Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq (vibração & ruído)
Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq (vibração & ruído)
Pessoal, preciso de um favor para confirmar um problema que parece recorrente ao ar condicionado dos Puntos e.torq.
Problema: O ar condicionado do meu Punto gela muito bem, mas tem um ruído chato quando a rotação do motor esta em torno de 1000 rpm, aparece uma ressonância interna que chega a provocar vibração no fundo do carro e no painel. O ruído só aparece com o ar ligado é só desligar o ar que a vibração desaparece. A Fiat não sabe o que pode ser e em mais de 5 lojas especializadas em ar condicionado também não souberam afirmar, com certeza, o que pode ser. Em 3 Puntos E-torq que tive acesso vi este problema com maior ou menor intensidade.
O que a Fiat fez para tentar resolver:
1- Retirou todo o gás e recolocou (não resolveu)
2- Trocou o compressor (não resolveu)
3- Iriam trocar a bomba d’água (já estava até na CC), mas após um caso semelhante em que a bomba foi trocada e o problema persistiu esse procedimento não foi feito no meu veiculo.
Qual seria o teste que vocês fariam para confirmar se no Punto de vocês (E.torq) tem esse problema:
1- Ligar o veiculo em um local silencioso e aguardar atingir a temperatura normal.
2- Fechar todos os vidros.
3- Colocar o ar no mais frio.
4- Ligar o ventilador na velocidade 1 (um)
5- Ligar o ar condicionado.
6- Acelerar variando o giro do motor em torno de 1.000 (mil) rpm
7- Observar se em torno de 1.000 (mil) rpm aparece um ruído (ressonância)
8- Mantenha a rotação onde aparece o maior ruído (ressonância)
9- Observe que ao desligar o ar condicionado o ruído desaparece imediatamente.
Nota: O motor deve estar na temperatura normal de funcionamento e a rotação da marcha lenta entre 800 ~900 rpm para que o teste tenha êxito.
Esse teste é exclusivamente para o Punto E-torq em outros (1.4) não observei o problema.
Agradeço a quem se dispuser a fazer o teste.
.
Problema: O ar condicionado do meu Punto gela muito bem, mas tem um ruído chato quando a rotação do motor esta em torno de 1000 rpm, aparece uma ressonância interna que chega a provocar vibração no fundo do carro e no painel. O ruído só aparece com o ar ligado é só desligar o ar que a vibração desaparece. A Fiat não sabe o que pode ser e em mais de 5 lojas especializadas em ar condicionado também não souberam afirmar, com certeza, o que pode ser. Em 3 Puntos E-torq que tive acesso vi este problema com maior ou menor intensidade.
O que a Fiat fez para tentar resolver:
1- Retirou todo o gás e recolocou (não resolveu)
2- Trocou o compressor (não resolveu)
3- Iriam trocar a bomba d’água (já estava até na CC), mas após um caso semelhante em que a bomba foi trocada e o problema persistiu esse procedimento não foi feito no meu veiculo.
Qual seria o teste que vocês fariam para confirmar se no Punto de vocês (E.torq) tem esse problema:
1- Ligar o veiculo em um local silencioso e aguardar atingir a temperatura normal.
2- Fechar todos os vidros.
3- Colocar o ar no mais frio.
4- Ligar o ventilador na velocidade 1 (um)
5- Ligar o ar condicionado.
6- Acelerar variando o giro do motor em torno de 1.000 (mil) rpm
7- Observar se em torno de 1.000 (mil) rpm aparece um ruído (ressonância)
8- Mantenha a rotação onde aparece o maior ruído (ressonância)
9- Observe que ao desligar o ar condicionado o ruído desaparece imediatamente.
Nota: O motor deve estar na temperatura normal de funcionamento e a rotação da marcha lenta entre 800 ~900 rpm para que o teste tenha êxito.
Esse teste é exclusivamente para o Punto E-torq em outros (1.4) não observei o problema.
Agradeço a quem se dispuser a fazer o teste.

.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq.
Isso tem alguma coisa a ver com correias ou tensores. Pode nem ser a correia do compressor do ar mas que quando o liga reflete no ar condicionado.
HLX 1.8 viewtopic.php?f=57&t=19900
Re: Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq.
Obrigado pela resposta Wesley!
Tudo já foi verificado.
O que eu preciso é confirmar quantos Puntos e-torq, por amostragem, têm esse problema.
Dai a razão de eu pedir o teste.

O que eu preciso é confirmar quantos Puntos e-torq, por amostragem, têm esse problema.
Dai a razão de eu pedir o teste.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq.
# 4: Passei na CC e testei um Punto E-torq 1.8 e tinha o mesmo problema, até um pouco pior que o meu.
Se mais Puntos tiverem o mesmo problema... Isso é erro de projeto.
Se mais Puntos tiverem o mesmo problema... Isso é erro de projeto.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq.
ruido o meu nao tem... mas sinto um pouco de vibração no volante e no assoalho em marcha lenta... se acelerar ligeiramente já acaba a vibração.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq.
VLA escreveu:ruido o meu nao tem... mas sinto um pouco de vibração no volante e no assoalho em marcha lenta... se acelerar ligeiramente já acaba a vibração.
Fez o teste seguindo os 9 passos?
Faça que você vai se surpreender... mas siga rigorosamente os 9 passos.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq.
Mais um, apesar do carro ser diferente. Meu Bravo possui tal vibração, bem forte por sinal, causada por ressonância, no túnel do console central.
Bravo Essence Branco Banchisa 12/12 - viewtopic.php?f=60&t=19729
Couro + Volante c/ comandos + Reb. retrovisores + Aerofólio + Ponteira + Nokya Hyper Yellow + 2v Alpine + Focal Solid 4 + Hertz ES200

Couro + Volante c/ comandos + Reb. retrovisores + Aerofólio + Ponteira + Nokya Hyper Yellow + 2v Alpine + Focal Solid 4 + Hertz ES200

Re: Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq.
gdmribeiro escreveu:Mais um, apesar do carro ser diferente. Meu Bravo possui tal vibração, bem forte por sinal, causada por ressonância, no túnel do console central.
Se o motor é e-torq provavelmente o sistema de ar condicionando é o mesmo do Punto.
Fez o teste nos 9 passos?
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq.
Nem precisei fazer, foi só você descrever o problema que vi ser igual ao meu. Sinto a vibracão somente em marcha lenta, principalmente ao sair de sinais. Se estou em alta rotacão, a vibracao some.
Bravo Essence Branco Banchisa 12/12 - viewtopic.php?f=60&t=19729
Couro + Volante c/ comandos + Reb. retrovisores + Aerofólio + Ponteira + Nokya Hyper Yellow + 2v Alpine + Focal Solid 4 + Hertz ES200

Couro + Volante c/ comandos + Reb. retrovisores + Aerofólio + Ponteira + Nokya Hyper Yellow + 2v Alpine + Focal Solid 4 + Hertz ES200

Re: Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq.
No fds vou testar no Linea de casa e posto a resposta...
Seguindo...
Seguindo...
Punto Sporting 1.8 Flex
- Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC

Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC

- Piloto de Kart amador
- Mensagens: 1531
- Registrado em: Qui Fev 05, 2009 9:03 am
- Localização: BH
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes