C4 vtr ou punto t-jet

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: C4 vtr ou punto t-jet

por PedroFC » Sáb Jul 17, 2010 10:46 pm

carlos.morceli escreveu:
VTR2008 escreveu:Então esse assunto abre uma boa margem de discussão, na minha opinião carros 2.0 modernos como C4, 307, i30 tendem a ter um desempenho semelhante ao do T-Jet que é 1.4T. Só fazendo vários testes pra ver mesmo! Pq um só não resolve a dúvida já que a diferença entre os carros é mínima e a diferença entre os "pilotos" provavelmente vai decidir a disputa! Vejo méritos no T-Jet por ser mais econômico...se um motor 1.4T pode andar igual a um 2.0 e ser mais econômico...a vantagem é do 1.4T!

Realmente eu gostarai de ver uma comparação de desempenho entre o 307 (por ser o de maior torque e potencia) e o T-Jet, mas feita por um profissional e em condições controladas para q os dados sejam bem criveis. E assim eu acho q o T-jet ainda leva vantagem tanto em aceleração, quanto em velocidade final.

Em aceleração e em retomada eu tenho certeza que ele anda na frente. A final eu duvido.

Mas se botar em Interlagos, por exemplo, o T-jet vai andar na frente, pois raramente eles passam de 180km/h, velocidade em que a turbina do T-jet ainda funciona bem. Chuto que qualquer 2.0 do nosso mercado anda atrás dele em uma pista.

Outra coisa: o coeficiente aerodinâmico do C4 é melhor que o do Punto. É mais uma vantagem em velocidade final.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por carlos.morceli » Sáb Jul 17, 2010 10:50 pm

por PedroFC em Sáb Jul 17, 2010 10:46 pm
Outra coisa: o coeficiente aerodinâmico do C4 é melhor que o do Punto. É mais uma vantagem em velocidade final.

Vc tem certeza disso? Quais são os valores?
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por PedroFC » Dom Jul 18, 2010 12:09 am

carlos.morceli escreveu:
por PedroFC em Sáb Jul 17, 2010 10:46 pm

Vc tem certeza disso? Quais são os valores?

Tenho sim. O Punto é 0,34 se não me engano. O C4 é 0,29 ou 0,31 e o 307 0,33. Lembrando que quanto menor é melhor.

Não sei como o Punto, o menor, tem o pior Cx. Além do mais, o Punto tem um desenho muito clean e sem vincos mais fortes. Estranho mesmo.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Mauricio78 » Dom Jul 18, 2010 9:28 am

PedroFC escreveu:Tem um de um Civic somente com escape trabalhado (o resto do carro é original) e o de um T-jet.

Fica bem disputado, mas no vídeo dizem que o sujeito do T-jet não sabe tocar o veículo (e é verdade). Mesmo assim eu esperava que o T-jet fosse andar na frente até com a minha avó no volante. Dizem as más línguas que o T-jet perde um desempenho considerável em alta, e acima de 190~200km/h um C4, Focus ou 307 manuais andam mais (até faz sentido, porque a turbina perde eficiência em alta). Mas eu nunca vi...

Esse dono do T-jet trocou um Si pelo Fiat. Só pode ser doido - além de bração.

Aqui o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=Q5CnIanSTbU

Creio que este video aquí dá uma ideia melhor dessa disputa.
Civic LSX (chip + escape + sem filtro, 160cv) vs T-jet original (original, 152cv)

Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por carlos.morceli » Dom Jul 18, 2010 11:22 am

Agora sim o Punto tem um bom motorisat e vejam só o Civic melhorado só consegui q não distanciasse muito.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por VTR2008 » Dom Jul 18, 2010 2:29 pm

O Cx do C4 vtr é 0,28 com rodas R15 que vinham de série e 0,29 com as R17 opcionais.
Sobre a retomada, em testes do Punto T-Jet contra o Polo GT de 120CV (motor jurássico) segue trecho..."Nos ensaios de retomada, o hatch alemão vence o italiano no teste de 40 a 100 km/h, com 7s3 contra 7s6 do Punto, e de 60 a 120 km/h, com 9s0 ante 10s6. Isso acontece por que o Polo tem uma linha de aceleração mais uniforme graças à maior cilindrada, enquanto o modelo turbo dá um estalo de arrancada a partir de 2 000 rpm." Então não sei nào se o T-JET retomaria na frente de um 2.0 moderno. Ah o peso do C4 é 1280Kg contra 1230kg do Punto T-JET diferença pequena.
----------------
Elementi.com.br
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por carlos.morceli » Dom Jul 18, 2010 3:14 pm

