Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.


Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

Mensagempor Rauser em Sáb Out 17, 2015 02:02

Na ultima revisão básica que fiz nele, depois que peguei o carro, uns 5 meses atrás, pedi o mecânico pra verificar velas, cabos, corpo de borboleta e tudo mais, pedi pra que avaliasse os bicos injetores tb, mas ao buscar o carro peguntei se ele tinha feito retirada e limpeza dos bicos, ele me disse que nao havia necessidade de retirada... fiquei meio "assim"... mas deixei passar. Fiz então eu mesmo uma limpeza via tanque, duas vezes já, com Koube Perfect Clean, mas nao nao sei se ajudou alguma coisa, caso os bicos estejam gotejando ou desequalizados... vou ver se peço checagem dos bicos com retirada deles de fato e verificação na maquina.

Vlw!

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Re: Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

Mensagempor Rauser em Qua Fev 08, 2017 16:14

Será o mesmo problema desse vídeo?

https://www.youtube.com/watch?v=zByt-PzwpvU

Até hoje convivo com o "problema" porque ninguém nunca resolveu e hoje achei esse vídeo por acaso navegando no Youtube...
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Re: Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

Mensagempor VLA em Seg Fev 13, 2017 08:07

Rauser escreveu:Será o mesmo problema desse vídeo?

https://www.youtube.com/watch?v=zByt-PzwpvU

Até hoje convivo com o "problema" porque ninguém nunca resolveu e hoje achei esse vídeo por acaso navegando no Youtube...



no video ele não deixa claro qual o problema.... ele diz que o módulo não conseguia fazer um "auto-diagnóstico" e mostrar a mensagem de erro.... mas e os "soquinhos", também eram falha no módulo?
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Re: Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

Mensagempor Rauser em Qui Jan 04, 2018 14:36

Pessoal que sofre ainda com esse problema em seus FIAT Punto ou outro modelo da marca. Eu to com o mesmo carro já há 2 anos e pasmem, até poucos dias atrás convivia com esse maldito problema de cortes, soquinhos, falhamentos, trotagem...o nome que quiserem dar, quando andando em baixa rotação, especialmente na segunda e terceira marcha. Eu já tava relutante em ter que gastar mais, já havia feito praticamente de tudo, cabos, velas iridium, bicos, sensor de fase, limpeza de corpo, rastreio da injeção, resets, verificação de ponto (mesmo motor sendo corrente e nunca ter sido mexido ali aparentemente), eu já tava me preparando aqui pra comprar uma bobina nova, mesmo tendo sido medida antes e mesmo sem querer gastar... e se não resolvesse eu ia partir pra verificar a central da injeção numa casa especializada, mas fui empurrando com a barriga e me "acostumando" com o defeito, já achava que era do carro mesmo, pelo motor ser 16V, mesmo um Fire 16V que temos aqui não ser assim.... Eu tinha que ficar sempre reduzindo marcha, pisando mais, enfim... Esses dias atrás eu tava vendo esse vídeo no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=2hZKgoQQm1M

Esse carro do vídeo, um Palio 1.4 Evo Fire, entrou na oficina desse camarada aí com mesmo defeito do meu Punto, falhamento em baixa e foi verificado vários ítens, mas o ítem crucial, até bem enfatizado pelo mecânico, foi o gel que a FIAT coloca nos conectores pra evitar a umidade. Esse gel vai sempre nos conectores mais baixos no vão do motor ou em componentes mais críticos pro funcionamento. Mas como esse mecânico falou, com o tempo esse gel começa isolar o contato elétrico... E aparentemente não deu outra, peguei um limpa contato, desconectei o conector do corpo, espirrei bastante limpa contato nos dois lados, conector e contatos do corpo e o carro virou outro como num passe de mágica! Nossa, parece até que pegou preço o carro (como diz o Diego velocimetros...), to até passando a gostar mais do carro agora! Dá pra dirigir agora com muito mais prazer, mais tranquilo... antes quando eu pegava engarrafamento já me estressava com as cortadas na aceleração.

