Shell V-Power, gasolina ou etanol, vocês usam?
Re: Shell V-Power, gasolina ou etanol, vocês usam?
Fala pessoal, retomando o tópico!!
Há uns tempos atrás estava abastecendo meu T-Jet com V-Power, e acontecia o seguinte:
- após uma aceleração pesada ele dava aquela puxada legal a partir dos 2000rpm, mas ao chegar nos 3000 ele segurava, nitidamente, como se de repente o carro tivesse ficado mais pesado e ela se mantinha assim até os 5000 rpm. De vez em quando ele até ficava puxando..segurando..puxando.. Segurando... Conforme as rotações subiam com pé embaixo.. nada extremo claro, só prestando muita atenção para perceber..
- além disso, entre estas acelerações, nas trocas de marcha, o carro soltava uns pipocos pelo escape.. No começo até achei que fosse o ar que turbina joga fora.. Mas parece que ela volta para turbina correto??!
- quanto ao consumo.. 9-9,5km/litro
Depois passei a usar podium, estas oscilações pararam, ele sobe de giro de maneira linear, e com mais força, os "Pipocos" pararam, e o consumo melhorou 10-10,5km/litro, ou até mais se for sem transito.
Não esperava uma diferença tão brutal pelos combustíveis, alguém já passou por isso? É normal? Pq isso (somente devido a octanagem e qualidade superiores da podium)? Devo largar esse posto da Shell e não voltar nunca mais??? Hauhsuahsuahsahs
Já agradeço pessoal!!
Um abraço!
Há uns tempos atrás estava abastecendo meu T-Jet com V-Power, e acontecia o seguinte:
- após uma aceleração pesada ele dava aquela puxada legal a partir dos 2000rpm, mas ao chegar nos 3000 ele segurava, nitidamente, como se de repente o carro tivesse ficado mais pesado e ela se mantinha assim até os 5000 rpm. De vez em quando ele até ficava puxando..segurando..puxando.. Segurando... Conforme as rotações subiam com pé embaixo.. nada extremo claro, só prestando muita atenção para perceber..
- além disso, entre estas acelerações, nas trocas de marcha, o carro soltava uns pipocos pelo escape.. No começo até achei que fosse o ar que turbina joga fora.. Mas parece que ela volta para turbina correto??!
- quanto ao consumo.. 9-9,5km/litro
Depois passei a usar podium, estas oscilações pararam, ele sobe de giro de maneira linear, e com mais força, os "Pipocos" pararam, e o consumo melhorou 10-10,5km/litro, ou até mais se for sem transito.
Não esperava uma diferença tão brutal pelos combustíveis, alguém já passou por isso? É normal? Pq isso (somente devido a octanagem e qualidade superiores da podium)? Devo largar esse posto da Shell e não voltar nunca mais??? Hauhsuahsuahsahs
Já agradeço pessoal!!
Um abraço!
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 78
- Registrado em: Seg Mar 31, 2014 7:31 pm
- Localização: São Paulo
Re: Shell V-Power, gasolina ou etanol, vocês usam?
Rafael, com certeza é por causa da octanagem da Podium. Com a v-power aos 3000 rpm a central devia estar detectando detonação e atrasando a ignição, para preservar o motor. Com a Podium isso não acontece, pois é uma gasolina que resiste muito mais a detonação.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Re: Shell V-Power, gasolina ou etanol, vocês usam?
Não voltaria neste posto, eu só abasteço com podium, mas eventualmente acontece de ter que por vpower devido que não é todo posto br que tem, então ela(vpower) é uma segunda opção e, nunca aconteceu esse tipo de coisa como você descreveu.
Re: Shell V-Power, gasolina ou etanol, vocês usam?
Em tese, a Podium só influencia em motores que tem taxa de compressão acima de 10,5:1.
Não é o caso dos motores T-Jet, que tem taxa de compressão 9,8:1 por serem somente gasolina.
talvez seja o fato de o posto que você colocou a V-Power a gasolina ser ruim, algum tipo de adulteração, e por coincidência você colocou a Podium de verdade e ai deu essa melhora, mas pode ser que mesmo usando gasolina comum, mas sem ser adulterada, você consiga o motor funcionando do mesmo jeito que com a podium.
Não é o caso dos motores T-Jet, que tem taxa de compressão 9,8:1 por serem somente gasolina.
talvez seja o fato de o posto que você colocou a V-Power a gasolina ser ruim, algum tipo de adulteração, e por coincidência você colocou a Podium de verdade e ai deu essa melhora, mas pode ser que mesmo usando gasolina comum, mas sem ser adulterada, você consiga o motor funcionando do mesmo jeito que com a podium.
