Carro "soluçando" após troca de kit de embreagem Dualogic

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Carro "soluçando" após troca de kit de embreagem Dualogic

por dbp » Seg Mai 25, 2015 10:23 am

Prezados,
Troquei o kit de embreagem do meu LInea Dualogic (2011) e foi feita a calibração pelo scanner, tudo certinho.
Porém estou notando que as trocas de marcha ocorrem sem problemas, mas se eu solto o pé do acelerador durante a troca, o carro dá um "soluço" na hora que a marcha engata. Ele também está com a aceleração dando esse soluço, quando eu piso no acelerador rapidamente ou solto ele bruscamente, como se o corpo de borboleta estivesse sujo.

O que os amigos indicam para tratar essa peleja? Aguardo sugestões. Abraço!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Carro "soluçando" após troca de kit de embreagem Dualogi

por jpromero » Seg Mai 25, 2015 1:51 pm

David, queria trocar o kit de embreagem do meu carro para solucionar justamente esses 'soluços'. No meu carro, que tem motor 1.9, os soluços ficaram tão fortes que se tornaram trancos e vazios na aceleração, porém notei que mesmo com a marcha engatada, como a 5a marcha na estrada, ao soltar o pé do acelerador e acelerar novamente com moderada intensidade o soluço ocorria de maneira perceptível mesmo sem alteração na marcha engatada, ou seja, nesse momento a falha não era do câmbio e sim do sistema de injeção, mandei limpar os bicos e o carro melhorou demais, os bicos estavam com uma gosma que atrapalhavam o spray.

Claro que não resolveu o problema dos soluços nas trocas de marcha. Por exemplo, com o motor parcialmente aquecido em uma subida leve, ao mudar de 1a para 2a marcha no modo automático e andando em velocidade normal (troca aos 3000 rpm) ocorre um tranco forte. Sei que minha embreagem está com muito desgaste, você chegou a conferir a degradação da embreagem antiga através do scanner? Trocou o atuador da embreagem? Quanto pagou das peças e da mão de obra?
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por dbp » Seg Mai 25, 2015 2:46 pm

Jpromero,

Paguei R$ 400,00 no kit Valeo aqui na minha cidade. Não troquei o atuador, pois o meu mecânico testou e estava ok.
O sensor acusava 7950 de desgaste, perto do máximo 8000 (comprei o carro usado, já com 61 mil km, daí eu troquei com 69 mil km o kit).
A mão de obra eu ainda não sei quanto será, pois o mecânico é meu amigo e está puto por não ter resolvido meu problema ainda. Mas deve ficar na casa duns R$ 300/400 reais acredito.

O negócio é o seguinte... o tal "soluço" tá parecendo alguma coisa da posição da borboleta do acelerador. Vou bater um papo com ele para fazermos o reset de todos os parâmetros ligados ao câmbio (embreagem, acelerador eletronico, posição de borboleta, etc.). Se alguém mais tiver outra solução, ou alguma "luz", eu agradeço o comentário.

Abraço. David
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Seg Mai 25, 2015 4:23 pm

David, acredito que o maior causador dos soluços seja o atuador, por isso quando for trocar do meu carro trocarei ele junto para evitar ter que desmontar novamente.

Veja no scanner agora com a embreagem nova qual o valor do desgaste. O meu está acima de 8000 e meu carro tem 70 mil km rodados.

Faça a limpeza do corpo de borboleta e dos bicos injetores só para ter certeza. Não há procedimento de adaptação da borboleta via scanner para os motores 1.8 e 1.9, só o reset dos parâmetros adaptativos. Caso isso não resolva sobram apenas o atuador e o volante do motor, algumas vezes é necessário retirar o volante e efetuar um 'passe' no torno porque ele pode empenar devido a excesso de temperatura quando a embreagem patina por muito tempo.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por dbp » Seg Mai 25, 2015 5:41 pm

Ok Obrigado pelas dicas.
Piloto de Atari
Piloto de Atari