Eu peguei um pouco daquele gel no dedo, antes de limpar, e coloquei uma "gota" dele numa superfície que desse pra eu pegar o multímetro pra medir a condutividade/resistência desse gel e não é que ele não conduz nada! E nem poderia, pra não fechar curto! Aí essa merd@ começa a entrar pra dentro dos contatos de metal com o tempo e isola a porr@ toda! Daí não tem 1 volt que passe direito, sendo que ali pode passar até 0,3 volts de tensão! A central indica que ta tudo ok, voltagem do potenciômetro do pedal ok, tudo ok, mas quando a energia chegava ali no contato elétrico pra passar pra dentro do corpo, a @#%$^&! acontecia e ninguém descobria o q era!

Já to com o carro há uns 4 dias rodando liso, só da uma pequena falhadinha, 95% menos do que antes, quando a rotação muito, tipo abaixo dos 1200 rpm e com pé só relando no acelerador, mas agora o carro tá uma maravilha de andar na cidade e mesmo em rotações mais altas to percebendo melhoria, funcionamento mais limpo e linear da aceleração, trocas de marcha melhoraram também, dá menos trancos e falhadas entre as trocas. E o melhor, o carro que antes há uns 26km de média horária tava fazendo uns 9km/k, tá dando agora 10km/l! O carro tá mais econômico! Pq agora to pisando menos, acelerando mais de boa, mais suavemente pq não falha mais...

Espero que esse relato sirva pra alguém aí!

Abraço!
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Re: Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

Mensagempor Rauser em Sáb Set 29, 2018 17:00

Parece brincadeira, mas depois de uns meses o problema dos soquinhos voltou mesmo após a dica que dei acima e larguei de mão quando hoje decidi pesquisar mais uma vez na Internet e parei aqui nesse tópico novamente. Parece até que é mal desse motor mesmo, sei lá... O estranho é que tem gente que relata que o carro dele não faz isso... :( Eu só não comprei um corpo de borboleta novo por conta do valor, mas acho que vou ter que fazer isso pq não tem lógica depois que mexi no conector, eu tinha feito tb a adaptação do mesmo e ficou show de bola... Deve ter algo nele, alguma folga interna ou algo do tipo, que fica bom um tempo, depois da pau denovo... O chato é gastar uma grana em um corpo novo e não resolver... :(
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Re: Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

Mensagempor Rauser em Dom Set 30, 2018 17:17

Queria editar a msg acima pra não precisar postar outra mas nao consegui... Hoje diz novamente a limpeza do contato do conector do corpo de borboleta, aparentemente nao tava sujo, mas vamos ver. Ainda não saí com o carro pra testar...
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Re: Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

Mensagempor Rauser em Dom Set 30, 2018 22:19

Atualizando:

Rodei no carro e novamente ficou bom. Vou rodar uma semana e depois retornar aqui pra ver se manteve. Não sei se foi a limpeza em si ou o simples fato de tirar e recolocar o conector no corpo de borboleta...
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Re: Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

Mensagempor Rauser em Sáb Jun 29, 2019 22:30

Pessoal, há 4 anos com mesmo carro e em 4 anos pouco a pouco descobrindo como solucionar um problema aqui outro ali... Esse era um dos que mais me incomodava e ninguém, ninguém, descobria o problema. Eu como um verdadeiro autodidata sempre procurei por conta própria o que outros não encontravam, resumindo, se você tá com problema desde fraqueza em baixa rotação nos E-torq, falhamentos em baixa, engasgos, soquinhos... Aqui vai em tópicos o que fiz e o que somente há alguns dias atrás resolveu 100% os pequenos falhamentos em baixa.

1 - Quando comprei o carro depois de quase 2 anos botei velas Iridium - não solucionaram o problema, mas o carro de certa forma fica com funcionamento mais regular por muito mais tempo do que com vela comum e aparentemente fica melhor de acelerar.
2 - Troca de cabos de vela
3 - Manter corpo de borboleta sempre limpo
4 - Gasolina de qualidade, se usar gasolina ruim, esse motor grila e tem fraco desempenho.
5 - Verificar carbonização excessiva no coletor de admissão - o meu estava bem carbonizado
6 - Verificar radiador e todo arrefecimento, radiador entupido ou sistema sujo, pode criar pontos quentes no bloco que pode fazer o motor grilar também. O meu tava com radiador um pouco obstruido, troque valvula termostática...

