C4 vtr ou punto t-jet
Re: C4 vtr ou punto t-jet
carlos.morceli escreveu:VTR2008 escreveu:Então esse assunto abre uma boa margem de discussão, na minha opinião carros 2.0 modernos como C4, 307, i30 tendem a ter um desempenho semelhante ao do T-Jet que é 1.4T. Só fazendo vários testes pra ver mesmo! Pq um só não resolve a dúvida já que a diferença entre os carros é mínima e a diferença entre os "pilotos" provavelmente vai decidir a disputa! Vejo méritos no T-Jet por ser mais econômico...se um motor 1.4T pode andar igual a um 2.0 e ser mais econômico...a vantagem é do 1.4T!
Realmente eu gostarai de ver uma comparação de desempenho entre o 307 (por ser o de maior torque e potencia) e o T-Jet, mas feita por um profissional e em condições controladas para q os dados sejam bem criveis. E assim eu acho q o T-jet ainda leva vantagem tanto em aceleração, quanto em velocidade final.
Em aceleração e em retomada eu tenho certeza que ele anda na frente. A final eu duvido.
Mas se botar em Interlagos, por exemplo, o T-jet vai andar na frente, pois raramente eles passam de 180km/h, velocidade em que a turbina do T-jet ainda funciona bem. Chuto que qualquer 2.0 do nosso mercado anda atrás dele em uma pista.
Outra coisa: o coeficiente aerodinâmico do C4 é melhor que o do Punto. É mais uma vantagem em velocidade final.
- Piloto de Autorama
por PedroFC em Sáb Jul 17, 2010 10:46 pm
Outra coisa: o coeficiente aerodinâmico do C4 é melhor que o do Punto. É mais uma vantagem em velocidade final.
Vc tem certeza disso? Quais são os valores?
- Piloto de Auto Escola
carlos.morceli escreveu:por PedroFC em Sáb Jul 17, 2010 10:46 pm
Vc tem certeza disso? Quais são os valores?
Tenho sim. O Punto é 0,34 se não me engano. O C4 é 0,29 ou 0,31 e o 307 0,33. Lembrando que quanto menor é melhor.
Não sei como o Punto, o menor, tem o pior Cx. Além do mais, o Punto tem um desenho muito clean e sem vincos mais fortes. Estranho mesmo.
- Piloto de Autorama
PedroFC escreveu:Tem um de um Civic somente com escape trabalhado (o resto do carro é original) e o de um T-jet.
Fica bem disputado, mas no vídeo dizem que o sujeito do T-jet não sabe tocar o veículo (e é verdade). Mesmo assim eu esperava que o T-jet fosse andar na frente até com a minha avó no volante. Dizem as más línguas que o T-jet perde um desempenho considerável em alta, e acima de 190~200km/h um C4, Focus ou 307 manuais andam mais (até faz sentido, porque a turbina perde eficiência em alta). Mas eu nunca vi...
Esse dono do T-jet trocou um Si pelo Fiat. Só pode ser doido - além de bração.
Aqui o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=Q5CnIanSTbU
Creio que este video aquí dá uma ideia melhor dessa disputa.
Civic LSX (chip + escape + sem filtro, 160cv) vs T-jet original (original, 152cv)
- Piloto de Autorama
Agora sim o Punto tem um bom motorisat e vejam só o Civic melhorado só consegui q não distanciasse muito.
- Piloto de Auto Escola
O Cx do C4 vtr é 0,28 com rodas R15 que vinham de série e 0,29 com as R17 opcionais.
Sobre a retomada, em testes do Punto T-Jet contra o Polo GT de 120CV (motor jurássico) segue trecho..."Nos ensaios de retomada, o hatch alemão vence o italiano no teste de 40 a 100 km/h, com 7s3 contra 7s6 do Punto, e de 60 a 120 km/h, com 9s0 ante 10s6. Isso acontece por que o Polo tem uma linha de aceleração mais uniforme graças à maior cilindrada, enquanto o modelo turbo dá um estalo de arrancada a partir de 2 000 rpm." Então não sei nào se o T-JET retomaria na frente de um 2.0 moderno. Ah o peso do C4 é 1280Kg contra 1230kg do Punto T-JET diferença pequena.
Sobre a retomada, em testes do Punto T-Jet contra o Polo GT de 120CV (motor jurássico) segue trecho..."Nos ensaios de retomada, o hatch alemão vence o italiano no teste de 40 a 100 km/h, com 7s3 contra 7s6 do Punto, e de 60 a 120 km/h, com 9s0 ante 10s6. Isso acontece por que o Polo tem uma linha de aceleração mais uniforme graças à maior cilindrada, enquanto o modelo turbo dá um estalo de arrancada a partir de 2 000 rpm." Então não sei nào se o T-JET retomaria na frente de um 2.0 moderno. Ah o peso do C4 é 1280Kg contra 1230kg do Punto T-JET diferença pequena.
----------------
Elementi.com.br
Elementi.com.br
- Piloto de Autorama
VTR2008 escreveu:O Cx do C4 vtr é 0,28 com rodas R15 que vinham de série e 0,29 com as R17 opcionais.