VTR2008 escreveu:O Cx do C4 vtr é 0,28 com rodas R15 que vinham de série e 0,29 com as R17 opcionais.
Sobre a retomada, em testes do Punto T-Jet contra o Polo GT de 120CV (motor jurássico) segue trecho..."Nos ensaios de retomada, o hatch alemão vence o italiano no teste de 40 a 100 km/h, com 7s3 contra 7s6 do Punto, e de 60 a 120 km/h, com 9s0 ante 10s6. Isso acontece por que o Polo tem uma linha de aceleração mais uniforme graças à maior cilindrada, enquanto o modelo turbo dá um estalo de arrancada a partir de 2 000 rpm." Então não sei nào se o T-JET retomaria na frente de um 2.0 moderno. Ah o peso do C4 é 1280Kg contra 1230kg do Punto T-JET diferença pequena.

Que fonte é essa? E acho q sua analise tem um erro, pq o motor do polo é 8 valvulas, logo o torque maximo dele vem em rotações mais baixas, ja os motores modernos são todos 16v, logo o torque vem em rotações mais altas, o C4 mesmo é só em 4000rpm, e até lá o Punto já disparou na frente, e isso eu tenho convicção q o c4 nem o 307 e até o impreza 2.0 (q tem o motor mais potente e de torque maximo em menor rotação) não conseguem acompanhar o T-Jet, mas ainda queria ver um teste entre eles.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por VTR2008 » Dom Jul 18, 2010 3:40 pm

Comparativo da Autoesporte...Punto X Polo

Punto T-JET (152CV)
Torque (kgfm) 21,1 kgfm a 2.250 rpm

Polo GT(116/120CV)
17,3 kgfm a 2.250 rpm

C4/307 2.0 (143/151CV)
20,4 kgfm a 4000 rpm (G) 21,4Kgfm (A)

Subaru 2.0 (160CV)
19,6 Kgfm a 3250 rpm (G)

Agora, acho que carro com pouca potência como é o caso desses ter 4X4 como o Subaru só piora na aceleração em vez de ajudar e ter controle de tração como o C4 também só piora em vez de ajudar, mas o C4 dá opção para desligar! até 60km/h o TC e ESP. Esses dados seriam para um eventual teste em circuito...numa aceleração, na lógica teria que dar T-JET mesmo..os dados estão a seu favor...mas como nem tudo são dados tirados dos fabricantes....servem somente como argumento para hipóteses...
Nesse comparativo entre Polo e T-JET ...é óbvio que o T-JET ganha e com ampla vantagem, mas foi uma curiosidade que até me surpreendeu...do Polo ter feito algumas retomadas melhores...e sim o motor do Polo é 8V mas o torque dele não é tão alto
----------------
Elementi.com.br
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por PedroFC » Dom Jul 18, 2010 5:44 pm

carlos.morceli escreveu:
VTR2008 escreveu:O Cx do C4 vtr é 0,28 com rodas R15 que vinham de série e 0,29 com as R17 opcionais.

Que fonte é essa? E acho q sua analise tem um erro, pq o motor do polo é 8 valvulas, logo o torque maximo dele vem em rotações mais baixas, ja os motores modernos são todos 16v, logo o torque vem em rotações mais altas, o C4 mesmo é só em 4000rpm, e até lá o Punto já disparou na frente, e isso eu tenho convicção q o c4 nem o 307 e até o impreza 2.0 (q tem o motor mais potente e de torque maximo em menor rotação) não conseguem acompanhar o T-Jet, mas ainda queria ver um teste entre eles.

O C4 varia a abertura das válvulas. Em baixa rotação ele já entrega um torque bem alto. Depois posto minhas considerações sobre os dados citados aqui.

Abs,

Pedro.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por PedroFC » Dom Jul 18, 2010 9:22 pm

Então, sobre os dados que o amigo postou, penso o seguinte.

Continuo achando o Punto imbatível por causa do turbo e ainda mais vantajoso por beber um tanto bom a menos. No entanto, em algumas provas, visto que o Polo andou perto às vezes, acho que a disputa Punto x 2.0 decente deve ser parelha.

E, de final, eu aposto minhas fichas no 2.0, seja o do Focus, C4 / 307 ou Subaru. Em uma pista de corrida só o Civic Si pra bater o Punto.

Por via de comparação, a Peugeot declara 206km/h de final pro 307 automático. Meu pai já colocou 220km/h no painel. O manual deve ter uma final parecida, porém pouca coisa maior.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo