Desempenho do punto 1.6 16v 2011

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Desempenho do punto 1.6 16v 2011

por Sabrinapatrick » Sáb Mai 02, 2015 8:23 pm

Boa noite pessoal, sou novo aqui e comprei meu carro a pouco tempo, venho notado que ele apresenta em marcha lenta pouca força, parecendo carro 1.0, em subidas pior ainda. Creio que por essa falta de força faz com que meu consumo aumente. Outro problema apresentado foi no inverno passado, todo dia pela manhã eu saia com o carro para ir trabalhar e logo apos uma acelerada mais forte ele parece que engasga e desligava sozinho, muito perigoso numa estrada movimentada, então se alguém puder ajudar agradeço. Obrigado.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Desempenho do punto 1.6 16v 2011

por VLA » Seg Mai 04, 2015 9:45 am

na marcha lenta não tem força mesmo.... nenhum carro tem.

sobre os engasgos o primeiro passo é passar num scanner pra ver se acusa alguma anomalia....

como está a manutenção do carro? revisões, filtros, fluidos, etc...
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por jpromero » Seg Mai 04, 2015 2:25 pm

Sabrina, essa falta de força em baixas rotações é comum em motores 16V, porém no Punto essa característica não é muito comum, o motor 1.6 até que é bom em baixa rotação. Pode ser que essa falta de força e os engasgos tenham relação e estejam inclusive atrapalhando o consumo, como bem perguntou o VLA: A manutenção periódica está em dia?
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Sabrinapatrick » Ter Mai 05, 2015 6:30 pm

Então, quando comprei o carro ano passado na loja me falaram que o dono nunca fez manutenção na própria fiat mas que o carro estava em bom estado tudo estava em dia, logo depois fiquei com o carro e levei no meu mecânico, troquei tudo dele para não me preocupar depois, bobina, cabos, velas, filtros.... o carro agora está em dia na manutenção, só que o problema de ser fraco continua, meu pai possui um fiesta 1.6 que desenvolve muito bem, parece que meu punto está amarrado. Em questão aos engasgos, agora no verão não apresentou, não sei se vai voltar com o inverno chegando..., é preocupante, mas o que eu sentia quando ele dava esses engasgos e morria era que o carro se soltava e logo após morria. Ele está fazendo 10, 11 por litro, normal de um punto 1.6 certo?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por franck » Ter Mai 05, 2015 7:19 pm

Sabrinapatrick escreveu:Então, quando comprei o carro ano passado na loja me falaram que o dono nunca fez manutenção na própria fiat mas que o carro estava em bom estado tudo estava em dia, logo depois fiquei com o carro e levei no meu mecânico, troquei tudo dele para não me preocupar depois, bobina, cabos, velas, filtros.... o carro agora está em dia na manutenção, só que o problema de ser fraco continua, meu pai possui um fiesta 1.6 que desenvolve muito bem, parece que meu punto está amarrado. Em questão aos engasgos, agora no verão não apresentou, não sei se vai voltar com o inverno chegando..., é preocupante, mas o que eu sentia quando ele dava esses engasgos e morria era que o carro se soltava e logo após morria. Ele está fazendo 10, 11 por litro, normal de um punto 1.6 certo?

Os engasgos davam com qual combustível?
Se for com álcool é normal, você deve esperar de um a dois minutos com o carro na marcha lenta até ele esquentar um pouco antes de sair com ele.
Se for com gasolina, tinha algo errado, mas como você efetuou a manutenção e o problema sumiu, provavelmente não vai voltar no inverno, poderia ser um filtro de ar sujo, filtro de gasolina sujo, velas ruins (o mais provável), cabos de velas com pequenas falhas, o que é bem comum de acontecer quando não se faz a manutenção preventiva (trocas dessas peças dentro do prazo).
Obs: sempre um lembrete, nunca ligue o carro e saia acelerando, isso aumenta o desgaste das peças, pois o óleo desce todo para o fundo durante a noite e demora alguns segundos para circular e lubrificar completamente todas as peças e cantos do motor.
Mais uma coisa, se o fiesta for com motor 1.6 8v. ele terá sim muito mais força em baixa rotação que um motor 1.6 16v. simples, característica desses motores.
Quanto ao consumo depende de vários fatores, trânsito, topografia, horário, peso do pé do motorista.. rssss
Eu sou bem tranquilo para rodar e aqui em BH no percurso que pego, misto de via expressa e bairro o 1.4 8v faz 11 a 12 e o 1.4 16v. (t-jet) faz 10 a 11 ambos só com gasolina.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Sabrinapatrick » Ter Mai 05, 2015 7:31 pm