A partir daqui começa a solução verdadeira dos soquinhos:

7 - Limpar todo gel que fica no contato elétrico do TBI. Ele com os anos começa a isolar o contato, tornando dificil o controle do acelerador eletrônico com pouca carga no acelerador. Só aqui o carro melhorou uns 80%.

8 - Essa foi a "descoberta" recente que deixou o carro de fato 100%! Não falha mais, não dá soquinhos, sobe a aceleração liso liso, desde 1000 a 6000 giros, só triscando no acelerador ou pisando fundo acelera lisinho:

Já ouviram falar do CANISTER? Aquele sistema que coleta os vapores de gasolina do tanque e solta num momento correto para ser queimado? Pois é... Eu sempre notei que ao abrir o bocal do tanque, soltavam uma pressão, fazia um tsssiiiiiiiiiiii, isso é vapor de gasolina. Antes ele não fazia, mas também tava com o anel de vedação da tampa da bomba com problema de vedação, após a sua troca começou da acumular pressão interna. Passei mais de ano sem me preocupar com isso, mas semana passada abri a tampa do tanque e saiu muita pressão e aquilo me fez pensar novamente, pensar sobre como funciona o sistema do Canister e fui pra Internet pesquisar mais....

Primeiro descobri que nos E-torq a válvula de purga do canister abre a partir de 1500rpm (justamente faixa que começa a das os soquinhos) e que quando a central comanda a liberação dos vapores do canister ela comanda uma redução no tempo de injeção, aí pensei, opa, pera aí! E se essa válvula do meu carro tiver travada fechada? Daí o tempo de injeção cai e provavelmente o carro vai funcionar estranho! Pesquisei meios de testa-la em casa... Desmontei, soprei com força e vi que ela tava normal até aí, fechada. Medi a resistência e deu 19.6Ohms, normal pelo que pesquise... Então apliquei 12 volts nos terminais e a valvula fez um "tik" ou seja, até aí funcionando! Soprei novamente a valvula e o ar passou certinho de um lado pra outro. Pensei, então a válvula tá boa, não é isso o problema da pressão no tanque e dos falhamentos em baixa... Mas aí que me enganei! Eu tinha remontado a válvula e a noite saí com o carro. Galera, o carro virou outro! Tá até ligeiramente mais forte pra sair, não falha mais! O giro sobe liso liso! Meu, depois de 4 anos passei a gostar mais ainda do carro! Conclusão:

Aparentemente a válvula tava de fato travada, mas ao jogar 12 volts direto na mesma, ela destravou. Por que concluí isso? Porque depois que remontei eu coloquei meu OBD2 genérico e abri o Alfa-OBD no celular e mandei a central comandar a abertura da valvula, pra eu testar o chicote, relé, se tava tudo normal nessa parte, se a central realmente tava atuando na válvula e tava, mas ela atua bem fraquinha, ela pulsa bem baixinho, só da pra perceber botando a mao em cima da valvula pra sentir ela vibrando. A central envia pulsos PWM pra mesma e não um "choque" direto de 12 volts, igual ao que dei. Pra mim isso fez destravar a válvula de purga porque não fiz nada além disso e o carro tá top! Eu acho que se ela tava travada, pode voltar a travar, então logo providenciarei a troca da mesma por uma nova original.

Se seu Punto apresenta esses sintomas, faça tudo isso daí que fiz que as chances são boas de resolver!

EDITADO:

Ah, e prova cabal que tinha algo de errado com a valvula de purga é que o tanque não ta mais acumulando pressão.
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Re: Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

Mensagempor Rauser em Sex Jul 26, 2019 16:23

Atualização:

Meu punto parece gostar de me fazer de palhaço... :-D

Depois desse textão acima vou ter que digitar outro aqui.

Dias depois notei que o carro voltou a ficar meio estranho denovo. Quando fui ver, tirei a tampa do bocal de asbastecimento, pressão dentro do tanque denovo! Antes de correr aqui pra postar fiquei alguns dias testando o comportamento do carro com pressão dentro do tanque e sem pressão. Testei umas cinco vezes, em dias diferentes pra ter certeza. Ao tirar a pressão de dentro do tanque e rodar um dia com o carro, fica perfeito, só ir subindo a pressão que o comportamento do carro começa a ficar um pouco pior, é coisa tão leve que ninguém além do dono vai perceber, só se o mecânico for muito atento, conhecedor e ter vontade de resolver o problema.

Hoje desmontei o canister parcialmente e ao virar de cabeça pra baixo começou a derramar os micro carvões de dentro dele por um orifício original da peça. Fiquei em dúvida se isso é normal, acho que não... Já estou pronto pra comprar um canister novo e ver se dessa vez resolve, vou tentar dar uma olhada se tem alguma mangueira entupida tb. Quero fazer eu mesmo porque pra mexer nisso parece que poucos mecânicos têm paciência, não é algo corriqueiro que mexem toda hora, tem muita sujeira e conexões ali embaixo pra mexer, mas pode ser que isso também não seja o problema, explico:

Nas pesquisas que fiz, vi que em cima do tanque, onde saem duas mangueiras direto pro canister, tem duas válvulas, válulas essa que a FIAT chama de Válvula com bóia e pelo que parece elas só são vendidas junta com o tanque inteiro! Espero que o problema seja só o canister porque se for nessas válvulas, ai tá dificil! Arrancar o tanque todo??? Ja vi que custa uns 300,00 reais, mas o problema é a mão de obra do cão pra trocar. O canister novo é mais caro que o tanque, mas é mais fácil de trocar...

A função dessas válvulas é a seguinte, quando o tanque tá cheio, ela sobe tipo uma boia interna que fecha a saída do combustivel em direção ao canister, à medida que o nível do tanque vai descendo a boia desce e abre o respiro pros vapores irem ao canister. Meio que "acidentealmente" descobri que ao menos no Punto, aparentemente não tem problema em encher demais o tanque que não vai enxarcar o canister por conta dessa válvula. Essa mesma valvula serve tb em caso de capotamento o combustivel não vazar pro canister e correr risco de vazar pro chão. Pesquisei em todos lugares e não achei essas peças pra vender a parte e praticamente ninguém conhece! Descobri nesse documento:

http://www.infotecfiat.com.br/Por/Anexo ... 10_001.pdf

Nessa imagem abaixo mostra bem as duas válvulas onde saem as duas mangueiras azuais que vão direto ao Canister. Sem fuçar e pesquisar jamais saberia que tinha isso no carro e tem muito mecânico que também não sabe! No Palio por exemplo, essa valvula fica no alto do gargalo...

https://http2.mlstatic.com/tanque-de-co ... 2016-F.jpg

Mas e o que tudo isso tem haver com o falhamento e comportamento do motor?? Pelo meu conhecimento, a injeção eletrônica precisa contabilizar tudo que entra e tudo que sai depois da queima pra tudo ficar ok, mistura ok... O sistema de canister com alguma falha pode gerar vários comportamentos estranhos, falhamentos por exemplo é um deles. Se entrar ar além do normal ao invés de vapor, dá problema, se entrar vapor demais, dá problema... Pressão alta no tanque, dá problema! Outra coisa inclusive é que meu carro não tá segurando o A/F em 13,2 - gasolina. Forço via scanner e o A/F em poucos dias volta pra 12 a 11,7, onde teria que dar de 13 pra cima. A gasolina não tem excesso de alcool, bicos já passaram por 3 manutenções e em nenhuma identificaram nada, a sonda trabalha bem aparentemente, apesar do carro tá com quase 150 mil km, mas penso em troca-la preventivamente, velas iridium, cabos foram trocados, corpo limpo, etc. Tudo tá me recaindo a suspeita no sistema de evaporação de gases do tanque.

Caso solucione de vez, posto aqui pra ficar como solução pra quem passar pelo mesmo. Eu sei bem o que é pesquisar e não achar ninguém falando do mesmo problema ou ninguém te dar uma solução, nem mecânicos!
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Re: Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

Mensagempor Makabro1975 em Ter Ago 20, 2019 15:06

O meu carro faz isso na primeira partida de manhã, estando na gasolina e mais de 1 minuto funcionando na garagem. Daí quando saio e troco da primeira pra segunda, ele dá uns soquinhos...
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