Que fonte é essa? E acho q sua analise tem um erro, pq o motor do polo é 8 valvulas, logo o torque maximo dele vem em rotações mais baixas, ja os motores modernos são todos 16v, logo o torque vem em rotações mais altas, o C4 mesmo é só em 4000rpm, e até lá o Punto já disparou na frente, e isso eu tenho convicção q o c4 nem o 307 e até o impreza 2.0 (q tem o motor mais potente e de torque maximo em menor rotação) não conseguem acompanhar o T-Jet, mas ainda queria ver um teste entre eles.
- Piloto de Auto Escola
Comparativo da Autoesporte...Punto X Polo
Punto T-JET (152CV)
Torque (kgfm) 21,1 kgfm a 2.250 rpm
Polo GT(116/120CV)
17,3 kgfm a 2.250 rpm
C4/307 2.0 (143/151CV)
20,4 kgfm a 4000 rpm (G) 21,4Kgfm (A)
Subaru 2.0 (160CV)
19,6 Kgfm a 3250 rpm (G)
Agora, acho que carro com pouca potência como é o caso desses ter 4X4 como o Subaru só piora na aceleração em vez de ajudar e ter controle de tração como o C4 também só piora em vez de ajudar, mas o C4 dá opção para desligar! até 60km/h o TC e ESP. Esses dados seriam para um eventual teste em circuito...numa aceleração, na lógica teria que dar T-JET mesmo..os dados estão a seu favor...mas como nem tudo são dados tirados dos fabricantes....servem somente como argumento para hipóteses...
Nesse comparativo entre Polo e T-JET ...é óbvio que o T-JET ganha e com ampla vantagem, mas foi uma curiosidade que até me surpreendeu...do Polo ter feito algumas retomadas melhores...e sim o motor do Polo é 8V mas o torque dele não é tão alto
Punto T-JET (152CV)
Torque (kgfm) 21,1 kgfm a 2.250 rpm
Polo GT(116/120CV)
17,3 kgfm a 2.250 rpm
C4/307 2.0 (143/151CV)
20,4 kgfm a 4000 rpm (G) 21,4Kgfm (A)
Subaru 2.0 (160CV)
19,6 Kgfm a 3250 rpm (G)
Agora, acho que carro com pouca potência como é o caso desses ter 4X4 como o Subaru só piora na aceleração em vez de ajudar e ter controle de tração como o C4 também só piora em vez de ajudar, mas o C4 dá opção para desligar! até 60km/h o TC e ESP. Esses dados seriam para um eventual teste em circuito...numa aceleração, na lógica teria que dar T-JET mesmo..os dados estão a seu favor...mas como nem tudo são dados tirados dos fabricantes....servem somente como argumento para hipóteses...
Nesse comparativo entre Polo e T-JET ...é óbvio que o T-JET ganha e com ampla vantagem, mas foi uma curiosidade que até me surpreendeu...do Polo ter feito algumas retomadas melhores...e sim o motor do Polo é 8V mas o torque dele não é tão alto
----------------
Elementi.com.br
Elementi.com.br
- Piloto de Autorama
carlos.morceli escreveu:VTR2008 escreveu:O Cx do C4 vtr é 0,28 com rodas R15 que vinham de série e 0,29 com as R17 opcionais.
Que fonte é essa? E acho q sua analise tem um erro, pq o motor do polo é 8 valvulas, logo o torque maximo dele vem em rotações mais baixas, ja os motores modernos são todos 16v, logo o torque vem em rotações mais altas, o C4 mesmo é só em 4000rpm, e até lá o Punto já disparou na frente, e isso eu tenho convicção q o c4 nem o 307 e até o impreza 2.0 (q tem o motor mais potente e de torque maximo em menor rotação) não conseguem acompanhar o T-Jet, mas ainda queria ver um teste entre eles.
O C4 varia a abertura das válvulas. Em baixa rotação ele já entrega um torque bem alto. Depois posto minhas considerações sobre os dados citados aqui.
Abs,
Pedro.
- Piloto de Autorama
Então, sobre os dados que o amigo postou, penso o seguinte.
Continuo achando o Punto imbatível por causa do turbo e ainda mais vantajoso por beber um tanto bom a menos. No entanto, em algumas provas, visto que o Polo andou perto às vezes, acho que a disputa Punto x 2.0 decente deve ser parelha.
E, de final, eu aposto minhas fichas no 2.0, seja o do Focus, C4 / 307 ou Subaru. Em uma pista de corrida só o Civic Si pra bater o Punto.
Por via de comparação, a Peugeot declara 206km/h de final pro 307 automático. Meu pai já colocou 220km/h no painel. O manual deve ter uma final parecida, porém pouca coisa maior.
Continuo achando o Punto imbatível por causa do turbo e ainda mais vantajoso por beber um tanto bom a menos. No entanto, em algumas provas, visto que o Polo andou perto às vezes, acho que a disputa Punto x 2.0 decente deve ser parelha.
E, de final, eu aposto minhas fichas no 2.0, seja o do Focus, C4 / 307 ou Subaru. Em uma pista de corrida só o Civic Si pra bater o Punto.
Por via de comparação, a Peugeot declara 206km/h de final pro 307 automático. Meu pai já colocou 220km/h no painel. O manual deve ter uma final parecida, porém pouca coisa maior.
- Piloto de Autorama