- Barbeiro de Auto Escola
- Mensagens: 254
- Registrado em: Qui Abr 25, 2013 3:21 pm
- Localização: Salvador
Re: Shell V-Power, gasolina ou etanol, vocês usam?
ramonenghaw escreveu:Em tese, a Podium só influencia em motores que tem taxa de compressão acima de 10,5:1.
Não é o caso dos motores T-Jet, que tem taxa de compressão 9,8:1 por serem somente gasolina.
talvez seja o fato de o posto que você colocou a V-Power a gasolina ser ruim, algum tipo de adulteração, e por coincidência você colocou a Podium de verdade e ai deu essa melhora, mas pode ser que mesmo usando gasolina comum, mas sem ser adulterada, você consiga o motor funcionando do mesmo jeito que com a podium.
Na verdade os motores turbo alimentados possuem a taxa de compressão dinâmica, ou seja, a pressão de sobrealimentação somada a taxa de compressão. Na época do Tempra Stile com taxa de 8:1 e a pressão normal de 0,8 bar a taxa dinâmica ficava em algo como 14:1. Ou seja, carro turbo tem a maior performance com a gasolina Podium. Especialmente os mais novos dotados de sensores de detonação mais precisos.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Re: Shell V-Power, gasolina ou etanol, vocês usam?
Então entramos numa polêmica, se teoricamente as gasolinas deveriam ter o mesmo desempenho e rendimento independente da bandeira pois o que muda são apenas os aditivos detergentes, então concluo que:
- Se abasteço certa gasolina e noto que me dá mais desempenho, logo, esta gasolina foi adulterada e contem uma mistura maior de etanol (terá mais desempenho e menos autonomia);
- Se abasteço e noto que tenho mais autonomia mas não estou tendo o mesmo desempenho que antes, logo, esta gasolina é mais pura com menos etanol que a anterior (terá menos desempenho e mais autonomia);
O que os amigos acham?
- Se abasteço certa gasolina e noto que me dá mais desempenho, logo, esta gasolina foi adulterada e contem uma mistura maior de etanol (terá mais desempenho e menos autonomia);
- Se abasteço e noto que tenho mais autonomia mas não estou tendo o mesmo desempenho que antes, logo, esta gasolina é mais pura com menos etanol que a anterior (terá menos desempenho e mais autonomia);
O que os amigos acham?
Re: Shell V-Power, gasolina ou etanol, vocês usam?
adulteração, falhas no transporte e armazenagem, efeito placebo.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Shell V-Power, gasolina ou etanol, vocês usam?
Abasteci com etanol aditivado 2 vezes!
Na primeira o carro ficou mais solto e mais silencioso aparentemente.
Essa semana abasteci novamente. .
Acho que dessa vez o etanol aditivado estava batizado.
O carro tá segurando muito estranho e o consumo aumentou..
Vou zerar o tanque e abastecer com gasolina aditivada da petrobras.
O consumo com etanol aditivado estava em 7.5....agora caiu p 7.0/6.9 sem ar.
Tá difícil achar posto confiável. ..esse Shell já havia abastecido algumas vezes....
Na primeira o carro ficou mais solto e mais silencioso aparentemente.
Essa semana abasteci novamente. .
Acho que dessa vez o etanol aditivado estava batizado.
O carro tá segurando muito estranho e o consumo aumentou..
Vou zerar o tanque e abastecer com gasolina aditivada da petrobras.
O consumo com etanol aditivado estava em 7.5....agora caiu p 7.0/6.9 sem ar.
Tá difícil achar posto confiável. ..esse Shell já havia abastecido algumas vezes....
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 65
- Registrado em: Qui Nov 13, 2014 4:45 pm
- Localização: SÃO PAULO
Re: Shell V-Power, gasolina ou etanol, vocês usam?
Quando viajo abasteço com Etanol para ganhar uns cavalinhos e empurrar a galera

Viajo pelo menos uma vez por mês.
Na cidade uso sempre V-power, nunca usei gasolina comum, consumo na cidade nem olho porque da até tristeza com o transito que pego as vezes o CB registra velocidade média de 13km/h rsrsr.
Na estrada consumo no Etanol fica entre 8,5 9,0 andando em uma média de 160KM/H com picos de 180 200.
Abasteço a mais de dez anos no mesmo lugar nunca tive problemas e já testei o combustível algumas vezes sempre ok.


Viajo pelo menos uma vez por mês.
Na cidade uso sempre V-power, nunca usei gasolina comum, consumo na cidade nem olho porque da até tristeza com o transito que pego as vezes o CB registra velocidade média de 13km/h rsrsr.
Na estrada consumo no Etanol fica entre 8,5 9,0 andando em uma média de 160KM/H com picos de 180 200.
Abasteço a mais de dez anos no mesmo lugar nunca tive problemas e já testei o combustível algumas vezes sempre ok.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 11
- Registrado em: Ter Jul 26, 2016 7:33 pm
- Localização: São Paulo
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 4 visitantes