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Carro morrendo - bomba não é alimentada..

por jpromero » Qui Abr 16, 2015 11:22 am

Rodney, primeiro: Vá até a CCS e compre um relé novo, coloque no lugar da bomba de combustível. Se não der mais problema, ótimo, você trocou um relé defeituoso e resolveu o problema.

Se não resolver, você gastou bem pouco mas está com o relé novo e tem certeza que não é defeito nele. Ai resta conferir o chicote entre a ECU e o soquete do relé, com o esquema elétrico e um multímetro dá para fazer esse teste.

Se o problema for mesmo na ECU pode ser que um técnico consiga resolver sem ter que trocá-la, pois tem todo o problema do Code. Enfim, creio que o defeito seja no relé.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por rodney.oliveira » Qui Abr 16, 2015 1:28 pm

Então pessoal, substitui o rele com o do farol alto.
Como o punto desarma o farol baixo quando o farol alto esta acionado, caso o rele de o problema o farol apaga..
estou rodando com o farol alto sempre que vou sair com o carro.. vou fazer o teste alguns dias, caso não apresente o problema, vou fazer um chaveamento..
Deixar o esquema original com o rele trocado, e caso de problema aciono a alimentação direta pra bomba..
Por enquanto agradeço muito a ajuda de vcs.. pra falar a verdade não importa de onde venha o problema.. eu quero resolver logo pra não ficar na rua..
abraço.
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Scorpio » Qui Abr 16, 2015 1:39 pm

rodney.oliveira escreveu:Por enquanto agradeço muito a ajuda de vcs.. pra falar a verdade não importa de onde venha o problema.. eu quero resolver logo pra não ficar na rua..

Sem você saber de onde vem o problema, vais ficar batendo cabeça de um lado para outro, trocando e comprando peças sem necessidade. :roll:
A analise logica sempre é a melhor opção para quem quer executar um reparo.

Use o rele do farol de milha ou do farol baixo... o farol alto vai incomodar outros motoristas.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por rodney.oliveira » Qui Abr 16, 2015 2:39 pm

Scorpio escreveu:
rodney.oliveira escreveu:Por enquanto agradeço muito a ajuda de vcs.. pra falar a verdade não importa de onde venha o problema.. eu quero resolver logo pra não ficar na rua..

Sem você saber de onde vem o problema, vais ficar batendo cabeça de um lado para outro, trocando e comprando peças sem necessidade. :roll:
A analise logica sempre é a melhor opção para quem quer executar um reparo.

Use o rele do farol de milha ou do farol baixo... o farol alto vai incomodar outros motoristas.

Sim claro, quis dizer que o que mais me incomoda é não saber onde esta o problema.. mesmo que seja a central.. quero resolver logo.. farei isso scorpio, vou encontrar o do milha, não tinha feito pq o primeiro que achei foi o farol alto mesmo..
achando ele posto uma imagem de qual é o rele para efeito de informação do fórum.
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por rodney.oliveira » Sáb Abr 18, 2015 3:28 pm

Fala Scorpio e JP..
Hoje tive um tempo aqui pra mexer no carro..
voltei a ligação original, o carro pegou na primeira partida e depois morreu.. :?
No momento que fiz a troca do rele fiquei com os 2 na mão.. daí hoje por desencargo, troquei novamente o rele, mas o carro continuou nao ligando (a bomba nao dava sinal)..

Montei um teste que não sei se funciona.. com uma lampada pingo.. e liguei nos terminais da caixa de fusível par em par (vertical com vertical, horizontal com horizontal) a lampada não acendeu.. mas não sei se deveria acender da forma com que montei ela ou liguei no terminal.

voltei o rele pro lugar e o carro ligou.. tentei o teste da lampada novamente e nada.. agora o carro esta funcionando mas não consegui por em pratica o teste da lampada.. onde estou errando em?

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Scorpio » Sáb Abr 18, 2015 4:25 pm

rodney.oliveira escreveu:.. tentei o teste da lampada novamente e nada.. agora o carro esta funcionando mas não consegui por em pratica o teste da lampada.. onde estou errando em?

A lâmpada deve ser colocada nos terminais do retângulo AZUL. (foto abaixo)
Ao ligar a chave de ignição a lâmpada deve acender por uns 3 segundos e apagar.

Outro teste: Com a chave de ignição ligada ao curto-circuitar os polos do retângulo VERDE (com um pedaço de fio) a bomba de combustível deve ligar.

Nunca curto-circuite os terminais do retângulo AZUL!!!

Imagem
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por rodney.oliveira » Sáb Abr 18, 2015 6:09 pm

Fala Scorpio.. um amigo (Lobo do Bravaclub) também está me ajudando por msg ..
Como o carro está funcionando agora, não tenho como testar, e a lampada pingo pelo visto estava queimada mesmo.. testei com uma H1 e deu certo..
neste momento o carro está funcionando.

o que fizemos até agora:
Pra eu não ficar na mão durante o teste, deixei a chave on/off interligada com o cabo positivo que vai direto pra bomba porem desligada.. se o carro morrer em uma situação complicada eu aciono a chave.. se der pra parar o carro em algum lugar eu farei o seguinte:

Imagem

Deixei os cabos ligados juntamente com o relé..
e estou com um multímetro no carro, caso o problema se apresente vou medir as 3 saídas pra ver se chegam os 12v, neste momento as 3 estão enviando..
Conforme orientações que ele me passou:

Se faltar
85 e 87 = não vem sinal da central
30 e 87 = chicote da bateria, fusível com mau contato, conector relé
Só 87 = relé ou conector do relé
se morrer o carro e todos medirem, e o chicote do rele pra bomba

daí em diante teremos que analizar de onde vem o problema!

Imagem

Tem alguma observação ou dica?
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Scorpio » Sáb Abr 18, 2015 6:29 pm

rodney.oliveira escreveu:.....a lampada pingo pelo visto estava queimada mesmo.. testei com uma H1 e deu certo..

Usar uma H1 para testar é pedir para queimar o modulo de injeção. (disse várias vezes lampada de 1W)

85 e 86 (bobina do rele) vem do módulo e não deve ser ligado em nada... além do rele ou uma lampada teste de 1 watt.
Expliquei logo acima como fazer o teste corretamente.

Pede para algum amigo que entenda (de verdade) de elétrica / eletrônica para te ajudar... vaias acabar queimando o módulo de injeção.

.
Moderador
Moderador

por Scorpio » Sáb Abr 18, 2015 6:47 pm

rodney.oliveira escreveu:85 e 87 = não vem sinal da central

85 e 86 bobina do rele ligado ao modulo de injeção
87 e 30 chaveamento da bomba de combustível

(85 e 86) e (87 e 30) são circuitos separados e não devem de forma alguma serem ligados entre si sob risco de danos ao módulo de injeção ($$$$)

(85 e 86) - pinos mais finos do rele
(87 e 30) - pinos mais grossos do rele

Imagem
Moderador
Moderador

por rodney.oliveira » Sáb Abr 18, 2015 7:39 pm

Scorpio escreveu:
rodney.oliveira escreveu:85 e 87 = não vem sinal da central

85 e 86 bobina do rele ligado ao modulo de injeção
87 e 30 chaveamento da bomba de combustível

(85 e 86) e (87 e 30) são circuitos separados e não devem de forma alguma serem ligados entre si sob risco de danos ao módulo de injeção ($$$$)

(85 e 86) - pinos mais finos do rele
(87 e 30) - pinos mais grossos do rele

Scorpio.. acho que entendeu ao contrario..
no texto eu disse que "se faltar" (no caso 12v)
nos respectivos fios que vem da caixa de fusível, estes seriam os problemas, quis dizer o contrario do que entendeu...
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

AnteriorPróximo