Uso gasolina, usava comum agora que o preço abaixou uso só aditivada. Não sei se tem algo a ver com reservatório de gasolina na parte da frente, me falaram para colocar aditivada ou podium, mas como não sabia antes, coloquei comum.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Qua Mai 06, 2015 8:14 am

Sabrinapatrick escreveu:Então, quando comprei o carro ano passado na loja me falaram que o dono nunca fez manutenção na própria fiat mas que o carro estava em bom estado tudo estava em dia, logo depois fiquei com o carro e levei no meu mecânico, troquei tudo dele para não me preocupar depois, bobina, cabos, velas, filtros.... o carro agora está em dia na manutenção, só que o problema de ser fraco continua, meu pai possui um fiesta 1.6 que desenvolve muito bem, parece que meu punto está amarrado. Em questão aos engasgos, agora no verão não apresentou, não sei se vai voltar com o inverno chegando..., é preocupante, mas o que eu sentia quando ele dava esses engasgos e morria era que o carro se soltava e logo após morria. Ele está fazendo 10, 11 por litro, normal de um punto 1.6 certo?

É recomendável fazer uma limpeza de bicos injetores, o sintoma de engasgos são bem característicos de bicos fora de equalização. Como velas, cabos e bobina são novos não deve ser nada nessa área, mas ainda pode ser alguma dessas peças com defeito, mesmo sendo novas. Acredito que foram colocadas peças originais, pois as paralelas não tem a mesma qualidade (principalmente bobina e cabos).

Outra coisa é que o Fiesta além de ser 8V é mais leve que o Punto, o que acaba deixando-o mais ligeiro no trânsito urbano.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por VLA » Qua Mai 06, 2015 8:40 am

A falta de força relatada deve ser a questão do motor 16v em giros baixos. É uma questão estranha pra acostumar no início, quando a pessoa está acostumada com motor 8v e pega um 16v sem comando variável pela primeira vez. Fora isso ainda tem a diferença de peso entre o Fiesta e o Punto.

É um ponto fraco desse motor Etorq, mas ele compensa em outros pontos. Na estrada ele é muito bom, enquanto o Rocam 1.6 8v da Ford deixa a desejar (temos um na garagem da familia, já viajei com ele). Agora na cidade o Rocam é muito mais ágil em arrancadas e retomadas de baixa velocidade, como passar uma lombada por exemplo.

O Etorq começa a mostrar força só acima dos 2000-2500 giros.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Scorpio » Qua Mai 06, 2015 1:29 pm

Sugiro você levar seu Punto em uma concessionária Fiat para fazer atualização da central conhecida como telecarregamento, tudo se resume a ligar seu carro em um computador e então será feita a atualização do software da injeção; o serviço é gratuito independentemente do ano ou ter feito ou não as revisões obrigatórias. Se tentarem te cobrar ligue no 0800 da Fiat.

Razões para fazer o telecarregamento:

1- Dependendo da versão ou marca (Bosch ou Magneti Marelli) do módulo de injeção haverá uma melhora significativa neste comportamento preguiçoso em baixas RPMs pela redução do lag na abertura da borboleta.

2- Foi divulgado na mídia que alguns motores e-torq (Punto 1.6 = motor e-torq) andaram quebrando os pistões (algumas histórias estranhas, mas outras absolutamente verdadeiras sendo que a quebra ocorreu mais em motores e-torq 1,8) e segundo soube pelo pessoal da Fiat a causa é que a central (ECU) não corrige o tempo de injeção de forma correta provocando super aquecimento na câmara de combustão tendo como consequência a quebra dos pistões.

Já que nenhuma revisão foi feita na Fiat e seu Punto é 2011 (para o ano do seu carro existe uma atualização) não deixe de fazer a atualização do software da injeção, conhecida como telecarregamento, pois além de tudo é grátis.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Sabrinapatrick » Qua Mai 06, 2015 7:46 pm

Muito obrigado pessoal, vou fazer esse telecarregamento então para ver se melhora algo no meu punto. E como disse o VLA na estrada ele é ótimo para dirigir. Obrigado pela atenção de vocês.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo